Em Teresina · 17/01/2020 - 16h50 | Última atualização em 17/01/2020 - 17h27

Prefeito Chico Pitú participa de reunião com diretoria da APPM


Compartilhar Tweet 1



O prefeito Chico Pitú, de Marcolândia, participou de uma reunião da diretoria da Associação Piauiense de Municípios (APPM). A reunião foi comandada pelo presidente Jonas Moura, nessa sexta-feira (17/01).

Na reunião, tratou-se, entre outros assuntos de interesse dos municípios, sobre o cofinanciamento da saúde e HPP e a Assembleia Geral, que acontecerá no dia 11 de fevereiro.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 


Fonte: Ascom / APPM
Comentar
Confira! · 17/01/2020 - 10h44 | Última atualização em 17/01/2020 - 11h10

Jovem de Marcolândia é eleita secretária nacional da Pastoral da Juventude


Compartilhar Tweet 1



A Pastoral da Juventude elegeu no dia 12 de janeiro para secretária geral Michelle Gonçalves, natural de Marcolândia. Ela foi eleita durante a Ampliada Nacional em Erechim, no Rio Grande do Sul, com a presença de jovens de todo o Brasil. Em visita à vice-governadora Regina Sousa, ela agradeceu a acolhida e formalizou parceria em prol da juventude.

Regina Sousa disse que o jovem precisa voltar a ser protagonista de grandes mudanças no Brasil, como a que aconteceu em 92 quando milhares de estudantes foram às ruas pedir a saída do presidente Fernando Collor de Mello. A vice-governadora comentou que o Brasil passa por momentos difíceis e a juventude precisa se mobilizar. “A juventude precisa ser protagonista de novo, como fez com o impeachment do Collor”, comentou Regina.

Michelle disse que vai precisar da parceria e do apoio da vice-governadora nas ações da pastoral.

    FOTO: Divulgação/Ccom

 

 


Fonte: Ccom
Comentar
Confira! · 16/01/2020 - 11h05 | Última atualização em 16/01/2020 - 11h59

Creche de Marcolândia inicia matrículas para o ano de 2020


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Marcolândia através da secretaria municipal de educação comunica aos pais e responsáveis que a creche Mãe Preta, situada na COABH, está com as matrículas abertas para crianças a partir de 1 ano e 7 meses.

CONFIRA:

    FOTO: ASCOM/Marcolândia

 


Fonte: ASCOM/Marcolândia
Comentar
Esporte e Lazer · 15/01/2020 - 09h03 | Última atualização em 15/01/2020 - 09h20

Secretário de Esportes realiza reunião para estréia do II Campeonato Regional


Compartilhar Tweet 1



O Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Paulo Sousa “Esquerdinha” juntamente com a equipe técnica de organização nas pessoas de Eduardo Silva “Dudu” e Chagas Fotografias realizaram na manhã deste domingo (12/01), na Câmara Municipal de Vereadores, uma reunião com os dirigentes de times para tratarem da estreia do II Campeonato Interestadual de Marcolândia temporada 2020.As informações são do Blog do Chagas

Na qual foi realizado um sorteio com as 16 equipes para dividirem os grupos que participará do campeonato que terá a premiação de 6.000,00 (seis mil reais) para o campeão, troféu e medalhas, 3.000,00 (três mil reais) para o vice- campeão, troféu e medalhas, 200,00 (duzentos reais) para o goleiro menos vazado, 200,00 (duzentos reais) para o artilheiro e 200,00 (duzentos reais) para o craque da competição.

 


Fonte: Blog do Chagas
Comentar

O prefeito de Marcolândia ,Chico Pitu, informou nessa terça-feira (14/01),a a data que acontecerá a  XXIII Marcha em defesa dos municípios, como sempre, acontecerá em Brasília.Será entre 25 e 28 de maio de 2020.As informações são do portal Novos Tempos

    Foto:Portsl Novos Tempos

O município brasileiro, sem dúvidas, é o Palco da Vida. É no município onde acontece as ações mais prementes e que vêm de encontro ao interesse maior da população.

 


Fonte: Portal Novos Tempos
Comentar

A Prefeitura Municipal de Marcolândia,na gestão do prefeito Chico Pitu, realizou nessa sexta-feira (10/01), a posse dos novos conselheiros tutelares para o período de 2020 a 2023.

Confira os novos empossados os Conselheiros Tutelares e os suplentes de Marcolândia-Piauí,.

    Foto:ASCOM

 


Fonte: ASCOM Marcolândia
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O jogador do Fluminense (Pelezim) , que está no município de  Marcolândia, junto com o seu captador, Tota  da Xerox, estiverem visitando o prefeito de Marcolândia, Chico Pitu, ensejo em que deu ao gestor um importante presente, no caso uma camisa oficial do Fluminense, o que deixou o prefeito muito satisfeito.

