Mobilidade e saneamento · 11/10/2017 - 17h08 | Última atualização em 11/10/2017 - 17h25

Prefeito de Manoel Emídio participa de lançamento do programa 'Avançar Cidades' em Teresina


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Manoel Emídio, Zé Medeiros participou do lançamento do programa 'Avançar Cidades', na sede da Associação Piauiense dos Municípios (APPM).

 O evento foi realizado nesta sexta-feira (06/10), e a iniciativa é uma proposta do Ministério das Cidades com o objetivo de ampliar os investimentos nas áreas de mobilidade urbana e saneamento básico.

De acordo com o governador Wellington Dias, o programa atende as necessidades da população nos municípios. “O programa, tem dois focos, mobilidade e saneamento. APPM, Caixa e Governo do Estado, verificamos que os problemas precisam de alternativas e decidimos entrar como interveniente, permitindo que um número maior de municípios possa ser atendido com calçamento, asfaltamento, iluminação, saneamento e possibilitando geração de renda”, comentou o chefe do executivo.

 

Melhor qualidade de vida · 22/08/2017 - 14h55

Prefeito de Manoel Emídio assina adesão ao Selo Unicef 2017/2020


Compartilhar Tweet 1



Estão abertas as inscrições para a 5ª Edição do Selo UNICEF- 2017/2020. No Piauí, 160 municípios já assumiram o compromisso de melhorar a qualidade de vida de suas crianças e adolescentes. Durante o evento da CNM que aconteceu na APPM, entre os dias 14 e 15 de agosto, 25 prefeitos assinaram os Termos. Entre eles, o prefeito de Manoel Emídio, Ze Medeiros.

As inscrições podem ser feitas até dia 31 de agosto, pelo site www.selounicef.org.br.

Após a assinatura do Termo o município deve escanear o documento e enviar para: lana.selounicef@gmail.com/dmendes@unicef.org/fortaleza@unicef.org ou entregar na Sala da UNDIME, na SEDE da APPM (Av. Pedro Freitas,Teresina-PI).

Fotos: AsCom/ Selo Unicef


Fonte: AsCom/ Selo Unicef

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Manoel Emídio, Zé Medeiros, participou do Diálogo Municipalista, na Associação Piauiense de Municípios (APPM), nesta terça-feira (15/08), em Teresina.

Durante o evento, o governador Wellington Dias anunciou melhorias na saúde, como destinação de Ambulância e UBS para 224 municípios do Piauí. Na solenidade, esteve presente o senador Ciro Nogueira, vice-governadora Margarete, secretário de Governo Merlong Solano, deputados Júlio Arcoverde, Aluísio Martins e Georgiano Neto.

Nesta edição do evento, estão sendo discutidas práticas para a gestão de qualidade para o incremento de receitas, além de fortalecida a luta pela autonomia e pelo desenvolvimento municipal.


A prefeitura municipal de Manoel Emídio, através da secretaria municipal de assistência social e o conselho municipal de assistência social (CMAS),convida a todos para participar da VII Conferência Municipal de Assistência Social, que terá como tema: garantias dos direitos no fortalecimento da SUAS.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Ascom/Prefeitura de Manoel Emídio
Prefeitos em debate · 05/07/2017 - 15h52 | Última atualização em 05/07/2017 - 16h52

Prefeito Zé Medeiros participa de evento na APPM para discutir projetos


Compartilhar Tweet 1



Foi realizada na manhã desta quarta-feira (05/07), no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM), uma Assembleia Geral Extraordinária que contou com a presença do prefeito Zé Medeiros , da cidade de Manoel Emídio.

Dentre as pautas que foram discutidas estão: o endividamento dos municípios com precatórios TRT, TJ, FGTS, parcelamento do INSS conquistado na XX Marcha, RTPS.Na oportunidade, foi também foi lançado o serviço de monitoramento e assessoria municipal e inaugurada a sala de atendimento aos prefeitos.

Clique aqui e leia a matéria completa:

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



Nesta quinta-feira (29/06), no município de Manoel Emídio foi realizado o último dia de festejos da cidade. o prefeito José Medeiros acompanhado do seu vice, Sobrinho e da vereadora Josélia, fizeram-se presentes durante o evento.


Durante todo o dia ocorreram diversas atividades como almoço em homenagem aos vaqueiros, a corrida a cavalo, procissão de São Pedro e finalizando a noite com um jantar e com a Festa do Vaqueiro ao som do sanfoneiro Maurilio do Acordeon.

A tarde a corrida de cavalos reuniu a população da cidade, bem como pessoas dos municípios de Bom Jesus, São Raimundo Nonato e Canto do Buriti, que foram prestigiar o evento. Após a corrida houve a procissão à São Pedro que percorreu várias ruas da cidade em devoção ao santo padroeiro.

Emancipação política · 28/03/2017 - 16h33

Manoel Emídio comemora seu 53º aniversário dia 31 de março


Compartilhar Tweet 1



O município de Manoel Emídio comemora seu 53º aniversário de emancipação política no próximo fim de semana. O evento acontece nesta quinta e sexta e contará com uma programação com shows em praça pública, atividades culturais, esportivas e religiosas.

A Prefeitura Municipal de Manoel Emídio preparou uma programação oficial do seu 53º aniversário de emancipação política cheia de atrações. O evento acontece de 30 e 31 de março e contará uma vasta programação com shows em praça pública, com Iohannes o Imperador como atração principal, além de apresentações culturais, esportivas e religiosas.

O Prefeito Municipal José Medeiros, o vice-prefeito José Sobrinho, vereadores e a equipe que compõem a Administração, convidam a população e municípios da região.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da APPM
Parceria importante · 03/02/2017 - 14h29 | Última atualização em 03/02/2017 - 14h41

Presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Manoel Emídio visita Coocame


Compartilhar Tweet 1



O presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Manoel Emídio (Coocame), Cícero Neto da Silva, e as cooperadas e representantes do grupo organizado de mulheres existente na cooperativa, Codaira Moreira e Beth Pacheco, visitaram na manhã de hoje, 2/2, a Casa do Cooperativismo no Piauí. A Coocame está em processo de filiação ao Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras no Piauí(OCB/PI).

O grupo foi recebido pelo gestor do SESCOOP/PI, Flodoaldo Alencar; o gerente da instituição, Arimatéa Costa, e as coordenadoras de Promoção Social do Sistema OCB/PI, Kátia Cilene França, e do SESCOOP/PI, Carmem Campelo.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Aconteceu na noite da última segunda-feira (28/11), a abertura do seminário de Novos Gestores: Municipalismo de Resultados, na sede da APPM, com algumas palestras sobre o evento. Na terça-feira (29/11), houve várias palestras de consultores. Em seguida na quarta-feira (30/11), pela manhã, teve o encerramento do seminário. O prefeito eleito, Zé Medeiros esteve presente no evento, junto com outras autoridades.

Realizado por APPM e Escola dos Municípios do Piauí, o evento tem o patrocínio master da Caixa Econômica Federal e Governo Federal; patrocínio do Sebrae e OAB;
e apoio do TCE, EGC, ODS, UESPI, Governo do Piauí e Alepi.

Equipe de municípios - Direto da APPM

Novos gestores · 12/11/2016 - 09h18 | Última atualização em 12/11/2016 - 09h25

Prefeito Zé Medeiros participa em BSB de evento para prefeitos na CNM; Veja


Compartilhar Tweet 1



O prefeito Zé Medeiros de Manoel Emidio, está em Brasília participando do Seminário Novos Gestores: Região Nordeste, organizado pela Confederação Nacional de Municípios – CNM.

O evento começou dia 09 e encerra dia 11 de novembro. Além de palestras, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, os prefeitos podem manter contato com representantes dos ministérios e outros órgãos de interesse da gestão municipal. Assim como, podem ter acesso há vários livros e informativos que podem lhe auxiliar no mandato.

Isabel Ribeiro e Lorenna Ribeiro – direto de Brasília

Resultado das eleições · 02/10/2016 - 18h47

Ex-prefeito Zé Medeiros ganha as eleições em Manoel Emídio


Compartilhar Tweet 1



No município de Manoel Emídio, as Eleições 2016 foram finalizadas com 1973 votos para o ex-prefeito Zé Medeiros (PTB), que volta ao comando do Poder Executivo da cidade, a partir de janeiro de 2017. Seu percentual foi de 53,85% dos votos contra 46,15% do segundo colocado, o atual prefeito Josenildo Lial (PSB). Foram 22 votos brancos e 194 nulos.


(Redação Teresina)

Não será como 2015 · 17/05/2016 - 09h43 | Última atualização em 17/05/2016 - 09h54

MP emite recomendações para evitar irregularidades na pré-candidatura


Compartilhar Tweet 1



A Promotoria de Justiça de Manoel Emídio expediu três recomendações ao prefeito do Município, aos secretários municipais e ao Presidente da Câmara dos Vereadores, com o objetivo de coibir a prática de atos ilegais neste período pré-eleitoral. As orientações transmitidas pelo Ministério Público baseiam-se, principalmente, na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF – Lei Complementar nº 101/2000) e na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97).

