O maior denta das américas -

Litoral piauiense, conheça um pouco da sua formação geográfica e histórica

O rio Parnaíba nasce na Chapada das Mangabeiras, no extremo sul do Piauí, a uma altitude de aproximadamente 709 metros. Percorre 1485 km até desaguar no oceano Atlântico em forma de delta, depois de banhar 22 municípios piauienses. O seu percurso serve de divisão entre os estados do Piauí e do Maranhão e descortina no litoral, uma área de 2.700 km2 de belezas naturais.

O litoral piauiense é o menor do nordeste, com 66 km de extensão que dá acesso ao mar e a quatro municípios: Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia.

O Rio Parnaíba abre-se em quatro “braços” distintos, formando o único delta em mar aberto das Américas. No extremo leste fica o braço do rio Igaraçu, que banha a cidade de Parnaíba e desagua na região do porto de Luís Correia, formando um recanto de Tartarugas marinhas.

Um pouco mais ao sul, da mesma região, seguem as baías das Canárias, do Caju da Melancieira e de Tutória, formando o segundo, o terceiro e o quinto “braço”. Juntas, elas formam mais de 80 ilhas e ilhotas que se cercam de mistérios e proporcionam verdadeiras aventuras pelo litoral do estado.

Para visitar o delta, é preciso é necessário percorrer cerca de 330km da capital Teresina até chegar a cidade de Parnaíba, mas a cidade também possui um aeroporto, que recebe voos regulares om conexões para o resto do país. Nos últimos anos, a região triplicou o número de hotéis e pousadas para receber os turistas que visitam a região.

A um passeio pelo litoral piauiense pode variar de duas a oito horas, e o visitante que quiser aproveitar ao máximo da região deve estar programado para acordar bem cedo e preparado para vivenciar momentos de adrenalina ao percorrer as duas do litoral Piauiense.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco