Em observação · 28/03/2020 - 08h27 | Última atualização em 28/03/2020 - 10h54

Criança é registrada como primeiro caso suspeito de Covid-19 em Marcos Parente;veja o parecer médico


Compartilhar Tweet 1



A secretária de saúde Dra. Amanda Torres informou ao Portal Cidade Luz, que a cidade de Marcos Parente, tem o seu primeiro caso suspeito de contaminação pelo COVID-19, o paciente é uma criança e a Secretaria Municipal de Saúde já adotou todos os protocolos exigidos pelo Ministério de Saúde, o caso encontra-se em observação.

O caso apareceu na Unidade Mista de Saúde Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na quinta-feira (26/03), no turno da noite, onde foi atendido pelo médico Dr. Pedro Teixeira, que diagnosticou a criança com sintomas gripais e febre forte, e atendendo o que recomenda o protocolo de saúde do MS, a criança foi medicada, e encontra-se em isolamento domiciliar.

Veja a fala do Dr. Pedro Teixeira sobre o caso

 

Confira a matéria completa no Portal Cidade Luz


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar
Município de Marcos Parente · 20/03/2020 - 09h35

CRM emite nota de repúdio ao vereador Pedro Martins


Compartilhar Tweet 1



    Portal Cidade Luz

 

O Conselho Regional de Medicina repudiou a agressão verbal sofrida pelo médico Dr. Leonardo Correia Mauriz na cidade de Marcos Parente, por parte do Vereador Pedro Martins “Pedro da Anita”, e emitiu nota de repúdio.

    Reprodução

 

Tudo aconteceu nesta terça-feira (17/03), após o atendimento do médico Dr. Leonardo, que estava na Unidade Mista de Saúde Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde o profissional de saúde, denunciou que teria sido agredido verbalmente por um paciente, o vereador Pedro Martins. O caso terminou na delegacia de policia, onde o parlamentar foi ouvido após denuncia de agressão verbal.

Confira a matéria completa no Portal Cidade Luz


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar
'Perigo Potencial' · 05/12/2019 - 20h23 | Última atualização em 05/12/2019 - 21h48

Cidade de Marcos Parente está na lista do INMET com alerta para chuvas e ventos intensos


Compartilhar Tweet 1



O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta com grau de severidade 'Perigo Potencial' para chuvas intensas nesta quarta (04) e quinta-feira (05/12), em várias cidades do Piauí.

O aviso é para as áreas Sudeste, Centro-Norte e Sudoeste Piauiense, que podem ter chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O INMET recomenda as seguintes instruções:

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

Comentar
Dia 20 de dezembro · 05/12/2019 - 11h43 | Última atualização em 05/12/2019 - 13h28

Autor João Almir, convida a todos para o lançamento do livro “TINGUIS-DI Repente 50”


Compartilhar Tweet 1



O autor João Almir convida toda a população de Marcos Parente e região para participar do lançamento do seu livro “TINGUIS-DI Repente 50” - O estradar de um nordestino, que acontecerá no dia 20 de dezembro, na Câmara Municipal de Marcos Parente, às 17h30.

O autor disse que trata-se de uma produção independente, elaborada nos últimos dez anos, onde já vinha ao longo tempo, rabiscando e resgatando memórias de fatos, acontecimentos, bem como pesquisas e entrevistas de pessoas da cidade. Tendo como objetivo validar as informações de períodos anteriores, não vivenciado pelo mesmo, principalmente sobre a origem do povoamento da Vila Tinguis.

O livro além de contar parte da história da cidade de Marcos Parente, percorre o estradar da vida do autor entre o período de 1978-2018.

    Reprodução
    Reprodução
    Reprodução

 


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Justiça condenou Fábio Rodrigues da Silva a pena de 14 anos de reclusão em regime fechado pela morte de Eduardo Marciel. As informações são do Portal Cidade Luz.

