Foi realizada na manhã desta quarta-feira (05/07), no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM), uma Assembleia Geral Extraordinária que contou com a presença do prefeito Eduardo Henrique, da cidade de Júlio Borges.

Dentre as pautas que foram discutidas estão: o endividamento dos municípios com precatórios TRT, TJ, FGTS, parcelamento do INSS conquistado na XX Marcha, RTPS.Na oportunidade, foi também foi lançado o serviço de monitoramento e assessoria municipal e inaugurada a sala de atendimento aos prefeitos.

Clique aqui e leia a matéria completa:http://180graus.com/apolianaoliveira/prefeitos-aprovam-criacao-de-diario-eletronico-proprio-gerido-pela-appm

(Equipe de Municípios)

Falta de água · 29/06/2017 - 23h12

Governador W. Dias decreta racionamento de água


Compartilhar Tweet 1



Foi assinado nesta quarta-feira (24/06) pelo governador Wellington Dias, o decreto de racionamento de água em 27 municípios, isso se deve à situação crítica dos recursos hídricos, provocados pela estiagem que castiga o Estado, principalmente nas regiões Sul e Sudeste.

De acordo com o decreto, o racionamento será por tempo indeterminado e atingirá residências, indústrias e comércios. Pode ainda ser adotadas medidas de contingenciamento, como rodízios e até mesmo suspensão temporária compatibilizando a demanda e a oferta, com o objetivo de diminuir os riscos de descontinuidade no fornecimento de água.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



Mais médicos cubanos integrarão o Programa Mais Médicos no interior do Estado. O primeiro grupo com sete profissionais desembarcam no aeroporto Petrônio Portela às 12h30min, do dia 21.06 o segundo com seis médicos às 14h. Eles vieram para substituir médicos que concluíram o ciclo de três anos no programa.

Os cooperados cubanos seguem para os oito municípios, onde deverão integrar imediatamente às equipes de trabalho. “Os profissionais darão continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado pelo Programa no Estado. O Mais Médicos visa dar essa assistência para tentar evitar que as pessoas adoeçam e necessitem de atendimentos de média e alta complexidade”, relatou a coordenadora do Programa Mais Médicos no Piauí, Idvani Braga.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Júlio Borges, Eduardo Henrique, esteve na manhã da última quinta-feira, (22/06), acompanhando a sessão no plenário do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI).
Os gestores municipais realizaram uma consulta para a criação de um Diário Oficial dos Municípios público e eletrônico, com objetivo de reduzir custos para os municípios, atendendo aos princípios de publicidade e transparência. Como um conselheiro pediu vistas, o parecer final foi adiado.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações portal180graus

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Julio Borges, Eduardo Henrique, esteve ontem em um jantar na residência do Senador Ciro Nogueira juntamente com Iracema Portela. Estiveram presentes também diversos prefeitos do Piauí em ocasião da XX Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios.

A Marcha é anualmente promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CMN). O evento teve início dia 15 e segue até a próxima quinta-feira (18/05).Também é um espaço de lutas onde os prefeitos podem discutir e alertar autoridades do Executivo, do Congresso Nacional e do Judiciário sobre temas que permitam a conquista de autonomia pelos Municípios.

Foto: Ascom

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações da AsCom

Compartilhar Tweet 1



A primeira-dama e secretária de assistência social de Júlio Borges, Nandeara Ribeiro, participou nessa quinta-feira (11/05), da X Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema: “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, com o intuito de melhorar ainda mais os serviços e projetos no município.

(Equipe Municípios)


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Julio Borges,Eduardo Henrique, participou da primeira reunião ordinária do ano de 2017 da Associação dos Municípios do Extremo Sul do Piauí (AMES) realizada no último sábado (25/03), na cidade de Corrente.

Discussões sobre a criação de um consórcio em saúde pública, duplicação da BR- 135 e a organização da Associação foram temas que nortearam a reunião. Palestras com temas como: Direito tributário, resíduo sólidos, líquidos e armazenamento, duplicação BR- 135, programas de parcerias com ensino fundamental, regime de previdência própria foram ministradas aos gestores municipais presentes ao evento.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Nesta segunda-feira (20/02) o prefeito Eduardo Henrique de Júlio Borges participou do Ato de filiação de vários novos membros do partido do PP no Cine Teatro da Alepi.

Estavam presentes o senador Ciro Nogueira, o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, o governador W. Dias, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, os deputados Iracema Portella, Paes Landim, Marcelo Castro, Júlio César, Maia Filho, Themístocles Filho, Júlio Arcoverde e outras muitas autoridades.

No evento, o secretário de saúde de Teresina, Silvio Mendes, a primeira-dama de Teresina, Lucy Silveira, o secretário de Planejamento de Teresina, Washington Bonfim, o ex-deputado federal Elizeu Aguiar, os prefeitos de Beneditinos e Elesbão Veloso, além de outras lideranças, se filiaram ao PP.

(Redação Teresina)

Gestão 2017/2020 · 31/01/2017 - 14h46

Undime promove evento na APPM; Edivagno Miranda participa


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta terça-feira (31/01), o secretário de educação da cidade de Júlio Borges, Edivagno Miranda, participou do 2º dia do seminário para os Novos DME e secretários de Educação dos municipios na Associação Piauiense de Municípios (APPM). O evento acontece no Auditório da APPM e tem como proposta qualificar os gestores e técnicos municipais.

A programação iniciou com a palestra da Profª Cleidimar Tavares que falou sobre uma gestão eficiente na educação. Após aconteceu a palestra Conviva Educação: Atualização do valor do piso salarial do Magistério e Plano de Carreira onde a Profª Cleuza Reulho ministrou. No decorrer da manhã ainda houve outras palestras com a intensão de capacitar ainda mais os gestores.

Leucilio Sales - direto da APPM


Compartilhar Tweet 1



O prefeito eleito de Júlio Borges, Eduardo Henrique, esteve em Brasília participando do Seminário Novos Gestores: Região Nordeste, organizado pela Confederação Nacional de Municípios – CNM. O evento começou dia 09 e encerrou dia 11 de novembro. Além de palestras, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, os prefeitos puderam manter contato com representantes dos ministérios e outros órgãos de interesse da gestão municipal. Assim como, puderam ter acesso há vários livros e informativos que podem lhe auxiliar no mandato.

Isabel Ribeiro e Lorenna Ribeiro – direto de Brasília


Compartilhar Tweet 1



Eduardo Henrique (PP) foi eleito prefeito no município de Júlio Borges com 59,14% dos votos. Ele derrotou Murilo Arrais (PSD), que teve 40,86% dos votos.


Compartilhar Tweet 1



Os prefeitos piauienses têm até o dia 29 de janeiro para procurar a Funasa ou a Secretaria de Cidades do Piauí e aderirem ao convênio para elaboração dos planos municipais de saneamento básico. A medida é o primeiro passo para garantia de recursos nesta área até o ano de 2033, conforme previsto no Plano Nacional de Saneamento assinado pelo Governo Federal.

No começo desta semana, apenas 60 municípios tinham feito adesão ao convênio, que vai contemplar 100 cidades do Piauí com população de até 50 mil habitantes. Orçado em R$ 16,2 milhões, o convênio vai preparar os municípios para receberem obras de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem e manejo de resíduos sólidos e das águas pluviais.

Clique aqui e leia matéria completa


Compartilhar Tweet 1



Um tremor de magnitude 3,8 graus atingiu a região Oeste da Bahia, nas proximidades de Mansidão-BA, no início da tarde dessa quarta-feira (09/12). O abalo sísmico também foi sentido na zona Rural do município de Júlio Borges-PI, que a 830km de Teresina.

Segundo Indira Gandhi, blogueira do 180, as localidades do município que mais sentiram o tremor foram Santo Antônio, Veredão, Rodiador e Taboleiro Alto, todas pertencentes ao município de Júlio Borges.

Na Bahia, a principal cidade atingida foi Mansidão, localizada na divisa com o estado do Piauí. Este foi o segundo tremor de terra registrado no estado vizinho em pouco mais de um mês.

Clique aqui e leia a matéria completa

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do G1

Compartilhar Tweet 1



No final de abril, representantes de vários municípios do Piauí participam do curso avançado de Agentes de Desenvolvimento, realizado pelo Sebrae em Teresina. O objetivo era a formação de agentes como fomentadores e organizadores das ações de desenvolvimento local, incentivando-os a agir de forma agregadora das forças públicas, empresariais e da sociedade civil, com foco na implementação da Lei Geral.

Participaram representantes dos municípios de Ilha Grande, Paulistana, Júlio Borges, Buriti dos Lopes, São José do Piauí, Parnaíba, Inhuma, Ipiranga, Pio IX, Morro Cabeça no Tempo, Piripiri, Monsenhor Hipólito, Pedro II, Bonfim do Piauí, Jurema, São Raimundo Nonato, São Braz do Piauí e São João do Piauí.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da Agência Sebrae de Notícias

Compartilhar Tweet 1



Hoje é dia de agradecer a Deus por mais um ano de vida da primeira-dama Alessandra Barbosa. Esposa do prefeito de Júlio Borges, Manoel, para alguns és uma amiga, uma super esposa, mãe e exemplo de mulher.

O que lhe dignifica. Seu trabalho e determinação. Mulher guerreira e corajosa, sempre com a família e atendendo os mais necessitados.

Hoje é dia de muita festa e alegria. Por isso, o maior portal do Piauí, o 180, vem lhe desejar todo o sucesso do mundo. Que sua Deus abençoe seus projetos, sua vida pessoal e política.

PARABÉNS, MUITOS ANOS DE VIDA!!!


Compartilhar Tweet 1



Está sendo realizada nesta terça-feira (17/03) na APPM, uma reunião entre os órgãos federais que estão ajudando os municípios a manusear uma nova ferramenta do SISCON. A Ordem Bancária de Transferência de Valores (OBTV), instrumento para procedimentos bancários relativos a convênios federais.
Na reunião, representantes da APPM, CAIXA, CODEVASF e FUNASA discutem formas de capacitar os técnicos municipais.
O Prefeito de Júlio Borges, Prof. Manoel esteve presente na reunião que aconteceu no Auditório da Associação.





Amanda Araújo, Isabel Ribeiro, Thamyris Zigleya, Taynara Sumire e Vitória França - Direto da APPM


Compartilhar Tweet 1



Prefeitos de todo o Piauí debatem Reforma Política com APPM, TCE e ALEPI na Associação Piauiense de Municípios (APPM). A Escola dos Municípios, em parceria com a Escola do Legislativo e a Escola de Gestão e Controle TCE-PI realizou um ciclo de debates sobre a Reforma Política Brasileira no auditório.

O evento aconteceu durante toda a manhã desta segunda-feira (16/03), no Auditório da APPM, com a participação do relator da Reforma Política, Deputado Marcelo Castro.

O prefeito do município de Júlio Borges, Manoel Camelo marcou presença durante o debate no auditório da Associação.


Compartilhar Tweet 1



Aconteceu na última segunda-feira (26/01) o aniversário de 21 anos de emancipação política do município de Júlio Borges. Tiveram como comemoração o corte do bolo, canto do hino da cidade e a apresentação em via pública das bandas Real Som da Bahia e Banda Evolução que agitaram uma média de cinco mil pessoas.

Estiveram presentes na comemoração o prefeito Manoel Camelo, primeira-dama, Alexsandra, o presidente da câmara municipal,os secretários; Milce Jacobina, Aristone, Edinaldo, Luiz Paulo, Francisco Neto, Elias, Antonio Cândido, José Fernandes, Rubens.

