Piauiense Natielly Rocha · 27/01/2020 - 13h47 | Última atualização em 27/01/2020 - 22h02

"Desde a primeira edição que tenho vontade de participar do The Voice"disse piauiense


Compartilhar Tweet 1



A Filha do meio entre três irmãs, a piauiense Natielly Rocha, nascida em Inhuma, distante 246 km de Teresina, capital do Estado, veio ao mundo no dia 03 de março de 2006. Desde muito nova a adolescente sonha com a vida de artista musical. Segundo ela, esse foi um sonho que nasceu naturalmente. As informações são do portal Cidades na Net.

“Desde muito pequena sempre gostei de cantar. Quando eu morava em São Paulo e era bem menor, aos três anos de idade, mais ou menos, meus pais foram ao shopping comigo comprar uma boneca para mim, mas vi uma guitarra e quis ela. Então eles a compraram no lugar da boneca. Em casa ficava o tempo todo cantando com a guitarra de brinquedo. Aos nove anos pedi um violão e fiz o curso por um ano”, contou ela.

A adolescente disse ainda que desde a primeira edição do The Voice Kids tem o desejo de participar do programa, mas que seu pai incentivou-a a entrar apenas quando possuísse uma maior maturidade vocal.

    FOTO: Cidades na Net
    FOTO: Cidades na Net
    FOTO: Cidades na Net

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar
Interpretou a música 'Saudade' · 20/01/2020 - 00h01 | Última atualização em 20/01/2020 - 08h34

Inhuma | Adolescente de 13 anos encanta no The Voice Kids e garante vaga no time de Simone & Simaria


Compartilhar Tweet 1



Natural da cidade de Inhuma, a piauiense Natielly Rocha, de 13 anos, fez uma bela participação no programa The Voice Kids, da Rede Globo, neste domingo (19/01).

A adolescente interpretou a música 'Saudade', de Chrystian & Ralf

, numa versão que arrepiou os jurados. Simone e Simária, além de Carlinhos Brow, viraram a cadeira, mas a piauiense escolheu ficar no time da dupla.

    Reprodução

Natielly garantiu vaga na competiu e através de vídeo no Instagram ela agradeceu a torcida.

    Reprodução

 


Fonte: Portal 180graus
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A deputada estadual Lucy Soares (Progressistas) voltou a flagrar o transporte irregular de estudantes no interior do Piauí. As informações são do Blog da Apoliana Oliveira.

O registro desta vez foi na cidade de Inhuma, onde a parlamentar realizou visita às escolas da rede estadual de ensino.

No vídeo compartilhado nas redes sociais de Lucy, é possível ver estudantes sendo transportados na carroceria de caminhonetes e em uma Kombi. Ela denunciou ainda que o transporte é feito por motoristas sem habilitação.

"Os jovens estão sendo desrespeitados e expostos ao perigo e desconforto, sendo levados por motoristas sem nenhum tipo de carteira de habilitação. Lamentamos que continue a acontecer casos como estes no Piauí", contou.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: Blog da Apoliana Oliveira
Comentar
60 mil processos digitalizados · 06/11/2019 - 17h37

Corregedor Hilo de Almeida visita comarca de Inhuma


Compartilhar Tweet 1



O Corregedor Geral de Justiça, desembargador Hilo de Almeida Sousa, fechou a semana visitando mais dez comarcas através do projeto Corregedoria Itinerante. Depois de visitar Inhuma a comitiva da CGJ-PI fechou a semana em Picos, onde participou da inauguração da nova sede do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e da Audiência de Custódia.

    Foto: CGJ PI

 

Desembargador Hilo de Almeida ainda comemorou a chegada de 60 mil processos cíveis digitalizados em todo estado, o que corresponde a 45% do total. “Temos visto a motivação e o empenho não só da nossa equipe da Corregedoria através do Núcleo Central de Distribuição, da Distribuição e do CEAS, mas também de todos das unidades por onde temos passado. Todos entendem a importância da digitalização para a modernização do nosso Tribunal e para uma prestação Jurisdicional muito mais ágil e eficiente”, ressalta o Corregedor.

