Compartilhar Tweet 1



O município de Matias Olímpio situado na região norte do Piauí, comemorou nesse sábado (1º/06), o seu aniversário de 65 anos de emancipação política. Para abrilhantar o dia tão importante, a secretaria de Educação ornamentou a praça São Miguel para promover os eventos alusivos. Pela manhã, foi realizado o tradicional hasteamento das bandeiras, execução dos hinos e o corte do bolo. Quem  prestigiou os eventos matutino foi o deputado estadual Georgiano Neto. Além disso, o prefeito inaugurou uma Academia de Saúde no povoado Formosa zona rural da cidade. Com informações do Portal Rio Parnaíba.

As festividades comemorativas iniciaram na segunda- feira (27), a programação contou com a participação das secretarias municipais e escolas, onde foram desenvolvidas  várias atividades alusivas à data. E para fechar as celebrações  chave de ouro, a prefeitura promoveu grandes shows musicais, tendo como atração principal o cantor baiano Luketta.

 


Fonte: Portal Rio Parnaíba
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Matias Olímpio preparou uma vasta programação de aniversário dos 65 anos da cidade.

Desde o dia 23 de maio que a prefeitura vem entregando benefícios e atividades de lazer para a população.

E a programação não para até domingo. Confira a programação completa:

 

Comentar
Gestores Municipais · 28/05/2019 - 09h28 | Última atualização em 28/05/2019 - 09h50

Prefeito de Matias Olímpio e outros prefeitos debatem Reforma da Previdência


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Matias Olímpio,  Edísio Alves (Fogoio), participou, nesta segunda-feira (27/05), de reunião sobre a Reforma da Previdência e a Coincidência de Mandatos, na Associação Piauiense de Municípios (APPM).

O evento, articulado pela a APPM, foi destinado aos 224 prefeitos do estado do Piauí e a Bancada Federal Piauiense (os três senadores e 10 deputados federais). Momento em que os prefeitos, que se fizeram presentes, puderam sanar dúvidas e ouvir os deputados e senadores, tudo dentro do segmento voltado para avanços na gestão municipal.

Na reunião, estiveram presentes os senadores Marcelo Castro e Élmano Férrer, os deputados federais Átila Lira, Rejane Dias, Dra. Marina Santos, Flávio Nogueira, Júlio César, vários prefeitos, e ainda o deputado Georgiano Neto. 

 

Comentar
Edísio Alves no congresso · 11/05/2019 - 16h34 | Última atualização em 28/05/2019 - 09h27

Prefeito de Matias Olímpio vai ao II Congresso das Cidades


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Matias Olímpio,  Edísio Alves(Fogoio), participou do último dia do II Congresso das Cidades do Piauí, que aconteceu nessa quarta-feira (08/05).

O Congresso se iniciou na segunda-feira (06), no Centro de Convenções Atlantic City, uma realização da TV Cidade Verde em parceira com o Sebrae, promovendo mais de 70 palestras destinados a várias áreas da gestão municipal, atraindo pessoas de todos os 224 municípios do estado. E teve 204 prefeitos inscritos.

Neste ano, o Congresso debateu inovação, soluções inovadoras e a busca pelas informações corretas. Além das palestras stands da Caixa Econômica Federal, da Associação Piauiense de Municípios (APPM), do Governo do Estado e outros, que estavam disponíveis à serviço dos gestores e suas equipes.

 

Comentar
Em Morro do Chapéu do Piauí · 25/03/2019 - 08h44

Prefeito de Matias Olímpio marca presença no encontro do CITCocais


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Matias Olímpio, Fogoió participou do encontro do Consórcio Intermunicipal de desenvolvimento do Território dos Cocais (CITCocais),que foi realizado neste sábado (23/03), na cidade de Morro do Chapéu do Piauí e reuniu representantes de 13 municípios que fazem parte do consórcio, e também contou com a presença do Governador Wellington Dias e da Deputada Janaínna Marques.

Durante o encontro foram discutidos sobre vários assuntos importantes para a população dos municípios, como; Plano de Resíduos Sólidos, gestão de água e esgotos e outros temas.

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um caminhão caçamba por pouco não causa uma tragédia de grandes proporções na cidade de Matias Olímpio, nesta manhã desta sexta-feira (15/03). Desgovernado e carregado com piçarra, o veículo bateu num prédio comercial e tombou em seguida.

Foi informado a existência de pelo menos 3 feridos o condutor e mais duas pessoas, porém com ferimentos leves e foram encaminhados para a Unidade Mista de Saúde Petronílio Rocha. O prédio onde é uma moradia está com sua estrutura sendo sustentada somente pelo veículo.

 

 


Fonte: Portal Matiense
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O matiense Izidio Araújo está promovendo a I Copa da Amizade Sub-20 que reúne equipes da região dos cocais aos finais de semana. Todas as partidas serão realizadas nos finais de semana a partir das 16h no Campo de Futebol do Bairro Alto Formoso.

Em entrevista ao PortalMatiense.com, Izidio citou a importância da revitalização da prática desportiva para retirada de jovens do mundo das drogas ou que permanecem aleatórios, podendo até ser descoberto um talento ao longo do campeonato.

"Todos sabemos que Matias Olímpio tem uma grande quantidade de jovens desportistas e muitos com capacidade de atuarem não só nos campos de várzea, mas, em estádios de grande porte podendo até serem reconhecidos internacionalmente se mostrarem empenho e dedicação em seu sonho”, relatou o organizador.

 

 


Fonte: Portal Matiense
Comentar
Destaque no cenário da dança · 12/03/2019 - 14h13

Jovem matiense participará de Reality Show em Esperantina


Compartilhar Tweet 1



O Reality Show que promete agitar toda a região dos cocais e toda a região norte do Estado do Piauí contará com a presença do jovem matiense Antônio Carlos, conhecido popularmente conhecido na cidade e na região como Karllynhos Kebradeyra.

O Reality Show organizado pelo blogueiro esperantinesse Danilo Marques é uma novidade que pretende agitar as redes sociais e no mês de abril será dada a largada a esse espetáculo de entretenimento que reunirá participantes das 10 cidades do território dos cocais, o programa será iniciado em um final de semana do referido mês e contará com participantes das cidades de: Esperantina, Batalha, Barras, Luzilândia, Joaquim Pires, Campo Largo, Porto, Morro do Chapéu, São João do Arraial e Matias Olímpio.

 

 


Fonte: Portal Matiense
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A equipe da policia militar de Matias Olímpio liderada pelo Sargento Batista Carvalho conseguiu lograr êxito na perseguição de um veículo mode Strada Working, 1.4, cor Prata, placa NIG 1273, roubada por dois elementos descritos como um do cabelo grande e pele morena e o comparsa de pele clara e cabelo curto, os dois em posse de armas de fogo.

A policia de imediato acionou a equipe do GPM do município de São João do Arraial que encurtou o caminho para ambos efetuando um cerco policial no trecho da BR-222 que liga os municípios, sentido-se encurralados os elementos abandonaram o veículo nas proximidades da Localidade Araçás e empreenderam fuga logo em seguida em uma moto modelo Fan 125, cor preta.

 

 


Fonte: Portal Matiense
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Partido Social Democrático (PSD) filia, nesta segunda-feira (11/03), quinze prefeitos e várias lideranças políticas durante a realização do 1º encontro democrático do partido.

O prefeito Edísio Alves, conhecido como Fogoio, de Matias Olímpio, prestigiou o evento, na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

O PSD elegeu na eleição passada 26 prefeitos e 200 vereadores. Com a nova filiação, o partido conta com mais 15 prefeitos.

No momento, estiveram presentes o presidente do nacional do PSD, Gilberto Kassab, o presidente estadual, deputado federal Júlio César, a presidente nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antônio, presidente Simone Pereira, e Fernanda Lobo.

Também, o deputado estadual Georgiano Neto (PSD), governador Wellington Dias, senador Marcelo Castro, presidente da Alepi, Themístocles Filho, Merlong Solano, o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Jonas Moura e várias outras autoridades.

 

Comentar
Em Matias Olímpio · 08/03/2019 - 15h50 | Última atualização em 08/03/2019 - 15h55

Missa em ação de graças em homenagem para mulheres será celebrada em Matias Olímpio


Compartilhar Tweet 1



A Paróquia São Miguel Arcanjo, na pessoa do pároco local Pe. Luis Gomes realizará na noite desta sexta-feira (08/03), uma missa em ação de graças ao Dia Internacional da Mulher.

A celebração acontecerá a partir das 18:30hs com acolhida e as 19:00hs será dada iniciou a celebração. logo após a celebração será ofertado um momento de lazer para as mulheres na espaço paroquial ao lado de Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo.

 

 


Fonte: Portal Matiense
Comentar
Trabalho no centro e bairros · 15/02/2019 - 09h07

Prefeitura realiza multirão de limpeza em Matias Olímpio


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Matias Olímpio realiza mutirão de limpeza nos bairros e no centro da cidade.

O trabalho inclui a limpeza de terrenos baldios, retirada de lixos, cascalhamento de ruas, poda das árvores, etc.

Equipe também trabalha na Praça da Paróquia São Miguel para remoção do mato, poda das árvores e limpeza das canaletas.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A cidade de Matias Olímpio, 198km ao norte da capital Teresina amanheceu chocada na manhã deste sábado (26/01) com a notícia do abuso sexual de uma criança de 8 anos praticado por um motorista da prefeitura municipal. Segundo informações, o motorista chegou atuar como condutor do ônibus escolar responsável por levar e trazer dezenas de crianças da mesma região para uma escola na zona urbana da cidade.

Até o momento o acusado Laerte Ribeiro não foi localizado. Embora as redes sociais e outros meios informem que o mesmo está sendo procurado pela polícia, a informação não procede, uma vez que a família ainda não conseguiu registrar o Boletim de Ocorrência, pois a delegacia encontra-se fechado, estando aberto apenas o GPM.

 

 


Fonte: Portal Capital dos Cocais
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um jovem identificado como Antônio Lopes, de apenas 15 anos de idade, morreu no fim da tarde de quinta-feira (03/01), em um campo de futebol no Povoado Salitre, localizado entre os municípios de Matias Olímpio e Luzilândia.

O jovem  estava no campo de futebol quando uma descarga elétrica, causada por um raio o atingiu. O adolescente morreu ainda no local.

Antônio era estudante da Escola Família Agrícola dos Cocais, em São João do Arraial.

A formação de um relâmpago ainda não é totalmente compreendida pela ciência. Acredita-se que a micropartículas de gelo nas nuvens colidem entre si causando um excesso de carga elétrica negativa. Como o chão abaixo das nuvens vai estar com carga positiva, uma forte corrente acontece, formando o raio.

 


Fonte: Povo Matiense
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Uma criança de 14 anos de idade morreu eletrocutada no final da tarde, desta segunda-feira (10/12), no Povoado Caiçara, zona rural de Matias Olímpio.

Segundo informações repassadas por moradores do local um caminhão transportava um trator em sua carroceria e a descarga do veiculo que estava na carroceria quebrou um fio de alta tensão, que ficou enroscado em uma cerca. Posteriormente a vítima sem ter visto o fio na cerca teria colocado as mãos na cerca de arame farpado e sofrido uma forte descarga elétrica.

O corpo se encontra na Unidade Mista de Saúde de Matias Olímpio, onde está sendo feito todos os procedimentos para que seja entregue a família realizar o funeral que acontecerá no respectivo povoado.

 


Fonte: Povo Matiense
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) determinou o bloqueio das contas bancárias do município de Matias Olímpio que está inadimplente com a prestação de contas dos gastos públicos. A decisão foi proferida após Corte acatar por unanimidade a solicitação do Ministério Público de Contas (MPC), com base na Resolução nº 18/2016 do TCE e na análise das prestações de contas municipais de 2018 realizada pela Divisão de Fiscalização da Administração Municipal do Tribunal (DFAM).

Conforme a representação do MPC, o município apresenta pendências na prestação de contas referentes ao SAGRES Contábil e ao SAGRES Folha até o mês de julho deste ano. Estes dois sistemas são mecanismos de prestação de contas eletrônica para as administrações municipais e seus órgãos. O SAGRES permite aos gestores gerenciar informações de finanças junto ao TCE.

 


Fonte: Cidades em Foco
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 3.165 votos e 57,41% dos votos válidos.


Para o Senado, Ciro Nogueira teve 4.047 votos e 40,64%. E Marcelo Castro teve, em Matias Olímpio, 2.576 votos e 25,87% dos votos válidos. 


Os três primeiros colocados para deputado federal, em Matias Olímpio, foram: Flavio Nogueira com 594 votos (10,38 %). Dra. Marina com 575 (9,84%) e Iracema Portella com 427 votos (7,31%).


Os três primeiros colocados para deputado estadual, em Matias Olímpio, foram: Janainna Marques 1.411 votos (23,62%); Georgiano com 812 (13,59%); e Evaldo Gomes teve 626 votos (10,48%).

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Dois jovens piauienses da cidade de Matias Olímpio morreram soterrados após um deslisamento de terra esta semana em um garimpo no Suriname.

Os dois jovens, identificadas como Antônio Filho e Leonardo, estavam no país sul-americano a trabalho 

Eles eram naturais do Povoado Formosa, zona rural de Matias Olímpio, e moravam no garimpo com outros trabalhadores.

Segundo informações repassadas, os dois jovens estariam trabalhando em um barranco quando o mesmo veio a desabar e ficaram soterrados tendo morte instantânea.

Os corpos são transportados para o povoado no Piauí, onde serão realizados os velórios. A noticia pegou de surpresa familiares, amigos e a comoção é grande nas redes sociais.

 

 


Fonte: Povo Matiense
Comentar
Duas pessoas da família · 20/09/2018 - 16h40 | Última atualização em 21/09/2018 - 09h10

Controlador geral de Matias Olímpio deve exonerar sobrinhas de cargos públicos à pedido do MP


Compartilhar Tweet 1



    Fotos: Reprodução

O Ministério Público do Piauí, através da Promotoria de Justiça da cidade de Matias Olímpio, recomendou que a prefeitura do município exonerasse as sobrinhas do controlador geral.

