Compartilhar Tweet 1



No município de Lagoa de São Francisco no Norte do Piauí, um idoso, identificado apenas como Zaza Miguel, foi encontrado morto na noite dessa quarta-feira (12/09), após ser baleado com um tiro de espingarda. O fato ocorreu na comunidade Caripinas.

As polícias militar e civil foram acionadas e estiveram no local para colher informações sobre o crime. Os moradores da localidade ficaram abalados com a morte de Zaza.

O idoso era pai do vereador João Arilson de Mesquita Bezerra, presidente da Câmara Municipal de Lagoa de São Francisco. A polícia investiga o caso para encontrar o suspeito do assassinato.

    Fotos: Reprodução

 

 


Fonte: Piripiri Repórter
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Lagoa de São Francisco entrou na lista de municípios que irão receber auxílio de Forças Federais durante as eleições. O reforço na segurança foi aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo, serão 114 cidades a receber topas que ajudarão a garantir a segurança na votação e apuração do resultado nas urnas. 

Além das cidades no Piauí, serão contemplados 11 municípios do Acre, 41 do Rio de Janeiro, 72 do Maranhão.

De acordo com o artigo 23, inciso XIV, do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), uma vez constatada a anormalidade da situação, é competência do TSE requisitar Força Federal com o objetivo de garantir a normalidade da votação e da apuração dos resultados.

Confira a lista completa aqui.

 


Fonte: TRE-PI
Comentar
Em Lagoa de São Francisco · 21/08/2018 - 14h29 | Última atualização em 21/08/2018 - 18h33

Motocicleta fica desgovernada e sai da pista deixando casal fica ferido


Compartilhar Tweet 1



Um homem perdeu o controle da motocicleta quando tentava passar em uma curva na PI-327, na tarde desse domingo (19/08), próximo à Lagoa de São Francisco, no Piauí. Segundo informações, uma mulher estava na garupa da motocicleta no momento do acidente.

 

 


Fonte: Piripiri de Fato
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Lagoa de São Francisco e mais 57 municípios do Piauí, entre os dias 4 e 8 de julho equipes de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realizarão visitas técnicas para validar as informações obtidas através do questionário do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM).

Neste ano foi definido pela Rede Indicon que as dimensões a serem validadas no exercício 2018/2017 serão Educação e Saúde. Uma equipe composta por 9 Auditores de Controle Externo e 6 Técnicos realizarão procedimentos in loco para conferir os documentos solicitados e efetuar entrevistas e visitas a, no mínimo, 1 Unidade Básica de Saúde e 1 unidade escolar em cada município.

O Tribunal de Contas do Piauí aplicou, entre os dias 01/03/2018 a 30/04/2018 (prorrogado até o dia 11/05/2018), questionários do IEGM para avaliar os municípios do Estado relativos ao exercício de 2017. Ao final do prazo, 100% dos municípios responderam os 7 questionários.

 

 


Fonte: Cidades em Foco
Comentar
Em Lagoa de São Francisco · 05/06/2018 - 11h16

Primeira-dama Aurilene recebe equipe do 180graus


Compartilhar Tweet 1



Durante passagem no município, a equipe do 180graus foi recebida pela primeira-dama Aurilene que fez questão de contar as melhorias que a cidade tem recebido ultimamente.

Com o apoio do prefeito Veridiano, dos vereadores na câmara municipal, do deputado estadual Wilson Brandão, a gestão tem sido muito próspera.

 

 

Comentar
Muita música e premiações · 27/03/2018 - 10h46 | Última atualização em 27/03/2018 - 12h00

Primeira-dama e prefeito de Lagoa de São Francisco presenciam o Jantar das Primeiras-damas


Compartilhar Tweet 1



A primeira-dama e o prefeito de Lagoa de São Francisco, Aurilene Melo e Veridiano Melo, presenciaram o tradicional Jantar das Primeiras-damas, realizado pelo Portal 180graus em homenagem ao mês das mulheres e sua contribuição no cenário político piauiense. 

O evento acontece nesta sexta-feira (23/03) e contará com a presença das principais lideranças políticas do estado. Além disso, terá a participação da banda Xenhenhem e a dupla Lucas e Rômulo animando a festa, e diversos brindes que serão sorteados.

