Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Jaicós, Neném de Edite, visitou o Conselho Tutelar da cidade na manhã desta quarta-feira (23/05).  Na oportunidade, o gestor anunciou o recebimento do Kit para o órgão.

O ‘Kit Conselho Tutelar’, que está previsto para chegar ao município nos próximos dias, é composto por um carro, cinco notebooks, uma impressora multifuncional, um refrigerador e um bebedouro.

A ação faz parte do Programa de Política de Fortalecimento de Conselhos, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e tem por objetivo fomentar junto aos estados, municípios e Distrito Federal, a criação, a equipagem e a atuação dos Conselhos de Direito das Crianças e dos Adolescentes e de Conselhos.

Confira a matéria completa e mais fotos https://180graus.com/piaui-180/prefeito-de-jaicos-visita-conselho-tutelar-e-anuncia-aquisicao-de-recursos

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar
Preservar a saúde e a vida · 23/05/2018 - 10h03 | Última atualização em 23/05/2018 - 10h22

Integrantes da equipe do SAMU de Jaicós participam de curso de APH Avançado


Compartilhar Tweet 1



Os integrantes da equipe do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), do município de Jaicós, participaram nos dias 11, 12, 13, 18, 19 e 20 de maio, do curso de Atendimento pré-hospitalar (APH Avançado), que foi ministrado na cidade de Picos.

O curso, que foi ministrado pelos instrutores Mário José Neto, Julião Neto Soares, Rosa Dantas da Conceição, Levi David de Sousa Moura, aconteceu na sede do Sest Senat, e capacitou os profissionais para o atendimento feito desde o local do acidente até a chegada da vítima no hospital, com o objetivo de preservar a saúde e a vida do acidentado o máximo possível.

Participaram do curso os Condutores Socorristas Wilson Marcos, Marcos Antônio, Julião Soares e Éderson Coutinho, Técnicos em enfermagem Ana Priscila, Alba Valéria, Djeson Dias, Lucicleide Bispo (Ferista) e a coordenadora, Ludmila Barbosa.

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Jaicós recebeu a 'Carreta Ponto Final da Hanseníase', nos dias 17 e 18 de maio, em uma ação do Ministério da Saúde em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

Na unidade móvel de saúde, os pacientes passam por consultas médicas e de enfermagem, e são avaliados através de exames e testes de sensibilidade, além de receberem orientações sobre métodos de prevenção e controle, e sobre a importância da adesão ao tratamento da hanseníase.

Durante os dois dias, 100 pessoas foram atendidas pela equipe de profissionais da saúde, sendo diagnosticados 8 casos de hanseníase. Os pacientes diagnosticados com a doença foram orientados a realizarem o tratamento e encaminhados para Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa ou, em casos mais avançados, para a unidade de referência em Picos.

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Jaicós, através da Secretaria de Educação, realizou um evento comemorativo em homenagem às mães na Escola Municipal Francisco Crisanto, nessa sexta-feira (11/05). O evento aconteceu na quadra da escola e reuniu diversas mães em uma noite repleta de atividades, alegria e emoção.

Durante a programação, foram realizadas diversas apresentações, como recitação de poemas com os alunos, coreografia e  desfile com as mais belas mães. Logo após, foi servido um jantar no pátio da escola.

Além das diversas mães, o evento contou com a presença da secretária municipal de educação, Sônia Ribeiro, coordenadores e professores.

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Jaicós, Neném de Edite, recebeu as chaves de mais um veículo para, uma picape Fiat Toro, entregues pelo deputado estadual Georgiano Neto. A aquisição foi a partir de emendas do deputado federal Júlio César, na manhã dessa terça-feira (15/05), em Teresina.

Em menos de um mês, o município adquiriu quatro novos veículos. No final de abril,havia recebido as chaves de três carros modelo Chevrolet Onix, para reforçar os trabalhos na saúde.

Segundo o gestor, além desses, a prefeitura de Jaicós ainda vai receber mais uma picape Toro e mais uma ambulância semi UTI, onde também serão aplicados recursos da emenda parlamentar do deputado Júlio César, e um caminhão compactador, com recursos destinados pelo senador Ciro Nogueira.

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) do município de Jaicós está realizando até o dia 31 de maio a vacinação contra Febre Aftosa etapa I.

De acordo com o coordenador da ADAPI, médico veterinário Drº Abdias Último, os criadores de Bovinos e Bubalinos dos municípios de Massapê do Piauí, Belém, Padre Marcos, Francisco Macêdo devem comparecer à sede da agência. A data limite para a certificação e ou declaração do rebanho, é até 15 de Junho.

Segundo o veterinário, serão vacinados bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias, ou seja, animais jovens até adultos.  O Veterinário orienta aos criadores de bovinos e bubalinos que, munidos do CPF, já podem adquirir as vacinas contra febre aftosa, na revenda de produtos agropecuários da proprietária Ana Maria Cavalcante.

“Os produtores que não vacinarem seus rebanhos e não fizerem a declaração em tempo real, serão multados e penalizados em conformidade”, alertou o coordenador.

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A jovem Amanda Costa, do município de Jaicós, conquistou o primeiro lugar na 9º edição do concurso Beleza Negra, que aconteceu na noite do último sábado (12/05), no Picos Plaza Shopping, em Picos.

O evento é realizado pelo Grupo Cultural Adimó (GCA) e faz parte das comemorações alusivas ao Mês da Consciência Negra e tem o objetivo de valorizar a cultura afro-brasileira, além de destacar a beleza natural, orgulho e valorização da cor.

Segundo o coordenador do Projeto Adimó, Francisco das Chagas, o Mano Chagas, o concurso recebeu 22 inscrições, inclusive participantes de outras cidades. “Nós temos quatorze candidatas vindo de diversos lugares, temos cinco candidatas do próprio Projeto Adimó, essas vão desfilar, mas não vão disputar, pois é um dos critérios do Adimó, não colocar nenhuma na disputa”, disse.

 


Fonte: Grande Picos
Comentar

Compartilhar Tweet 1



No Brasil, o segundo domingo do mês de maio é comemorado o Dia das Mães. Em alusão à data, neste domingo (13/05), no Hospital Florisa Silva, em Jaicós, um café da manhã especial foi oferecido para as mães funcionárias da unidade de saúde, como um gesto de reconhecimento, agradecimento e de homenagem.

A enfermeira Maria das Mercês, que coordenadora das ações de enfermagem no HFS, e a vereadora Oziana Oliveira, estiveram à frente da organização da confraternização, e prestaram suas homenagens às mães pelo seu dia.

Em entrevista, Mercês destacou, dentre outras, nomes como os das técnicas de enfermagem Braulina e Maria Auzeni, “Duas mulheres que fazem parte da história desse hospital desde a sua fundação, que servem de referência e que, com seu trabalho, ajudaram para que outras mulheres fossem mães”, disse.

Após as homenagens e o café da manhã, foram sorteados presentes e distribuídos brindes para todas as mães presentes.

 


Fonte: Com informações do portal Cidades na Net
Comentar
Promover a educação permanente · 12/05/2018 - 09h38 | Última atualização em 12/05/2018 - 12h02

Prefeitura de Jaicós realiza a capacitação dos profissionais da Atenção Básica de Saúde


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Saúde de Jaicós, realizou a capacitação dos profissionais que atuam na Atenção Básica de Saúde no município, na manhã dessa sexta-feira (11/05). O evento aconteceu no auditório da Assistência Social, Centro da cidade.

A ação faz parte de uma série de treinamentos que estão sendo realizados com os profissionais e tem como objetivo promover a educação permanente e continuada, melhorando a assistência à saúde da cidade. Durante as capacitações, serão abordadas diversas temáticas, que são trabalhadas na Atenção Básica.

O treinamento foi ministrado pelo enfermeiro e coordenador da Atenção Básica, Kainã Mendes, que abordou sobre a Hanseníase, que é uma doença crônica, infectocontagiosa, que acomete principalmente pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas.

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar
Pela Câmara Municipal · 12/05/2018 - 09h20

Fundo Municipal da Educação é criado em Jaicós


Compartilhar Tweet 1



Após ser aprovada pela Câmara Municipal de Jaicós, o prefeito Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite (PSD), sancionou a Lei n° 1.029/2018, que cria o Fundo Municipal de Educação (FME), de Jaicós.

O órgão será responsável pela captação e aplicação de recursos, com o objetivo de proporcionar meios para o financiamento das ações na área de Educação.  O FME de será gerido pela Secretaria Municipal de Educação, juntamente com o Secretário de Finanças, sob a orientação do Conselho Municipal de educação.

Segundo a Lei, constituirão receitas do Fundo Municipal de Educação – FME: recursos provenientes das transferências do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; dotações orçamentárias do Município e recursos adicionais que a Lei estabelecer no transcorrer de cada exercício; produto de convênios firmados com outras entidades financeiras.

 


Fonte: Com informações do portal Cidades na Net
Comentar
Prefeitura Municipal de Jaicós · 11/05/2018 - 15h22

Assistência Social de Jaicós realiza evento em homenagem as mães


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura municipal de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na manhã desta sexta-feira (11/05), um evento em homenagem as mães auxiliadas pelos programas sociais.

Além de homenagear as mães pelo seu dia, com data comemorada oficialmente no próximo domingo (13/05), o evento ainda teve por objetivo, fortalecer os vínculos sociais entre elas, promovendo momentos de socialização e descontração.

O evento aconteceu na sede da referida Secretaria e contou com presença das mães, funcionárias e demais profissionais da pasta, além do prefeito Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, a secretária, Ana Karoline Meneses, o Chefe de Gabinete, Deusmar João e o secretário de Obras e Serviços Públicos, Osmildo da Silva Oliveira.

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Carreta da Saúde, que é um caminhão itinerante que atua como um centro de saúde móvel em todo o Brasil, estará no município de Jaicós nos dias (17/05) e (18/05) de maio, oferecendo atendimentos gratuitos. A ação é uma iniciativa da empresa Novartis.

O caminhão itinerante possui cinco consultórios e um laboratório, onde profissionais fazem exames gratuitos na população para o diagnóstico da hanseníase, além de palestras sobre métodos de prevenção e controle da doença.

No município, a ação está sendo realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Saúde.

Os atendimentos serão realizados na praça Ângelo Borges Leal, bairro Serranópolis. No dia (17/05), nos períodos da manhã e tarde e no dia (18/05), apenas durante a manhã. 

 


Fonte: Com informações do portal Cidades na Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Unidade Escolar Anísio de Abreu, sediada no município de Jaicós, realizará nesta sexta-feira (11/05) o evento de lançamento do projeto multidisciplinar “Nossa Escola – Nosso Tempo”, que acontecerá na quadra poliesportiva Francisco Braz de Oliveira, a partir das 19 horas.

Durante o evento serão realizadas apresentações com os alunos da instituição e participações com o cordelista Paulo Pereira, MC Mano Wall e grupo de Breaking Ubuntu Bronx. A comissão organizadora convida as escolas das redes municipal e estadual, pais alunos e comunidade em geral para participar.

Serão arrecadados quilos de alimentos na entrada do evento que serão revertidos em cestas básicas e doados para as famílias em vulnerabilidade social.


Fonte: Com informações do Portal Cidades na Net
Comentar

O Centro de Referência Especializado da Assistência Social- CREAS realizará uma caminhada em combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento vai acontecer na sexta-feira (18/05), Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A concentração para a caminhada acontece  em frente ao CREAS, ás 16h. De lá segue pelas principais ruas e avenidas da cidade. Durante o percurso aconteceram paradas, quando serão realizadas apresentações abordando o tema.

Segundo a coordenadora do CREAS, Larysse Dias Feitosa, o evento tem o intuito de conscientizar e alertar a sociedade de que existe violência contra crianças e adolescentes. “As pessoas precisam ter o olhar diferenciado porque a violência contra criança está presente em nossa sociedade e, é necessário combater”, disse.

 


Fonte: Com informações do Portal Cidades na Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A 13º Delegacia Regional de Polícia Civil, sediada no município de Jaicós obteve um importante reforço com a reforma e ampliação. A solenidade de inauguração da obra foi realizada na manhã desta sexta-feira (04/05) e contou com a presença de diversas autoridades.

A obra, que era uma demanda antiga, foi realizada através de uma parceria entre vários órgãos e instituições e vai cooperar para o melhor andamento dos trabalhos de investigação e elucidação dos casos ocorridos na região.

Atualmente, a delegacia atende a oito municípios – Jaicós, Padre Marcos, Patos, Campo Grande, Vila Nova, Massapê, Belém e Francisco Macedo – correspondendo a uma população de mais de 50 mil habitantes. “A delegacia hoje atende a 8 municípios, o delegado fica aqui e eu conto com a participação dos policiais militares. Em cada um desses municípios tem o GPM, que são a extensão da delegacia nessas cidades” disse o delegado, Miguel Carneiro, titular da 13º Delegacia.

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar
Desenvolvimento Rural · 04/05/2018 - 08h12 | Última atualização em 04/05/2018 - 14h24

Jaicós é beneficiada pelo Projeto Viva o Semiárido


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR) liberou, através do Projeto Viva o Semiárido, R$ 2,9 milhões que irá beneficiar diretamente 365 famílias dos municípios do estado do Piauí. Sendo que Jaicós é um dos municípios beneficiado. A secretária do Desenvolvimento Rural, Patrícia Vasconcelos, esteve nos municípios e assinou as autorizações e liberações, acompanhada pelo diretor de Inclusão Produtiva, Francisco das Chagas Ribeiro, e pelo diretor técnico do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater), Clébio Coutinho, e de autoridades como prefeitos e lideranças das cidades.

A secretária Patrícia Vasconcelos ressaltou a importância de políticas públicas específicas para a região do semiárido piauiense. 

Do total de recursos, R$ 1,9 milhões foi liberado para as associações e será utilizado nos projetos desenvolvidos nas localidades. O restante do valor será liberado nos próximos dias.

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Com o intuito de aumentar a presença policial nas ruas como estratégia de enfrentamento à criminalidade, a 3º Companhia de Polícia Militar de Jaicós, que tem como comandante o capitão Lindomar Félix dos Santos, está intensificando as ações de combate ao crime no município.

Barreiras policiais estão sendo montadas durante a madrugada em pontos estratégicos da cidade. Nas abordagens, são feitas revistas a pessoas e veículos e consultadas as documentações.

Durante a madrugada desta sexta (20/04), no horário de 23h às 4h, uma equipe composta pelo capitão Lindomar Félix, cabo Bispo, soldados Gregório e Antônio e Al CFC Carlos Augusto, realizou barreiras na BR 316 que dá acesso ao município de Picos, efetuando a abordagem dos veículos. Nenhum ato infracional foi registrado.

 


Fonte: Com informações do Portal cidades na net
Comentar
Com entrega de kits e livros · 21/04/2018 - 10h22 | Última atualização em 21/04/2018 - 10h46

Assistência Social de Jaicós entrega kits de livros para famílias do Criança Feliz


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Jaicós, por meio da Secretaria de Assistência Social e o CRAS realizaram na manhã dessa quarta-feira1(18/04),  data em que é comemorada o Dia Nacional do Livro Infantil, a entrega de kits  com dois livros para famílias do programa Criança Feliz.

O encontro aconteceu no Centro do Convivência dos Idosos-CII, quando foram entregues 100 kits de livros infantis, que foram doados ao município pela Fundação Itaú Social, que ainda doou para mais 100 livros para o acervo do CRAS.

Com a doação dos livros, foi reaberta a biblioteca do Centro de Referência da Assistência Social-CRAS, onde acervo está  aberto paras as famílias assistidas pelos programas sócias e ao público em geral.

 


Fonte: Com informações do Portal cidades na net
Comentar

Uma comitiva do município de Jaicós, liderada pelo prefeito Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite (PSD), participou, neste sábado (15/04), em Jacobina do Piauí, do quarto encontro municipalista realizado pela Associação dos Municípios do Vale do Itaim (AMVI).

Com objetivo de auxiliar e orientar gestores municipais para uma gestão eficiente e de maiores resultados em prol das suas populações. O evento abordou assuntos como a recuperação de créditos de impostos como ISS e ICMS, e, também, junto a concessionária Eletrobras.

Prefeitos de 20 municípios do Piauí estiveram presentes, dentre estes, o presidente da Associação, o prefeito Antoniel de Sousa, o Toninho (de Caridade), o vice Edilson Brito (de Vila Nova), o presidente da APPM, Gil Carlos (de São João do Piauí) e Gederlânio Rodrigues, o GD (de Jacobina), além da vice-governadora Margarete Coelho, deputados federais e estaduais, como Georgiano Neto.

 


Fonte: Portal Cidades na Net
Comentar
Mais 979 mil será investido · 20/03/2018 - 11h33 | Última atualização em 20/03/2018 - 15h32

Prefeitura de Jaicós investirá quase 1 milhão de reais na pavimentação de três ruas do município


Compartilhar Tweet 1



Na tarde desta segunda-feira (16/03), o prefeito Neném de Edite, acompanhado do secretário Degerson Lima (Piti),  acompanhou a chegada de quatro caçambas carregadas de pedras paralelepípedos que serão utilizadas na pavimentação de três  ruas, a Manoel da Cruz Coutinho, a Rua  Francisca Luz e a Juvenal Antão, etapas I e II. Ao todo, serão construídos 8,3 mil metros quadrados de pavimentação poliédrica.

Na obra, segundo informou o gestor, serão investidos mais de 979 mil reais, recursos do Governo do Estado, através  de emenda parlamentar do deputado Georgiano Neto.

 


Fonte: Portal Cidade na Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Jaicós, na gestão do prefeito Neném de Edite, através da Secretaria de Educação realizou a Conferência Municipal de Educação, com tema, “A consolidação do SNE e o PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas  para a garantia do direto a educação de qualidade para a garantia do direito a educação de qualidade social, pública gratuita e laica”. O encontro aconteceu nessa sexta-feira (16/03).

A Conferência tem o objetivo geral consolidar a estruturação do Sistema Nacional de Educação e abranger a participação de todos os atores do município no monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

O evento aconteceu no Centro de Convivência dos Idosos-CCI, e contou a participação de aproximadamente 230 pessoas dos mais diversos segmentos da sociedade civil.

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Jaicós, Neném de Edite, assinou o Termo de Adesão ao Programa "Internet Para Todos" no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, nessa segunda-feira (12/03). Por meio dessa cooperação, o estado do Piauí, a princípio, terá 132 cidades aptas a instalar internet banda larga, e Curimatá será uma delas.

Na mesma solenidade, o presidente Temer sancionou o projeto que libera R$ 2 bilhões como Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM). Essa foi uma luta encabeçada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com as Associações de Municípios de todo o país. 

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência, que atua nas ações desenvolvidas através do Selo Unicef Edição 2017-2020, no município de Jaicós, realizou na manhã desta quarta-feira (14/03), uma reunião de formação e apresentação do Núcleo  de Cidadania dos Adolescentes.

A reunião aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença da articuladora municipal do Selo UNICEF, Jasmira de Araújo Leal, da mobilizadora do Selo no município, Mikaelle Teixeira e de 11 adolescentes.

A articuladora Jasmira Leal fez uma apresentação explicando o que é o Selo Unicef e quais seus objetivos e abordando sobre o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes e as atividades desenvolvidas através do mesmo. “O município concorre ao Selo, que é uma iniciativa pra a redução das desigualdades, e se ganhar ele pode usar o Selo Unicef, o que significa que a cidade garante todos os direitos dos adolescentes. ” explicou ela.

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar
Investidos cerca de R$42 mil · 13/03/2018 - 15h43

Prefeitura de Jaicós adquire diversos equipamentos paras escolas


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Jaicós, que tem à frente o prefeito Neném de Edite, através da Secretaria de Educação adquiriu diversos equipamentos que serão instalados nas Escolas Municipais Padre David Ângelo Leal e Líria Maria da Cruz Alencar, ambas localizadas na zona urbana do município, na manhã desta terça-feira (13/03).

Os equipamentos foram adquiridos com  recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), via Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC). Ao todo, estão sendo investidos cerca de R$42 mil na aquisição dos equipamentos.

O município recebeu equipamentos como duas geladeiras verticais industriais; duas geladeiras tipo doméstica Frostfree; duas batedeiras planetárias (de 5 litros cada); dois purificadores de ar; quatro bebedouros elétricos; duas balanças digitais; dois espremedores de frutas cítricas; dois fogões industriais de 6 bocas e dois fornos microondas.

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar
Com equipe completa · 08/03/2018 - 14h41

SAMU será inaugurado em Jaicós no dia 11 de março


Compartilhar Tweet 1



O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) será inaugurado em Jaicós, com data marcada para o dia 11 de março, faltando apenas definir o horário.

Integrantes da equipe, que será coordenada pela enfermeira Ludmila Kimberle Barbosa, estiveram na manhã dessa segunda-feira (05/03), na praça Getúlio Vargas, centro da cidade, distribuindo panfletos e com carro de som, levando informações à população sobre como funcionará o SAMU no município.

Ludmila explicou que o SAMU irá iniciar com um suporte básico de vida “Com um condutor, técnico de enfermagem e o médico regulador que vai ficar no rádio durante todo o atendimento”. destacou a integrante da equipe.

Fotos: Portal Saiba Mais

 


Fonte: Portal Saiba Mais
Comentar