Despesas sem Licitação · 31/10/2019 - 14h32 | Última atualização em 31/10/2019 - 15h03

Ex-presidente da Câmara Municipal de João Costa é acusado de irregularidades na prestação de contas


Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) ajuizou ação civil pública contra José Francisco Assis Magalhães, conhecido como Situba, ex-presidente da Câmara Municipal de João Costa e atual vereador do município, em virtude de irregularidades na prestação de contas do ano de 2013. As informações são do Portal SRN.

Após a instauração do Inquérito Civil Público nº 125/2019, relativo à realização de despesas sem procedimento licitatório e a despesas realizadas continuamente e de forma fragmentada, constatou-se  que, em 2013, enquanto presidente da Câmara Municipal de João Costa, João Francisco praticou diversas irregularidades caracterizadas como atos de improbidade administrativa, gerando impacto negativo ao erário municipal.

O MP PI requereu a condenação do réu ao ressarcimento integral do dano ao erário, no valor de R$ 36.183,37, bem como em custas processuais e demais ônus da sucumbência.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: Portal SRN
Comentar
Acompanhado do Vice Teobaldo · 07/05/2019 - 08h50 | Última atualização em 09/05/2019 - 08h37

Prefeito Gilson Carlos participa da abertura do Congresso das Cidades do Piauí


Compartilhar Tweet 1



O prefeito Gilson Carlos, junto com vice-prefeito Teobaldo, de João Costa, participaram nesta segunda-feira (06/05), da abertura do Congresso das Cidades do Piauí, evento da TV Cidade Verde em parceria com o Sebrae, que acontece no Centro de Convenções Atlantic City.

Evento que contou com a presença do presidente do Senado Davi Alcolumbre, presidente da Câmara Federal Rodrigo Maia,  Governador Wellington Dias, deputados, senadores e  mais de 204 Prefeitos presentes.

Neste ano, o Congresso está voltado para Gestão, Inovação e Desenvolvimento Humano, apresentando, debates, informações, soluções inteligentes e conhecimento prático para empreendedores e gestores públicos buscando o desenvolvimento das cidades.

"Eventos como esses, nos trás mais conhecimentos para buscarmos mais investimentos para a nossa cidade de João Costa" disse o prefeito Gilson Carlos.

 

Comentar

Dados da pesquisa entomológica do Aedes aegypti apontam que aumentou o número de municípios que estão com alta infestação do vetor. São 108 cidades no Piauí que estão em alerta e têm risco para ocorrência de surto daCampo Grande do Piauís doenças relacionadas ao mosquito, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), referente aos meses de fevereiro e março deste ano. O município de  está entre eles.

O boletim também aponta a diminuição na redução dos casos de arboviroses em relação ao ano passado.

Os municípios devem manter a vigilância, pois dados da pesquisa apontam que 25 municípios do Piauí estão com Índice de Infestação Predial (IIP) acima de 4%, ou seja, alta infestação com risco para ocorrência de surto de arboviroses. Em estado de alerta, IIP de 1% a 3,9%, estão 83 municípios e 109 estão com o IIP satisfatório, menos de 1% de infestação.

 


Fonte: CCOM
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O ex-prefeito de João Costa e atual diretor da Defesa Civil, Vitorino, prestigiou na manhã desta sexta-feira (01/02) a posse dos 30 deputados estaduais piauenses.

A solenidade aconteceu na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), se iniciando às 11h.

 

Comentar

Em publicação no Diário Oficial do Estado do Piauí nesta quarta-feira (28/11) o governador Wellington Dias assinou decreto onde declara situação de emergência em 45 municípios, incluindo João Costa, devido à seca. A validade é por 180 dias.

Segundo o decreto, foi considerado irregularidade na distribuição pluviométrica observada nos últimos anos no Estado, na maioria dos municípios, principalmente na região do Semiárido, destacando os que ficam nos Territórios Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Guaribas e Vale dos Rios Piauí e Itaueira.

