A engenheira agrônoma, Jéssica Lustosa, que também é uma das monitoras do (CECANE/UFPI), falou da importância de entender a demanda dos município na compra de merendas dos agricultores. As informações são do Chagas Fotografia.

“É essencial esse momento de conhecimento dentro da região não apenas para monitorarmos como está sendo oferecida a alimentação nas escolas, mas para uma autoavaliação da própria gestão em colaborar com a melhoria do que chega ao prato dos alunos, e o município de Marcolândia foi escolhido como município positivo, e viemos monitorar e vimos que de fato o município é positivo, pois a lei prevê que 30% da merenda escolar sejam compradas aos agricultores rurais da agricultura familiar, e o município de Marcolândia compra além do mínimo o que é ponto positivo porque assim o município está dando um incentivo a agricultura familiar local e é uma forma de diversificar a merenda escolar dos alunos. ” relatou Jéssica Lustosa.

    Chagas Fotografias

 


Fonte: Chagas Fotografias
Comentar
Acenaram positivamente · 13/11/2019 - 23h21

Agentes do CECANE aprova merenda de 4 escolas em Marcolândia


Compartilhar Tweet 1



Durante o cronograma, as agentes do CECANE/UFPI visitaram quatro unidades escolares da rede municipal de ensino da zona urbana: Unidade Escolar Mariano da Silva Neto, Unidade Escolar Valdir Tintiliano de Sousa, Unidade Escolar Novo Milênio e Creche Mãe Preta, e duas unidades escolares da rede municipal de ensino da zona rural:  Unidade Escolar Cícero Mundinho e Unidade Escolar Raimundo Mariano.  As informações são do Chagas Fotografia.

A Secretária Adjunta de Educação, Núbia Costa comemorou a aprovação das agentes. “Ficamos muito felizes em saber que as agentes de monitoramento do CECANE visitaram nossas escolas, provaram das nossas merendas e acenaram positivamente com a merenda escolar da nossa cidade”, frisou Núbia Costa.

    Fotos: Chagas Fotografias

 


Fonte: Chagas Fotografias
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Marcolândia, do prefeito o “Chico Pitu” por meio da Secretaria Municipal de Educação, na pessoa da secretária de educação, Armandina Vieira de Araújo, recebeu nos dias 11,12 e 13 de Novembro, o projeto de monitoramento e assessoria do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). As informações são do Chagas Fotografia.

Na manhã da última terça-feira (12/11), uma equipe do CECANE/UFPI, formada pela Engenheira Agrônomo Jéssica Lustosa e a Nutricionista, Elaine Carvalho foram recebidas no município de Marpela Secretaria Municipal de Educação, onde na ocasião foi realizada uma reunião com agricultores familiares para conhecerem quem são eles e o que estão fornecendo para a merenda escolar do município. E na tarde desta quarta-feira (13/11), a equipe do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar/UFPI (CECANE), finalizaram suas atividades com um encontro de formação sobre o PNAE.

    Foto: Chagas Fotografias

 


Fonte: Chagas Fotografias
Comentar
Na praça central · 13/11/2019 - 22h22 | Última atualização em 13/11/2019 - 22h30

Equatorial Piauí realizará sorteio de 120 geladeiras em Marcolândia


Compartilhar Tweet 1



A Equatorial Piauí divulgou nessa quarta-feira (13/11), que seus clientes do município de Marcolândia, estão tendo a oportunidade de realizarem a troca de suas geladeiras velhas por geladeiras novas e de forma gratuita através de sorteio pelo programa E+ GELADEIRA NOVA.

O cadastro para participar do sorteio das 120 geladeiras será realizado de 19 a 22 de novembro (no dia 22 até meio dia), na Praça central, na avenida Corinto Matos, vale lembrar que somente os clientes residentes no município de Marcolândia podem participar do sorteio.

Para participar é preciso preencher alguns critérios, dentre eles:
- Ser Clientes residencial;
-Estar em dia com as suas faturas de energias;
-Ter uma geladeira velha em funcionamento
-Ser o titular da conta de energia ou em nome de pai e mãe;
-Levar CPF, identidade e a última conta de energia para o cadastro;
-O transporte da geladeira velha para o local de troca, bem como da nova ,fica cargo do cliente.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: Equatorial Piauí
Comentar
'Progressistas Jovens' · 13/11/2019 - 07h55

PP de Marcolândia cria o primeiro partido jovem do município


Compartilhar Tweet 1



O partido Progressistas realizou na segunda-feira (11/11), o dia D de filiação nos 224 municípios do estado de Piauí para fortalecer a bancado e sua atuação nas eleições do próximo ano. Com informações do Chagas Fotografias.

