Compartilhar Tweet 1



Dr. Pessoa teve a maior quantidade de votos para o governo do estado em Lagoa do Sítio com 1.458 votos e 53,39% dos votos válidos.


Para o Senado, Ciro Nogueira teve 1.777 votos e 37,66% dos votos válidos.

E Wilson Martins teve 1.667 votos e 35,33% dos votos válidos.

Para deputado Átila Lira teve 1.261 votos e 44,51% dos votos válidos.

E para deputado estadual, Wilson Brandão teve 1.219 votos e 42,39% dos votos válidos.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Em Lagoa do Sitio 3.854 eleitores estão prontos para exercer o direito do voto. No município serão 17 seções, sendo seis na sede, todas instaladas na Unidade Escolar Mariano Rabelo e onze na zona rural. Os eleitores que antes votavam na Unidade Escolar das Baixas foram transferidos para o Posto de Saúde das Baixas na seção 110ª.

Veja a lista com o locais de votação

 


Fonte: Portal V1
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Reavivar a fé cristã. Reviver memórias. Inspirados pela busca do autoconhecimento, piauienses de Aroazes e Valença realizaram a Cavalgada da Missão neste 29 de setembro de 2018.

A cavalgada reúne uma série de eventos que tem objetivo maior conhecer e divulgar como se deu a formação de nossa sociedade nos anos de 1600 e 1700. A partir deste período, a presença dos bandeirantes, os conflitos com os índios, a chegada dos jesuítas, a formação das fazendas de gado, a vinda dos africanos escravizados para a mão-de-obra, certamente promoveram a transformação da região criando um palco de acontecimentos sociais que, apesar de tão marcantes, foram se apagando com o tempo e que precisam ser resgatados.

Com o envolvimento da população, a Cavalgada da Missão ganha sua importância no calendário turístico do Piauí. É uma festa religiosa que ajuda a colorir a cidade de Aroazes em um clima de confraternização.

Confira a matéria completa aqui

    Fotos: Reprodução

 

 


Fonte: Notícias 180
Comentar
Cavalgada da Missão | História · 27/09/2018 - 13h22 | Última atualização em 27/09/2018 - 14h30

Lagoa do Sítio | Conheça a história de miscigenação das terras de Aroazes


Compartilhar Tweet 1



Rio São Vitor. Você conhece este rio? Segundo pesquisas e o testemunho dos organizadores da Cavalgada da Missão este é o nome original do que hoje conhecemos por Rio Sambito. O nome atual, portanto vem a ser uma corruptela popular de São Vitor, ou seja, ao longo dos anos o nome foi se transformando até chegar ao atual Sambito.

Pois bem, no vale do Rio Sambito habitavam as sete aldeias dos índios da etnia Aroaque. A entrada dos Bandeirantes para a ocupação da região causou o massacre e a quase extinção dos índios da região. Os sobreviventes que habitavam estas sete aldeias, tidos como “pacificados” foram unidos no mesmo povoamento pela ação da Missão Jesuítica liderada pelo Padre Gabriel Malagrida.

Para ocupar e tornar a colônia produtiva, a coroa portuguesa mandou instalar as primeiras fazendas de gado na região. Daí a necessidade de “catequizar” os índios para formar a mão de obra.

Confira toda a matéria aqui

 


Fonte: Notícias 180
Comentar
Cultura e religião · 26/09/2018 - 15h21 | Última atualização em 26/09/2018 - 15h59

Sabia como se deu a chegada dos Jesuítas ao que hoje conhecemos como Aroazes


Compartilhar Tweet 1



Capitaneado pelo desembargador federal Dr. Carlos Brandão, os piauienses estão “escavando” o passado histórico do Piauí de 300 anos atrás. Portugueses se embrenhando nas profundezas dos sertões nordestinos se depararam com os “índios”.

O enfrentamento foi brutal por décadas até que, por volta de 1729, o Padre Gabriel Malagrida, numa missão jesuítica, aldeou os índios Aroazes às margens do Rio Sambito, promovendo um período de pacificação, podendo assim, dar-se o início da instalação as primeiras fazendas de gado que viriam a transformar o Piauhy no maior produtor de carne bovina do Brasil Colônia, segundo informações do desembargador José de Ribamar Oliveira, um dos apoiadores do movimento.

Os jesuítas ergueram na região vários templos sendo que, de um deles, ainda existe uma pedra que está no centro do hoje município de Aroazes.

Conheça mais da história clicando aqui

 

 

Comentar
Cavalgada da Missão · 25/09/2018 - 11h59 | Última atualização em 25/09/2018 - 14h06

Lagoa do Sítio | População convidada a prestigiar o encontro de Sant'Ana e N. Sra da Conceição


Compartilhar Tweet 1



Pelo segundo ano seguido, será realizada a Cavalgada da Missão em Aroazes. O evento acontecerá neste sábado (29/09), com aclamação de Nossa Senhora, a representação do Auto da Imaculada, a Virgília das Luzes, com percurso feitos em hinos e hosanas até o largo da Matriz, onde ocorre o encontro entre Nossa Senhora e sua mãe Santa Anna, sob inspiração do Divino Espirito Santo.

    Fotos: Reprodução

A cavalgada é, ao mesmo tempo, uma jornada religiosa e a rememoração dos eventos históricos que ocorreram no período do Brasil Colônia. 

Segundo o desembargador Carlos Brandão, um dos entusiastas da Cavalgada, trata-se de "uma espécie de levante do sertão brasileiro, e de resgate das nossas tradições. A região dos Aroazes (região valenciana) guarda como um sacrário do patrimônio imaterial brasileiro, tradições militares e espirituais do catolicismo dos séculos XVII-XVII. Estamos revivendo nossa história. Daí, a grande importância da Cavalgada".

Clique e veja mais

Desembargador Carlos Brandão
Desembargador Carlos Brandão    Fotos: Reprodução

 

 

Comentar
No dias 27, 28 e 29 · 22/09/2018 - 14h40 | Última atualização em 23/09/2018 - 08h58

Atenção Lagoa do Sítio | Cavalgada da Missão acontecerá em Aroazes


Compartilhar Tweet 1



A Cavalgada da Missão será realizada pelo município de Aroazes, nos dias 27, 28 e 29 de setembro. Toda a população de Lagoa do Sítio e cidades vizinhas estão convidadas para o momento.

O evento celebra a formação de um dos primeiros aldeamentos do Piauí, marcada pela presença do bandeirante Domingos Jorge Velho, por volta da segunda metade dos anos 1600, na ocupação dos vastos sertões nordestinos.

O evento traz a marca da religiosidade do povo piauiense. É um resgate da transformação do aldeamento, em 1725, em um Missão Jesuítica, por obra do Padre Gabriel Malagrida, quando os religiosos instalaram-se no lugar com a finalidade de catequizar os habitantes da região.

Resistem ao tempo muitos vestígios dessa história adormecida. Uma pedra do templo construído pelos jesuítas está no centro da cidade. Mas, o que se há de mais valioso é a imagem de Nossa Senhora da Conceição, esculpida e conservada.

Clique e veja a programação completa 

 

Comentar
Fugiu para local igorado · 21/09/2018 - 19h59

Homem foge de polícia após ameaçar vizinhos em Lagoa do Sítio


Compartilhar Tweet 1



Na tarde desta quinta-feira (20/09), o Grupamento da Policia Militar de Lagoa do Sitio (GPM), com apoio de policiais de Valença do Piauí se deslocaram até a comunidade André Gomes, na zona rural do município, para atender a uma ocorrência que dava conta que um homem conhecido por “Peru” estava ameaçando de morte e aterrorizando algumas pessoas na comunidade que fica a cerca de 60 km da sede de Lagoa do Sítio.

De acordo com o comandante do GPM de Lagoa do Sítio, sargento Lourival, após avistar a viatura, o acusado empreendeu fuga conseguindo fugir para local ignorado.

Ao retornarem à casa do acusado, a polícia apreendeu uma espingarda bate bucha e um facão de 36 polegadas. Ainda segundo o comandante, as diligências continuam no sentido de localizar e prender o acusado. O armamento apreendido foi apresentado na delegacia regional de Valença.

 

 


Fonte: Portal V1
Comentar
Em Lagoa do Sítio · 21/08/2018 - 15h19

Garoto de 11 anos morre ao cair de cavalo e ser arrastado


Compartilhar Tweet 1



Um garoto de 11 anos morreu na tarde desta segunda-feira (20/08) após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal. O caso aconteceu na cidade de Lagoa do Sítio, região de Valença do Piauí, e o menino chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

Ryan completava 11 anos naquele dia e com alguns amigos foi andar a cavalo. O animal teria estranhado o garoto que caiu, ficando preso no estribo e sendo arrastado por cerca de 50 metros. O menino também foi pisoteado e ficou bastante ferido.

O menino chegou a ser encaminhado para o Hospital de Valença, mas já chegou sem vida. O caso chocou a população da cidade. O corpo do menino é velado na casa de familiares.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Lagoa do Sítio entrou na lista de município que irão receber auxílio de Forças Federais durante as eleições.O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) divulgou a lista na tarde da terça-feira (08/08). O reforço na segurança foi aprovado na segunda-feira (07/08) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo, serão 114 cidades a receber topas que ajudarão a garantir a segurança na votação e apuração do resultado nas urnas. 

Além das cidades no Piauí, serão contemplados 11 municípios do Acre, 41 do Rio de Janeiro, 72 do Maranhão.

De acordo com o artigo 23, inciso XIV, do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), uma vez constatada a anormalidade da situação, é competência do TSE requisitar Força Federal com o objetivo de garantir a normalidade da votação e da apuração dos resultados.

 

Comentar
JULGAMENTO FOI EM OEIRAS · 12/06/2018 - 15h15

Ex-prefeito de Lagoa do Sítio é inocentado por morte de esposa


Compartilhar Tweet 1



Terminou na madrugada desta terça-feira (12/06) o julgamento que inocentou o ex-prefeito de Lagoa do Sítio, José de Arimateia Rabelo, conhecido como Zé Simão. Ele era acusado de matar a própria esposa, Gercineide de Sousa Monteiro, com um tiro na cabeça em fevereiro de 2015.

O julgamento aconteceu na cidade de Oeiras e foram ouvidas as partes de acusação e defesa. Os jurados, ao final, entenderam que o acusado não foi o autor do disparo contra a esposa.

Confira a matéria completa 

 


Fonte: Com informações do Portal V1
Comentar
Em Lagoa do Sítio · 17/07/2017 - 10h40 | Última atualização em 06/11/2017 - 09h54

Comércio é assaltado por dois homens armados em Lagoa do Sítio


Compartilhar Tweet 1



Na última sexta-feira (14/07), dois homens armados com uma escopeta, calibre 12, assaltaram um comercio que fica no mercado municipal no centro da cidade.

O assalto deixou a população estarrecida. De acordo com informações, dois homens chegaram ao comercio do senhor Manoel Todé e anunciaram o assalto. Além de levar o dinheiro do comerciante, os assaltantes levaram também os pertences das pessoas que estavam no local.

Foto:Portal V1

 

 

(Equipe de Municípios)

Projeto inovador · 06/07/2017 - 10h36 | Última atualização em 06/07/2017 - 11h48

Lagoa do Sítio: Projeto cidade sobre Antitabagismo será mostrado no DF


Compartilhar Tweet 1



O desempenho da Secretaria de Saúde de Lagoa do Sitio a frente do Programa Nacional de Controle do Tabagismo será um dos destaques da 14ª Mostra Brasil aqui tem SUS, que será realizado dentro do 33º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde que acontecerá de 12 a 15 de julho em Brasília.

O projeto de Lagoa do Sitio foi escolhido no VII Congresso Estadual de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Piauí realizado em maio ultimo em Teresina. O projeto desenvolvido em Lagoa do Sitio será o único entre as cidades do Território do Vale do Sambito.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal V1
Em Lagoa do Sítio · 09/06/2017 - 16h48 | Última atualização em 09/06/2017 - 16h51

Fenômeno natural desconhecido aparece nos céus e surpreende moradores


Compartilhar Tweet 1



Um fenômeno da natureza aconteceu no céu do município de Lagoa do Sítio, uma imagem no minimo curiosa se formou nas nuvens, com as cores do arco-íris, o formato de uma mão estendida deixou muitos curiosos a procura de explicação.

A quem falasse: ‘e o fim do mundo, Jesus está voltado, é a mão de Deus sobre Lagoa do Sítio, e aurora boreal…’

Não se sabe realmente o que era nem como se formou, explicação mais logica seria de um redemoinho de vento nas nuvens causando esse formato e o arco-íris.