Segundo monitoramento realizado pelo Órgão da Agência Nacional de Águas (ANA), é demonstrado que parte do território do Estado ainda se encontra em seca, caracterizando o momento atual como em Situação de Seca Extrema.

No decreto consta que as chuvas ocorridas neste ano não foram suficientes para reabastecer os principais reservatórios d'água dos municípios.

    Relação de todas as cidades em estado de emergência

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Wellington Dias teve a maior quantidade de votos para o governo do estado no município de João Costa:

 

Lista dos candidatos mais votados ao Senado no município:

 

Lista dos candidatos a deputado federal mais votados no município:

 

Lista dos candidatos a deputado estadual mais votados no município:

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de João Costa realizou sessão publica de abertura de licitação, nesta segunda-feira (20/08), na modalidade de pregão presencial, do tipo menor preço por item, objetivando a contratação de empresa para fornecimento de material elétrico, para iluminação pública no município.

O valor estimado das despesas será de R$ 345.859,30 (trezentos e quarenta e cinco mil, oitocentos e cinquenta e nove reais e trinta centavos), segundo é informado no edital da licitação.

 

 


Fonte: Tribunal de Contas do Piauí
Comentar
Em João Costa · 20/08/2018 - 12h47

João Costa receberá sinal em roaming da Claro e TIM


Compartilhar Tweet 1



O município de João Costa e mais 40 cidades do Piauí serão beneficiadas com a Claro e a TIM anunciaram parceria para compartilhamento de infraestrutura em forma de roaming, que garantirá a conectividade aos seus usuários em mais de 700 novos municípios, onde, anteriormente, havia apenas uma das operadoras.

A negociação prevê o uso da estrutura 3G nos municípios contemplados desde o início do mês de julho e a prestação do serviço será transparente, não exigindo qualquer ação prévia por parte dos clientes seguindo a mecânica da oferta/plano de serviço já contratada.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Eletrobras Distribuição Piauí irá interromper o fornecimento de energia elétrica no município de João Costa e mais 25 cidades do estado, neste sábado (18/08).

O motivo da interrupção é a manutenção que a empresa realizará na rede da região, que trará melhorias no fornecimento de energia para o municípios.

O intervalo da ação será de 6h15 às 8h45 da manhã.

 

 

Comentar

O Ministério Público Estadual anunciou nesta sexta-feira (01/06), que  a Promotoria Regional Ambiental de São Raimundo Nonato instaurou Inquérito Civil para averiguar a omissão do município de João Costa e outros municípios, além da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR-PI), na adoção de medidas administrativas para prevenção ou diminuição dos riscos ambientais e sanitários decorrentes das atividades de cemitérios clandestinos ou que funcionem em desconformidades com Resolução CONAMA n.º 368/06. 

A intenção do Ministério é evitar que esses cemitérios, feitos de forma irregular contaminem o lençol subterrâneo (aquíferos fissurais ou fraturados), isso porque não existem estudos sobre a distância segura dos corpos d´água.

confira a matéria completa https://180graus.com/piaui-180/ministerio-publico-estadual-abre-inquerito-para-averiguar-omissao-de-onze-municipios-no-piaui

 


Fonte: MPPI
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Nessa quarta-feira (07/03), foi iniciada a construção da nova rede de energia e subestação de São João para João Costa, pela BR020. e deverá sanar os problemas de quedas e oscilações de eletricidade no município.

O prefeito Gilson Castro, em mensagem à população falou das conquistas realizadas em todos os anos de sua gestão "Conseguimos obras de fundamental importância para João Costa. Me sinto feliz ao término de cada uma, ao entregar em cada localidade, na zona rural ou na sede. Hoje estamos vislumbrando um novo futuro em nosso município, em breve, sem problemas de energia elétrica".

"Quero agradecer ao Deputado Marcelo Castro e ao Deputado  Georgiano  Neto pelo empenho em ajudar nosso município para solucionarmos de vez esse problema. Minha gratidão aos cidadãos joãocostenses que continuam acreditando em nós. Sigamos em frente!" diz Gilson.