 


Fonte: CGJ PI
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A inhumense Aryane Sousa de 09 anos com ajuda dos familiares publicou um vídeo na internet oferendo parte do seu cabelo para crianças com câncer. No vídeo gravada por seu pai, ela comunica seu desejo de doar o cabelo e mostra todo o processo. As informações são do Portal V1.

De acordo com a narração, o cabelo será entregue para pessoas que estejam passando pelo tratamento quimioterápico. Para isso, a pequena Aryane Sousa pede que seja enviado para o celular 89 9947 8277, um laudo medico mostrando a necessidade do uso do cabelo.

Em geral, o tamanho mínimo que pode ser doado a fim de dar forma a uma prótese é de dez centímetros, Aryane Sousa irá doar 30 centímetros de um cabelo virgem sem tinturas ou outras químicas. “A decisão de doar o cabelo foi dela própria. Ela sempre se comove vendo vídeos de crianças em hospitais” disse o pai dela o professor Francisco de Assis.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: Portal V1
Comentar
Nota de Esclarecimento · 14/09/2019 - 16h05 | Última atualização em 14/09/2019 - 17h05

Prefeitura de Inhuma se manifesta sobre desabafo que estudante fez em vídeo


Compartilhar Tweet 1



Um vídeo gravado por um garoto de 12 anos de Inhuma, denunciando a falta de transporte escolar no município e relatando dificuldades para se deslocar para a escola, gerou grande repercussão.

Além da falta de transporte escolar, o estudante também relata  no vídeo o atraso de pagamento de professores e servidores públicos.

A prefeitura enviou uma nota de esclarecimento ao Portal 180 Graus, dizendo que o aluno que fez o vídeo, não é usuário do sistema e que ele mora à uma distancia de aproximadamente 35 m da escola. Ressaltou ainda que, tem 46 veículos regularmente licitados e 06 veículos da frota própria do município.

Sobre o atraso nos salários de funcionários, a prefeitura disse que não é verdade, pois o pagamento está sendo feito regularmente no último dia útil do mês.

Por último, a prefeitura disse que vem sempre adotando medidas para sanar alguma impropriedade no sistema.

Secretário de Educação comenta o caso

Veja o vídeo:

 

Relembre o caso

Comentar

Um garoto de 12 anos, aluno da rede municipal de Inhuma, chamado Herbert Leal Sousa, gravou um vídeo denunciando a falta de transporte escolar no município e relatando as dificuldades que enfrenta para se deslocar para a escola.

"Agora é 13h43, saí de casa 13h20. Olha a hora que vou chegar na escola a pé, saí da casa da minha avó. Isso é a pior vergonha que tem nesse município", disse o garoto, reclamando do sol escaldante que enfrenta todos os dias.

Além da falta de transporte escolar, Herbert também relata o atraso de pagamento de professores e servidores públicos. 

Ao final do vídeo, o aluno pede que o prefeito Silva Júnior (PT) não se candidate mais, pois segundo ele, o prefeito humilha o município.

Assista ao vídeo:

 

Veja mais

Comentar
Voltou para o município · 19/08/2019 - 14h27 | Última atualização em 19/08/2019 - 14h55

Suspeito de estuprar menina em Inhuma é preso 19 anos após o crime


Compartilhar Tweet 1



Um homem identificado como Francisco de Assis Sousa, foi preso nesse domingo (18/08), no município de Inhuma em cumprimento a um mandado de prisão pelo crime de estupro de vulnerável.

Conforme denúncia do Ministério Público, o crime teria ocorrido em 2000. Francisco era considerado foragido e após levantamentos do serviço de inteligência da Força Tática de Valença do Piauí, o mesmo foi localizado, monitorado e preso à tarde em uma churrascaria.

O homem foi denunciado por estuprar e agredir uma menina. Hoje adulta, a vítima mora na mesma cidade.

    Foto: Reprodução/Facebook
    Foto: Reprodução/Facebook

 


Fonte: Reprodução / Polícia Militar de Valença do Piauí
Comentar
Poda de árvores · 01/08/2019 - 17h27 | Última atualização em 01/08/2019 - 17h31

Manutenção programa da rede elétrica está prevista para a cidade de Inhuma


Compartilhar Tweet 1



A  Equatorial Cepisa divulgou, através do calendário de manutenção programada, que algumas localidades do município de Inhuma ficarão sem energia neste domingo (05/08).

Serão afetadas as localidades: Bairro Araxas, Ruas Antônio de Deus, Eurípedes de Aguiar, Flor Arroz, Joaquim Leal, Lourença Moura, Marcos Parente, Santa Luzia, Carmina Paraíba, Getúlio Vargas, João Gonçalves de Holanda e João Leal de Brito.,  no horário de 08 as 12h.

Segundo a concessionária responsável pelo abastecimento de energia elétrica no Piauí, a suspensão no fornecimento dos serviços ocorrerá para poda de árvores e manutenção na rede elétrica local.

Ainda conforme a empresa, o restabelecimento da energia pode acontecer antes do horário previsto, assim como o calendário está sujeito a alterações e cancelamentos.

 


Fonte: Equatorial Cepisa
Comentar
Atrações nacionais · 17/05/2019 - 10h14 | Última atualização em 17/05/2019 - 10h31

Prefeitura de Inhuma comemora aniversário de 65 anos da cidade com três dias de festa


Compartilhar Tweet 1



O município de Inhuma completa 65 anos de emancipação política nno dia 13 de junho e a prefeitura preparou uma mega festa em comemoração ao aniversário da cidade.

A partir do dia 11 se iniciarão os shows com as bandas locais, e no dia 12 Saia Rodada, João Veloso, Grupo Clave e mais atrações locais fazem uma grande festa para a população. E no dia 13, encerrando co chave de ouro, Waldo e Felipe, Toca do Vale, Luan Estilizado e bandas locais encerram a grande comemoração.

Vai ser um estouro! A prefeitura convida toda a população a participar desta grade festa!

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Inhuma, na pessoa do prefeito Silva Júnior, através da secretaria de Serviços Públicos e Urbanismo, recuperou 55 km de estradas vicinais do município no período 28/04  a 14/05 .

Os trechos beneficiados foram: Tereza-Buritizinho; Alegrete-Cortado até a entrega do Magro; Taboca-Serra-Campestre-Auto da Mesqueira-Amargoso; Beco de Quinquas Borges; Baixão do Soares e Baixas dos Porteiros.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A primeira-dama e secretária de Saúde de Inhuma, Maxshuellma Rufino, em entrevista ao 180graus, falou sobre o trabalho desenvolvido dentro da pasta desde o início de sua gestão.

"Nós estamos trabalhando de acordo com o plano de governo do prefeito Silva Júnior, com toda a equipe administrativa. Procuramos sempre fazer ajuste para melhor atender a população. Neste momento estamos nos reorganizando para fazermos a ampliação de mais uma Equipe de Saúde da Família (ESF), já temos sete e queremos aumentar para oito. Outro projeto é a instalação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). São muitas atividades e estamos sempre indo atrás para dá continuidade aos trabalhos da secretaria e agilizar o processo de trabalho, para melhor atender a população".

Secretária Maxshuellma Rufino no IX Congresso da COSEMS
Secretária Maxshuellma Rufino no IX Congresso da COSEMS    Foto: Reprodução

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O secretário de Obras de Inhuma, Orlando Balduíno, em entrevista falou sobre as obras realizadas no município, após frente a pasta.

"Estamos com 35.000 m² de calçamento poliédrico em andamento. Fizemos a entrada da cidade em malha asfáltica, 2,5 km, também as Avenida Duque de Caxias e Castelo Branco. Reformamos os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), e ampliamos com mais três salas. Construímos a sala de fisioterapia na Unidade Básica de Saúde. E aqui no bairro, já executamos 1.000 metros de calçamento e faltam 1.060, que serão construídos até o fim de maio".

Veja as fotos:

CRAS, reforma e ampliação
CRAS, reforma e ampliação  

 

Comentar
Melhorias na pasta · 25/04/2019 - 09h18

Vereador Rômulo Gonçalves fala sobre segurança de Inhuma


Compartilhar Tweet 1



O vereador Rômulo Gonçalves, em entrevista ao 180graus, falou sobre a melhoria na segurança do município de Inhuma.

Estávamos com sério problema na segurança do município, muitos roubos estavam acontecendo na cidade, casas arrombadas, roubo de celulares, motos. Em consenso, todos nós vereadores procuramos a Secretaria de Segurança para buscar uma solução, conversamos com o delegado geral Luccy Keiko, e ele deu algumas soluções, aumentou o número de policias aqui no município, e disponibilizou mais equipes para estar de 15 em 15 dias fazendo monitoramento. E estamos vendo progressos, atualmente os dados de roubos caíram muito. Estamos com um projeto de implantação de um posto integrado da Polícia Militar e Civil, o município disponibilizou o terreno, e já está em andamento. O legislativo, executivo e judiciário estão engajados no projeto".

 

Comentar

O prefeito de Inhuma, Silva Júnior, em entrevista ao 180graus, falou sobre as expectativas depois de discursos e conversas durante a abertura da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

"Nós viemos a Marcha com esperança de ouvir do novo governo federal o que eles vão fazer pelos municípios. Tivemos uma palestra com o ministro Paulo Guedes muito boa, que se for implantado o que ele falou, já é satisfatório, aí a viagem já valeu a pena. A gente ainda aproveita para visitar o gabinete dos nossos deputados, sempre atrás de recursos", disse o prefeito.

Nesta manhã de terça-feira (09/04) foi realizada a abertura oficial da marcha com a presença do presidente Jair Bolsonaro, Rodrigo Maia, Aroldi Glademir, presidente da Confederação Nacional de Municípios, e várias outras autoridades políticas.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Uma motocicleta modelo CG Titan 150, de cor preta, com restrições de roubo/furto, foi recuperada no bairro Sossego, em Inhuma. Um homem identificado como Marcelino Rodrigues Santos, vulgo “Fifi“, de 36 anos, foi preso suspeito de receptação. As informações são do RiachãoNet.

A prisão foi através de uma ação integrada entre as Forças Táticas de Picos, Valença e VTR do serviço ordinário.  

De acordo com informações da polícia, no momento da prisão o suspeito estava em poder da motocicleta.  

Marcelino Rodrigues já era conhecido das equipes por ações delituosas na região, tendo inclusive sido preso em uma operação recente em Inhuma. 

Marcelino foi conduzido e apresentado na DP de Valença para autuação. 

 


Fonte: RiachãoNet
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O corpo do frentista inhumense Romário Martins, de 26 anos, foi encontrado na manha desta sexta-feira (15/03) no KM 228 da BR 316, entre as cidades de Valença e Inhuma.  s informações são do Portal V1.

Romário Martins estava desaparecido desde a ultima quarta-feira (13/03), quando foi visto pela última vez no Posto Ipiranga de Inhuma, onde trabalhava.

Informações dão conta que na quarta-feira (13/03), ele passou parte da noite brincado com os colegas no posto e por volta das 02h, abasteceu a moto e saiu dizendo que iria a Valença.

Como não apareceu no horário de trabalho, por volta das 18h, colegas entraram em contato com familiares, quando foram informados que o mesmo estava desaparecido.

 


Fonte: Portal V1
Comentar
Ação da Polícia Civil do Piauí · 15/02/2019 - 10h23 | Última atualização em 15/02/2019 - 10h40

Operação policial prende sete pessoas e apreende cinco armas na cidade de Inhuma


Compartilhar Tweet 1



A Polícia Civil do Piauí deflagrou nesta sexta-feira (15/02) operação na cidade de Inhuma, no intuito de cumprir mandados de busca e apreensão representados pela Polícia Civil e concedidos pelo Poder Judiciário, naquela cidade.

Na oportunidade, estiveram presentes equipes da Gerência de Polícia do Interior. Quatro pessoas foram detidas em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, cinco armas foram apreendidas e outras três pessoas foram detidas por posse de drogas. A operação teve a participação da Polícia Militar.

Segundo a Secretaria de Segurança, com o foco de cumprir mandados, a Polícia Civil do Piauí espera cessar práticas criminosas como porte e posse ilegal de armas de fogo e, principalmente, tráfico de drogas naquela microrregião do Estado.

