Os 2 suspeitos foram presos · 09/07/2020 - 18h44 | Última atualização em 10/07/2020 - 08h58

Júlio Borges | Polícia Militar prende homem em flagrante por porte ilegal de arma de fogo


Compartilhar Tweet 1



Policiais da 4ª Companhia de Polícia Militar de Avelino Lopes prenderam em flagrante por porte ilegal de arma de fogo nesta quarta-feira (08/07) um homem identificado pelas iniciais V.G.S., no município de Júlio Borges.

Segundo o Comandante da Cia, o Capitão Misael, os policiais tiveram conhecimento das armas através de denúncia anônima, feita no canal de atendimento disponibilizado à comunidade. "A denúncia informava que um menor de 16 anos, conhecido como Toquim, um homem conhecido como Nandim, ou Chico Folha, de 48 anos, estavam nos bares da localidade Piripiri ameaçando a população com arma de fogo. A guarnição se deslocou até a localidade às 17h e encontrou o homem mais velho, mas sem qualquer arma com ele. Após diálogo com os policiais, por iniciativa própria ele foi até sua residência e mostrou onde a arma estava escondida", relatou.

    Foto: Divulgação PM

 

 

Comentar
População sem água · 16/06/2020 - 16h16

Moradores de Júlio Borges estão mais de 5 dias sem água


Compartilhar Tweet 1



Os moradores de Júlio Borges do Piauí denunciaram a longa falta de água que já dura mais de 5 dias. Em plena pandemia, eles reclamam que falta água para higiene e outras necessidades. As informações são do Portal Ponto X.

As autoridades do município justificaram que foram as bombas que queimaram e mesmo quando foram trocadas, outros defeitos elétricos apareceram. A Equatorial enviou uma equipe para auxiliar a Agespisa no problema, mas não há previsão de retorno do abastecimento.

    Portal Ponto X

 


Fonte: Portal Ponto X
Comentar
Caso será investigado · 11/06/2020 - 11h05 | Última atualização em 11/06/2020 - 11h17

Mais de 10 mil peixes morrem em barragem em Júlio Borges; suspeita de envenenamento


Compartilhar Tweet 1



A colônia de pescadores do município de Júlio Borges, região Sul do Piauí, teve prejuízos com a mortandade de mais de 10 mil peixes criados em 22 tanques na Barragem Algodões II, que fica entre os municípios de Curimatá e Júlio Borges. As informações são do portal Ponto X.

    Reprodução / Colônia de Pescadores

As causas das mortes estão sendo apuradas pelos piscicultores, uma amostra da água já foi colhida e está em análise. O médico veterinário Dr. Lisandro disse que as prováveis causas são: envenenamento por ureia, falta de oxigênio suficiente, ração contaminada ou envenenamento secundário de resíduos agrícolas. Porém precisa-se aguardar os resultados das analises para saber realmente o que aconteceu.

O Portal Ponto X, tentou o contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Júlio Borges, mas até o fechamento dessa matéria não obteve retorno. O espaço continua à disposição da secretária para algum esclarecimento.

    Reprodução / Colônia de Pescadores

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



    Reprodução

 

A Prefeitura Municipal de Júlio Borges confirmou na tarde desta segunda-feira (04/05), o segundo caso de Covid-19 no município. Outros dois casos foram descartados.

No comunicado, o município disse ainda que o paciente encontra-se assintomático neste momento e foi orientado a manter o isolamento em domicílio. A Prefeitura ainda reforça que a população deve continuar seguindo todas as ameaças de combate ao novo coronavírus.

Fonte : Portal B1


Fonte: Reprodução/Instagram
Comentar
Cidade ainda não tinha casos · 04/05/2020 - 20h57 | Última atualização em 04/05/2020 - 21h08

Paciente de Júlio Borges que testou positivo para coronavírus morre


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), confirmou, na noite deste sábado (02/05), mais duas mortes de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Os pacientes são de Teresina e Júlio Borges - que ainda não tinha casos de Covid-19. O total de testes positivos no estado chegou a 742. 

    Reprodução

 

Em Teresina, faleceu um homem de 46 anos com histórico de hipertensão. A vítima de Júlio Borges estava internada no hospital Tibério Nunes, em Floriano. Ele tinha 69 anos e problemas cardíacos. Este é o primeiro óbito causado por Covid-19 no Extremo-Sul do Estado. Morro Cabeça no Tempo aparece no oletim Epidemiológico , mas ainda não saiu o resultado da contraprova do Lacen. Bom Jesus é outro município da região que também aparece no boletim, com 3 casos confirmados.

 

Confira a matéria completa noPortal Corrente


Fonte: Portal Corrente
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Júlio Borges, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comunica o primeiro caso suspeito de Coronavírus Covid-19 no Município. 

Trata-se de uma mulher de 70 anos, residente na zona rural, com histórico de hipertensão arterial, diabetes, asma e DPOC. Ela deu entrada na UBS da sede do município às 14 hs, do dia 31/03, com quadro de insuficiência respiratória, taquipnéia e taquicardia.

De acordo com informações, a mesma teve contato recente com os filhos que vieram de Brasília. A paciente sofreu parada cardiorespiratória vindo a óbito na Unidade.

A Secretaria de Saúde aguarda o resultado do exame enviado para Teresina e informa que iniciará o rastreio dos familiares e amigos contactantes seguindo as recomendações do Ministério da Saúde. Nesse momento é necessário intensificar as ações de enfrentamento dessa pandemia, contamos com a colaboração de toda a população permanecendo em isolamento social.

    Reprodução

 

Fonte: Portal B1

 


Fonte: Portal B1
Comentar
Crime aconteceu na madrugada · 30/01/2020 - 18h57 | Última atualização em 03/02/2020 - 08h54

Homem é assassinado a golpes de faca no município de Júlio Borges


Compartilhar Tweet 1



Um homem identificado como Douglas Dias Gomes, 26 anos, foi assassinado a golpes de faca em uma via pública de Júlio Borges, no extremo Sul do Piauí. O crime aconteceu na madrugada desta quinta-feira (30/01).

O SAMU foi acionado, mas ao chegar ao local a vítima já se encontrava sem vida. A Polícia Militar esteve no local e de imediato o sagento Augusto fez o isolamento e preservação do local do crime. A Polícia Civil foi acionada e solicitada para o atendimento da ocorrência.

Durante diligências, a PM localizou e prendeu o principal suspeito, Maike Marques da Silva, e continua em diligência no sentido de localizar e prender o outro suspeito, Antônio Carlos.

Segundo informações do capitão Misael, comandante da Companhia de Polícia Militar de Avelino Lopes, a vítima era bastante conhecida na cidade por praticar furtos, roubos e pelo uso de entorpecentes. A polícia ainda não tem informações sobre quais teriam sido as motivações do crime.

 


Fonte: Portal B1
Comentar
Ameaçava constantemente · 07/11/2019 - 21h49

Homem é detido após descumprir medida protetiva em Júlio Borges


Compartilhar Tweet 1



Um homem foi detido na localidade Santo Antônio em Júlio Borges, nesse domingo (03/11), por volta das 11h.

Identificado como Ivânio Oliveira, de 27 anos, foi preso por descumprimento de medida protetiva contra a sua ex-esposa, Ludimila, que estava sendo ameaçada há vários dias pelo companheiro.

O suspeito foi conduzido para a Delegacia Regional, na cidade de Corrente para os devidos procedimentos legais.


Fonte: PortalB1
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Dados da pesquisa entomológica do Aedes aegypti apontam que aumentou o número de municípios que estão com alta infestação do vetor. São 108 cidades no Piauí que estão em alerta e têm risco para ocorrência de surto de doenças relacionadas ao mosquito, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), referente aos meses de fevereiro e março deste ano. O município de  Julio Borges está entre eles

O boletim também aponta a diminuição na redução dos casos de arboviroses em relação ao ano passado.

