Homícidio qualificado · 07/09/2017 - 23h26

Primos são condenados a 14 anos de prisão Marcolândia


Compartilhar Tweet 1



O Tribunal Popular do Júri da Comarca de Marcolândia julgou na última terça-feira (05/09), os réus Francisco de Sousa Silva, e Maria de Lourdes Ferreira, a Lourdinha, acusados de terem, de forma cooperada, assassinado o empresário Reginaldo Gomes Ferreira.

Com base nas informações prestadas pela vítima antes de morrer, os dois foram presos pela Polícia Militar horas depois do ocorrido. Lourdinha foi apontada como a mandante, e Francisco o autor. Depois de um ano e seis meses presos, os réus foram submetidos a julgamento em uma sessão que durou cerca de 15 horas, presidida pelo juiz Clayton Rodrigues de Moura Silva.

Os primos Maria de Lourdes Ferreira e Francisco de Sousa Silva foram condenados a 12 anos de reclusão pela prática do crime de homicídio qualificado. A condenação foi aumentada em mais 2 anos em virtude do motivo fútil e emprego de recurso que impediu a defesa da vítima, totalizando em 14 anos.

  Foto: Cidades na Net
  Foto: Cidades na Net

 


Compartilhar Tweet 1



O ex-presidente Lula chega ao Piauí e cumpre agenda nesta sexta-feira (01/09) em Marcolândia, como parte de sua caravana pelo Nordeste. O prefeito de Marcolândia, Chico Pitú, o governador Wellington Dias e várias lideranças foram recepcioná-lo.

Passará ainda pelas cidades de Picos, Altos e Teresina. Lula permanece no Piauí até a próxima segunda-feira (04), quando receberá título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal.

Acompanhe tudo no blog Apoliana Oliveira:
http://180graus.com/apolianaoliveira

http://180graus.com/apolianaoliveira/caravana-petistas-recepcionam-expresidente-lula-em-marcolandiapi

http://180graus.com/apolianaoliveira/acompanhe-ao-vivo-a-passagem-da-caravana-de-lula-pelo-piaui

- Foto: Facebook/Humberto Costa

Fotos: Facebook/Assis Carvalho


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Marcolândia, Chico Pitú, esteve em Teresina participando do evento Diálogo Municipalista realizado pela Confederação Nacional de Municípios - CNM, na sede da Associação Piauiense de Municípios - APPM. O encontro teve início dia 14 e seguiu até terça, dia 15 de agosto. Sendo de 8h às 18h, nos dois dias.Estavam entre os temas: iniciativas e boas práticas para uma gestão de qualidade; pauta política sobre o movimento municipalista e articulação no Congresso Nacional; projetos inovadores da CNM; comprometimentos financeiros e estruturais com o SUS; novo modelo de financiamento do SUS; judicialização da Saúde.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



Marcolândia, Picos e Teresina são as cidades que o ex-presidente Lula visitará nos dias 1º, 02 e 03 de setembro. O percurso será feito de ônibus. A informação é do deputado federal Assis Carvalho, que participou na última segunda-feira (31/07), de reunião dos presidentes de diretórios do Partido dos Trabalhadores, em São Paulo.

Os eventos no Piauí fazem parte do roteiro de uma caravana que vai percorrer o Nordeste durante 21 dias, começando pela Bahia, no dia 17 de agosto, e terminando no Maranhão. Já estão sendo programadas caravanas para o Sul, Sudeste e Norte.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Web Piauí
Avaliou melhorias para o local · 26/07/2017 - 17h46 | Última atualização em 28/07/2017 - 14h54

Secretário de Segurança Fábio Abreu visita prédio onde será a Companhia de Polícia


Compartilhar Tweet 1



Na manhã do último domingo (23/07), no município de Marcolândia, o Secretário de Segurança do Estado, Fábio Abreu, acompanhado pela Vice-prefeita Vanete Rodrigues, e demais autoridades visitaram o prédio onde será instalada a 2ª Companhia de Polícia Militar.

O objetivo da visita foi avaliar as condições físicas do prédio e fazer um diagnóstico sobre as necessidades de melhoria na sua infraestrutura. O Prefeito Francisco Pedro de Araújo “Chico Pitu” (PT), não se fez presente devido a viajem a Brasília em busca de recursos para o município. A implantação da Companhia é um sonho antigo e deve trazer tranqüilidade aos moradores. A implantação conta com o apoio do deputado Fábio Abreu.

Fotos: Chagas Fotografia

(Equipe de Municípios)


Fonte: Marcolândia em Foco

Compartilhar Tweet 1



Na última sexta-feira (07/07), uma colisão entre duas motocicletas provocou um grave acidente deixando um jovem morto e outros três feridos no município de Marcolândia.

O acidente aconteceu em frente ao posto 2 irmãos, que fica na saída para o município de Caldeirão Grande do Piauí.

De acordo com as primeiras informações, as duas motos se chocaram e com o impacto deixou ferido os jovens identificados apenas como Arthur Erik, Thiago, Eduardo e Arthur filho de Elubiana.

(Equipe de Municípios)


Fonte: com informações cidadenet.com

Compartilhar Tweet 1



Nesta quinta-feira (06/07), o coordenador da transparençia de Marcolândia Fabio Guimarães,participou do treinamento de capacitação do Portal da Transparência na Associação Piauiense de Municípios (APPM).
A qualificação tem como base na necessidade de ampliar os mecanismos técnicos e facilitar a inserção de arquivos.A capacitação foi gratuita para todos os municípios que ocorreu no auditório da entidade.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



O governador Wellington Dias participa, na sexta-feira (09), da inauguração do parque eólico de Marcolândia, um dos que compõem o Complexo Eólico Ventos do Araripe III, um dos maiores da América Latina, instalado na fronteira entre o Piauí e Pernambuco, na região do município piauiense de Simões, no sudeste do estado. Em seguida, o chefe do Executivo estadual entrega obras e ações nos municípios de Caldeirão Grande e Fronteiras.

Com investimento de R$1,8 bilhão, o Complexo Ventos do Araripe III é composto por 14 parques, nove no Piauí – sendo um desses o de Marcolândia – e cinco em Pernambuco, 156 aerogeradores e potência instalada de 359 MW, energia suficiente para abastecer 400 mil casas.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Cidades na Net

Compartilhar Tweet 1



Visando oferecer melhores condições de trafegabilidade, os prefeitos de Marcolândia e de Caldeirão Grande do Piauí, Chico Pitu e João Vianney, respectivamente, firmaram uma parceria para que juntos possam piçarrar a estrada que liga a PI 142 aos povoados Serra dos Pereiros e Serra do Gesso.

Por estar entre a divisa dos dois municípios parte da estrada pertence ao município de Marcolândia e a outra parte faz parte do município de Caldeirão Grande do Piauí. O material usado no serviço, como também as despesas de combustível e maquinário para o serviço da obra serão divididos entre os dois gestores.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Cidades na Net
Conduzia uma motocicleta · 29/05/2017 - 09h23

Homem de 28 anos é encontrado morto próximo à Marcolândia


Compartilhar Tweet 1



Sandro Djalma da Silva, 28 anos, saiu para uma vaquejada em Caldeirão Grande na noite do último sábado (27/05). O Jovem que conduzia uma motocicleta foi encontrado sem vida na manhã de hoje, por populares que passavam pelo local.

Segundo informações Sandro voltava da vaquejada quando teria sofrido o acidente próximo a ladeira no trecho que liga Marcolândia a Caldeirão Grande. O mesmo era o técnico de futebol do Atlético de Marcolândia e casado com”Tuta”que trabalha no Hospital de Marcolândia.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Piauí em foco

Compartilhar Tweet 1



A Polícia Militar de Marcolândia prendeu nesta quarta-feira (24/05), um traficante de nome Luiz Henrique dos Santos Silva (Hulk) de 18 anos, autuado em flagrante vendendo drogas a duas pessoas que confessaram comprar as substâncias com frequência ao jovem.

Hulk é natural de Goiânia-GO, com ele foi apreendido 31 trouxinhas de maconha e a quantia de 60 reais. Contra os usuários, Cristiano da Costa canudo e Paulo Roberto granja foi precedido Termos Circunstanciado de Ocorrência – TCO, os mesmos afirmam que o Luiz Henrique (Hulk) vendia as pedras pela importância de R$10,00 reais.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações e foto do Piauí em Foco

Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta segunda-feira (22/05), aconteceu no Blue Tree Twers Rio Poty Hotel, o VII congresso de Secretários Municipais do Piauí, realizado pela CONASEMS.

Com início às 08h com café da manhã, logo em seguida a abertura oficial, às 10:30, conferência magna, com o tema: SUS, organizando a rede, construindo a integralidade, esteve presente o Dr. Sílvio Mendes, secretário de saúde de Teresina; o prefeito de Água Branca, Jonas Moura e secretários de saúde de 182 municípios do Piauí.

Na ocasião foi debatido o novo sistema de regularização de consultas e exames, um sistema que foi copiado da cidade de Curitiba e implantado na capital Teresina, que hoje se espalha por todos os municípios do Piauí.

(Equipe Municípios)


Compartilhar Tweet 1



Nos meses de maio, junho e julho, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) realizará mutirão de provas práticas para retirada da 1ª Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em 10 cidades, de norte a sul do estado. No total, serão realizados 3.400 exames.

Os testes começaram a ser aplicados no dia 16 de maio, na cidade de Marcolândia, e se encerram no dia 21 de julho, em Paulistana. O mutirão ainda passará pelas cidades de Bom Jesus, Canto do Buriti, Campo Maior, Esperantina, Uruçuí, Corrente, São Raimundo Nonato e Barras. O agendamento para a realização da prova estará disponível 15 dias antes da chegada da banca examinadora em cada cidade.

Confira a matéria completa

(Equipe Municípios)


Fonte: Com informações do Portal 180graus / Blog Geral - Maelson Ventura

Compartilhar Tweet 1



Às 21 horas desta terça-feira (16/05), a Polícia Militar de Marcolândia interceptou em uma estrada vicinal próximo a Serra de Roque, zona rural do município de Araripina os suspeitos de furtarem moto de um morador do Distrito de Serrânia, em Marcolândia.

Os suspeitos que fugiam em duas motocicletas ao se depararem com a polícia, caíram e abandonaram as motocicletas no local, e um deles entrou em confronto com a polícia, efetuando vários disparos.

Nenhum dos policiais foi atingidos, não se sabe se os indivíduos foram feridos, pois eles adentraram a mata e por conta da situação e do horário ficou inviável a apreensão deles. Em seguida, a PM conduziu as motos para o GPM de Marcolândia.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Cidades em Foco
Autoridades presentes · 12/05/2017 - 15h44

Marcolâdia tem representante em programa de assistência social


Compartilhar Tweet 1



Na quinta-feira (11/05) ocorreu o encontro de gestores dos Municípios, no hotel Blue Tree Rio Poty, em Teresina, para lançamento do programa “Criança feliz”, o programa tem por objetivo o acompanhamento de famílias, com gestantes e crianças na primeira infância (de 0 a 5 anos), por membros da assistência social.

Marcolândia, mostrou que está envolvida nos programas de assistência social e enviou um representante para prestigiar o lançamento.O evento também contou com a presença do representante do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Oscar Terra; Deputados Zé Santana e Francisco Lopes; Superintendente Regional do Trabalho e Emprego do Estado do Piauí, Philippe Salha; vice-governadora, Margarete Coelho; Prefeito, Firmino Filho; Prefeito, Mão Santa;

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



Mais um assalto foi registrado na ladeira do “S”, que fica na BR 316, no município de Marcolândia. Esse é o segundo caso somente esta semana.

Na noite desta quarta-feira (10/05), por volta das 18h20, um casal foi rendido e teve a motocicleta tomada de assalto. O crime foi praticado por dois homens que estavam em uma motocicleta de cor preta.

Armados com revólver, a dupla agiu com violência. Após render o casal, eles fizeram ameaças e agrediram o condutor da moto, identificado apenas por Clodoaldo. Eles tomaram a motocicleta modelo Pop 110, de cor branca e placa PIP 7504, de Alegrete do Piauí, e fugiram em direção à cidade de Marcolândia.

O casal vítima do assalto seguia de Araripina-PE em direção à cidade de Alegrete do Piauí, onde reside.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Cidades na Net

Compartilhar Tweet 1



Na noite deste domingo (30/04) o município de Marcolândia, cidade que fica localizada a cerca de 450 km de Teresina, encerrou o seu último dia de festividades alusivas aos seus 25 anos e emancipação política, com grandes shows em via pública.

A noite iniciou ao som da banda Arasamba, depois a banda local Beijo com Pegada, logo em seguida a banda Lamarck e o resto da noite ficou por conta da atração principal Iohanes, que fez todo mundo dançar com os maiores sucesso do forró.

O evento é uma realização da prefeitura municipal de Marcolândia, com o apoio das secretarias municipais de cultrua, educação, saúde e assistência social.

Veja as fotos.


Compartilhar Tweet 1



Marcolândia completa seus 25 anos de emancipado neste mês de abril. E tradicionalmente, uma grande festa é promovida pela Prefeitura Municipal para comemorar a data.

As atrações que irão animar a festa do aniversário foram divulgadas nesta terça-feira, 18. A data oficial do aniversário é dia 29 de abril, mas os shows em praça pública, ponto alto da programação comemorativa, acontecerão no domingo, dia 30 de abril.

As principais atrações anunciadas foram Iohannes e o Forró do Imperador, Lamarck e Akangaia, além de outras como Beijo com Pegada e Ara Samba.

A programação compreende, também, outras atividades cívicas, culturais, religiosas e esportivas.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal e Notícias
Informações serão apuradas · 19/04/2017 - 11h00

Tenente de município do Piauí recebe ameaças de presidiários por carta


Compartilhar Tweet 1



O Comandante da PM de Marcolândia, recebeu na última segunda-feira (17/04) uma carta de aviso que ele sofrerá uma tentativa de homicídio. As ameaças são de traficantes que estão presos no presídio de Petrolina-PE.

O tenente disse que a pessoa que escreveu a carta é um ex-presidiário, mas resolveu avisar o policial pois devia um favor ao tenente. “É uma carta de ameaça de presidiários, e o principal preso é o Cegão ele está mais tempo preso, ele é de Marcolândia. O Cegão é irmão do vereador. A pessoa que escreveu, jogou a carta na carroceria da viatura. A carta foi encontrada ontem”, disse.

(Equipe de municípios)


Fonte: Com informações do Portal Cidades na Net

Compartilhar Tweet 1



Mais um acidente automobilístico foi registrado na ladeira do “S”, situada na BR 316, no trecho entre as cidades Marcolândia e Francisco Macedo. Uma carreta que transportava cerveja tombou no início da tarde desta quinta-feira (06/04).

O veículo de carga descia a ladeira quando tombou no acostamento. Apenas o motorista, não identificado, estava a bordo da carreta e saiu sem ferimentos.

A Polícia Militar foi acionada e esteve no local para evitar o saqueamento da carga e organizar o trânsito até a chegada da equipe da Polícia Rodoviária Federal.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Cidades na Net

Compartilhar Tweet 1



No início desta quarta-feira (8), por volta das 6h da manhã, uma carreta de placa IOH – 8840 (Carazinho –RS), tombou em um grave acidente na BR 316, no município de Marcolândia – PI. Além do condutor do veículo, estavam presentes uma mulher e uma criança. O casal morreu no local, esmagados pelas ferragens da carreta, enquanto a menina foi socorrida e encaminhada para a cidade de Ouricuri-PE, onde passou por cirurgia no fêmur fraturado e agora encontra-se com quadro de saúde estável.

Após o Portal Piauí em Foco noticiar o trágico ocorrido, a informação rapidamente ganhou repercussão, chegando até os meios de comunicação do sul do país.


Fonte: Com informações do Piauí em foco

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Marcolândia do PI, Chico Pitú, está em Teresina, onde participa do Seminário de Acolhimento aos Secretários Municipais de Saúde.

O evento teve início nesta quarta-feira (8) e segue nesta quinta-feira (09/02) realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (COSEMS), Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) e apoio da Associação Piauiense de Municípios (APPM).

Na ocasião, os novos gestores de saúde dos municípios piauienses estão tendo a oportunidade de entender o funcionamento dos principais programas e sistemas estaduais e federais da área.


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta segunda-feira (30/01), o secretária de educação e primeira-dama da cidade de Marcolândia, Armadina Vieira, participou do seminário de Boas Vindas aos Novos DME e secretários de Educação dos municipios na Associação Piauiense de Municípios (APPM). O evento acontece no Auditório da APPM e tem como proposta qualificar os gestores e técnicos municipais.

A palestra iniciou com a apresentação do plano municipal de Educação com o palestrante Rede PME. Logo após, foi departido sobre o uso pedagógico das avaliações externas: IDEB (Provas Brasil; ANA - Avaliação Nacional da Alfabetização) com a palestrante Rosangela Maria de Sá, avaliadora técnica.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Um foragido da Justiça de Pernambuco foi preso durante operação em Marcolândia, Centro-Sul do Piauí, na noite desta quinta-feira (12/01). Segundo a polícia, o homem de 38 anos é natural de Salgueiro-PE, e escondia o dinheiro do tráfico de drogas dentro de uma bíblia. Ele já tem três passagens pela polícia pernambucana.

“O suspeito estava há seis meses aqui e não tinha dado conhecimento ao juiz de Petrolina, pois ele está em regime semiaberto. Ele não tem parentes no Piauí e estava mesmo como foragido. A população do bairro já estava cansada da intensa movimentação na região por conta da venda de drogas na residência do suspeito e vinha denunciando”, informou o comandante de policiamento de Marcolândia, tenente Assis.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Cidade na net

O município de conquistou o Selo Unicef 2013-2016.

Foram quatro anos de muito trabalho para garantir o direito a saúde, educação, proteção e participação social às crianças e aos adolescentes de centenas de municípios do Semiárido brasileiro. Hoje, 308 municípios de 10 Estados são certificados com o Selo UNICEF Município Aprovado, reconhecimento internacional pela redução das desigualdades sociais e garantia dos direitos dos nossos meninos e meninas. São 308 municípios certificados em todo o Brasil.

Foram 1.502 municípios convidados em 2013, dos quais 1.134 se inscreveram e 658 seguiram na iniciativa até 2016.


(Redação Teresina)