Fonte: Portal Pé de Figueira
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Educação de João Costa, realizou no período de 05 à 09 de fevereiro a jornada pedagógica. A jornada foi ofertada aos profissionais da educação com o objetivo de discutir a inclusão e exclusão na escola, dificuldades de aprendizagem, os desafios de ser professor em tempos modernos, além de tratar questões diretamente ligadas aos alunos.

O evento contou com palestrantes renomados como Crys Aline França ( Psicopedagoga Clínica Institucional) e Dyego Feitosa( neuropsicopedagogo).

Para a secretária de educação Ledinalva Lima a iniciativa teve como fomento a constatação de que a escola, face às mudanças, precisa ser reinventada, deve priorizar processos capazes de gerar sujeitos criativos, participativos, cooperativos, preparados para as diversificadas inserções sociais, políticas, culturais, e ao mesmo tempo capazes de encontrar soluções para os problemas educacionais.

Fotos: Correio Piauiense

 


Fonte: Correio Piauiense
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito municipal de João Costa, Gilson Castro, esteve na tarde da última quarta-feira (14/02), visitando obras que estão em andamento no município, entre elas, a pavimentação das vias públicas na comunidade  Cambraia.

De acordo com a prefeitura serão 5 mil metros de calçamento na cidade, o prazo de conclusão é de até 60 dias. O ginásio poliesportivo também já está em fase de conclusão, após a visita go gestor ao local, ele  esteve na comunidade Travessão visitando as obras de melhoria  habitacional.

Fotos: Correio Piauiense

 


Fonte: Correio Piauiense
Comentar
Agricultura · 17/02/2018 - 13h12 | Última atualização em 17/02/2018 - 15h03

Prefeitura de João Costa faz distribuição de mudas e sementes para agricultores


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de João Costa por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou na manhã desta sexta-feira (16), a entrega  de sementes de milho, feijão  e mudas de caju. A distribuição é realizada em parceria com Governo do Estado e outros órgãos públicos.

"Estamos entregando sementes de qualidade, de alto percentual de germinação, para que o agricultor faça um bom plantio, incentivando assim a produção agrícola do nosso município, fortalecendo nossos produtores e resultando em uma maior geração de renda", finalizou Gilson Castro.

Participaram da solenidade o vice-prefeito Teobaldo Marques, secretário  de agricultura Oliveira e demais secretariado e vereadores  Euma,  Roberto  e Francisco  Magalhães.

                

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito do município de João Costa, Gilson Castro, e comitiva estiveram realizando vistorias nas localidades Poço Salgado e Boa Vista, acompanhando a recuperação das estradas vicinais para o retorno das aulas.

Segundo o prefeito, a prefeitura vai proporcionar todas as condições necessárias para que alunos possam ser transportados com conforto e segurança de casa até à escola.

Durante a visita nas localidades, o prefeito aproveitou para visitar famílias, uma das residências visitadas foi a do patriarca  “tio Louro”,  que repassou sábios conselhos ao gestor.

“Estamos gratos pelas aulas de sabedoria e experiência que recebemos do “seu Louro”, elas nos enriquecem para a vida. Ouvir a população e suas sugestões nos ajuda a fazer uma administração participativa”, finalizou o gestor do município.

Fotos: Correio Piauiense

 


Fonte: Correio Piauiense
Comentar
Além da cavalgada de vaqueiros · 14/02/2018 - 16h02

Inaugurações e festa encerram os festejos na localidade Cambraia


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de João Costa realizou a inauguração da Unidade Básica de Saúde Tia Rita e o pátio de eventos Constâncio Vieira de Sá no povoado Cambraia, nessa sexta-feira (09/02). A ação foi realizada pelo prefeito Gilson Castro, acompanhado do deputado federal Marcelo Castro e estadual Georgiano Neto.

Como evento tradicional, na manhã, foi realizada a cavalgada dos vaqueiros e entrega de brindes. A UBS equipada com equipamentos de melhor qualidade, com consultório odontológico, é proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Marcelo Castro e o pátio de eventos foi construído com recursos próprios do município.

Durante a noite houve a celebração da última noite de novena, em seguida o vice-prefeito Teobaldo Marques e sua esposa Vicência recepcionaram amigos com um jantar em sua residência, e logo após, o pátio de eventos foi inaugurado com festa pública animada por Toca do Vale.

 


Fonte: Correio Piauiense
Comentar
Na localidade Cambraia · 08/02/2018 - 14h13 | Última atualização em 08/02/2018 - 15h06

Prefeitura convida toda a população para as inaugurações e show da banda Toca do Vale


Compartilhar Tweet 1



A comunidade Cambraia do município de João Costa, desde o dia 1º de fevereiro, está em festa, realizando as festividades da Sagrada Família com novenário e festa pública.

A prefeitura convida a todos para participarem da inauguração de mais duas  importante obras, a Unidade Básica de Saúde Tia Rita e o pátio de eventos  Constâncio Vieira de Sá às 16h, na comunidade, que tem muito a comemorar.

E, na noite desta sexta-feira (09/02), a banda Toca do Vale agitará os moradores da localidade e regiões vizinhas com uma grande festa.

 


Fonte: AsCom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de João Costa realizou grandes festas nos festejos da Sagrada Família, no povoado Cambraia. Durante o dia foram realizadas inaugurações de obras relevantes à comunidade e a Cavalgada dos Vaqueiros.

O segundo dia de festa, o povoado Cambraia contou com quatro atrações, Mozart Maia, Ismael Freitas & Jardel Oliveira, Sandrinho do Acordeom. A Banda Libanos encantou o público se encantou com múcicas de antigos sucessos e mais tocados na atualidade. No último dia de novenário, a banda Toca do Vale tomou conta da festa.

Além do número de bandas, as festividades contaram com uma estrutura que foi montada com boa iluminação, som, palco, tendas para melhor comodidade para os presentes.

 


Fonte: Portal Sanjoanense
Comentar
Melhorias para a população · 02/02/2018 - 17h28 | Última atualização em 04/02/2018 - 11h28

Prefeitura de João Costa convoca os classificados do Programa de Contratação Temporária


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de João Costa convocou os classificados no processo seletivo simplificado do Programa de Contratação Temporária.

Tomaram posse os respectivos classificados:

Assistência Social:

Eva Martins da Silva – assistente social

Kelly de Sousa Lima – assistente social

Rafael Rodrigues de Carvalho – psicólogo

Saúde:

Rodolfo Maniçoba Ferreira – cirurgião dentista

Mirela Carvalho Ferreira – fonoaudióloga

Educação:

Hanna Carolina Rodrigues Paulo – nutricionista

Com a posso dos profissionais, a prefeitura amplia a assistência e cobertura da população através das várias especialidades ofertadas.

Participaram da solenidade de posse o prefeito Gilson Castro, secretária  de educação Ledinalva, secretária de saúde Tatiana Paula, secretária de assistência  social  Abgail Oliveira, procurador do município Dr. Jonelito, Paulo Márcio do setor pessoal e o presidente  da câmara de vereadores João  Batista.

 


Fonte: Correio Piauiense
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de João Costa cumpriu o piso salarial dos professores do município na última terça-feira (30/01). O Piso do Magistério foi instituído pela Lei 11.738/2008 e passou a vigorar em 2009. De lá para cá, os reajustes dados sempre foram maiores que a inflação oficial, visto que o índice de correção anual é pela variação do Custo Aluno.

O prefeito Gilson Castro falou que o cumprimento do piso salarial é uma forma de garantir e reconhecer os direitos da categoria.

O MEC revelou ainda através do levantamento que nos municípios que não pagam o piso os gestores não priorizam a educação e muitas vezes recebem o recurso e utilizam para outras demandas, deixando educadores desassistidos ao cumprimento do piso. Este não é o caso do município de João Costa, que pagou o piso dentro do prazo e professores iniciarão o ano letivo com direitos garantidos e pagamentos em dia.

