Maior do nordeste · 01/06/2012 - 00h00

Platôs de Guadalupe está com 40% das obras concluídas

A segunda etapa prevê a ampliação da área para mais de 10 mil hectares. Será o maior projeto irrigado do Nordeste


Compartilhar Tweet 1



A segunda etapa dos Platôs de Guadalupe está com 40% das obras concluídas. “Já temos a primeira etapa concluída e em plena execução. Agora estamos trabalhamos na segunda etapa que irá ampliar significativamente a área de produção”, afirmou José Carvalho, diretor do Departamento de Obras Contra as Secas (Dnocs).

A atual área dos platôs corresponde a mais de três mil hectares. Serão investidos R$ 145 milhões e a área total irrigada chegará a marca de 10.500 hectares. “Será o maior projeto de irrigação do Nordeste. Irá beneficiar os estados do Piauí e Maranhão e terá a cidade de Floriano como principal local de escoamento”, explicou. Segundo José Carvalho, um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou que a região tem uma área de 100 mil hectares, que tem pleno aproveitamento para investimentos agrícolas, principalmente para a produção de açúcar e álcool.

A atual produção de frutas das duas maiores áreas irrigadas, Tabuleiros Litorâneos e Platôs de Guadalupe, garante hoje a autossuficiência do Piauí em frutas. “Produzimos melancias e bananas de qualidades. A banana é o carro chefe do platô, já vendemos para os estados do Pará, Amazonas, Maranhão e parte de Pernambuco. Com a atual produção, o Piauí entra nesse grupo de estados com produção expressiva de frutas”, comenta.

Os contratos para a exploração serão feitos através de edital e com prazo máximo para iniciar o plantio. Os recursos utilizados na ampliação da área irrigada são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). “O prazo de entrega e de exploração é até 2014. Essa é uma obra que não sofrerá atrasos, há uma cobrança muito forte do Governo Federal, principalmente através do Ministério da Integração, Ministério Público e dos órgãos envolvidos no projeto”, conta José Carvalho.


Fonte: Ccom