Os municípios devem manter a vigilância, pois dados da pesquisa apontam que 25 municípios do Piauí estão com Índice de Infestação Predial (IIP) acima de 4%, ou seja, alta infestação com risco para ocorrência de surto de arboviroses. Em estado de alerta, IIP de 1% a 3,9%, estão 83 municípios e 109 estão com o IIP satisfatório, menos de 1% de infestação.

 

Comentar
Vagas em 15 municípios · 15/01/2019 - 13h26

Duas vagas para o Mais Médico está em aberto em Júlio Borges


Compartilhar Tweet 1



Segundo informações atualizadas do programa Mais Médicos no Piauí, além das 24 vagas em aberto para atividades em 15 municípios,10 médicos não se apresentaram para assumir o cargo. Os dados foram informados nesta terça-feira (15/01) pela Coordenação Estadual do Programa, da Secretaria de Estado da Saúde.

O município de Júlio Borges está dentre esses municípios e tem uma vaga a serem preenchidas.

Na próxima etapa do processo, os médicos brasileiros formados no exterior devem escolher as vagas disponíveis nos dias 23 e 24 de janeiro. Já os médicos estrangeiros formados no exterior têm entre os dias 30 a 31 de janeiro para se inscreverem.

 


Fonte: Ascom
Comentar
Em Júlio Borges · 22/11/2018 - 12h47 | Última atualização em 22/11/2018 - 20h05

PRF e Semar realiza várias apreensões na operação sustentare


Compartilhar Tweet 1



Visando intensificar ações de combate aos crimes ambientais no Sul do Estado do Piauí, em apoio à SEMAR, a PRF e a Polícia Civil deflagraram Operação Sustentare nos Municípios de Avelino Lopes, Júlio Borges, Curimatá, Morro Cabeça no Tempo, Gilbués e Floriano no período de 14 a 20 de novembro.

Nessa região há indícios de diversas ocorrências de crimes ambientais, havendo necessidade da presença dos órgãos públicos, desencadeando ações para levar segurança, cidadania e proteção ao meio ambiente e sociedade.

 

 


Fonte: Com informações do Nucom/PRF-PI
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 1.033 votos e 33,68% dos votos válidos.


Para o Senado, Marcelo Castro teve 2.770 votos e 46,07%. E Ciro Nogueira teve, em Júlio Borges, 1.658 votos e 27,57% dos votos válidos.


Os três primeiros colocados para deputado federal, em Júlio Borges, foram: Iracema Portella com 1.523 votos (45,91%). Júlio César com 912 (27,49%) e Marcos Aurélio Sampaio com 291 votos (8,77%).


Os três primeiros colocados para deputado estadual, em Júlio Borges, foram: Georgiano 723 votos (21,78%); Severo Eulálio com 639 (19,25%); e 456 teve 373 votos (13,47%).

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Júlio Borges abriu, na segunda-feira (30/07), um procedimento licitatório na modalidade Tomada de Preços, tipo menor preço, para aquisição de peças de reposição para manutenção de máquinas pesadas (Retroescavadeira, Moto niveladora, Pá Carregadeira e Trator) do município.

De acordo com o edital, os materiais devem ser adquiridos no varejo, conforme as necessidades da prefeitura.

A despesa referente aos produtos os quais se pretende adquirir está estimada em: R$ 421.952,00 (quatrocentos e vinte e um mil, novecentos e cinquenta e dois reais), que corresponde à soma dos 04 (QUATRO) lotes, abaixo discriminados.

O documento justifica que a solicitação é necessária para o desenvolvimento das atividades rotineiras da prefeitura e para uma boa organização e funcionamento das Secretarias Municipais de Júlio Borges.

 

 


Fonte: Editoria de Licitações
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Júlio Borges, Eduardo Henrique, marca presença em jantar na casa do senador Ciro Nogueira e da deputada federal Iracema Portella, em Brasília na noite desta quarta-feira (23/05).

Na ocasião estiveram presentes 83 prefeitos, presentes o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia, deputados federais Rejane Dias, Mainha, Júlio César, Paes Landim, ministro das Cidades, Alexandre Baldy, vice-governadora Margarete Coelho, deputados estaduais Júlio Arcoverde, Flora Izabel, Firmino Paulo, Georgiano Neto, Arão Martins, do Detran, vereador de Teresina, Venâncio, e o ex-presidente da APPM, Carlão, entre outros.

Os parlamentares aproveitaram a presença dos prefeitos na XXI Marcha à Brasília, realizada pela Confederação Nacional de Municípios – CNM, para organizar a confraternização.

 

Comentar

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (05/07), no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM), uma Assembleia Geral Extraordinária que contou com a presença do prefeito Eduardo Henrique, da cidade de Júlio Borges.

Dentre as pautas que foram discutidas estão: o endividamento dos municípios com precatórios TRT, TJ, FGTS, parcelamento do INSS conquistado na XX Marcha, RTPS.Na oportunidade, foi também foi lançado o serviço de monitoramento e assessoria municipal e inaugurada a sala de atendimento aos prefeitos.

Clique aqui e leia a matéria completa:http://180graus.com/apolianaoliveira/prefeitos-aprovam-criacao-de-diario-eletronico-proprio-gerido-pela-appm

(Equipe de Municípios)

Falta de água · 29/06/2017 - 23h12

Governador W. Dias decreta racionamento de água


Compartilhar Tweet 1



Foi assinado nesta quarta-feira (24/06) pelo governador Wellington Dias, o decreto de racionamento de água em 27 municípios, isso se deve à situação crítica dos recursos hídricos, provocados pela estiagem que castiga o Estado, principalmente nas regiões Sul e Sudeste.

De acordo com o decreto, o racionamento será por tempo indeterminado e atingirá residências, indústrias e comércios. Pode ainda ser adotadas medidas de contingenciamento, como rodízios e até mesmo suspensão temporária compatibilizando a demanda e a oferta, com o objetivo de diminuir os riscos de descontinuidade no fornecimento de água.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



Mais médicos cubanos integrarão o Programa Mais Médicos no interior do Estado. O primeiro grupo com sete profissionais desembarcam no aeroporto Petrônio Portela às 12h30min, do dia 21.06 o segundo com seis médicos às 14h. Eles vieram para substituir médicos que concluíram o ciclo de três anos no programa.

Os cooperados cubanos seguem para os oito municípios, onde deverão integrar imediatamente às equipes de trabalho. “Os profissionais darão continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado pelo Programa no Estado. O Mais Médicos visa dar essa assistência para tentar evitar que as pessoas adoeçam e necessitem de atendimentos de média e alta complexidade”, relatou a coordenadora do Programa Mais Médicos no Piauí, Idvani Braga.

(Equipe de Municípios)

Sessão no plenario · 23/06/2017 - 11h20 | Última atualização em 23/06/2017 - 20h02

Prefeito Eduardo Henrique participa de sessão no plenário do TCE na capital


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Júlio Borges, Eduardo Henrique, esteve na manhã da última quinta-feira, (22/06), acompanhando a sessão no plenário do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI).
Os gestores municipais realizaram uma consulta para a criação de um Diário Oficial dos Municípios público e eletrônico, com objetivo de reduzir custos para os municípios, atendendo aos princípios de publicidade e transparência. Como um conselheiro pediu vistas, o parecer final foi adiado.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações portal180graus

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Julio Borges, Eduardo Henrique, esteve ontem em um jantar na residência do Senador Ciro Nogueira juntamente com Iracema Portela. Estiveram presentes também diversos prefeitos do Piauí em ocasião da XX Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios.

A Marcha é anualmente promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CMN). O evento teve início dia 15 e segue até a próxima quinta-feira (18/05).Também é um espaço de lutas onde os prefeitos podem discutir e alertar autoridades do Executivo, do Congresso Nacional e do Judiciário sobre temas que permitam a conquista de autonomia pelos Municípios.

Foto: Ascom

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações da AsCom

Compartilhar Tweet 1



A primeira-dama e secretária de assistência social de Júlio Borges, Nandeara Ribeiro, participou nessa quinta-feira (11/05), da X Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema: “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, com o intuito de melhorar ainda mais os serviços e projetos no município.

(Equipe Municípios)


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Julio Borges,Eduardo Henrique, participou da primeira reunião ordinária do ano de 2017 da Associação dos Municípios do Extremo Sul do Piauí (AMES) realizada no último sábado (25/03), na cidade de Corrente.

Discussões sobre a criação de um consórcio em saúde pública, duplicação da BR- 135 e a organização da Associação foram temas que nortearam a reunião. Palestras com temas como: Direito tributário, resíduo sólidos, líquidos e armazenamento, duplicação BR- 135, programas de parcerias com ensino fundamental, regime de previdência própria foram ministradas aos gestores municipais presentes ao evento.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Nesta segunda-feira (20/02) o prefeito Eduardo Henrique de Júlio Borges participou do Ato de filiação de vários novos membros do partido do PP no Cine Teatro da Alepi.

Estavam presentes o senador Ciro Nogueira, o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, o governador W. Dias, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, os deputados Iracema Portella, Paes Landim, Marcelo Castro, Júlio César, Maia Filho, Themístocles Filho, Júlio Arcoverde e outras muitas autoridades.

No evento, o secretário de saúde de Teresina, Silvio Mendes, a primeira-dama de Teresina, Lucy Silveira, o secretário de Planejamento de Teresina, Washington Bonfim, o ex-deputado federal Elizeu Aguiar, os prefeitos de Beneditinos e Elesbão Veloso, além de outras lideranças, se filiaram ao PP.

(Redação Teresina)

Gestão 2017/2020 · 31/01/2017 - 14h46

Undime promove evento na APPM; Edivagno Miranda participa


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta terça-feira (31/01), o secretário de educação da cidade de Júlio Borges, Edivagno Miranda, participou do 2º dia do seminário para os Novos DME e secretários de Educação dos municipios na Associação Piauiense de Municípios (APPM). O evento acontece no Auditório da APPM e tem como proposta qualificar os gestores e técnicos municipais.

A programação iniciou com a palestra da Profª Cleidimar Tavares que falou sobre uma gestão eficiente na educação. Após aconteceu a palestra Conviva Educação: Atualização do valor do piso salarial do Magistério e Plano de Carreira onde a Profª Cleuza Reulho ministrou. No decorrer da manhã ainda houve outras palestras com a intensão de capacitar ainda mais os gestores.

Leucilio Sales - direto da APPM


Compartilhar Tweet 1



O prefeito eleito de Júlio Borges, Eduardo Henrique, esteve em Brasília participando do Seminário Novos Gestores: Região Nordeste, organizado pela Confederação Nacional de Municípios – CNM. O evento começou dia 09 e encerrou dia 11 de novembro. Além de palestras, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, os prefeitos puderam manter contato com representantes dos ministérios e outros órgãos de interesse da gestão municipal. Assim como, puderam ter acesso há vários livros e informativos que podem lhe auxiliar no mandato.

Isabel Ribeiro e Lorenna Ribeiro – direto de Brasília


Compartilhar Tweet 1



Eduardo Henrique (PP) foi eleito prefeito no município de Júlio Borges com 59,14% dos votos. Ele derrotou Murilo Arrais (PSD), que teve 40,86% dos votos.