O Progressistas de Marcolândia criou o primeiro partido jovem do município, 'Progressistas Jovens', onde na ocasião jovem Welton Santos se apossou como Presidente do (PP) jovem.

    Fotos: Chagas Fotografias

 


Fonte: Chagas Fotografias
Comentar
Melhorar o ensino · 12/11/2019 - 22h18 | Última atualização em 13/11/2019 - 21h34

Marcolândia | Prefeito participa de reunião que visa implantar cursos em formato EAD


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Marcolândia, Chico Pitú, participou nesta terça-feira (12/11), de uma reunião na Associação Piauiense de Municípios (APPM), que visar implantar cursos em formato Educação a Distância (EAD) para os municípios do Estado, por meio da Escola dos Municípios do Piauí. O tema foi tratado durante a 6ª reunião ordinária da diretoria. As informações são da APPM.

O objetivo, de acordo com o presidente da entidade, Jonas Moura, é descentralizar a oferta de cursos de capacitação e treinamento de servidores públicos, melhorando o acesso e reduzindo custos para os municípios.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: APPM
Comentar
Substituindo a presindente · 07/11/2019 - 12h57 | Última atualização em 07/11/2019 - 16h20

Marcolândia | Secretária de educação e membra da Undime profere palestra na OAB


Compartilhar Tweet 1



A secretária de educação do município de Marcolândia, professora  Armandina Vieira, com, proferiu uma palestra na OAB, Seccional do Piauí, em substituição a Cleidimar Tavares Mendes Brito, presidente da Undime-PI, que não pode se fazer presente na abertura da solenidade de Formações de Currículo do Piauí. As informações são do Adauto Ferreira - Portal Novos Tempos.

No encontro que acontece na OAB, Seccional do Piauí, foi aberto na quarta-feira (06/11), e será encerrado nesta quinta-feira (07/11), tendo dele participado, entre outros, secretários municipais de educação, o secretário de educação do Piauí, Ellen Gera, Carlos Alberto, coordenador do CONSED e membros da SEMED de Marcolândia.

Fotos: Reprodução

 


Fonte: Adauto Ferreira - Portal Novos Tempos
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A educação municipal de Marcolândia, representada pela secretária Armandina Vieira, participou na sexta-feira (01/11), do 1º Encontro Técnico TCE Educação, em Picos. As informações são do Cidades na Net.

“Sempre entro em contado com o pessoal do TCE, pois já faço parte do diretório da UNDIME, então já aplicamos muitas coisas que foram repassadas no tribunal, e o que eles estão desmistificando é valido. Estamos conscientizando os professores na importância do programa implantado por eles e já estamos nos preparando para quando ele chegar ao município. A palestra da Rizalva sobre a qualidade da Educação, dias de leitura e dias culturais são importantes como destacou a palestrante, tiramos dúvidas sobre as licitações, matérias didáticos, fardamentos e outros aspectos. E sobre a retirada de matérias da matriz curricular é desnecessária, e o aluno precisa de todas, a educação é a base de tudo”, relatou a secretária de educação.

    Foto: Reprodução Cidades na Net

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Em busca de novos conhecimentos, a educação municipal de Marcolândia, representada pela secretária Armandina Vieira, participou na sexta-feira (01/11), do 1º Encontro Técnico TCE Educação, em Picos. As informações são do Cidades na Net.

O evento foi promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI), através da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC).

Entre os temas abordados estão: “Gestão Escolar", ministrada pela palestrante Rizalva Cardoso, “Licitações e Contratos em Educação", proferida por Ramon Patrese Veloso e Silva, “Contratação de Pessoal por Tempo Determinado", presidida por Caroline Leite Lima Nascimento, e “Controle Social na Garantia do Direito à Educação", com a palestrante Lucineide dos Santos Maria Soares.

    Fotos : Reprodução

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



As igrejas evangélicas da cidade de Marcolândia, com o apoio da prefeitura municipal e as secretarias de Cultura, Saúde, Educação e Assistência Social, realizou o 'Dia do Evangélico', show gospel com PG e Banda encerrou a festa. As informações são do Chagas Fotografias.

Instituído no ano de 2007 através de um decreto do ex vereador Irmão José Valmir, o dia do evangélico foi comemorado nos dias 31 de outubro e dia 01 de novembro.

O evento atraiu muita gente de igrejas, Ministérios, população e teve a participação de pastores e caravanas vindas de várias cidades.

Estiveram presentes: a Vice-prefeita Vanete Rodrigues, Miguel Pedro de Carvalho Araújo “Guel”, os vereadores: Erivan Ramos, Robério Teixeira, Antônio Andrade, Dunga, Luisa Roberta, Junior de Vanete, Secretário Municipal de Cultura, Jonas Sousa, Secretário Municipal de Ouvidoria, Irmão José Valmir e demais autoridades.

Veja as fotos:

 


Fonte: Chagas Fotografias
Comentar

Compartilhar Tweet 1



As igrejas evangélicas da cidade de Marcolândia, com o apoio da prefeitura municipal e as secretarias de Cultura, Saúde, Educação e Assistência Social, realizou o 'Dia do Evangélico', show gospel com PG e Banda encerrou a festa. As informações são do Chagas Fotografias.

O Prefeito Chico Pitu acompanhado da Primeira-dama e Secretária Municipal de Educação, Armandina Vieira de Araújo e suas filhas Géssika Ravenna e Lara Nicoly prestigiaram todo o evento.

Chico Pitu externou a satisfação de poder apoiar e prestigiar um evento tão lindo como foi o dia do evangélico no município. “Estou muito feliz de poder estar aqui presente juntamente com a minha família, para louvar e agradecer a Jeová Deus por tudo que ele tem concedido a mim, a minha família e a minha amada Marcolândia, pois sei que é Deus que me fortalece todos os dias para estar sempre em busca de melhorias para o nosso município e para nossa população”.

 


Fonte: Chagas Fotografias
Comentar

Compartilhar Tweet 1



As igrejas evangélicas da cidade de Marcolândia, com o apoio da prefeitura municipal e as secretarias de Cultura, Saúde, Educação e Assistência Social, realizou o 'Dia do Evangélico', show gospel com PG e Banda encerrou a festa. As informações são do Chagas Fotografias.

Na ocasião o Pastor Galeno fez uma oração para o Prefeito Chico Pitu e sua família e para todos os que ali se encontrava, Chico Pitu recebeu das mãos do Pastor Galeno uma Bíblia, e Armandina foi presenteada com um buque de flores.

“A nossa gestão tem apoiado diversos eventos religiosos, e não poderíamos deixar de dá total apoio ao Dia do Evangélico, um evento abençoado. Muitos talentos louvando ao Senhor junto com esse público maravilhoso que veio prestigiar essa festa linda. Estão todos de parabéns” afirmou Armandina.

 


Fonte: Chagas Fotografias
Comentar

De acordo com o Secretário Municipal de Ouvidoria, Irmão José Valmir, criador do projeto de lei nº 178/2007 que instituiu a comemoração e que foi aprovado no ano de 2007 onde na época o mesmo se encontrava sendo vereador do município, é importante reconhecer a valorização do município ao evangélico marcolandense, aproveitando a oportunidade para salvar vidas e levar a palavra de Deus ao próximo.

“A gente tem que ver que o município e o Prefeito Chico Pitu estão interessados nessa parceria conosco, e isso é muito positivo. É um momento de união, de alegria e de levar Jesus ao próximo. Que nós possamos sensibilizar as nossas igrejas e unidos fazer esse lindo evento”, disse Irmão José Valmir.

Participaram da marcha,  evangélicos das igrejas: Assembléia de Deus, Assembléia de Deus Madureira, Igreja de Nova Vida, 1ª Igreja Batista, 2ª Igreja Batista, Igreja Verbo da Vida; além de autoridades locais.

 


Fonte: Blog Chagas Fotografia
Comentar

Compartilhar Tweet 1



De acordo com Prefeito Chico Pitu, a Marcha Para Jesus tem a premissa de reunir toda a comunidade protestante evangélica do município para comemorar o Dia do Evangélico, celebrado municipalmente no dia 31 de outubro.

“Eu tenho esse compromisso com a comunidade evangélica. É uma comunidade que eu tenho um carinho gigantesco. Existe uma lei municipal que elege o dia 31 de outubro o Dia do Evangélico. Enquanto Deus e o povo me derem a chance de estar aqui como prefeito da Marcolândia, eu quero celebrar essa data com bastante respeito e alegria”, afirmou o Prefeito Chico Pitu.

 


Fonte: Blog Chagas Fotografia
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Foi realizado em Marcolândia, com o apoio do prefeito Francisco Pedro de Araújo, “Chico Pitu”, a 7ª Marcha para Jesus no feriado municipal de 31 de outubro, o Dia do Evangélico, com muito louvor, adoração e marcha para Jesus ao som da Orquestra Acordes Celeste.

No início da manhã dessa quinta-feira (31/10), a marcha contou com a participação de evangélicos de vários ministérios e teve a concentração em frente à Unidade Escolar Avelino de Brito, percorrendo diversas ruas e avenidas da cidade. A marcha foi finalizada na praça da matriz onde pastores pregaram a palavra de Deus para o público presente.

Estiveram presentes o prefeito Chico Pitu, vice-prefeita Vanete Rodrigues, secretário municipal de Cultura, Jonas Sousa, secretário municipal de Ouvidoria, Irmão José Valmir, secretário municipal de Tributos, Edson Romeu, vereadora Luisa Roberta, vereador Erivan Ramos, vereador Antônio Andrade e demais autoridades.

 


Fonte: Blog Chagas Fotografia
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Na tarde desta quinta-feira (31/10), o prefeito Chico Pitu acompanhado da vice-prefeita Vanete, visitaram a construção do prédio onde funcionará o Programa Estratégia de Saúde da Família. O objetivo da visita foi acompanhar a execução da construção da obra. Na ocasião conversou com populares e pode ouvir sobre as demandas do local.

O Prefeito destacou ainda que a construção do prédio tem como principal objetivo qualificar o atendimento da rede municipal de Saúde.

    Foto: Reprodução
    Foto: Reprodução
    Foto: Reprodução
    Foto: Reprodução

 


Fonte: Blog Chagas Fotografia
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Para dar um melhor atendimento à população marcolandense, o prefeito do município de Marcolândia, Francisco Pedro de Araújo conhecido como “Chico Pitu”, deu início à construção de um prédio para a Estratégia de Saúde da Família no Conjunto Habitacional Davi Andrade, orçado em aproximadamente R$ 540.600,00.

De acordo com prefeito Chico Pitu, a unidade terá consultório médico, sala de fisioterapia entre outros atendimentos, esse é um compromisso do Prefeito Chico Pitu com a comunidade, o Prefeito destacou a importância do programa que visa à prevenção. “O Programa Estratégia de Saúde da família reafirma o compromisso com a saúde e não com a doença porque promove a descentralização do atendimento levando médicos, enfermeiros e auxiliares para perto da população, por meio do trabalho dos agentes comunitários de saúde que fazem o elo com a comunidade” afirma Chico Pitu.

    Foto: Reprodução
    Foto: Reprodução
    Foto: Reprodução
    Foto: Reprodução

 


Fonte: Blog Chagas Fotografia
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um caminhão tombou na madrugada desta quinta-feira (31/10), na BR-316 que passa pelo município de Marcolândia. O motorista acabou perdendo o controle do veiculo, o que fez com que adentrasse cerca de 50 metros na mata, às margens da rodovia. As informações são do Piauí em Foco.

Mesmo com a gravidade do acidente, o motorista, ainda não identificado, saiu com apenas algumas escoriações e foi levado ao posto de saúde de Marcolândia.

Populares estão ajudando na remoção da carga com o auxilio de uma máquina retroescavadeira.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: Piaui Em Foco
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Para encerrar oficialmente a programação de ações da campanha Outubro Rosa, a prefeitura municipal de Marcolândia, na pessoa do prefeito Francisco Pedro de Araújo “Chico Pitu” através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta terça-feira (29/10), uma grande caminhada em alusão à campanha e logo em seguida um aulão de zumba. As informações são do Chagas Fotografias.

A concentração aconteceu em frente à igreja matriz e percorreu ruas e avenidas da cidade.

Mulheres e homens vestidos de rosa saíram em caminhada em direção à Praça dos Correios, onde participaram de uma animada aula de zumba com o professor Ary Souza.

O projeto teve como objetivo reunir a população para dar visibilidade à campanha de orientação e prevenção à doença, além da perda de calorias com o aulão de zumba.

Veja as fotos:

 


Fonte: Chagas Fotografias
Comentar
São 92 · 31/10/2019 - 12h30 | Última atualização em 31/10/2019 - 14h08

Marcolândia | Prefeitura faz entrega de bicicletas para as crianças da escola


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura municipal de Marcolândia, fez entregas de 92 bicicletas nesta manhã de quinta-feira (31/10), na Serra de Marcolândia, para as crianças que estudam na Unidade Escolar Mundinho.

    Foto: AsCom / Prefeitura de Marcolândia

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Marcolândia
Comentar
Alusão ao Dia · 31/10/2019 - 10h50 | Última atualização em 31/10/2019 - 11h00

Prefeitura de Marcolândia, Assistência Social e CRAS, realizam palestra para idosos


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Marcolândia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizou na manhã desta quarta-feira (30/10), uma palestra em alusão ao Dia do Idoso, uma atividade com usuários assistidos pelo órgão. As informações são do Chagas Fotografias.

A palestra foi conduzida pela advogada Drª Jéssica, na ocasião, a palestrante falou sobre o Estatuto do Idoso e sobre os direitos os que as pessoas idosas têm, mas não sabem.

A palestra faz parte de um conjunto de ações da Secretaria Municipal de Assistência Social destinado a população idosa em alusão ao Dia Mundial do Idoso.

Estiveram presentes no encontro a Secretária Municipal de Assistência Social, Lara Nicoly, as assistentes sociais: Islamara Coelho, Ednalda Queiroz, a estagiária Natália Ramos, a psicóloga Amanda Brito e a coordenadora do CRAS, Naiana Andrade.

 


Fonte: Chagas Fotografias
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Prefeito de Marcolândia, Chico Pitu, acompanhado do vereador Dunga, vereador Erivan Ramos e do Secretário Municipal de Ouvidoria, Irmão José Valmir, estiveram no Mercado Municipal, para fazer a entrega de 8 novos violões para a escolinha de música da Secretaria Municipal de Cultura do município nesta quarta-feira (30/10), que custou o valor de 5 mil reais. As informações são do Chagas Fotografias.

Os violões foram entregues para o Secretário Municipal de Cultura e professor de música, Jonas Sousa, e serão utilizados pelos alunos da escolinha.

Segundo o Prefeito Chico Pitu essa é uma forma de incentivo e de proporcionar um pouco de lazer e aprendizado para essas crianças que já estão tocando bem, e para que esses instrumentos venham proporcionar uma aula de qualidade.

 


Fonte: Chagas Fotografias
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Em alusão ao mês de prevenção ao câncer de mama, a prefeitura municipal de Marcolândia, através da Secretaria Municipal de saúde em parceria com a Clini Lab Coutinho, realizou na manhã de domingo (27/10), exames de ultrassonografias de mama, de pacientes que aguardavam o exame de Ultrassom de Mama. As informações são do Chagas Fotografias.

Segundo a enfermeira e Coordenadora da Atenção Básica, Laís Teixeira, a ultrassonografia da mama é um exame que tem por finalidade analisar o tecido mamário e colher informações sobre lesões e nódulos de maneira mais precisa do que a mamografia. “Poder realizar um mutirão como este, foi de grande valia para as pacientes, fazendo com que elas deem andamento nos tratamentos, se necessário”, destaca Laís Teixeira.

 


Fonte: Chagas Fotografias
Comentar
Sonho de toda gestão · 30/10/2019 - 21h00 | Última atualização em 30/10/2019 - 21h04

Marcolândia | Prefeito faz entrega de veículo para atender as comunidades na área da saúde


Compartilhar Tweet 1



O prefeito do município de Marcolândia, Francisco Pedro de Araújo “Chico Pitu”, na tarde do domingo (27/10), acompanhado do vereador Erivan Ramos, fizeram a entrega de um veículo para atender as comunidades do sertão: Vera Cruz, Aldeia de Cima, Morada Nova, Alvorada, Pai Boi entre outros. As informações são do Chagas Fotografias.

As chaves do veículo foram entregues para o Presidente da APPACRIMA, Welton Santos que irá fazer o atendimento as comunidades que precisarem se deslocar até a sede do município em busca de atendimento médico ou até mesmo se deslocarem para outras cidades se for necessário.

Segundo o prefeito Chico Pitu, esse transporte é um sonho de toda gestão e da saúde do município para fazer um atendimento às comunidades do sertão, e logo estará disponível um número de celular para atender as emergências daquelas comunidades.

 


Fonte: Chagas Fotografias
Comentar
Uma alimentação de qualidade · 30/10/2019 - 08h38 | Última atualização em 30/10/2019 - 08h49

Marcolândia | Secretária Municipal de Educação participa de formação do PNAE


Compartilhar Tweet 1



Por ter atingido metas consideradas positivas na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a cidade de Fronteiras, foi selecionada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para receber a visita da equipe do projeto Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE). As informações são do Cidades na Net.

A secretária de Educação Armandina Vieira, agradeceu ao convite e falou sobre o objetivo dos profissionais de Marcolândia na participação na capacitação." (..)Temos como objetivo estar cada vez mais qualificados para enfrentar as demandas nutricionais do âmbito escolar e se adaptar aos recursos que são insuficientes. Viemos adquirir mais conhecimento fornece qualidade na alimentação dos nossos alunos”, relatou.

A visita de monitoramento foi realizada pelos Agentes, Amália Sinimbú e Waldimir Filho, no período de 21 a 24 de outubro.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar