Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público do PI por meio da 2ª Promotoria de Justiça de São João do Piauí, expediu na manhã desta sexta-feira (02/10), recomendação ao prefeito do município de Lagoa do Barro sobre a exoneração de dois secretários municipais.

O integrante do Ministério Público Estadual orienta o chefe do Poder Executivo de Lagoa do Barro a exonerar, no prazo de 10 dias, o secretário municipal de Administração, Planejamento e Finanças, que é irmão do prefeito; e o secretário municipal de Obras, Transporte e Serviços Públicos, sogro do prefeito, por não possuírem qualificação técnica necessária para o comando das mencionadas secretarias.

Nas considerações da recomendação, o promotor Jorge Pessoa explica que foi instaurado um procedimento, no qual se constatou que os secretário não possuem qualificação para o exercício do cargo público configurando a prática de nepotismo.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público do Piauí, através da promotoria de justiça de São João do Piauí, instaurou procedimento preparatório de inquérito civil público para investigar possível irregularidade na cidade de Lagoa do Barro.

O promotor Jorge Luiz da Costa Pessoa levou em consideração o excesso de pessoas contratadas para o cargo de motorista no município.

Também foi levado em consideração a necessidade de realização de concurso público ante a necessidade de servidores.

Uma série de ações foi determinada pelo promotor Jorge Luiz da Costa Pessoa para apuração do caso.

Comentar
Confira! · 05/08/2020 - 14h31 | Última atualização em 05/08/2020 - 14h44

Senac realiza treinamento em metodologias ativas para professores em Lagoa do Barro do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Em tempos de distanciamento social, diversos aspectos da vida cotidiana tiveram que ser modificados e reinventados. A educação, sobretudo, passa pelo desafio de buscar maneiras de desenvolver práticas de ensino criativas para que possam continuar a contribuir na qualificação profissional dos alunos.

    FOTO: Reprodução / Senac 

Dessa forma, com o objetivo de capacitar coordenadores, diretores e docentes, a Secretaria de Educação de Lagoa do Barro do Piauí realiza o curso Metodologias Ativas na Prática Docente, ofertado de forma remota pela Unidade Senac de São Raimundo Nonato, através do atendimento corporativo. O curso busca capacitar profissionais da educação para desenvolver práticas de ensino inovadoras e criativas, auxiliando no desenvolvimento de uma educação de qualidade no município.

O curso está sendo ministrado pela professora Flávia Freire, especialista em docência profissional, consultora, educadora e palestrante.

O objetivo do curso é capacitar docentes para a prática dessas ferramentas, auxiliando-os no processo de ensino aprendizagem e inserindo o aluno como peça principal do processo, instigando-o e motivando-o à busca do conhecimento e resolução de desafios

 

 


Fonte: AsCom / Senac
Comentar
Depois de sete dias de buscas · 22/04/2020 - 15h19 | Última atualização em 22/04/2020 - 15h42

Corpo de um homem que desapareceu após pular em rio no Sul do Piauí é encontrado


Compartilhar Tweet 1



O corpo de Bombeiros do Piauí, foi para a região de Lagoa do Barro realizar as buscas em riachos e no rio Gameleira na tentativa de encontrar o rapaz conhecido como Zé Neto, que segundo informações na noite de quarta-feira (15/04), despareceu na localidade Mulungu após entrar no rio. As informações são do WD Notícias.

Nesta terça-feira (21), após sete dias de buscas finalmente o corpo foi encontrado, em uma roça que fica na margem do riacho, na localidade Cacimba Alta, próximo a Capitão Gervásio Oliveira, já em estado avançado de decomposição.

    Foto: Reprodução

A equipe do corpo de bombeiros e da Policia Militar comandada pelo comandante do GPM Sargento F. Ramos, teve muito trabalho no resgate devido ao volume de água que desce no rio e riachos da região.

Devido ao estado do corpo e as medidas de contenção do Coronavírus o sepultamento será rápido.

    Foto: Reprodução

 

Comentar
Buscas são realizadas · 16/04/2020 - 10h22 | Última atualização em 16/04/2020 - 10h45

Homem desaparece após pular em rio no Sul do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Um homem da localidade Sete Lagoas, zona rural de Lagoa do Barro do Piauí, pulou para tomar banho no Rio Gameleira e desapareceu no rio que deságua na barragem Janipapo, em São João do Piauí, na noite desta quarta-feira (15/04). As informações são do Cidades em Foco.

    Reprodução Portal Sanjoanense

De acordo com informações preliminares, o homem identificado como Zé Neto, filho de Corrinha, da comunidade Sete Lagoas, teria pulado no rio por volta da meia noite e não apareceu mais, sendo supostamente carregado pela correnteza.

Familiares e amigos realizam buscas e pedem a colaboração de moradores que residem próximo ao rio que passa ainda pelo município de Gervásio Oliveira, que caso encontrem o corpo boiando, comuniquem o quanto antes. 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Após intensas chuvas, o Rio Gameleira que passa por Lagoa do Barro do Piauí quebrou a ponte principal que dá acesso ao centro, deixando a cidade parcialmente isolada, haja vista, que existe um acesso alternativo ao centro da cidade. As informações são do  Cidades em Foco.

    Foto: Reprodução

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O jovem identificado como Laécio Silva da Mata, de 19 anos, morreu em um grave acidente de trabalho,nesta segunda-feira (27/01), ao ser atingido por uma estrutura/peça enquanto trabalhava numa empresa no canteiro de obras da Acciona, em um complexo eólico  Lagoa do Barro-PI. As informações são do FN Notícias.

    FOTO: FN Notícias

 

 


Fonte: FN Notícias
Comentar
Portal de Transparência · 05/11/2019 - 14h03 | Última atualização em 05/11/2019 - 14h17

MPPI expede recomendação para a Câmara Municipal de Lagoa do Barro do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Por meio da 2ª Promotoria de Justiça de São João do Piauí, o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) expediu as Recomendações nº 38 de 2019 ao presidente da Câmara Municipal de Lagoa do Barro do Piauí, sobre a atualização dos dados do Portal da Transparência.

A Câmara deverá disponibilizar e gerenciar em página oficial na Internet as informações relativas ao Poder Legislativo, exigidas pela Lei n° 12.527/2011 e Lei Complementar n° 101/2000. O descumprimento das recomendações acarretará caracterização de dolo para fins de ação judicial de improbidade administrativa por omissão, prevista em Lei Federal.

A atuação da Promotoria alinha-se ao Plano Geral de Atuação (PGA) do MPPI para o biênio 2018-2019. O documento inclui o projeto "Transparência no Legislativo", elaborado pelo Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (CACOP). 

Clique aqui e confira o documento.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: MPPI
Comentar
Acompanhando por equipe · 07/05/2019 - 15h04 | Última atualização em 08/05/2019 - 07h41

Prefeito Gilson Nunes prestigia a posse do deputado estadual Ziza Carvalho


Compartilhar Tweet 1



Prefeito Gilson Nunes, de Lagoa do Barro do Piauí, prestigiou na manhã desta terça-feira (07/05), a posse dos deputados Estaduais suplentes na Assembleia Legislativa do Piauí, acompanhado da primeira dama e Secretatia de Assistência Social Simone Coelho, Sandra Amorim Secretária de Educação, Silvano Marques Secretário de Administração, Daniel Diretor de Tributos, Delva Diretora de RH e 
Duilson Assessor.

Foram empossados Warton Lacerda, Cícero Magalhães, Ziza Carvalho todos os PT e Belê Medeiros (Progressisas). Após o evento a equipe da prefeitura de Lago do Barro do Piauí prestigiou o deputado Ziza Carvalho em almoço de comemoração em restaurante na Zona leste de Teresina.

 

Comentar
Evento do Sebrae · 07/05/2019 - 09h05 | Última atualização em 09/05/2019 - 08h38

Prefeito Gilson Nunes participa da abertura do Congresso das Cidades do Piauí


Compartilhar Tweet 1



O prefeito, Gilson Nunes, de Lagoa do Barro do Piauí, junto com sua equipe de secretários participaram nesta segunda-feira (06/05), da abertura do Congresso das Cidades do Piauí, evento da TV Cidade Verde em parceria com o Sebrae, no Atlantic City.

Neste ano, o Congresso está voltado para Gestão, Inovação e Desenvolvimento Humano, apresentando, debates, informações, soluções inteligentes e conhecimento prático para empreendedores e gestores públicos buscando o desenvolvimento das cidades.

Mais de 70 palestras, sobre os temas, serão ministradas durante o evento. Ao final, ainda será sorteada uma ambulância 0 km para o prefeito que participar da abertura ao fechamento do evento.

Estiveram presentes o governador Wellington Dias, Davi Alcolumbre, presidente do Senado Federal, Rodrigo Maia, presidente da Câmara Federal, Freitas Neto, presidente do Sebrae Piauí, Mário Lacerda, diretor do Sebrae, e outras autoridades.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O governador Wellington Dias recebeu, em audiência realizada no Palácio de Karnak, nesta segunda-feira (25/06), o diretor financeiro da Atlantic Energias Renováveis, Erik Jenichen. Em pauta, a ampliação do parque eólico mantido pela empresa no município de Lagoa do Barro do Piauí.

Atualmente, a empresa é responsável pela produção de 195 megawats de energia, gerando mais de R$ 150 milhões anualmente em receita para o município. O novo projeto prevê investimentos de R$ 200 milhões e aumento de produção em 65 megawats, aproximando o parque de uma produção capaz de abastecer 400 mil residências.

    Fotos: Reprodução

 

Comentar
Em Lagoa do Barro do Piauí · 12/03/2019 - 15h20 | Última atualização em 12/03/2019 - 17h43

Prefeitura Municipal de Lagoa do Barro do Piauí reabre concurso público e processo seletivo


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Lagoa do Barro do Piauí - PI anuncia reabertura das inscrições do Concurso Público e Processo Seletivo para cargos da Administração.

Agora as inscrições podem ser realizadas do dia 1, até às 17h dia 22 de março de 2019, no site www.consep-pi.com.br. O valor da taxa de inscrição a ser pago pelo candidato é de R$ 50,00; R$ 70,00 ou R$ 100,00.

O período de trabalho é de 30 ou 40h semanais com renumeração variando de R$ 998,00 a R$ 8.100,00 conforme o cargo escolhido pelo candidato.

É importante ressaltar que os requisitos mínimos exigidos é ter Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Ensino Superior.

Quanto ao certame e o exame constarão de Prova Objetiva de caráter eliminatório e classificatório, previstos para o dia 07 de abril de 2019, a partir das 09h (Horário Local) e Prova Prática para os candidatos ao cargo de Operador de Máquinas Pesadas, prevista para o dia 03 de maio de 2019.

 

 


Fonte: PCI Concursos
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Lagoa do Barro do Piauí foi empossada na noite da última sexta-feira, (11/01), em solenidade realizada no plenário. A mesa diretora atuará no biênio de 2019-2020 e é formada pelo presidente Mouracy de Sousa Siqueira (PTB), vice-presidente Antônio de Jesus Coelho Alves (PSB), primeiro secretário Cleto de Oliveira Coelho (MDB), segundo secretário José Neto Ribeiro (PSB).

O novo presidente da Casa, vereador Mouracy Siqueira, realizou um discurso de agradecimento e enfatizou que fará um grande trabalho a frente do legislativo de Lagoa do Barro do Piauí, “A tarefa do vereador não é uma tarefa fácil, precisamos nós unir exatamente para buscar essa credibilidade, na condição de presidente da Câmara, vou lutar por isso, buscando sempre o melhor funcionamento da casa, sobretudo, com transparência, é esse o meu desejo”, disse.

 

 


Fonte: Cidades em Foco
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A FETAG-PI, através da Presidente Elisângela Moura prestigiou na manhã desta sexta-feira (04/01), no auditório do Sindicato, a Solenidade de Posse para o quadriênio 2019/2023, da nova Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Lagoa do Barro, do Conselho Fiscal e suas respectivas suplências. Dezenas de pessoas compareceram e apreciaram a solenidade.

“Quero dizer que nós como equipe vamos fazer o possível para poder continuar atendendo vocês da melhor forma possível, lutando pelos direitos e defendendo as causas de cada um. Estou aprendendo com Reginaldo e de já o agradeço pelo apoio e confiança. Sei que muitos me olham e se perguntam se vou conseguir dar conta do recado, eu sei que tudo que é novo dar medo, mas irei fazer o que eu puder para ajudar todos vocês da melhor forma possível, sempre estarei disposta a aprender e a ouvir todos”, explicou a Presidente Hortência.

 

 


Fonte: Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores-PI
Comentar

Em publicação no Diário Oficial do Estado do Piauí nesta quarta-feira (28/11) o governador Wellington Dias assinou decreto onde declara situação de emergência em 45 municípios, incluindo Lagoa do barro do Piauí, devido à seca. A validade é por 180 dias.

Segundo o decreto, foi considerado irregularidade na distribuição pluviométrica observada nos últimos anos no Estado, na maioria dos municípios, principalmente na região do Semiárido, destacando os que ficam nos Territórios Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Guaribas e Vale dos Rios Piauí e Itaueira.

Segundo monitoramento realizado pelo Órgão da Agência Nacional de Águas (ANA), é demonstrado que parte do território do Estado ainda se encontra em seca, caracterizando o momento atual como em Situação de Seca Extrema.

No decreto consta que as chuvas ocorridas neste ano não foram suficientes para reabastecer os principais reservatórios d'água dos municípios.

    Relação de todas as cidades em estado de emergência

 

Comentar

Wellington Dias teve a maior quantidade de votos para o governo do estado no município de Lagoa do Barro do Piauí:

 

Lista dos candidatos mais votados ao Senado no município:

 

Lista dos candidatos a deputado federal mais votados no município:

 

Lista dos candidatos a deputado estadual mais votados no município:

 

Confira a divulgação do resultado em todo o estado aqui.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Lagoa do Barro do Piauí e mais 41 cidades do Piauí serão beneficiadas com a Claro e a TIM anunciaram parceria para compartilhamento de infraestrutura em forma de roaming, que garantirá a conectividade aos seus usuários em mais de 700 novos municípios, onde, anteriormente, havia apenas uma das operadoras.

A negociação prevê o uso da estrutura 3G nos municípios contemplados desde o início do mês de julho e a prestação do serviço será transparente, não exigindo qualquer ação prévia por parte dos clientes seguindo a mecânica da oferta/plano de serviço já contratada.

Veja a lista completa 

 

Comentar
Para manutenção neste sábado · 17/08/2018 - 06h46

Eletrobras interromperá energia temporariamente de Lagoa do Barro do Piauí


Compartilhar Tweet 1



A Eletrobras Distribuição Piauí irá interromper o fornecimento de energia elétrica no município de Lagoa do Barro do Piauí e mais 25 cidades do estado, neste sábado (18/08).

O motivo da interrupção é a manutenção que a empresa realizará na rede da região, que trará melhorias no fornecimento de energia para o municípios.

O intervalo da ação será de 6h15 às 8h45 da manhã.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Lagoa do Barro e mais três municípios do Piauí receberão investimentos da Enel Green Power, maior empresa de energia solar da América Latina e com forte atuação na geração de energia eólica. Nessa quinta-feira (14/06) a empresa apresentou, no Metropolitan Hotel, uma apresentação para empreendedores piauienses.

A reunião de trabalho teve como objetivo formar um cadastro de possíveis fornecedores e prestadores de serviços. O governador Wellington Dias e a vice-governadora Margarete Coelho participaram do evento.

O início das ações da empresa está previsto para o segundo semestre de 2018, gerando emprego e renda na região.

“Estamos falando da produção de 1 GW de energia solar e eólica, no Piauí. São investimentos que alteram o dia a dia da comunidade. Todo os esforços do Piauí são para atração de grandes investimentos”, explicou Wellington.

 


Fonte: CCom
Comentar

O Ministério Público Estadual anunciou nesta sexta-feira (01/06), que  a Promotoria Regional Ambiental de São Raimundo Nonato instaurou Inquérito Civil para averiguar a omissão do município de Lagoa do Barro do Piauí e outros municípios, além da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR-PI), na adoção de medidas administrativas para prevenção ou diminuição dos riscos ambientais e sanitários decorrentes das atividades de cemitérios clandestinos ou que funcionem em desconformidades com Resolução CONAMA n.º 368/06. 

A intenção do Ministério é evitar que esses cemitérios, feitos de forma irregular contaminem o lençol subterrâneo (aquíferos fissurais ou fraturados).

confira a matéria completa https://180graus.com/piaui-180/ministerio-publico-estadual-abre-inquerito-para-averiguar-omissao-de-onze-municipios-no-piaui

 


Fonte: MPPI
Comentar
Solenidade em Brasília · 25/05/2018 - 16h41 | Última atualização em 27/05/2018 - 18h11

Prefeito de Lagoa do Barro do Piauí participa de solenidade de posse de Jonas Moura


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Lagoa do Barro do Piauí, participou do evento de posse do atual prefeito de Água Branca e vice-presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Jonas Moura. O prefeito se tornou o diretor do Conselho Fiscal da Confederação Nacional de Municípios (CNM), nessa quarta-feira (23/05).

A solenidade aconteceu durante o evento da "XXI Marcha a Brasília em defesa dos em Defesa dos Municípios".

As gerentes do Portal 180graus, Isabel Ribeiro e Lorenna Ribeiro, estiveram no evento fazendo a cobertura geral.

 

Comentar
Marcha dos prefeitos · 25/05/2018 - 09h10 | Última atualização em 25/05/2018 - 09h29

Prefeito de Lagoa do Barro do Piauí esteve presente em jantar na casa do senador Ciro Nogueira


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Lagoa do Barro do Piauí, Gilson Nunes , esteve presente em jantar na casa do senador Ciro Nogueira e da deputada federal Iracema Portella, em Brasília na noite desta quarta-feira (23/05).

Na ocasião estiveram presentes 83 prefeitos, presentes o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia, deputados federais Rejane Dias, Mainha, Júlio César, Paes Landim, ministro das Cidades, Alexandre Baldy, vice-governadora Margarete Coelho, deputados estaduais Júlio Arcoverde, Flora Izabel, Firmino Paulo, Georgiano Neto, Arão Martins, do Detran, vereador de Teresina, Venâncio, e o ex-presidente da APPM, Carlão, entre outros.

Os parlamentares aproveitaram a presença dos prefeitos na XXI Marcha à Brasília, realizada pela Confederação Nacional de Municípios – CNM, para organizar a confraternização.

Cobertura feita diretamente de Brasília.

Fotos: 180graus

 

Comentar
Em Lagoa do Barro · 09/04/2018 - 22h29 | Última atualização em 11/04/2018 - 22h47

Fábrica de torres coloca o Piauí como um dos principais produtores energia limpa no país


Compartilhar Tweet 1



O governador Wellington Dias, nesta sexta-feira (06/04), esteve na inauguração das instalações da fábrica de torres eólicas Acciona/Nordex, no município de Lagoa do Barro, que com o investimento coloca o Piauí como um dos principais produtores de energia limpa no país.

 A empresa fabricará matéria-prima para abastecer os parques eólicos do estado.
O Complexo Eólico terá oito parques e potência instalada de 195 MW (megawatts), gerados por 65 aerogeradores distribuídos em uma área de 2.854 hectares, trazendo um grande investimento para estado.

Wellington destacou a importância do empreendimento. “A fabricação de torres traz a garantia de energia para o Piauí, além de emprego e renda é desenvolvimento a partir de energia sustentável. Quem conhece essas regiões sabe o tamanho da transformação positiva causada pela chegada desse investimento. E é só o começo, outros investimentos já são previstos”.

 


Fonte: 180graus / Victória Brito
Comentar
Cerca de 2.000 pessoas · 06/04/2018 - 23h46 | Última atualização em 07/04/2018 - 00h16

Wellington Dias fala sobre a geração de empregos com a Fábrica de Torres em Lagoa do Barro-PI


Compartilhar Tweet 1



O governador Wellington Dias esteve em Lagoa do Barro, onde realizou uma visita técnica as instalações na Fábrica de Torres eólicas Acciona/Nordex, na manhã desta sexta-feira (06/04). Acompanhado da deputada federal Rejane Dias, dos deputados estaduais Ziza Carvalho e Liziê Coelho; e secretário  Luiz Coelho.

O governador falou sobre a importância da estação para o município. “Serão 500 empregos diretos e 1.200 indiretos com a obra, foram investido cerca de R$ 1 bilhão e 300 mil somente nesse parque. Teremos outros parques um de 30 MW com o valor previsto de R$200 milhões", destacou o governador Wellington Dias.

 


Fonte: 180graus / Victória Brito
Comentar
R$1 bilhão e 300mil investidos · 06/04/2018 - 21h58 | Última atualização em 07/04/2018 - 00h12

Governador W. Dias realiza visita técnica e inauguração de Fábrica de Torres em Lagoa do Barro-PI


Compartilhar Tweet 1



O governador Wellington Dias realizou uma visita técnica na Fábrica de Torres eólica Acciona/Nordex, na zona rural do município de Lagoa Do Barro, na manhã desta sexta-feira (06/04), acompanhado pela comitiva.

O empreendimento está localizado dentro do Complexo Eólico Lagoa Do Barro, que contou com o investimento de R$1 bilhão e 300 mil. A fábrica será a primeira indústria especializada a chegar no estado, disponibilizando um grande impacto econômico e social para a região que tem um grande potencial eólico.

Estiveram presentes no local a deputada federal Rejane Dias, os deputados estaduais Ziza Carvalho e Liziê Coelho e demais autoridades políticas.

 


Fonte: 180graus / Victória Brito
Comentar