Maçonaria -

Maçonaria nos funerais de Osiris

Realizou-se nesta segunda-feira (20), sob forte emoção de familiares e amigos, os funerais do Past-Grão-Mestre da Grande Loja Osiris Neves de Melo Filho (foto), na cidade de Piripiri (PI), sua terra natal.

                                                 (Osiris Neves de Melo Filho)

A participação da Maçonaria nas exéquias foi realizada pela Academia Piauiense de Mestres Maçons, nas pessoas do Secretário Executivo, ex-Grão-Mestre da Grande Loja do Piauí, Ernâni Napoleão Lima, acompanhado do confrade José Carlos Cavalcante Lima, ex-Venerável da Loja “Pátria e Liberdade nº 2, de Teresina e de membros da Loja “Luz e Justiça nº 10”, de Piripiri, capitaneados pelo Venerável José Honório de Oliveira e pelo ex-Venerável e ex-Prefeito da cidade, José Arimatéa de Melo Rodrigues.

Veja-se aqui um pouco da história de Osiris.

Nascido em 19 de setembro de 1938, na da cidade de Piripiri (PI), berço de intelectuais, com ênfase nas letras e nas artes.

Logo cedo ingressou na Força Aérea Brasileira, arma a que serviu com disciplina e dedicação.

Graduou-se em Ciências Jurídicas pela legendária Faculdade de Direito de Recife (PE), um dos mais antigos e tradicionais estabelecimentos do ensino superior no Brasil, criada por Lei de 11 de agosto de 1827.

Ali formaram-se notáveis bacharéis, entre eles eminentes próceres do ensino, da política, das letras e da magistratura, valendo citar os seguintes: Saldanha Marinho, Teixeira de Freitas, Tobias Barreto, Joaquim Nabuco, Pontes de Miranda, Assis Chateaubriand, Barbosa Lima Sobrinho, José Lins do Rêgo e tantos outros.

Era casado com a Senhora Matilde, funcionária pública federal. Do casal nasceram os filhos Eduardo, Gustavo e Adriano.

Por intermédio de concurso público, ingressou na magistratura piauiense em 1972. Como Juiz de Direito serviu em diversas Comarcas, dente as quais citam-se: Batalha, São João do Piauí, Pedro II, Castelo do Piauí, União, Parnaíba e Teresina, deixando, por onde passou, um rastro de sólidas amizades e admiração na aplicação do Direito.

Por reconhecido merecimento, chegou ao topo da carreira como Desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí. Ali foi Corregedor Geral da Justiça e Vice-Presidente.  Foi Membro do TRE-PI, dirigiu a Escola de Magistratura de Teresina e integrou a direção da Associação dos Magistrados Piauienses.

Osiris, na fidalguia do trato, notabilizou-se pelo refinado senso de humor.  

Nas atividades sociais fez opção pela Maçonaria. Em 19.08.76 ingressou na sublime Instituição, em sua terra natal, na Loja “Abdias Neves nº 4”. Sempre dizia que devia a sua formação maçônica à Loja “Costa Araújo nº 3”, de Campo Maior, Oficina que freqüentava com assiduidade, graças à proximidade da cidade de Castelo do Piauí, sua Comarca, à época.

O nome da Loja “Abdias Neves” foi uma homenagem prestada ao tio de Osiris, laureado poeta, escritor, magistrado e político piauiense (foto).

                                                 (Abdias Neves, o intelectual)

Quando Juiz na Comarca de União (PI), juntamente com outros valorosos maçons, Osiris idealizou e fundou, em 1980, a Loja Maçônica “Barão de Gurguéia nº 22”, jurisdicionada pela Grande Loja do Piauí, da qual foi Venerável.

Posteriormente ingressou na Loja “Monges do Tibete nº 27”, de Teresina, oportunidade em que, em 1991, foi eleito para o elevado cargo de Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Piauí, para um mandato de 3 anos. .

Marcou sua Administração com objetividade de propósitos e firmeza de caráter. Pontificou a moral e privilegiou a ética, área em que fez escola.

Protagonizou o célebre Encontro Maçônico de Campo Maior, no período de 1º a 3 de maio de 1992, evento que mobilizou grande parte da jurisdição da Grande Loja e produziu efeitos auspiciosos que ainda hoje repercutem, embora de forma anônima.  

Era colado no Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito. Foi cofundador da Academia Maçônica de Letras e Artes (AMALPI), Cadeira nº 23, que tem como Patrono Osires Neve de Melo (o pai) e Membro Emérito da Academia Piauiense de Mestres Maçons (APMM), Cadeira nº 16 (Patrono João Bandeira Monte).

A Academia Piauiense de Mestres Maçons (APMM), na Assembleia Geral do próximo semestre, realizará uma homenagem especial dedicada à memória imorredoura de Osiris.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco