Esporte · 24/09/2015 - 09h41 | Última atualização em 24/09/2015 - 09h46

Iracema na prevenção e combate ao bullying no esporte

Iracema na prevenção e combate ao bullying no esporte


Compartilhar Tweet 1



A deputada federal Iracema Portella (PP-PI) apresentou no Ministério do Esporte, a Indicação n°818/2015, sugerindo ao Executivo a promoção de campanha de conscientização na prevenção e combate ao bullying no esporte.

Iracema justificou que as normas gerais do desporto no país estabelecem os princípios que regem o direito individual ao desporto, dentre eles o princípio da democratização, garantido em condições de acesso às atividades desportivas sem quaisquer distinções ou formas de discriminação; e o princípio da segurança, propiciado ao praticante de qualquer modalidade desportiva, quanto a sua integridade física, mental ou sensorial;

Vale ressaltar que o Ministério já adota campanhas de conscientização para promoção da paz nos estádios e no esporte, como se deu recentemente no movimento Grito de Paz e que a discriminação e a violência inibem a democratização do acesso ao esporte, tanto em relação ao torcedor quanto ao atleta.

Iracema defende que o esporte é um meio de enriquecimento cultural e social com fundamentos na cidadania e socialização de valores morais e éticos, buscando uma melhor qualidade de vida e não focalizando apenas em valores estéticos.

“Tanto os atletas quanto os torcedores devem saber identificar, distinguir e diagnosticar o fenômeno bullying, para promover as estratégias de intervenção e prevenção, pois cada pessoa tem uma realidade diferente e personalidade distinta. O Objetivo é buscar sempre soluções não apenas para o agredido, mas também para o agressor, pois este precisa de atenção tanto quando o outro”, declarou a deputada piauiense.