O fato é que o céu ficou ainda mais bonito, despertando em alguns a fé, em outros a esperança, em vários a curiosidade e em todos a certeza que nunca viveremos o bastante para ver tudo.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações em Portal Lagoa Online

Compartilhar Tweet 1



Lideranças políticas de Lagoa do Sitio prestigiaram no último sábado (06/05) na capital Teresina das atividades do Partido dos Trabalhadores (PT) como a realização do 6º Congresso Estadual do Partido dos Trabalhadores e a posse do deputado federal Assis Carvalho como presidente estadual do PT.

O evento foi bastante concorrido, inclusive por lideranças de outras agremiações como o prefeito de Teresina Firmino Filho, lideranças políticas como senadora Regina Sousa, prefeito Firmino Filho, vice- governadora Margarete Coelho, secretários de estado Merlong Solano, Francisco Costa, Fábio Xavier, Humberto Coelho; deputado Flávio Nogueira, João de Deus; Zé Carvalho, Isadora Cortez e Osmar Junior.


Fonte: Com informações do Portal V1

Compartilhar Tweet 1



A Turma de Serviço Social da Universidade UNOPAR de Teresina prestou nesta quarta-feira (03/05) durante a celebração da santa missa na igreja do Cristo Rei em Teresina uma bela homenagem a ex-primeira dama de Lagoa do Sitio Gercineide Monteiro morta em fevereiro de 2015.

A ex-primeira dama deu nome a turma numa homenagem que deixou todos emocionados. Gercineide Monteiro era aluna da turma.

Seus irmãos Nilton Filho, Gilvaneide Monteiro, os filhos Ryan e Kauã e o sobrinho João Pedro receberam ainda uma placa da turma para marcar ainda mais o momento.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações e fotos do Portal V1
Generosidade com o minicípio · 13/04/2017 - 09h31

Prefeitura de Lagoa do Sitio entrega peixes para toda a população


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Lagoa do Sitio realizou na última quarta-feira (12/04), a distribuição de uma tonelada e meia de peixes a população sitiolagoense.

A ação social já é tradição no município fez a alegria das famílias beneficiadas que elogiaram também a desburocratização da entrega. Para receber o peixe bastava apenas ser sitiolagoenses.

O prefeito Antonio Ditoso que compareceu a entrega afirmou que a gestão municipal não vem medindo esforços em oferecer ações que atenda da forma mais direta possível a população, especialmente aquelas famílias que se encontram em maior vulnerabilidade social.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Portal V1

Teve inicio nessa quinta-feira (16/03), a recuperação asfáltica da PI 469, que liga Valença a Lagoa do Sitio. A responsabilidade pela execução da obra é da Construtora Icaraí que estipulou os serviços em dois meses. O prefeito de Lagoa do Sitio, Antônio Ditoso esteve no local acompanhando o inicio dos trabalhos.

A obra foi autorizada em janeiro durante a visita do governador Wellington Dias a cidade que na oportunidade atendeu a reivindicação do prefeito e anunciou ainda outras obras para o município como a iluminação do conjunto habitacional José Monteiro, reforma do mercado central, a construção de um estádio de futebol, reforma do prédio da prefeitura, construção de um ginásio poliesportivo na unidade escolar Mariano Rabelo.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Portal V1
Suspeito de ter assassinado · 13/02/2017 - 09h56

Polícia prende suspeito de matar próprio avô no interior do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Foi preso na manha deste sábado (11) no bairro Angico em Lagoa do Sitio o jovem Edsandro dos Santos Silva (22), principal suspeito de ter assassinado o próprio avo na virada do ano.

Contra Edsandro dos Santos havia um mandado de prisão preventiva, sendo que o mesmo estava foragido e era procurado pelas forças de segurança da região. Apos levantamentos de informações, uma equipe da Força Tática e policiais de Lagoa do Sitio foram ate o local e realizaram a prisão do suspeito que encontrava – se sozinho em uma casa.

A equipe teve que progredir na mata e chuva ate chegar ao local informado, a principio o suspeito resistiu, porem foi preso e apresentado na delegacia de Valença, onde será ouvido nessa segunda-feira pelo delegado regional.


Fonte: Com informações da Policia Militar

Compartilhar Tweet 1



Com objetivo de orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, o CGU realizou na manhã desta segunda-feira (06/02), o Encontro Município Transparente. O prefeito do município de Lagoa do Sítio, Antônio Ditoso, esteve no evento que é regionalizado, nos 26 Estados do país, que reúne prefeitos para esclarecer iniciativas de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência.