 


Fonte: Correio Piauiense
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de João Costa divulgou a programação artística cultural com 5 bandas já confirmadas para as festividades da Sagrada Família que acontece no período de 1 a 10 de fevereiro no povoado Cambraia.

O povoado tem vivenciado a execução de obras importantes, como a construção do ginásio poliesportivo, iluminação pública e pavimentação das vias de acesso, além da UBS que será entregue ainda neste mês e do pátio de eventos que acabou de ser construído e será inaugurado durante os festejos. E no dia 10 acontece a grande festa religiosa de encerramento.

Os festejos do Cambraia é conhecido por ser um dos mais prestigiados da zona rural de João Costa e região, pela primeira vez a programação musical será realizada sob uma pista de dança, permitindo aos participantes a oportunidade de dançar e se divertirem com conforto.

Confira as bandas:

 


Fonte: AsCom
Comentar
Melhorias na infraestrutura · 26/01/2018 - 09h47 | Última atualização em 27/01/2018 - 12h54

Prefeitura de João Costa inicia obra de pavimentação poliédrica na localidade Cambraia


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de João Costa iniciou a obra de pavimentação poliédrica das vias públicas na localidade Cambraia. A obra, que está orçada em R$ 259.451,95, será realizada através do Ministério da Integração Nacional/CODEVASF e Prefeitura Municipal de João Costa.

O prefeito Gilson Castro, firma essa ação e muitas outras conquistas. “Essa é mais uma conquista da nossa gente. Em breve estaremos trazendo mais boas notícias para as outras comunidades. Agradecemos mais uma vez o deputado Marcelo Castro pelo empenho e queremos dizer ao povo de João Costa que a nossa luta em busca de melhorias continua”, disse o gestor do município.

 


Fonte: Correio Piauiense
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de João Costa fez a convocação dos candidatos aprovados no Teste Seletivo Simplificado nesta terça-feira (23/01).

Os convocados devem se apresentar ao Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal em até quinze dias úteis, munidos de todos os documentos necessários e habilitações exigidas.

    AsCom/ Prefeitura de João Costa

(Equipe de Municípios)


Fonte: AsCom/ Prefeitura de João Costa
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Educação de João Costa, que tem a frente a secretária Leidinalva, anunciou que as vagas nas escolas de educação infantil, ensino fundamental e EJA são suficiente para atender as creches com demanda da população rural e urbana, e que para esse ano é esperado um número maior de matrículas.

Na primeira semana de fevereiro a secretaria de educação irá realizar a Formação Pedagógica e Continuada para os profissionais em educação. 

No decorrer do ano a prefeitura fará a doação do fardamento escolar e todos  os alunos serão contemplados.

A secretaria de educação realiza durante o ano diversas ações pedagógicas, entre elas, no segundo semestre a realização do desfile de 7 de setembro com a participação de todos os alunos do município.

 


Fonte: Correio Piauiense
Comentar
Melhorias para a população · 07/01/2018 - 08h45 | Última atualização em 08/01/2018 - 15h14

Município de João Costa receberá uma sede própria do CRAS


Compartilhar Tweet 1



O município de João Costa receberá uma sede própria do CRAS. Os recursos já estão empenhados no valor de R$ 351 mil, a construção será realizada ainda neste ano de 2018. A nova realização é devido a uma emenda do deputado federal Marcelo Castro, através do Ministério do Desenvolvimento Social.

O prefeito Gilson Castro, falou da importância de mais uma realização para o município. "Graças a Deus, conseguimos mais essa grande conquista para nosso povo! É um passo importante para o município, que vai valorizar o trabalho do CRAS, que desempenha atividades fundamentais em favor de crianças, idosos e famílias que necessitam. Hoje o serviço funciona em um imóvel que tem muitas limitações, mas a sede própria é uma conquista que nos ajudará a sanar às deficiências de espaço".

O município de João Costa será o primeiro da região a possuir uma sede própria do CRAS.


Fonte: Pé de Figueira
Comentar