    Foto:ASCOM

 


Fonte: ASCOM/Prefeitura de Marcolândia
Comentar

O prefeito municipal de Marcolândia, Chico Pitu, como é conhecido decreta luto oficial por três dias pelo motivo do falecimento da professora Maria da Conceição da Costa Araújo, ocorrido nessa quinta-feira (02/12).

A cidade expressa todo sentimento de gratidão e admiração nesta homenagem póstuma a  professora Maria da Conceição , pelas relevantes contribuições prestadas a este município , deixando um legado de experiência e coerência profissional na área da educação,desde (02/07/2004).

 

    Foto: ASCOM

 

 


Fonte: ASCOM
Comentar

O INMET emitiu aviso de chuvas intensas, com grau de severidade Perigo Potencial, na manhã desta quinta-feira (02/01), em Teresina e mais 182 cidades do Piauí. As áreas afetadas são Sudeste, Centro-Norte e Sudoeste.

Segundo o INMET, devem chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos, de 40 a 60 km/h. "Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", acrescenta o instituto. O alerta vale até manhã de sexta-feira (03/01).

As instruções são:

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Para aumentar o número de crianças atendidas e oferecer mais qualidade no ensino municipal, a Prefeitura Municipal que tem como Prefeito Francisco Pedro de Araújo “Chico Pitu” deu inicio a ampliação da Creche Mãe Preta com a construção de mais 6 salas de aula. O projeto possibilitará que o número de crianças atendidas aumente mais.As informações são do Blog do Chagas

“Eu como gestor municipal busco investir a cada dia na educação do nosso município, a ampliação dessa creche que contará com mais 6 salas trará diversos benefícios para as famílias que necessitam de locais adequados para deixar seus filhos. A creche é um lugar seguro que potencializa a aprendizagem. Teremos mais espaço para inclusão de mais crianças”, ressaltou Chico Pitu. 

 


Fonte: Blog do Chagas
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeito de Marcolândia, Chico Pitú, divulgou as fotos da realização da construção de mais 06 salas  de aulas na Creche ,Mãe Preta no município.

Confira as fotos: 

 


Fonte: ASCOM
Comentar

Compartilhar Tweet 1



 O município de Marcolândia realizou na manhã dessa segunda-feira(09/12), uma reunião para a criação da Câmara Setorial da Mandiocultura. Segundo o Blog do Chagas.

A reunião que foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores, que tem o conceito de Câmara Setorial está fortemente relacionada com a ideia de um agrupamento de representantes dos organismos, órgãos e entidades, públicas e privadas, que compõem os elos de uma cadeia produtiva de determinado setor econômico, que tem por substrato um ou mais produtos.

Com o objetivo de ampliar o desenvolvimento socioeconômico do Piauí, o Governo do Estado tem estimulado a criação de Câmaras Setoriais. Elas funcionam como estratégia de articulação e negociação entre o poder público e a sociedade civil, um canal direto com o governador, sem intermediários. Por meio delas, são levados todos os diagnósticos daqueles que vivenciam o dia a dia do setor e suas propostas concretas.

 


Fonte: Blog do Chagas
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Marcolândia ,na gestão do prefeito,Chico Pitu, a cada dia vai se destacando no cenário educacional. E o resultado é o aluno da rede pública de ensino, Gustavo Vinícius Barbosa de Sousa (9º ano “B”), aluno da Unidade Escolar Valdir Tintiliano de Sousa que se destacou na Olimpíada Brasileira  de Matemática das Escolas Públicas 2019 (OBMEP) e garantiu Medalha de Bronze e a aluna Zaynne Santos Sousa (6º ano “A”) também aluna da Unidade Escolar Valdir Tintiliano, foi agraciada com a Menção Honrosa das Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas de 2019 (OBMEP).As informações são do Blog do Chagas.

A Secretaria Municipal de Educação sente-se feliz pelas conquistas, de forma toda especial aos professores e grupo gestor da Unidade Escolar Valdir Tintiliano de Sousa, pelo desempenho e compromisso.

 


Fonte: Blog do Chagas
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Justiça Itinerante com apoio da Prefeitura Municipal de Marcolândia-Piauí e Secretaria de Assistência Social promovem a união de mais de 50 casais em casamento comunitário no município.As informações do Blog do Chagas.

O sonho de oficializar a união tornou realidade para cerca de 50 casais.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Justiça Itinerante com apoio da Prefeitura Municipal que tem como gestor o Sr. Francisco Pedro de Araújo “Chico Pitu” e Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu na manhã desta terça-feira (03/12/2019) a união de mais de 50 casais durante cerimônia comunitária realizada no Poliesportivo na cidade de Marcolândia. As uniões foram oficializadas pelo magistrado Cleyton Rodrigues de Moura Silva, juiz da comarca de Simões e do posto avançado de Marcolândia.

 A iniciativa é uma parceria entre o TJ-PI, Prefeitura Municipal e Secretaria de Assistência Social.

 


Fonte: Blog do Chagas
Comentar
Importante é o respeito · 03/12/2019 - 23h32 | Última atualização em 04/12/2019 - 08h12

Primeiro casamento entre duas mulheres é realizado no município de Marcolândia-Piauí


Compartilhar Tweet 1



Aline e Djanis Andrade se tornaram  nesta terça-feira (03/12) as primeiras mulheres formalmente casadas no município de Marcolândia. As duas já tinha um relacionamento estável e hoje as duas conseguiram converter a união estável em casamento por decisão do juiz da comarca de Simões e do posto avançado de Marcolândia, Cleyton Rodrigues de Moura Silva.As informações são do Blog do Chagas.

Aline e Djanis, oficializaram a relação durante o primeiro casamento civil entre homossexuais em Marcolândia.

“Estamos felizes em hoje estarmos oficializando nossa união que é vista por muitos com preconceito, mas que para nós o importante é estarmos felizes. Demorou bastante para justiça reconhecer o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo.”, disse Aline.
Segundo o juiz Cleyton Rodrigues de Moura Silva, para o amor não existe sexo o importante é o respeito entre o casal.

 


Fonte: Blog do Chagas
Comentar
Depois de 50 anos · 03/12/2019 - 23h06 | Última atualização em 04/12/2019 - 00h20

Justiça itinerante com o apoio da prefeitura de Marcolândia realiza união de um casal de idosos


Compartilhar Tweet 1



A justiça itinerante com o apoio da prefeitura Municipal de Marcolândia, realizou desta manhã de terça-feira (03/12) a união de mais de 50 casais durante cerimônia comunitária realizada no Poliesportivo na cidade de Marcolândia.

Dentre os casais que se uniram em matrimonio estava o Sr. Francisco Norberto de Carvalho e a Srª Maria Alícia de Sousa, os mesmos depois de 50 anos de convivência formalizaram a união, o Sr. Norberto e a Srª Maria recebeu das mãos de Albetiza Araújo, um bolo como forma de carinho e representando todos os casais.

 


Fonte: Blog do Chagas
Comentar

a Prefeitura Municipal de Marcolândia, na gestão do prefeito“Chico Pitu” por meio das Secretarias de Educação, Assistência Social, Saúde e Cultura do município, com o apoio do Unicef realizou do dia 25 ao dia 29 de novembro de 2019 a “VI SEMANA DO BEBÊ MARCOLANDENSE: Eu e meu município crescendo juntos”.As informações são do Blog do Chagas.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF com o objetivo de garantir a sobrevivência e o desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos.

Um dos momentos mais esperados dessa programação foi à entrega da Chave Bebê Prefeito, que foi entregue ao bebê João Miguel Mendes de Oliveira, filho da Sra. Maria Vanderleia Mendes, que recebeu esse título que perdura até o ano subseqüente.

A cerimônia aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Vereadores e foi acompanhado por: vereadores, secretários municipais, assistentes sociais, conselho tutelar e demais autoridades.

 


Fonte: Blog do Chagas
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Dando continuidade as ações referentes à 6ª Semana do bebê em Marcolândia, a equipe técnica do CRAS, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu nessa quinta-feira (28/11) palestras sobre: "A importância do fortalecimento de vínculos familiares na primeira infância" com a Psicóloga Amanda Brito e em segundo momento, a fala foi da Assistente Social, Ednalda Queiroz tratando a respeito do "Acompanhamento social de famílias beneficiárias do BPC".

 A importância dessa etapa da vida, é que instituiu-se  como uma estratégia de mobilização social apoiada pela UNICEF e Municípios e têm como objetivo tornar o direito a sobrevivência e ao desenvolvimento integral da criança, prioridade na agenda dos municípios brasileiros, proporcionando as gestantes e crianças, juntamente com suas famílias, atividades lúdicas, artísticas e culturais, bem como informações e serviços na área do desenvolvimento infantil e da saúde.

    Foto: Blog do Chagas
    Foto: Blog do Chagas
    Foto: Blog do Chagas
    Foto: Blog do Chagas
    Foto: Blog do Chagas
    Foto: Blog do Chagas

 


Fonte: Blog do Chagas
Comentar
20º Colocação do Piauí · 29/11/2019 - 09h50 | Última atualização em 29/11/2019 - 22h18

Educação de Marcolândia avança com a nota de 4,7 do IDEB


Compartilhar Tweet 1



O município de Marcolândia que tem como prefeito, "CHICO PITU", conseguiu, como mostra os registros, uma grande proeza na área da Educação, visto que Marcolândia conseguiu junto ao Índice de Oportunidades da Educação Brasileira  (IDEB), a nota 4,7 o que é algo muito positivo, ficando, portanto, no 20º lugar no rank dos municípios piauienses.

O resultado coloca o município de Marcolândia numa situação confortável, pois, a nota 4,7 aparece como um bom resultado, levando-se em consideração o grau de envolvimento dos que fazem a educação básica de toda a rede pública de ensino, a partir de indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), escolaridade dos que formam o corpo docente das escolas e os números médio de horas-aulas.

 


Fonte: ASCOM
Comentar

No município de Marcolândia, 03 escolas foram contempladas com a conexão terrestre do Programa Educação Conectada, que tem como objetivo apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade e incentivar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação.

Confira as escolas contempladas:

    Foto: ASCOM

 


Fonte: ASCOM
Comentar
Incentivo ao homem do campo · 27/11/2019 - 10h46 | Última atualização em 27/11/2019 - 10h54

Prefeitura de Marcolândia inicia os trabalhos de aração de terras para os pequenos agricultores


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Marcolândia,  e a Secretaria de Desenvolvimento Rural, na pessoa do Sr. Reginaldo Sousa, iniciou os trabalhos de aração de terras para os pequenos agricultores do município.As informações são do Blog do Chagas.

“Esse é o terceiro ano consecutivo que fazemos esses trabalhos de arações de terras no município, ano passado aramos cerca de 300 tarefas no Sertão e mais de 1.000 na Serra, e esse ano nossa meta é atender o produtor rural e arar 3.000 tarefas, esse trabalho é uma forma de incentivo ao homem do campo”, afirmou Reginaldo.

O Secretário  que acompanhou os trabalhos de aração, relatou que ano passado foram distribuídos sementes, bateram os milhos dos produtores e carregaram seus produtos até suas casas, e aqueles que venderam para os comércios do município a SDR trouxe até a sede, fazendo assim um grande trabalho para os agricultores e produtores do município. Como diria o Prefeito , esse é um trabalho de Desenvolvimento.

 


Fonte: Blog do Chagas
Comentar
Promoção à saúde do homem · 26/11/2019 - 15h02

Secretaria de saúde de Marcolândia realiza ação alusiva ao Novembro Azul


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Marcolândia que tem como Prefeito o Sr. Francisco Pedro de Araújo “Chico Pitu”, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou no CRAS uma grande ação de promoção à saúde do homem na tarde desse sábado (24/11), em alusão à campanha Novembro Azul.As informações são do Blog do Chagas.

A ação contou com uma palestra que foi ministrada pelo urologista Dr. Nathanael Modesto, e com exames de PSA, Dr. Nathanael discorreu sobre o tema sanando as dúvidas dos presentes, onde puderam ser informatizados sobre a doença.

 

 

 


Fonte: Blog do Chagas
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Prefeito do município de Marcolândia, Francisco Pedro de Araújo, “Chico Pitu” acompanhado de vereadores (a) e do Secretário Municipal de Ouvidoria, Irmão José Valmir, estiveram na tarde desta quarta-feira (20) visitando as obras de construção da Creche Dona Francisca Batista de Sousa (Dona Sinhar) e da nova unidade de saúde do município localizada no Conjunto Habitacional Davi Andrade.

A obra da creche que estava paralisada há cerca de 9 anos, é fruto de um convênio celebrado entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE e recursos próprios do município de Marcolândia.

 


Fonte: Blog do Chagas
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Prefeitura de Marcolândia divulgou programação da VI Semana do bebê do município. De 25 até dia 26 de novembro.

Confira: 

 


Fonte: ASCOM
Comentar

Compartilhar Tweet 1



No município de Marcolândia na manhã desta sexta-feira (15/11), comemorou a Proclamação da República, recebendo  o cineasta picoense Douglas Nunes, que veio ao município para gravar cenas do filme “Vida e Razão” com a participação do Pelotão Mirim Águia dos Ventos que tem como Coordenador o Capitão Edmilson e o Coordenador Adjunto, o PM Castro.As informações são do portal Folha atual.

Segundo o Comandante do GPM de Marcolândia, Capitão Edmilson, o cineasta Douglas Nunes que tem vários filmes lançados, procurou o Capitão e fez a proposta de gravar cenas do filme com o Pelotão para assim mostrar a importância de um Pelotão para o município e para a sociedade. O Capitão Edmilson levou a ideia para o Prefeito, Chico Pitu, que logo deu seu total apoio ao projeto.

 


Fonte: Folha atual
Comentar