O encontro acontece na APPM, que já tem um trabalho de destaque na área. A programação inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública.

Os prefeitos receberam um pen-drive que contém orientações da CGU.

Equipe de municípios - direto da APPM


Compartilhar Tweet 1



Com objetivo de orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União realizará no Piauí, no dia 6 de fevereiro, o Encontro Município Transparente. Eventos regionalizados, nos 26 Estados do país, vão reunir prefeitos e prefeitas para esclarecer iniciativas de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência.

O encontro acontece na APPM, que já tem um trabalho de destaque na área, e deve reunir prefeitos e técnicos. A programação inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Adm Pública.
(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da APPM
Aniversário de 23 anos · 26/01/2017 - 11h00 | Última atualização em 26/01/2017 - 11h45

Lagoa do Sítio comemora aniversário de emancipação política com Forró Sacode


Compartilhar Tweet 1



Nesta quinta-feira (26/01), a cidade de Lagoa do Sitio, o município completa 23 anos de emancipação política e administrativa. Para comemorar a prefeitura municipal organizou uma grande programação que teve inicio na última quarta-feira (25/01) com a celebração de um culto em ação de graças na Igreja Assembléia de Deus Missão.

Hoje as atividades continuam com alvorada pela manha, missa em ação de graças às 09h da manha. Final do campeonato municipal às 15h.

Apresentações culturais às 20h, canto de parabéns às 22h e festa com Edson Sanfoneiro, Dudu Rocha e Forró Sacode na praça de eventos. Nas redes sociais, o prefeito Antônio Ditoso e a vice-prefeita Vanessa Reis desejaram felicidades à cidade.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Portal V1

Compartilhar Tweet 1



Neste sábado (21/01), W. Dias, esteve no município de Lagoa do Sítio. O governador foi recebido pelo prefeito Antônio Ditoso na sede do Peti.

O governador fez a assinatura do Plano de Negócios do Projeto Viva o Semiárido, O projeto tem como objetivo a implantação de negócios na área da agricultura onde beneficiará dezenas de famílias.

O governador autorizou a reforma do Mercado Municipal, e declarou entregue as obras de eletrificação do conjunto habitacional José Monteiro, autorizou a Fundespi em parceria com a prefeitura construir um estádio de futebol na cidade, além de autorizar o Idepi a reformar a sede da prefeitura de Lagoa do Sítio e anunciou cursos para Universidade Aberta do Brasil.

Isabel Ribeiro, Leucilio Sales e Jordana Barbosa - direto de Lagoa do Sítio

Na tarde deste sábado (21/01), o governador Wellington Dias, esteve no município de Lagoa do Sítio. O governador foi recebido pelo prefeito Antônio Ditoso na sede do Peti.

Na solenidade o governador, assinou o projeto de recapeamento do asfalto que liga Lagoa do Sítio ao município de Valença do Piauí, bem como anunciou a construção de um quilômetro e meio de asfalto dentro da cidade de Lagoa do Sítio.

“Estamos tratando da recuperação do asfalto que liga o município de Lagoa do Sítio ao município de Valença e mais um quilômetro e meio de asfalto dentro da cidade”, declarou.

Isabel Ribeiro, Leucilio Sales e Jordana Batista – direto de Lagoa do Sítio

300 agricultores beneficiados · 22/01/2017 - 13h00 | Última atualização em 22/01/2017 - 17h53

R$ 5 mi investido:W.Dias faz entrega de sementes e mudas em município


Compartilhar Tweet 1



Na manhã deste sábado (21/01), o governador Wellington Dias, visitou o município de Lagoa do Sítio onde foi recebido pelo prefeito Antônio Ditoso na sede da Peti, onde realizou a entrega simbólica de sementes de milho, feijão, mudas de caju e palmas forrageiras.

O governador entregou uma cesta com sementes de milho e feijão, além de uma muda de Caju e Palma Forrageira para a senhora Maria Eugênia
“Destaco a entrega de mudas para os agricultores, são cerca de 300 agricultores que serão beneficiados pelo projeto”, declarou o governador.


Isabel Ribeiro, Leucilio Sales e Jordana Batista – direto de Lagoa do Sítio