Veja matéria completa clicando aqui

Amanda Araújo - Diretamente do local

Representou presidente da AMES · 09/01/2015 - 15h10

Júlio Borges: Prefeito prof. Manoel participa da posse na APPM


Compartilhar Tweet 1



Foi realizada na noite desta quinta-feira (08/01) a posse da nova diretoria da Associação Piauiense dos Municípios (APPM). O evento foi realizado no auditório da Associação e o prefeito de Vila Nova do Piauí, Arinaldo Leal (PSB), assumiu o seu segundo mandato à frente da presidência.

O evento contou ainda com outras autoridades políticas, como o governador Wellington Dias. Também compareceu a solenidade o prefeito de Júlio Borges, Prof. Manoel representando o presidente da AMES.

Em entrevista ao 180 o prefeito falou sobre a programação do aniversário de Júlio Borges no dia 26/01. O prefeito falou também sobre expectativa e a gestão de Arinaldo Leal como presidente da APPM. “Com a experiência que Arinaldo já tem, isso vai ajudar mais quando ele for à Brasília.”

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



SAM_2853.JPG

No dia 30 de novembro de 2014 foi inaugurado o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vinculo do Idoso pelo o prefeito municipal Manoel Ferreira, a equipe do CRAS, Secretários municipais e a população em geral, palestras e animação com forró. Felicidade não tem idade.

Prefeito Manoel sempre preocupado com o bem está dos idosos e de todos.


Fonte: Marcelio Gama

Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta quarta-feira (26/11) prefeitos se reuniram para definir as chapas que que irão concorrer à presidência da APPM.

A primeira chapa será composta pelos prefeitos Paulo Martins, de Campo Maior, e pela prefeita Patrícia Leal, de Altos, lançada como candidata a vice-presidente. Os dois ensaiavam uma disputa de lados opostos, mas somente na tarde de ontem chegaram ao consenso para lançar uma chapa em conjunto.

Veja a lista completa das três chapas clicando aqui

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



As fortes chuvas que caíram entre os dias 10 e 15 de novembro, no município de Júlio Borges, sul do Piauí, comprometeram a estrutura da ponte que dá acesso ao povoado Veredão e aos municípios ao vizinho estado da Bahia.

A situação foi relatada pelo internauta e morador de Júlio Borges, Marcelo Gomes, através do aplicativo WhatsApp. Ele relatou à reportagem do 180 que todos os dias novos pedaços de concreto caem da estrutura da ponte, e a passagem de veículos no local é restrita.

VEJA A MATÉRIA COMPLETA

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o aumento de um ponto percentual dos repasses de impostos federais ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A medida está prevista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 426/14, do Senado, que ainda precisa passar por um segundo turno de votação.

De acordo com a proposta, em julho de 2015 passa a vigorar metade do novo repasse e, em julho de 2016, a outra metade será acrescida.

VEJA A MATÉRIA COMPLETA AQUI

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Os três primeiros colocados para deputado estadual, em Júlio Borges foram: Severo Eulálio com 894; Gustavo Neiva com 781; e Flavio Nogueira com 286 votos.

Elmano venceu a disputa ao Senado em Júlio Borges com 1.614 votos e 55,91% dos votos válidos. Já Wilson Martins teve 1.273 votos e 44,09%.

Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 1.845 votos e 60,73% dos votos válidos.Zé Filho recebeu 1.190 votos, sendo 39,17% dos votos válidos.

Os três primeiros colocados para deputado federal, em Júlio Borges, foram: Iracema Portella 1.223; Marcelo Castro com 911;e Flavio Nogueira 313 votos.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Os três primeiros colocados para deputado federal, em Júlio Borges, foram: Iracema Portella 1.223; Marcelo Castro com 911;e Flavio Nogueira 313 votos.

Elmano venceu a disputa ao Senado em Júlio Borges com 1.614 votos e 55,91% dos votos válidos. Já Wilson Martins teve 1.273 votos e 44,09%.

Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 1.845 votos e 60,73% dos votos válidos.Zé Filho recebeu 1.190 votos, sendo 39,17% dos votos válidos.

Os três primeiros colocados para deputado estadual, em Júlio Borges foram: Severo Eulálio com 894; Gustavo Neiva com 781; e Flavio Nogueira com 286 votos.

(Redação Teresina)