Municípios - MA

Proposta para a educação · 19/04/2013 - 18h01

Axixá apresenta novas propostas para desenvolver a educação de qualidade

Acompanhada de sua equipe técnica, a gestora tem avaliado itens que passam pela merenda escolar


Compartilhar Tweet 1



No intuito de inserir um modelo adequado com as normas e regras exigidas pela NBR 9050 da ABNT (órgão responsável pela normalização técnicas no Brasil), e de garantir melhoria no ensino e aprendizado entre alunos e professores, a prefeita de Axixá, Roberta Barreto, está realizando uma vistoria em todas as 20 escolas do município para a sistematização do ensino. Acompanhada de sua equipe técnica, a gestora tem avaliado itens que passam pela merenda escolar, os equipamentos eletrônicos existentes nas escolas, mesas, carteiras, lousas, e principalmente as estruturas físicas das unidades educacionais. Paralelo ao setor da construção civil, a prefeita já tem direcionado diversas melhorias para os alunos da rede pública municipal, entre elas, a distribuição do fardamento escolar gratuito, com previsão de entrega para os próximos dias. Outro foco da administração é a inserção de uma dieta balanceada na merenda escolar, elaborada pelo nutricionista específico da Secretaria de Educação.

Após a conclusão da vistoria na parte estrutural, um relatório técnico do profissional de engenharia deverá ser formulado para que providências sejam tomadas. “Esse levantamento é fundamental para que possamos estabelecer uma lista de ações específicas voltadas para Educação, o que resultará no melhor aprendizado do nosso aluno, além de valorizar a figura do profissional de educação que é o principal responsável por formar nossas próximas gerações. É nessa linha de pensamento que nossa gestão está atuando, e vem desenvolvendo o trabalho em Axixá”, pontuou Roberta Barreto.

De imediato, a prefeita de Axixá solicitou os reparos nas carteiras escolares, bebedouros, e equipamentos de informáticas que estavam obsoletos. A gestora também ouviu professores e alunos, para saber quais seriam as solicitações feitas por eles, acatando as demandas e mencionando uma futura reestruturação escolar, que deixará as unidades mais atrativas, tanto para educadores, quanto para os alunos.

Para a secretária de Educação do município e presidente da Undime no Maranhão, Elaine Araújo Gheysens, é essencial que no ambiente escolar sejam implantadas melhorias como as propostas pela gestão, dando acesso a todos à educação, sem nenhuma distinção. “É fundamental a realização de visita constantes às escolas, para conhecermos de perto o desafio a serem transpostos. Desafios esses que se relacionam a aspectos estruturais, alimentares, pedagógicos e relacionais. Precisamos integrar cada vez mais alunos, pais, professores e a comunidade em geral, para que todos tenham a reponsabilidade de educar. Temos que quebrar a barreira da sala de aula e expandir o conhecimento de forma universal”, ressaltou.