Saúde em Alta · 15/08/2019 - 16h47 | Última atualização em 15/08/2019 - 16h53

Prefeito Antônio Ditoso nomeia Allison Richards como Coordenador do NASF


Compartilhar Tweet 1



O Prefeito Antônio Ditoso nomeou na manhã desta quinta-feira 15/08,  Allison Richards dos Anjos, como coordenador do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), do município de Lagoa do Sítio. Allison e Sitilagoense nato, enfermeiro formado pela Universidade Estadual do Piaui.

O objetivo e ampliar e apoiar a consolidação da Atenção Primária, melhorando a oferta de saúde para os Sitiolagoenses. Atualmente o NASF de Lagoa do Sítio oferece atendimento com os seguintes profissionais: Fisioterapeuta, Psicóloga e Nutricionista.

 "É uma alegria muito grande poder nomear mais um grande profissional filho de Lagoa do Sítio, e o melhor para área da saúde uma área que sempre dei total atenção. Desejo sorte para o Allison nessa nova missão, tenho total convicção que foi um grande acerto de nossa gestão nomear esse filho de Lagoa do Sítio", falou Antônio Ditoso ao portal Lagoa Online.


Fonte: Portal Lagoa Online
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Na tarde desse sábado 10/08,  o vereador Chico do Valdemar visitou as obras de perfuração do poço artesiano que o prefeito Antônio Ditoso está perfurando na localidade Sítio Santo Antônio. Um sonho antigo da comunidade que está prestes a ser inaugurado.

Segundo o vereador o poço já esta perfurado  e montado, com uma vazão de 20.500 (vinte mil e quinhentos litros de água por hora), volume mais que suficiente para manter toda a localidade Sítio Santo Antonio abastecido de água potável. Atualmente a localidade depende de um olho d´água que a cada ano diminui a sua vazão, fato esse que preocupava a todos da referida localidade.

"Esse e um sonho antigo da comunidade, vários gestores passaram e não conseguiram executar o tão sonhado projeto, mais hoje é uma realidade graças ao nosso prefeito Antônio Ditoso", falou Chico do Valdemar ao portal Lagoa Online.


Fonte: Chico do Valdemar
Comentar

A noite da última quinta-feira foi marcada pelo ato de novas filiações do Partido Progressistas em valença do Piauí, além dos ingressos de novas lideranças, o evento foi marcado pelo lançamento da candidatura da vereadora Iris Moreira a prefeita de Valença.

O Prefeito Municipal de Lagoa do Sítio Antônio Ditoso, que estava acompanhado do seu colega, prefeito de São Luiz do Piauí Renato Pio e ainda o (presidente da Câmara) Moura Matildes, os vereadores: Itamar Reis, Flávia Miguel, Antônio Baguim, o assessor especial do prefeito Francisco Antônio o secretário de administração Isalrí Matildese e o empresário Paulo Construtor, participaram do evento. O evento aconteceu no auditório do (STR) de Valença do Piauí e contou com a presença do presidente nacional do Progressista Senador Ciro Nogueira, ainda do presidente estadual do partido deputado Júlio Arcoverde, outras autoridades estaduais e municipais.

 

 


Fonte: Portal Lagoa Online
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Nos festejos de Bacamarte, neste sábado (10/08), haverá show de Zezinho, no Clube do Vaqueiro em Lagoa do Sítio, a partir das 21hrs, a entrada para o público feminino é gratuita. 

    Foto: Divulgação
    Foto: Divulgação

 


Fonte: Divulgação
Comentar
Pela manhã · 05/08/2019 - 17h00 | Última atualização em 06/08/2019 - 08h30

Equatorial Energia estará realizando manutenção na zona rural de Lagoa do Sítio


Compartilhar Tweet 1



Algumas localidades do município de Lagoa do Sítio ficarão sem energia nesta quarta-feira (07/08), informação divulgada pela Equatorial Cepisa através do calendário de manutenção programada.

As localidades afetadas serão, na Zona Rural, as localidades Buritizal, Cajupi e assentamentos Arizona I, Arizona II, Bom Princípio, Cajupi, Serra do Batista I ,Baixão do Cosme, no horário de 07h45 às 09h55.

Segundo a concessionária responsável pelo abastecimento de energia elétrica no Piauí, a suspensão no fornecimento dos serviços ocorrerá para substituição de transformadores e manutenção na rede de energia elétrica local.

Ainda conforme a empresa, o restabelecimento da energia pode acontecer antes do horário previsto, assim como o calendário está sujeito a alterações e cancelamentos.

 


Fonte: Equatorial Energia
Comentar
Referente ao 2º Semestre · 01/08/2019 - 14h00

Prefeitura de Lagoa do Sítio realizou Encontro Pedagógico


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Lagoa do Sítio realizou, pela manhã dessa quarta-feira (31/07), na Unidade Escolar Professor José Francisco Ferreira da Silva, um Encontro Pedagógico,referente ao segundo semestre de 2019.

O encontro pedagógico é um espaço para discussão e troca de experiências entre os professores, segundo a Secretária Municipal de Educação, Maria Onete, o principal objetivo do encontro, é discutir a prática pedagógica desenvolvida em sala de aula, compartilhar conhecimento e fazer o planejamento para o início das aulas.

Estiveram presentes, o prefeito Antonio Ditoso, o pre-candidato a prefeito Sávio Moura, a secretária de educação Maria Onete, o secretário de administração Isalri Moura, a secretária de saúde Francinêda Maciel, a secretária de cultura Luisa Soares, a secretária de agricultura Isabel Oliveira, dentre outras autoridades, secretários e professores.

fOTO

TOO

O

    Foto: Portal Lagoa Online

 


Fonte: Por Portal Lagoa Online
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Presidente da Câmara de Vereadores de Lagoa do Sítio, Moura Matildes, e todos os vereadores, convidam toda a população para assistir a primeira Sessão Solene de abertura do segundo período dos trabalhos legislativos de 2019, que será realizada nesta sexta-feira (02/08), no Plenário da Câmara, que fica localizada na Avenida Mundim Ferreira.

A sessão terá inicio as 19:00 horas e será transmitida ao vivo pela pagina do portal Lagoa Online no Facebook e pela radio web Lagoa Online. 

    Foto: Portal Lagoa Online

 


Fonte: Por Portal Lagoa Online
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A vaqueirama e a nação forrozeira se prepara para a grande festa do vaqueiro. Vem ai a 6º Vaquejada do Parque Francisco Cunha em Lagoa do Sítio – PI, e nos dias 02 e 03 de Agosto com R$ 4.000,00 (quatro mil reais na premiação).

Para as mulheres a entrada é gratuita, wi-fi grátis e cerveja gelada. Assis vaqueiro e família convida toda população de Lagoa do sítio, Valença, Pimenteiras, Inhuma, São João da Cana Brava , São Luiz do Piaui, Novo Oriente e de demais cidades e localidades circo-vizinhas para essa grande programação festiva.

Programação

No dia 02 haverá paredões de som fazendo a festa;

No dia 03 haverá show de forro com Zé Hilton do forro e Banda Tome Forro.

    Foto: Divulgação

 


Fonte: Por Portal Lagoa Online
Comentar
Grande Final · 30/07/2019 - 10h25 | Última atualização em 05/08/2019 - 19h52

Equipe da Piçarra ganha o VII Campeonato de Futebol Amador do município de Lagoa do Sítio


Compartilhar Tweet 1



A final do VII Campeonato de Futebol de Campo Amador do município de Lagoa do Sítio, aconteceu no sábado (20/07), entre as equipes da Piçarra e Pinicada, no campo de futebol Piçarrão e contou com um grande público.

O jogo foi narrado por Nivaldo Sousa e teve os comentários de Inácio Gomes, a arbitragem ficou por conta de Luiz Paulo, auxiliado por Edígio e Gênio. A partida terminou em 1 X 0 a favor da equipe Piçarra que garantiu o título de campeã do campeonato de 2019, com um gol do jogador Reyvan aos 20 minutos do 2º tempo.

Estiveram presentes para prestigiar o evento diversas autoridades entre elas o prefeito Antônio Ditoso, a vice-prefeita, o assessor direto do prefeito Francisco Antônio, o presidente da Câmara o vereador Moura Matildes, os vereadores Marcelo Silva, Antônio José, entre outros, e os secretários Luiza Soares, Márcia Cristina, Maria Onete, Isalri Moura, entre outras autoridades.

    Foto: Portal Lagoa Online
    Foto: Portal Lagoa Online
    Foto: Portal Lagoa Online
    Foto: Portal Lagoa Online
    Foto: Portal Lagoa Online
    Foto: Portal Lagoa Online
    Foto: Portal Lagoa Online
    Foto: Portal Lagoa Online
    Foto: Portal Lagoa Online
    Foto: Portal Lagoa Online
    Foto: Portal Lagoa Online
    Foto: Portal Lagoa Online

 

Comentar
Futebol Amador · 18/07/2019 - 08h01 | Última atualização em 18/07/2019 - 08h03

Final do VII Campeonato Municipal de Futebol de Lagoa do Sítio ocorre dia 20/07


Compartilhar Tweet 1



A final do VII Campeonato Municipal Futebol de Campo Amador, de Lagoa do Sítio, ocorre neste sábado (20/07), no estádio municipal Piçarrão, o jogo será entre os times de Piçarra e Pinicada. A cerimônia de abertura começa às 16h e a partida terá início às 17h.

Após o término do jogo irá ocorrer a cerimônia de premiação, onde serão entregues troféus e medalhas para o 1º e 2º colocados, além de um valor simbólico. Durante a cerimônia também haverá a escolha do artilheiro da competição, do melhor goleiro e da melhor diretoria.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O time do Pinicada da Lagoa do Sítio garantiu a classificação para a semifinal da sede de Wall Ferraz pela Copa Sertão 2018/2019. Na tarde deste domingo (10/02), o time da Vila venceu por 4 a 3 a equipe de Dom Expedito Lopes e carimbou o passaporte para próxima fase.

 


Fonte: Canabrava News
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um homem, identificado como Antônio, foi assassinado na noite deste domingo (10/02) com vários disparos de arma de fogo na localidade Pinicada, zona rural da cidade de Lagoa do Sítio.

Segundo informações do portal Lagoa Online, dois homens chegaram na residência da vítima em uma motocicleta. Um deles desceu e perguntou "quem é Antônio", quando este se identificou, foi alvejado várias vezes, morrendo ainda no local.

O crime foi presenciado por outras pessoas, mas a dupla não foi identificada, pois os dois estavam fazendo uso de capacete.

O subtenente Lourival da Polícia Militar disse que pelo menos seis tiros acertaram a vítima. "A dupla estava com uma arma calibre 380, e acertou a vítima com cerca de seis tiros, só que colhemos no local mais de treze cápsulas deflagradas, características de execução, mas o caso ainda será investigado", disse o militar.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



No município de Lagoa do Sitio, será realizado grande show com  Van Van “O Furacão”, neste domingo (11/11), às 16h, no clube Solazer. Na ocasião, haverá churrasco grátis.

Com a organização de Reginaldo e Juarez e apoio Maycon Cds.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Dr. Pessoa teve a maior quantidade de votos para o governo do estado em Lagoa do Sítio com 1.458 votos e 53,39% dos votos válidos.


Para o Senado, Ciro Nogueira teve 1.777 votos e 37,66% dos votos válidos.

E Wilson Martins teve 1.667 votos e 35,33% dos votos válidos.

Para deputado Átila Lira teve 1.261 votos e 44,51% dos votos válidos.

E para deputado estadual, Wilson Brandão teve 1.219 votos e 42,39% dos votos válidos.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Em Lagoa do Sitio 3.854 eleitores estão prontos para exercer o direito do voto. No município serão 17 seções, sendo seis na sede, todas instaladas na Unidade Escolar Mariano Rabelo e onze na zona rural. Os eleitores que antes votavam na Unidade Escolar das Baixas foram transferidos para o Posto de Saúde das Baixas na seção 110ª.

Veja a lista com o locais de votação

 


Fonte: Portal V1
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Reavivar a fé cristã. Reviver memórias. Inspirados pela busca do autoconhecimento, piauienses de Aroazes e Valença realizaram a Cavalgada da Missão neste 29 de setembro de 2018.

A cavalgada reúne uma série de eventos que tem objetivo maior conhecer e divulgar como se deu a formação de nossa sociedade nos anos de 1600 e 1700. A partir deste período, a presença dos bandeirantes, os conflitos com os índios, a chegada dos jesuítas, a formação das fazendas de gado, a vinda dos africanos escravizados para a mão-de-obra, certamente promoveram a transformação da região criando um palco de acontecimentos sociais que, apesar de tão marcantes, foram se apagando com o tempo e que precisam ser resgatados.

Com o envolvimento da população, a Cavalgada da Missão ganha sua importância no calendário turístico do Piauí. É uma festa religiosa que ajuda a colorir a cidade de Aroazes em um clima de confraternização.

Confira a matéria completa aqui

    Fotos: Reprodução

 

 


Fonte: Notícias 180
Comentar
Cavalgada da Missão | História · 27/09/2018 - 13h22 | Última atualização em 27/09/2018 - 14h30

Lagoa do Sítio | Conheça a história de miscigenação das terras de Aroazes


Compartilhar Tweet 1



Rio São Vitor. Você conhece este rio? Segundo pesquisas e o testemunho dos organizadores da Cavalgada da Missão este é o nome original do que hoje conhecemos por Rio Sambito. O nome atual, portanto vem a ser uma corruptela popular de São Vitor, ou seja, ao longo dos anos o nome foi se transformando até chegar ao atual Sambito.

Pois bem, no vale do Rio Sambito habitavam as sete aldeias dos índios da etnia Aroaque. A entrada dos Bandeirantes para a ocupação da região causou o massacre e a quase extinção dos índios da região. Os sobreviventes que habitavam estas sete aldeias, tidos como “pacificados” foram unidos no mesmo povoamento pela ação da Missão Jesuítica liderada pelo Padre Gabriel Malagrida.

Para ocupar e tornar a colônia produtiva, a coroa portuguesa mandou instalar as primeiras fazendas de gado na região. Daí a necessidade de “catequizar” os índios para formar a mão de obra.

Confira toda a matéria aqui

 


Fonte: Notícias 180
Comentar
Cultura e religião · 26/09/2018 - 15h21 | Última atualização em 26/09/2018 - 15h59

Sabia como se deu a chegada dos Jesuítas ao que hoje conhecemos como Aroazes


Compartilhar Tweet 1



Capitaneado pelo desembargador federal Dr. Carlos Brandão, os piauienses estão “escavando” o passado histórico do Piauí de 300 anos atrás. Portugueses se embrenhando nas profundezas dos sertões nordestinos se depararam com os “índios”.

O enfrentamento foi brutal por décadas até que, por volta de 1729, o Padre Gabriel Malagrida, numa missão jesuítica, aldeou os índios Aroazes às margens do Rio Sambito, promovendo um período de pacificação, podendo assim, dar-se o início da instalação as primeiras fazendas de gado que viriam a transformar o Piauhy no maior produtor de carne bovina do Brasil Colônia, segundo informações do desembargador José de Ribamar Oliveira, um dos apoiadores do movimento.

Os jesuítas ergueram na região vários templos sendo que, de um deles, ainda existe uma pedra que está no centro do hoje município de Aroazes.

Conheça mais da história clicando aqui

 

 

Comentar
Cavalgada da Missão · 25/09/2018 - 11h59 | Última atualização em 25/09/2018 - 14h06

Lagoa do Sítio | População convidada a prestigiar o encontro de Sant'Ana e N. Sra da Conceição


Compartilhar Tweet 1



Pelo segundo ano seguido, será realizada a Cavalgada da Missão em Aroazes. O evento acontecerá neste sábado (29/09), com aclamação de Nossa Senhora, a representação do Auto da Imaculada, a Virgília das Luzes, com percurso feitos em hinos e hosanas até o largo da Matriz, onde ocorre o encontro entre Nossa Senhora e sua mãe Santa Anna, sob inspiração do Divino Espirito Santo.

    Fotos: Reprodução

A cavalgada é, ao mesmo tempo, uma jornada religiosa e a rememoração dos eventos históricos que ocorreram no período do Brasil Colônia. 

Segundo o desembargador Carlos Brandão, um dos entusiastas da Cavalgada, trata-se de "uma espécie de levante do sertão brasileiro, e de resgate das nossas tradições. A região dos Aroazes (região valenciana) guarda como um sacrário do patrimônio imaterial brasileiro, tradições militares e espirituais do catolicismo dos séculos XVII-XVII. Estamos revivendo nossa história. Daí, a grande importância da Cavalgada".

Clique e veja mais

Desembargador Carlos Brandão
Desembargador Carlos Brandão    Fotos: Reprodução

 

 

Comentar
No dias 27, 28 e 29 · 22/09/2018 - 14h40 | Última atualização em 23/09/2018 - 08h58

Atenção Lagoa do Sítio | Cavalgada da Missão acontecerá em Aroazes


Compartilhar Tweet 1



A Cavalgada da Missão será realizada pelo município de Aroazes, nos dias 27, 28 e 29 de setembro. Toda a população de Lagoa do Sítio e cidades vizinhas estão convidadas para o momento.

O evento celebra a formação de um dos primeiros aldeamentos do Piauí, marcada pela presença do bandeirante Domingos Jorge Velho, por volta da segunda metade dos anos 1600, na ocupação dos vastos sertões nordestinos.

O evento traz a marca da religiosidade do povo piauiense. É um resgate da transformação do aldeamento, em 1725, em um Missão Jesuítica, por obra do Padre Gabriel Malagrida, quando os religiosos instalaram-se no lugar com a finalidade de catequizar os habitantes da região.

Resistem ao tempo muitos vestígios dessa história adormecida. Uma pedra do templo construído pelos jesuítas está no centro da cidade. Mas, o que se há de mais valioso é a imagem de Nossa Senhora da Conceição, esculpida e conservada.

Clique e veja a programação completa 

 

Comentar
Fugiu para local igorado · 21/09/2018 - 19h59

Homem foge de polícia após ameaçar vizinhos em Lagoa do Sítio


Compartilhar Tweet 1



Na tarde desta quinta-feira (20/09), o Grupamento da Policia Militar de Lagoa do Sitio (GPM), com apoio de policiais de Valença do Piauí se deslocaram até a comunidade André Gomes, na zona rural do município, para atender a uma ocorrência que dava conta que um homem conhecido por “Peru” estava ameaçando de morte e aterrorizando algumas pessoas na comunidade que fica a cerca de 60 km da sede de Lagoa do Sítio.

De acordo com o comandante do GPM de Lagoa do Sítio, sargento Lourival, após avistar a viatura, o acusado empreendeu fuga conseguindo fugir para local ignorado.

Ao retornarem à casa do acusado, a polícia apreendeu uma espingarda bate bucha e um facão de 36 polegadas. Ainda segundo o comandante, as diligências continuam no sentido de localizar e prender o acusado. O armamento apreendido foi apresentado na delegacia regional de Valença.

 

 


Fonte: Portal V1
Comentar
Em Lagoa do Sítio · 21/08/2018 - 15h19

Garoto de 11 anos morre ao cair de cavalo e ser arrastado


Compartilhar Tweet 1



Um garoto de 11 anos morreu na tarde desta segunda-feira (20/08) após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal. O caso aconteceu na cidade de Lagoa do Sítio, região de Valença do Piauí, e o menino chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

Ryan completava 11 anos naquele dia e com alguns amigos foi andar a cavalo. O animal teria estranhado o garoto que caiu, ficando preso no estribo e sendo arrastado por cerca de 50 metros. O menino também foi pisoteado e ficou bastante ferido.

O menino chegou a ser encaminhado para o Hospital de Valença, mas já chegou sem vida. O caso chocou a população da cidade. O corpo do menino é velado na casa de familiares.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Lagoa do Sítio entrou na lista de município que irão receber auxílio de Forças Federais durante as eleições.O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) divulgou a lista na tarde da terça-feira (08/08). O reforço na segurança foi aprovado na segunda-feira (07/08) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo, serão 114 cidades a receber topas que ajudarão a garantir a segurança na votação e apuração do resultado nas urnas. 

Além das cidades no Piauí, serão contemplados 11 municípios do Acre, 41 do Rio de Janeiro, 72 do Maranhão.

De acordo com o artigo 23, inciso XIV, do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), uma vez constatada a anormalidade da situação, é competência do TSE requisitar Força Federal com o objetivo de garantir a normalidade da votação e da apuração dos resultados.

 

Comentar
JULGAMENTO FOI EM OEIRAS · 12/06/2018 - 15h15

Ex-prefeito de Lagoa do Sítio é inocentado por morte de esposa


Compartilhar Tweet 1



Terminou na madrugada desta terça-feira (12/06) o julgamento que inocentou o ex-prefeito de Lagoa do Sítio, José de Arimateia Rabelo, conhecido como Zé Simão. Ele era acusado de matar a própria esposa, Gercineide de Sousa Monteiro, com um tiro na cabeça em fevereiro de 2015.

O julgamento aconteceu na cidade de Oeiras e foram ouvidas as partes de acusação e defesa. Os jurados, ao final, entenderam que o acusado não foi o autor do disparo contra a esposa.

Confira a matéria completa 

 


Fonte: Com informações do Portal V1
Comentar