O homicídio ocorreu na madrugada do dia 23 de abril de 2011 em Marcos Parente, em um clube da cidade. Na época do fato, o crime causou grande repercussão, pois os personagens envolvidos eram membros de um circo que estava se apresentando na cidade, sendo que o condenado era o “palhaço” e a vítima era o “trapezista”.

O promotor João Malato relatou que “o fato criminoso deu-se em virtude da ocorrência de uma singela discussão momentos antes do crime, envolvendo a vítima e a namorada do sentenciado. Ato contínuo, o réu deslocou-se até sua residência, onde armou-se e retornou logo em seguida, onde após avistar a vítima desatenta conversando com amigos, surpreendeu-a com uma violenta facada desferida no seu tórax, ocasionando a sua morte”.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: Cidade Luz
Comentar
Processo seletivo · 25/07/2019 - 09h15 | Última atualização em 25/07/2019 - 09h31

Prova classificatória para conselheiro tutelar de Marcos Parente acontece neste domingo


Compartilhar Tweet 1



Acontecerá, neste domingo (28/07), as provas classificatórias para conselheiro tutelar do município de Marcos Parente. A prova faz parte do processo seletivo e ocorrerá na Unidade Escolar Manoel Motório Gomes.

O conteúdo programático será: ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e a Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990.

 

Comentar
Nossa Sra do Perpétuo Socorro · 19/07/2019 - 11h17

Passeata de vaqueiros lota as ruas de Marcos Parente durante o festejo


Compartilhar Tweet 1



O Dia do Vaqueiro começou bem cedo em Marcos Parente, com uma cavalgada de vaqueiros pelas ruas da cidade, em ruas e avenidas.

O momento foi animado pela dupla de aboiadores Cícero Mendes e Chico Justino do Estado do Pernambuco.

A cavalgada foi realizada na abertura do festejo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

    Fotos: Reprodução / Portal Cidade Luz

 


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar

O Ministério Público do Piauí, através da Promotoria de Justiça da cidade de Marcos Parente, converteu notícia fato em inquérito civil público para apurar a contratação de uma empresa pela prefeitura do município.

O MP-PI vai investigar contratação, sem licitação, pelo município de Marcos Parente, da Empresa G. DE S. Cardoso Eventos para animar os festejos da padroeira da cidade em julho de 2018.

O prefeito da cidade, Pedro Nunes, bem como os investigados, serão notificados para que, querendo, apresentem informações sobre o objeto da presente investigação, com o envio da presente portaria e da última manifestação da informante, no prazo de 15 dias, a contar do recebimento.

O promotor João Batista de Castro Filho também determinou uma série de diligências para apurar o caso.

 


Fonte: Blog Notícias 180
Comentar
Colhido por um carro · 21/01/2019 - 11h55

Jovem morre em acidente de moto em Marcos Parente


Compartilhar Tweet 1



Na tarde de sábado (19/01), por volta de 17h30min, um homem identificado por Alex Silva Carvalho, de 34 anos, morreu após se envolver em um acidente com um carro na estrada de acesso ao município de Marcos Parente.

O local exato do acidente foi nas proximidades da Fazenda Campeira, um pouco antes do povoado Extrema.

De acordo com as informações repassadas pelo Tenente Morais para a redação do Portal Cidade Luz, a vítima estava pilotando uma motocicleta, e foi colhido por um carro modelo Renalt Duster, de cor preta com placa EXY – 8644 de Nova Santa Rosa/PR indo a óbito no local.

Após a perícia, o carro e o motorista identificado como Allan Patrick Allebrandt, foi levado para prestar depoimento na delegacia de polícia da cidade de Guadalupe.

    Fotos: Reprodução

 

Comentar
Não havia médico plantonista · 08/11/2018 - 17h58 | Última atualização em 08/11/2018 - 18h00

Posto de saúde é investigado por morte de paciente em Marcos Parente


Compartilhar Tweet 1



A Promotoria de Justiça da cidade de Marcos Parente tomou diversas providências diante da morte de uma paciente que havia procurado assistência no hospital da cidade. O Promotor de Justiça Gerson Gomes Pereira coletou os depoimentos do pai e do irmão da falecida Letícia da Silva Carvalho.

De acordo com eles, ela passou por quadros sucessivos de mal-estar depois de se submeter a uma cirurgia de laqueadura de trompas no hospital de Floriano. No último deles, verificado na noite do dia 13 de outubro, já em Marcos Parente, a família procurou a unidade de saúde local. Não havia médico plantonista; no estabelecimento, só estavam presentes o vigia e uma enfermeira.

O Promotor de Justiça instaurou um procedimento administrativo para acompanhar a situação da estrutura organizacional da Secretaria de Saúde e da política pública de saúde em curso na Unidade Básica de Saúde e na Unidade Mista de Saúde do Município.

Confira mais sobre o caso aqui.

 


Fonte: MP-PI
Comentar
Confira como foi a votação · 11/10/2018 - 13h32

Resultado das Eleições 2018 no município de Marcos Parente


Compartilhar Tweet 1



Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 1.093 votos e 40,36% dos votos válidos.


Para o Senado, Wilson Martins teve 1.316 votos e 27,34%. E Ciro Nogueira teve, em Marcos Parente, 1.537 votos e 31,93% dos votos válidos.


Os três primeiros colocados para deputado federal, em Marcos Parente, foram: Assis Carvalho com 633 votos (22,46%). Flávio Nogueira com 540 (19,16%) e Paes Landim com 461 votos (16,36%).


Os três primeiros colocados para deputado estadual, em Marcos Parente, foram: Fábio Novo com 600 votos (27,10%); Zé Santana com 510 (17,51%); e Gustavo Neiva teve 466 votos (16,00%).

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Procurador-Geral de Justiça do Piauí, Cleandro Alves de Moura, inaugurou na manhã desta quinta-feira (30/08), a nova sede da Promotoria de Justiça de Marcos Parente, município localizado na região sul do Estado.

Durante a solenidade de inauguração, o chefe do Ministério Público do Piauí (MPPI) pontuou o compromisso da instituição ministerial em desenvolver um trabalho cada vez mais eficiente e resolutivo com objetivo de atender aos cidadãos piauienses. “O principal alvo de todos nós que fazemos parte do Ministério Público é prestar um serviço de qualidade ao povo do Piauí. Hoje, entregamos mais uma sede. E isso é resultado de uma gestão pautada na eficiência e boa gestão dos recursos da instituição”, afirmou o PGJ.

A sede do MP em Marcos Parente é a 10ª inaugurada por Cleandro Moura durante os seus recém-completados 3 anos à frente da Procuradoria Geral de Justiça. O prédio fica localizado na rua Duque de Caxias, nº 114, Centro.

 


Fonte: MPPI
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Marcos Parente e mais 41 cidades do Piauí serão beneficiadas com a Claro e a TIM anunciaram parceria para compartilhamento de infraestrutura em forma de roaming, que garantirá a conectividade aos seus usuários em mais de 700 novos municípios, onde, anteriormente, havia apenas uma das operadoras.

A negociação prevê o uso da estrutura 3G nos municípios contemplados desde o início do mês de julho e a prestação do serviço será transparente, não exigindo qualquer ação prévia por parte dos clientes seguindo a mecânica da oferta/plano de serviço já contratada.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O padre Lindinaldo Pereira da Silva, de 41 anos, pároco de Marcos Parente, faleceu no início da noite de domingo (15/07) em Teresina. Conforme informações contidas no Atestado de Óbito, a causa da morte do Padre Lindinaldo foi uma infecção generalizada.

A notícia do falecimento foi dada ao Bispo da Diocese de Floriano, Dom Edivalter Andrade, por volta das 18h do domingo.

Após diálogo com familiares e representantes da Paróquia de Marcos Parente, ficou definido que, após o preparo feito na funerária, o corpo seguiria para Marcos Parente, onde aconteceu a missa de corpo presente às 7h00 desta segunda-feira (16).

Ainda na manhã de hoje, o corpo será levado para Nazaré do Piauí, terra natal do sacerdote, onde haverá missa de corpo presente às 16h00 e em seguida o sepultamento.

    Fotos: Cidade Luz

 


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar
Perdeu o controle na chuva · 09/01/2018 - 14h05

Jovem morre após sofrer acidente em PI de Marcos Parente


Compartilhar Tweet 1



A Polícia Militar de Marcos Parente foi acionada por popular através de ligação para reconhecimento de um corpo resultado de um acidente de trânsito fatal no último domingo (07/01) aproximadamente a 14 km, no povoado Prata, na Rodovia PI que liga a cidade de Marcos Parente ao povoado Extrema.

De acordo com informações do tenente Morais o copo era do jovem Francinaldo Alves de 20 anos, natural de Landi Sales. Supõe-se que a vítima tentou fazer uma curva perigosa em velocidade acima do permitido e perdeu o controle da moto na pista molhada na chuva e caiu em aterro.

Fotos: Portal Cidade Luz

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Marcos Parente, recebeu na manhã dessa segunda-feira (23/10), uma nova ambulância para melhorar o atendimento da saúde no município.

A entrega foi realizada no pátio da Secretaria Estadual de Saúde, onde o secretário estadual de saúde, Florentino Neto, acompanhado do Deputado Federal Assis Carvalho e do Deputado Estadual Fábio Novo, ambos representantes do município, entregaram as chaves da nova ambulância ao prefeito Pedro Nunes, que estava acompanhado da secretária Dra. Amanda Torres Nunes e o secretário municipal de finanças Gláucio Torres Nunes.

Fotos: Portal Cidade Luz

 


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Marcos Parente, que tem a frente o prefeito Pedro Nunes, promoveu mais uma grande ação em prol da educação municipal.

A prefeitura através da sua Secretaria Municipal de Educação, secretária Pedrina, ofertou o fardamento da rede municipal de ensino, desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano, EJA Fundamental da II a V etapas, todos matriculados nas várias escolas do município.

A ação compreendeu também a Unidade Escolar Luís Alves de Carvalho, que está situada no povoado Cocal, zona rural da cidade.

Foto: Portal Cidade Luz


Fonte: Portal Cidade Luz
Frota municipal · 29/08/2017 - 09h40 | Última atualização em 29/08/2017 - 11h42

Prefeito entrega novo veículo para a prefeitura de Marcos Parente


Compartilhar Tweet 1



O Prefeito da cidade de Marcos Parente, Pedro Nunes, adquiriu no último dia (26/08), um novo carro para o município. O veículo vem reforçar a frota municipal, e foi adquirido com recursos próprios.

O Prefeito informou que optou por um Fiat Toro pela sua versatilidade e espaço, e que o veículo será destinado a dar suporte a todas as secretarias municipais.

Pedro Nunes estava acompanhado do seu filho Pedro Júnior e Maycom Nunes (Diretor de Esporte e Juventude).

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Cidade Luz

Compartilhar Tweet 1



Em virtude dos 11 anos de sanção da Lei Maria da Penha, foi realizado nessa sexta-feira (18/08), pela secretaria de Assistência Social de Marcos Parente o I Seminário Municipal de Combate a Violência Contra a Mulher.

Estiveram presentes o prefeito Pedro Nunes de Sousa, o Presidente da Câmara Valterlin Pereira, o Vereador Márcio Soares, o Secretário de Obras Marivaldo Miranda, a Secretaria de Educação Pedrina Ferreira, representantes do conselho tutelar, Delegado Ramos, entre outras autoridades.

As ministrantes Ana Maria Guedes e Sarah Castro debateram sobre as diversas faces da violência contra a mulher, o Advogado do Creas, Dr. Felipe Barros, contribuiu falando sobre a lei Maria da Penha e a Psicóloga Tammy Avelino concluiu abordando os aspectos psicológicos.