O Ministério Público acompanhará a execução dos programas sociais, para verificar se as atividades estão em execução pelo menos desde 2015, se foram suspensos os repasses de recursos às entidades vinculadas a candidatos ou pré-candidatos e se esses programs não estão se prestando à promoção das pessoas elegíveis.

Matéria completa: clique aqui

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da Ascom

Compartilhar Tweet 1



Nesta quarta-feira (04/05), foram desenvolvidas as ações do último dia da OTECCA – Operação Temática de Combate a Crimes Ambientais, nos Estados do Piauí e Maranhão, quando se deram novas prisões e apreensões.

Ocorreram 6 novas apreensões de madeira, sendo uma em Manoel Emídio/PI e outras 5 nas cidades de Imperatriz/MA e Açailândia/MA, com o total de 113 metros cúbicos apreendidos apenas neste dia.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações de Floriano News
Reivindicação de mudanças · 22/04/2016 - 09h05

Moradores do bairro Alto da Cruz reclamam da falta de calçamento


Compartilhar Tweet 1



A população do bairro Alto da Cruz da cidade de Manoel Emídio, reclamam da falta do calçamento nas ruas. Com as chuvas o problema agrava ainda mais e chega a prejudicar as moradias.

O jovem Valério Sousa que se prontificou a ajudá-los, declara que só vai sossegar quando ver o problema solucionado. “Prefeito e vereadores de Manoel Emídio o que está acontecendo? Por que não olham para cidade? Nós já estamos cansado de só sermos ouvidos em tempo de política queremos ver a nossa cidade crescer ”, destaca.

Valério relata também que o bairro não tem iluminação pública e a taxa do serviço é cobrada aos moradores. Declara também não está fazendo política, nem está contra as autoridades, está buscando apenas a solução destes problemas no bairro Alto da Cruz.

(Redação Teresina)

Prazo até 29/01/16 · 27/01/2016 - 18h47 | Última atualização em 27/01/2016 - 22h35

Prefeituras do Piauí podem perder recurso por não aderir a convênio da Funasa


Compartilhar Tweet 1



Os prefeitos piauienses têm até o dia 29 de janeiro para procurar a Funasa ou a Secretaria de Cidades do Piauí e aderirem ao convênio para elaboração dos planos municipais de saneamento básico. A medida é o primeiro passo para garantia de recursos nesta área até o ano de 2033, conforme previsto no Plano Nacional de Saneamento assinado pelo Governo Federal.

No começo desta semana, apenas 60 municípios tinham feito adesão ao convênio, que vai contemplar 100 cidades do Piauí com população de até 50 mil habitantes. Orçado em R$ 16,2 milhões, o convênio vai preparar os municípios para receberem obras de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem e manejo de resíduos sólidos e das águas pluviais.

Clique aqui e leia matéria completa


Compartilhar Tweet 1



Um acidente na manhã desta quarta-feira (16/12), deixou dois soldados do exército feridos após uma explosão na Usina de Asfalto do 2º Batalhão de Engenharia de Construção (2º BEC), localizada na cidade de Manoel Emídio, distante 445 km da capital Teresina. As vítimas foram identificadas como William Brito de Moraes (Sd William) e Luan Rodrigues Chagas (Sd L. Rodrigues).

Os militares receberam o primeiro atendimento no local e posteriormente foram levados para a cidade de Floriano e, logo após a liberação da equipe médica, devem ser transferidos para a capital Teresina. O estado de saúde de um dos militares é considerado grave.

Leia a matéria completa.


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Manoel Emídio, por meio da da Secretaria Municipal de saúde realizou no dia 9 de novembro, juntamente com a equipe de Saúde Bucal e a Equipe do PSE, visitas nas escolas onde foram realizadas várias atividades sendo elas: escovação supervisionada, aplicação de Flúor e orientações sobre os cuidados da saúde bucal.

A prevenção é a maneira mais econômica e menos dolorida de se cuidar da saúde bucal. Com esses cuidados básicos da higiene bucal, evita-se o tratamento de problemas que se tornariam graves, como cáries gengivites e outras doenças.


Compartilhar Tweet 1



Na manhã dessa quarta-feira (28/10), a Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Manuel Emídio, promoveu mais de 38 casamentos comunitários na Câmara de vereadores do município.

A ocasião contou com a presença do vice-prefeito da cidade Altamiro Ferreira, a primeira-dama Codária Alves, vereadores e outras autoridades. Ao final da solenidade um grande banquete foi servido aos presentes.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da ASCOM

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura do município de Manoel Emídio por meio das secretarias de Saúde e Educação, promoveu nas Escolas da Zona Urbana e Zona Rural as atividades do PSE (Programa Saúde na Escola).

O objetivo do programa é o desenvolvimento integral dos educandos e a formação ampla para a cidadania e o usufruto pleno dos direitos humanos. A ocasião contou com a participação da Coordenadora da Atenção Básica Rayssa Belchior, Coordenadora do PSE da educação Iolanda Alves, Equipe do Nasf, Saúde Bucal, e Psf.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da Secretária de Saúde de Manoel Emídio

Compartilhar Tweet 1



No dia 03 de Setembro de 2015, foi realizada uma palestra, no salão de reuniões da Secretaria de Saúde, tendo como tema: “Alimentação Saudável”, com os idosos da Academia Nilo Ribeiro da Fonseca. A atividade foi desenvolvida pela Coordenadora da Atenção Básica Rayssa Belchior, pela nutricionista Nayla Belchior.

Uma boa alimentação é importante para que não haja maior sensibilidade às infecções, hipertensão, diabetes, entre outros. A alimentação correta, saudável, equilibrada e com suficiente aporte de calorias e nutrientes é essencial para o bem – estar e qualidade de vida. Boa alimentação conjugada com hábitos saudáveis, como a prática de atividade física, são fatores essenciais na promoção da saúde e prevenção de doenças.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da Secretária de Saúde
Ações · 23/10/2015 - 09h23 | Última atualização em 23/10/2015 - 09h23

Prefeitura de Manoel Emídio realiza festa para as crianças do povoado Água Branca e Recreio


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Manoel Emídio, na gestão do prefeito, Josenildo Lial, realizou no dia 18 de outubro, no Povoado Água Branca e no Povoado Recreio, uma festa em comemoração ao dia da criança.

O evento contou com um parquinho e balões infláveis, mascotes, distribuição de presentes, brincadeiras e muitos doces para animação da criançada.

A prefeito Josenildo Lial, agradece a equipe do CRAS, por estar sempre a disposição e por não medir esforços para apoiar as ações municipais.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da Ascom

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Manoel Emídio, na gestão do prefeito Josenildo Lial em parceria com a secretaria de Assistência Social, realizou no dia 2 de outubro, uma animada gincana em comemoração ao dia do idoso na Piscina Extrema.

O evento contou com concurso de forró, escolha do rei e rainha da melhor idade, brincadeiras e premiações.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da Ascom
Rio Gurgueia · 17/09/2015 - 17h02 | Última atualização em 21/09/2015 - 09h49

Jovens do PROJOVEM de Manoel Emídio fazem visita ao Rio Gurgueia


Compartilhar Tweet 1



Jovens do PROJOVEM de Manoel Emídio fazem visita ao Rio Gurgueia. Aproveitando e plantando mudas para tentar amenizar a triste situação.

Sobre a queda do FPM · 18/08/2015 - 15h48 | Última atualização em 18/08/2015 - 15h48

Prefeito Josenildo Leal participou de coletiva a imprensa na APPM


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta terça-feira (18/08) o presidente da APPM, Arinaldo Leal concedeu coletiva à imprensa sobre a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Segundo o presidente da APPM a expectativa era que o FPM aumentasse em 28% em 2015, para cumprir com o reajuste do salário mínimo, mas só cresceu 3% e comparando agosto de 2014 com agosto de 2015%, a queda foi de 24%.

Na oportunidade, o presidente convidou a todos os prefeitos a participarem de uma marcha na Av. Frei Serafim, da Assembleia Legislativa até o Palácio de Karnak, que acontecerá na próxima quarta ou quinta-feira em protesto às constantes quedas dos repasses. O prefeito Josenildo Leal esteve presente na coletiva de imprensa.

Dia 29 de agosto · 17/08/2015 - 13h00

Prefeito Josenildo participará de reunião do G15


Compartilhar Tweet 1



O prefeito do município de Manoel Emídio, Josenildo Lial participará da próxima assembleia na cidade de Ribeiro Gonçalves.

Serão tratados temas como meio ambiente, segurança pública, saneamento básico, lixões, limpeza pública, desmatamento, entre outros serão debatidos no próximo dia 29 de agosto.

Já está confirmada as presenças do secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Ziza Carvalho, da Procuradoria do Ministério Público para o Meio Ambiente, da Vara Agrária e promotor de justiça.

Participam do grupo G15, os municípios de Sebastião Leal, Manoel Emídio, Bertolínia, Landri Sales, Jerumenha, Canavieira, Marcos Parente, Colônia do Gurgueia e Elizeu Martins.


Fonte: Com informações do portal APPM