Acompanhe o andamento da festa
https://180graus.com/tempo-real/jantar-das-primeiras-damas-2018

(Equipe de Municípios)

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Estão abertas as inscrições para a agenda cultural do maior natal do Piauí, o Natal  Campo Maior. Quem tiver interesse em se apresentar no palco do Natal com peças de teatro, musicais, corais, apresentações de danças, entre outros, pode se inscrever pelo WhatsApp (86) 9 9988-4905.

Com público estimado em mais de 20 mil famílias de todo o estado, Campo Maior receberá do dia 15 a 30 de dezembro, a Vila do Natal, espaço decorado para visitação totalmente gratuito na praça Valdir Fortes. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Campo Maior e da Secretaria Municipal de Turismo.

Foto: Divulgação

 


Fonte: Oxente
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Lagoa de São Francisco, Veridiano Melo, esteve presente no lançamento do programa 'Avançar Cidades', na sede da Associação Piauiense dos Municípios (APPM). O evento foi realizado nesta sexta-feira (06/10).

A iniciativa é uma proposta do Ministério das Cidades, com o objetivo de ampliar os investimentos nas áreas de mobilidade urbana e saneamento básico.

Para o governador Wellington Dias, o programa atende as necessidades da população nos municípios. “O programa, tem dois focos, mobilidade e saneamento. A APPM, juntamente com Caixa e apoio do Governo do Estado, nós verificamos que os problemas precisam de alternativas, e decidimos entrar como interveniente, permitindo que um número maior de municípios possa ser atendido com calçamento, asfaltamento, iluminação, saneamento, e possibilitando geração de renda”, comentou o chefe do executivo.

 

Comentar
Melhoria na educação · 11/05/2017 - 09h35

Lagoa de São Francisco receberá pólo da Universidade Aberta


Compartilhar Tweet 1



Ampliar a oferta e melhorar a qualidade do ensino na rede pública são compromissos que estão sendo honrados pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Em dezembro de 2016 o governador Wellington Dias determinou a criação do Sistema Universidade Aberta do Piauí (Uapi) para a oferta de cursos superiores na modalidade Ensino a Distância e, em breve, a secretaria assinará as ordens de serviço para expandir a graduação a distância.

Com a assinatura do decreto, 60 municípios foram contemplados. No último ano, a Seduc investiu R$ 16.289.774, em obras de melhorias em toda a rede estadual de ensino, com recursos do tesouro estadual.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações da Seduc-PI

Compartilhar Tweet 1



O piauiense Raimundo Cunha da Silva, de 35 anos, morreu ao pular de um prédio de três andares, em chamas, no Rio de Janeiro. O incidente aconteceu na manhã da última terça-feira (18/04) em Rio das Pedras, e deixou também seis pessoas feridas.

Segundo a reportagem de Extra Online, Raimundo caiu de uma altura de 3 metros, e chegou a ser levado para o Hospital, mas não resistiu.

Informa ainda que as chamas no prédio começaram por volta de 9h17, quando o Corpo de Bombeiros foi acionado.

Raimundo teria tentado salvar algum pertence, quando as chamas aumentaram repentinamente. Desesperado, tentando se salvar, ele pulou. Dos feridos, cinco receberam atendimento e foram liberadas.

Raimundo Cunha era natural do município de Lagoa de São Francisco, região norte do Estado.

(Equipe Municípios)

O piauiense não escapou · 19/04/2017 - 17h15

Lagoa-franciscopiense morre após pular prédio em chamas


Compartilhar Tweet 1



Raimundo Cunha da Silva, 35 anos, natural de Lagoa de São Francisco, morreu após pular de um prédio em chamas. O fato ocorreu na última terça-feira (18/04), em Rio das Pedras no Estado do Rio de Janeiro.

Raimundo retirou do prédio toda a família, retornando em seguida para pegar algo, quando, de repente, houve o aumento das chamas. No desespero, ele pulou do prédio.

(Equipe dos Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Piripiri Repórter

Compartilhar Tweet 1



O prefeito do município de Lagoa do São Francisco, Veridiano Melo, está participando de uma palestra no Tribunal de Contas do Estado do Piauí – TCE/PI, que tem como objetivo informar e esclarecer os gestores sobre as novas regras e procedimentos que devem adotar em relação ao RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), a fim de solucionar problemas que ameaçam inviabilizar o sistema previdenciário nos municípios.

Os palestrantes são a conselheira do TCE-PI, Lílian Martins e o especialista em Previdência, Alex Sertão. Uma dessas exigências é que os municípios devem informar na prestação de contas os parcelamentos e pagamentos do RPPS, sob pena de terem as contas bloqueadas.

Isabel Ribeiro - direto do local


Compartilhar Tweet 1



Com objetivo de orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União realizará no Piauí, no dia 6 de fevereiro, o Encontro Município Transparente. Eventos regionalizados, nos 26 Estados do país, vão reunir prefeitos e prefeitas para esclarecer iniciativas de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência.

O encontro acontece na APPM, que já tem um trabalho de destaque na área, e deve reunir prefeitos e técnicos. A programação inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Adm Pública.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da Ascom - APPM

Compartilhar Tweet 1



O prefeito eleito de Lagoa de São Francisco,Veridiano Melo, estava em Brasília participando do Seminário Novos Gestores: Região Nordeste, organizado pela Confederação Nacional de Municípios – CNM.

O evento foi realizado de 09 a 11 de novembro. Além de palestras, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, os prefeitos puderam manter contato com representantes dos ministérios e outros órgãos de interesse da gestão municipal. Assim como, puderam ter acesso há vários livros e informativos que podem lhe auxiliar no mandato.

(Isabel Ribeiro e Lorenna Ribeiro -Direto de Brasília)

Em Lagoa de São Francisco · 07/11/2016 - 09h01

Eletricista irrita envolvidos ao separar briga e acaba morto


Compartilhar Tweet 1



O eletricista Narciso dos Santos Lima, de 44 anos, foi assassinado neste domingo (06/10) na zona Rural de Lagoa de São Francisco, cidade da região norte do Estado.

Segundo informações do site Piripiri Repórter, o crime ocorreu após uma festa.

Narciso tentou separar uma briga e acabou irritando os envolvidos. Quando saiu da festa foi abordado ao retirar a moto do estacionamento. Ele acabou sendo ferido com uma facada no pescoço e morreu na hora.

O suspeito, identificado como Jerfeson, de 19 anos, foi preso horas depois do crime.

O eletricista assassinado era também funcionário da prefeitura de Lagoa de São Francisco. Casado, ele tinha 4 filhos.


Compartilhar Tweet 1



Veridiano Melo vence eleição em Lagoa de São Francisco com 51,65% dos votos contra 48,35% de Evaldo Sotero.

Escola com acessibilidade · 17/08/2016 - 17h01 | Última atualização em 18/08/2016 - 08h49

Dona Rejane entrega reforma e ampliação de escola em Lagoa de São Francisco


Compartilhar Tweet 1



Na tarde desta quarta-feira (17/08), a secretária de Educação do Piauí, Dona Rejane Dias, realiza a entrega da reforma e ampliação da Unidade Escolar Artur Gonçalves de Sousa, no município de Lagoa de São Francisco. Nessa obra foram investidos R$ 1 milhão e 730 mil reais. A escola ao modelo FNDE é referência na cidade.

Aproximadamente, 325 alunos estão matriculados, a expectativa é que esse número dobre no próximo ano letivo. A escola já tem 14 anos.

A secretária Rejane Dias destacou a instalação de rampas de acessibilidade para portadores de deficiência, segundo ela: "É obrigação todos os lugares ter acessibilidade!".

Estiveram presentes também o secretário da Seid, Mauro Eduardo, e o deputado estadual Dr. Hélio.


Compartilhar Tweet 1



A 2ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), presidida pela conselheira Waltânia Alvarenga, julgou irregulares, nesta quarta-feira (15), as contas da Prefeitura Municipal de Lagoa de São Francisco, referentes ao exercício de 2012, e imputou débito de R$ 90.994,91 ao ex-prefeito José Pio Mendes de Mesquisa e, solidariamente, a Raimundo Nonato Gomes de Mesquita, responsável na época pela gestão do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização do Magistério).

Também foi imputado débito de R$ 6.624,73 a Maria Cleonilda de Castro Sousa, também ex-gestora do Fundeb, além de multa de 300 UFR-PI (Unidade Fiscal de Referência do Piauí). O ex-prefeito José Pio foi multado ainda em 500 UFR.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações de Ascom/TCE

Compartilhar Tweet 1



Dez municípios estão com registros de alta incidência, sendo eles: Alegrete do Piauí, Caldeirão Grande, Cocal, Lagoa de São Francisco, Marcolândia, Miguel Leão, Nossa Senhora dos Remédios, Padre Marcos, Picos e Simões. Portanto, a população deve redobrar os cuidados e evitar qualquer recipiente que acumule água.

