MAÇONARIA -

AMALPI realiza sessão ordinária de novembro

A Academia Maçônica de Letras do Piauí-AMAPI realizou na manhã de ontem (10) a sessão ordinária do mês de novembro, dirigida pelo Acadêmico Presidente Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante, secretariada por Francisco Whashington Bandeira dos Santos, tendo como Mestre de Cerimônias Ernâni Napoleão Lima.

(Acadêmicos presentes à sessão)

O ponto alto da pauta foi a posse dos novos acadêmicos Israel José Nunes Correia, Cadeira nº 23 (Patrono Lino Correia Lima) e Jairo Oliveira Cavalcante, Cadeira  nº 24 (Patrono Luiz Nodgi Nogueira).

Falou em nome dos noveis acadêmicos o Mestre Maçom Jairo Cavalcante, da Loja Raul Serrano (GOB-PI), que em trechos de seu discurso disse:

"...Poderia citar aqui um rosário de atos e atores universais, decisivos para a libertação social do homem.

Robispierre, Augusto Conte, os grandes líderes do Renascimento, Dom Pedro, os irmãos Andrada, Tiradentes, Gonçalves Ledo, Simplício Dias da Silva, João Cândido de Deuls e Silva, são nomes reverenciados na maçonaria por suas condutas em favor do mundo.

Do ponto de vista das ideias e da vibração de maçons piauienses que não se renderam à inquisição de um período litigioso da sociedade, exalta-se os nomes de Higino Cunha, Clodoaldo Freitas, Abdias Neves, Alarico da Cunha e, mais recente Luiz Nodgi Nogueira, este patrono de minha Cadeira nesta Academia.

....Concluindo, conclamo a todos a manter vivo e perene esse espírito de investigação da história maçônica e de todo o ideário que nos anima. É como pensamos”.

(Registro do discurso de posse do neo acadêmico Jairo)

Na oportunidade, foi aprovada a Comenda do Mérito Acadêmico AMALPI, a ser conferida a personalidades que tenha se destacado ou que se destaquem no campo da cultura e da solidariedade humana no Piauí.

O encontro terminou com um almoço fraternal.

 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco