Sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Estadual/MA), em parceria com o Conselho Estadual de Saúde do Maranhão (CES/MA), está realizando etapas “Regionais de Abrangências dos Centros de Referências em Saúde do Trabalhador-Cerest’s”. As conferencias regionais são bases para as discussões que irão ocorrer em junho, durante a 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Maranhão.

Para discutir as diretrizes da “Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, os técnicos do Cerest Estadual, e CES/MA, juntamente com representantes do Ministério da Saúde (MS), se encontram nesta quinta (22) e sexta-feira (23), no município de Chapadinha, para a realização da etapa regional de Mata Roma.


Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público do Maranhão, por meio da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapadinha, ajuizou, no dia 25 de março, uma Ação Civil Pública de Execução Forçada contra o ex-prefeito da cidade de Mata Roma, Lauro Pereira Albuquerque.

O objetivo da ação é garantir o pagamento de multa no valor de R$ 113.011,52 , resultado da desaprovação das contas do Município, no exercício financeiro de 2006, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O ex-gestor também foi condenado a repor ao erário a quantia de R$ 111.726,26.


Compartilhar Tweet 1



A exemplo de anos anteriores, a Secretaria de Educação de Mata Roma fará entrega de kits escolares a todos os alunos da rede municipal de ensino.

A secretária de educação Raimunda Henrique, junto com a secretária adjunta Elenice Teixeira, e a coordenadora pedagógica Sandra Mendes, começou a entrega dos kits pela Escola Maria Moreno Lima, e em breve estará entregando nas demais escolas, deixando bem claro que, nenhum aluno das escolas do município, ficará sem seu kit escolar neste ano letivo de 2013.

 


Fonte: Blog da Larissa
Transporte Irregular · 27/04/2013 - 18h24

Caminhão Carregando Trator Cai da Ponte do Povoado Bonsucesso


Compartilhar Tweet 1



No final da tarde da última quinta-feira (25) um caminhão que transportava um trator de esteira em sua carroceria, caiu da ponte (Rio Preto) do povoado Bonsucesso, município de Mata Roma.

O motivo da queda foi devido ao peso do trator que o caminhão carregava. A ponte do Bonsucesso, tradicional no turismo local, é feita de madeira, e não suportou o peso.

Somando-se o peso do caminhão com o do trator, não é toda ponte de madeira que suporta.

Um motoqueiro estava passando na ponte no momento da quebra, e felizmente a ponte não chegou a cair no lado que ele estava. Não aconteceu nada com as pessoas que estavam no caminhão, felizmente.

 


Fonte: Blog Anapurus Notícias

Compartilhar Tweet 1



No último dia 20, o sr. Audierio Alves, conhecido como "Jack", 30 anos, pai de cinco filhos, morador do povoado Nicolau, município de Mata Roma, foi vítima de uma discussão familiar que resultou em vários golpes de foice desferidos por um irmão do mesmo.

A vítima se encontra bem melhor após ter tido alta no Socorrão I, em São Luís, ficando sobre avaliação médica durante noventa dias e depois passará por algumas cirurgias para recuperação do maxilar superior esquerdo e narina.

 


Fonte: Blog da Larissa

Compartilhar Tweet 1



Por volta das 18h, da última segunda-feira (25)  a jovem Nayara Garreto (natural de Mata Roma), seu filho Caio Garreto e seu esposo Evandro Dibo, foram violentamente atropelados por uma picape S10, na MA 230 - trecho que liga Anapurus a Chapadinha.

Segundo informações obtidas no hospital de Anapurus, os três vinham em uma moto quando foram atingidos pelo carro que vinha sentido a Anapurus, mesmo trajeto que as vítimas também faziam. O motorista não prestou socorro e fugiu do local do acidente.

Os três foram socorridos e levados para o hospital de Anapurus onde receberam os primeiros socorros e foram rapidamente encaminhados para a cidade de Chapadinha.