A Secretaria de Estado da Saúde reforça as orientações sobre as medidas como: verificar se a caixa d’água está bem fechada, não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada, não acumular água em vasilhames, colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas que auxiliam no controle da doença.

O Aedes aegypti também é o mosquito transmissor de doenças como a chikungunya e zika vírus.

(Redação Teresina)


Fonte: SESAPI
Melhorando o trânsito · 08/04/2016 - 21h37 | Última atualização em 09/04/2016 - 13h02

Governador autoriza pavimentação asfáltica em ruas e avenidas de Lagoa de São Francisco


Compartilhar Tweet 1



Nesta sexta-feira (08/04), o governador Wellington Dias esteve no município de Lagoa de São Francisco onde visitou as obras de reforma da quadra poliesportiva, refeitório e laboratório da escola estadual Artur Gonçalves de Sousa. Ele foi acompanhado da secretária estadual da Educação, Rejane Dias, da prefeita de Pedro II, Neuma Café, do prefeito de Lagoa de São Francisco Valério Melo, dentre outros. Em seguida, Wellington Dias autorizou a pavimentação asfáltica de ruas e avenidas no município.

Redação Teresina - direto do Local

Prazo até 29/01/16 · 27/01/2016 - 18h29 | Última atualização em 27/01/2016 - 22h38

Prefeituras do Piauí podem perder recurso por não aderir a convênio da Funasa


Compartilhar Tweet 1



Os prefeitos piauienses têm até o dia 29 de janeiro para procurar a Funasa ou a Secretaria de Cidades do Piauí e aderirem ao convênio para elaboração dos planos municipais de saneamento básico. A medida é o primeiro passo para garantia de recursos nesta área até o ano de 2033, conforme previsto no Plano Nacional de Saneamento assinado pelo Governo Federal.

No começo desta semana, apenas 60 municípios tinham feito adesão ao convênio, que vai contemplar 100 cidades do Piauí com população de até 50 mil habitantes. Orçado em R$ 16,2 milhões, o convênio vai preparar os municípios para receberem obras de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem e manejo de resíduos sólidos e das águas pluviais.

Clique aqui e leia matéria completa


Compartilhar Tweet 1



Nesta quarta-feira (30/09), a Vara Do Trabalho de Piripiri, responsável por solucionar os conflitos decorrentes das relações de trabalho, fez uso de sua página no Facebook para comemorar os seus dez anos de serviço prestados para a cidade e outros municípios da região.

Na publicação, a página fez questão de citar todos os municípios onde está presente com o seu trabalho, dentre eles, citando a cidade de Lagoa de São Francisco.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Na tarde da ultima segunda-feira (17/08), prefeitos estiveram marcando presença em reunião na APPM (Associação Piauiense de Municípios), para debater sobre queda do repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

Prefeito de vários municípios participaram da reunião, dentre eles o prefeito de Lagoa de São Francisco, Veridiano.

Na reunião ficou definido que as prefeituras ficaram fechadas durante um dia na semana que vem. No mesmo dia, os prefeitos piauienses farão passeata partindo da Assembleia Legislativa até o Palácio de Karnak. Provavelmente será dia 26 ou 27 de agosto.

(Redação Teresina)

Festival Junino: confira · 17/07/2015 - 18h36

Lagoa de São Francisco do Piauí realizou XIV Festival Junino


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura municipal de Lagoa de São Francisco do Piauí realizou o XIV Festival Junino nos dias 25 e 26 de junho, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura. Onde ocorreram diversas atrações da cidade vizinha Pedro II, como danças de ensino infantil, Coral do Instituto Federam de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí (IFPI) e também se apresentou depois de 27 anos, o grupo Reisado.

A festa contou com a presença do prefeito Veridiano Melo e da primeira-dama Aurilene Carvalho juntamente com todos os vereadores e da presidente da câmara municipal Elisângela Viana.

(Redação Teresina)


Fonte: Jornal da Lagoa

Compartilhar Tweet 1



Os servidores da Saúde, Educação e Assistência Social do município de Lagoa de São de Francisco participaram de capacitações promovidas pela gestão do prefeito Veridiano Melo, recentemente. “Estamos sempre preocupados em proporcionar o melhor para nossa cidade e investimento em capacitações faz parte disso, uma vez que gente é um bem importante para o bom andamento da gestão municipal”, afirmou.

(Redação Teresina)