A recomendação se deu após a abertura de um inquérito civil público que foi instaurado para investigar a prática de nepotismo naquela prefeitura.

O promotor Jorge Luiz da Costa Pessoa considerou que o o controlador geral do município, Emanoel da Costa, nomeou para os cargos comissionados as sobrinhas, de terceiro grau, Elora Maria Pessoa de Oliveira e Rossicle Maria Pessoa de Oliveira.

O promotor recomendou a imediata exoneração das duas e de todos os ocupantes de cargos em comissão, de confiança ou funções gratificadas que sejam cônjuges, companheiros ou que detenham relação de parentesco consanguíneo, em linha reta ou colateral.

Confira aqui a matéria completa

 

 

 


Fonte: MP-PI
Comentar

Compartilhar Tweet 1



    Fotos: Reprodução / Portal Povo Matiense

Milhares de pessoas participaram da Missa da Misericórdia - Cura e Libertação realizada na noite dessa quinta-feira (13/09), no espaço da paróquia São Miguel Arcanjo, em Matias Olímpio.

A celebração foi presidida pelo padre Nilton Pereira, pároco da Paróquia Santíssima Trindade na cidade de Teresina e toda sua equipe.

Uma multidão de matienses e das cidades circum-vizinhas participaram da celebração que visa uma renovação da fé católica.

 

 


Fonte: Portal Povo Matiense
Comentar

O Ministério Público do Piauí instaurou um inquérito civil para investigar o Poder Legislativo do Município de Matias Olímpio, após informações de que o mesmo não estaria cumprindo com as determinações da Lei de Acesso à Informação.

A decisão foi tomada em consideração à pesquisa realizada pelo Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (CACOP) e encaminhada à Promotoria de Justiça.

O resultado apontaria o não cumprimento da ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso ao público, dos planos, orçamentos e diversas outras informações relativas à execução das despesas públicas.

Segundo o edital do MPPI, tal situação também viola a Lei de Improbidade Administrativa, que dispões sobre a publicidade aos atos oficiais, além da prática do ato de ofício.

    Foto:MP-PI

 

 


Fonte: Ministério Público do Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um veículo da Eletrobras da cidade de Matias Olímpio no Piauí, desceu o aterro no trecho da BR-222 entre os municípios de Matias Olímpio e São João do Arraial, nesta quarta-feira (25/07).

Segundo informações o condutor do veículo estava em trafego por volta de 12h30, quando o veículo desceu o aterro na altura do Povoado Santa Maria, município de São João do Arraial. Não houve feridos no acidente.

    Fotos: Reprodução / Povo Matiense

 


Fonte: Povo Matiense
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A operadora Vivo, predominante na cidade de Matias Olímpio e em toda a região circunvizinha, se encontra indisponível no município devida a uma forte chuva torrencial e queda de raios que aconteceram na última terça-feira (26/12).

Enquanto isso os matienses estão impossibilitados de fazer uso da internet móvel e de se comunicar, causando além de transtornos prejuízos para as pessoas que dependem da telefonia móvel para os comerciantes que dependem diuturnamente para desenvolverem suas negociações.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Povo Matiense
Comentar
Evento na cidade · 08/09/2017 - 11h08 | Última atualização em 08/09/2017 - 11h10

Matias Olímpio realiza desfile cívico na cidade


Compartilhar Tweet 1



Na cidade de Matias Olímpio, foi realizado o desfile cívico em comemoração à independência do Brasil nessa quinta-feira (07/09). 

O evento contou com a presença do prefeito da cidade Fogoió, do Vice Prefeito Geno, da deputada estadual Janaínna Marques, vereadora  Marlene, Vereador Francisco, Chaguinha e Junior e várias lideranças do município.

O Prefeito parabenizou toda a equipe pela realização do belo desfile.

Foto: Reprodução/Facebook/ Janaínna Marques

(Equipe de Municípios)

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Abertas as inscrições para a 5ª Edição do Selo UNICEF- 2017/2020. No Piauí, 160 municípios já assumiram o compromisso de melhorar a qualidade de vida de suas crianças e adolescentes. Durante o evento da CNM que aconteceu na APPM, entre os dias 14 e 15 de agosto, 25 prefeitos assinaram os Termos. Entre eles, o prefeito de Matias Olímpio, Edisio Alves 'Fogoió'.

As inscrições podem ser feitas até dia 31 de agosto, pelo site www.selounicef.org.br.
Após a assinatura do Termo o município deve escanear o documento e enviar para: lana.selounicef@gmail.com/dmendes@unicef.org/fortaleza@unicef.org ou entregar na Sala da UNDIME, na SEDE da APPM (Av. Pedro Freitas,Teresina-PI).

Segue o mapa do Piauí, indicando os municípios que já aderiram.

Fotos: AsCom / Selo Unicef


Fonte: AsCom / Selo Unicef