Foto: Portal Cidade Luz


Fonte: Portal Cidade Luz

Compartilhar Tweet 1



A escola da rede municipal de ensino da cidade de Marcos Parente, Alzira Fonseca, que tem a frente a diretora Ozivânia Veloso, que na oportunidade também representou a secretária de educação Pedrina Ferreira, realizaram na manhã do dia 11 de agosto, uma programação especial dedicada a passagem do Dia do Estudante.

O evento começou com uma grande caminhada estudantil pelas principais ruas e avenidas da cidade, culminando na praça da Câmara Municipal, onde na oportunidade foram feitos sorteios de brindes e a distribuição de sorvetes.

A direção da escola e os funcionários, informaram ao Portal Cidade Luz, que o objetivo desta atividade foi tornar ainda mais a escola um ambiente alegre, e ainda prover a integração entre escola e comunidade marcoense.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Cidade Luz

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Marcos Parente, através da Secretaria Municipal de Educação, participou do 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, com a presença da secretária de educação, Pedrina Ferreira dos Santos.

O evento aconteceu nos dias 8,9,10 e 11 de agosto em Fortaleza – Ceará.

A sua participação, foi mais uma ação da gestão do Prefeito Pedro Nunes, visando a melhoria da qualidade do ensino no município.

O 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, organizado pela UNDIME Nacional e suas representações nos estados aconteceu em Fortaleza (CE). O evento reuniu secretários municipais de educação de todo Brasil e trouxe como tema, “Os desafios para o cumprimento do PNE na garantia do direito à de todos e de cada um”.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Cidade Luz
Agosto dourado · 07/08/2017 - 16h14 | Última atualização em 07/08/2017 - 17h09

Prefeitura realiza ação de incentivo ao aleitamento materno no interior


Compartilhar Tweet 1



A gestão do prefeito Pedro Nunes, tem acompanhado as iniciativas nacionais que envolvem campanhas que incluem o social e outras diversas áreas.

E pensando no bem estar da população, em especial as gestantes e as mulheres que ainda estão em fase de amamentação, a Secretaria de Municipal de Saúde tomou a iniciativa, em parceria com a secretaria de Assistência Social, que tem a frente as secretárias Dra. Amanda Torres Nunes (Saúde) e Clara Lima Nunes (Social), abriram oficialmente na manhã da última quinta-feira, (03/08), no anexo do NASF, a campanha “Agosto Dourado”, para um grupo de gestantes do município.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Cidade Luz
Prédio do CRAS · 27/07/2017 - 10h44

Marcos Parente sedia capacitação de saúde


Compartilhar Tweet 1



A cidade de Marcos Parente, foi escolhida pela 10ª Regional de Saúde de Floriano, para sediar capacitação para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combates a Endemias, que aconteceu nos dias 25 e 26/julho.

A secretária de saúde de Marcos Parente, Amanda Torres Nunes, repassou informações do encontro, que foi realizado no prédio do Cras, e contou ainda com a participação dos profissionais das cidades de Landri Sales e Porto Alegre do Piauí.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Cidade Luz

Compartilhar Tweet 1



O prefeito Pedro Nunes recebeu a promessa e a autorização do Governador Wellington Dias, quando esteve pela última vez na cidade, que o Estado doaria uma nova ambulância para o município.

E para agilizar o processo, o prefeito encaminhou para Teresina, o secretário de finanças do município, Gláucio Torres Nunes, para juntamente com o deputado federal Assis Carvalho e seu assessor Edmundo Oliveira, participarem de uma audiência, que foi realizada na última segunda-feira (17/07).

com o secretário estadual de saúde, Florentino Neto, na sede da Sesapi.

FOTO: Portal Cidade Luz

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Cidade Luz

Compartilhar Tweet 1



Municípios piauienses, localizados no sul e extremo sul do estado, deverão comparecer ao cartório eleitoral ou posto de atendimento próximo, para realizarem o recadastramento biométrico.

Os eleitores devem levar o título eleitoral , documentos originais e copias com foto e o comprovante de residência.

Foto:Portal SRN

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal SRN