Fonte: Blog Mata Roma em Foco

Compartilhar Tweet 1



No início da  tarde desta terça-feira (12), por volta das 14h, aconteceu mais um acidente no caminho que liga Mata Roma á Chapadinha, próximo ao povoado Barroca. Segundo o condutor, Adaubran, na tentativa de ultrapassar uma carreta, perdeu o controle do veículo e capotou.

O motorista que viajava só, se deslocava da cidade de Anapurus, onde trabalha, rumo a sua cidade de origem Vargem Grande. O mesmo teve apenas ferimentos leves.

Na última sexta-feira (8), um outro veículo (Celta) capotou na mesma via - MA 230, no trecho que liga Chapadinha a Anapurus, próximo ao Balneário Pantanal. O pneu estourou e o carro capotou por 3 vezes. O motorista, também, saiu ileso.


Fonte: Blog da Larissa

Compartilhar Tweet 1



O vereador conhecido como “Vassourinha”, que chegou a presidir a Sessão Solene de Posse dos eleitos em outubro passado, por ser o mais idoso, foi conduzido à Delegacia de Polícia de Mata Roma, acusado de agredir à própria esposa, neste domingo, 10 de março.

O parlamentar, que estaria de posse de uma faca, teria ingerido bebida alcoólica e agredido a companheira. Com o intuito de evitar algo mais sério, a própria família de Vassourinha teria acionado a PM, que o conduziu à DP. Horas depois ele já estava liberado. O motivo da violência não foi divulgado.


Fonte: Blog do Foguinho
Segurança no Transito · 11/03/2013 - 21h50

Será Obrigatório o Uso do Capacete pelo Motociclista e o Carona


Compartilhar Tweet 1



A partir de agora torna-se obrigatório o uso do acessório de segurança (capacete), para os motociclistas e seus respectivos passageiros (caronas) que circularem nas vias da cidade de Mata Roma, a informação é do comando da Policia Militar de Mata Roma, que efetuará apreensão do veículo em que o condutor for pego sem o uso do acessório de segurança.

O devido emplacamento dos veículos também serão exigidos, a medida serve para conter o grande numero de motos sem procedência e até mesmo de chassi adulterado, para evitar constrangimento todo motoqueiro deverá conduzir sua moto emplacada e usando capacete.

A medida tem por objetivo diminuir as irregularidades, sequelas e até mortes provocadas por motociclistas, que trafegam nas estradas e vias públicas do município sem o item de segurança.


Fonte: Blog Mata Roma em Foco

Compartilhar Tweet 1



Com os contracheques do mês de janeiro sendo entregues, os servidores do magistério já estão sabendo o tamanho do prejuízo que obtiveram com a decisão do Governo Municipal de alterar o dispositivo que assegurava o pagamento da GAM - gratificação de auxílio ao magistério -, o qual assegurava o pagamento de 50% calculado sobre o vencimento-base de cada servidor. Por essa rezão, o Sinpsema convoca todos os profissionais do magistério para uma assembleia extraordinária com o objetivo de debater a problemática em questão. A Direção informa a todos os prejudicados que não aceitará tal medida e que tentará reverter o problema, seja por meio do diálogo ou por meio de ações judiciais.

Local da assembleia: Escola Rolindo Garreto
Horário: Às 8h.


Fonte: Sinpsema
Incidente · 12/02/2013 - 15h37

SUSTO: Vendaval Faz o Maior Estrago


Compartilhar Tweet 1



Na tarde desta segunda-feira (11), em Mata Roma, por volta das 16h, uma tempestade com ventos fortes, destruiu telhados de casas, construções, árvores, e estragou uma parte do telhado do ginásio da Escola Mágila Neto. A arena do Estadio "O Barbozão" de Mata Roma ficou totalmente destruído.

O vento, também, destruiu o camarote onde ficavam as lideranças políticas de Mata Roma durante o Carnaval, na praça central.

 


Fonte: Blog do Ravel Reis