 


Fonte: Com informações da Ascom/SSP-PI
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Na tarde desta quinta-feira (07/02), por volta das 16h, aconteceu um afogamento na Lagoa dos Banguês, município de Inhuma. A vítima foi identificada por Kelton Iram, um jovem de apenas 23 anos. 

Segundo informações do Grupamento de Polícia Militar de Inhuma, comandado pelo 1° Sargento Agostinho, o Corpo de  Bombeiros de Teresina foi acionado para retirar o corpo da vítima, que foi encontrado nesta sexta-feira (08/02).

Não há informações sobre como aconteceu  a tragédia.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar
Recolhido na DP de Barretos · 05/01/2019 - 09h44

Suspeito de estuprar duas crianças em Inhuma é preso em São Paulo


Compartilhar Tweet 1



Foi preso na manhã desta sexta-feira (04/01), na cidade de Barretos – SP, Francivaldo Rodrigues da Silva, o qual possuía um mandado de prisão expedido pela comarca de Inhuma, pelo crime de estupro de vulnerável.

O serviço de inteligência da Força Tática de Valença do Piauí, em contato com os órgãos semelhantes da Polícia Militar de São Paulo, trocaram informações sobre o foragido e monitoraram o suspeito há dias.

Após a conclusão dos levantamentos, Francivaldo Rodrigues foi preso por equipes de campo da ROCAM, Canil e Força Tática da PMESP e se encontra recolhido na DP de Barretos -SP.

 


Fonte: Polícia Militar
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O carro da filha de um ex-vereador do município de Inhuma, Odilon Cardoso, foi roubado na manhã deste sábado (10/11) na zona sul da capital Teresina. O veículo modelo, Hyundai HB20S, placa PIA 6525 da cidade de Inhuma, de cor branca.

De acordo com informações, ela estava acompanhada com outra mulher ao saírem do apartamento e ao entrarem no veículo foram surpreendidas por dois meliantes que estavam em uma moto. Armados com um revólver e encapuzados eles tomaram o veículo e fugiram. A polícia foi acionada e está em diligencia no sentido de recuperar o mesmo.

 


Fonte: Portal V1
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 4.229 votos e 54,08% dos votos válidos, em Inhuma. 

Para o Senado, Ciro Nogueira teve 4.027 votos e 30,12%. E Wilson Martins teve, 3.913 votos e 29,27% dos votos válidos.

Os três primeiros colocados para deputado federal, foram: Assis Carvalho com 1.841 votos (22,39%). Júlio César com 779 (9,47%) e Capitão Fábio Abreu com votos 536 (6,52%).

Os primeiros colocados para deputado estadual, foram: Lucy 1.685 votos (19.99%); Severo Eulálio com 764 (9,06%); e Dr. Francisco Costa teve 382 votos (4,53%).

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Rio São Vitor. Você conhece este rio? Segundo pesquisas e o testemunho dos organizadores da Cavalgada da Missão este é o nome original do que hoje conhecemos por Rio Sambito. O nome atual, portanto vem a ser uma corruptela popular de São Vitor, ou seja, ao longo dos anos o nome foi se transformando até chegar ao atual Sambito.

Pois bem, no vale do Rio Sambito habitavam as sete aldeias dos índios da etnia Aroaque. A entrada dos Bandeirantes para a ocupação da região causou o massacre e a quase extinção dos índios da região. Os sobreviventes que habitavam estas sete aldeias, tidos como “pacificados” foram unidos no mesmo povoamento pela ação da Missão Jesuítica liderada pelo Padre Gabriel Malagrida.

Para ocupar e tornar a colônia produtiva, a coroa portuguesa mandou instalar as primeiras fazendas de gado na região. Daí a necessidade de “catequizar” os índios para formar a mão de obra.

Veja a matéria completa 

 

Comentar

Capitaneado pelo desembargador federal Dr. Carlos Brandão, os piauienses estão “escavando” o passado histórico do Piauí de 300 anos atrás. Portugueses se embrenhando nas profundezas dos sertões nordestinos se depararam com os “índios”.

O enfrentamento foi brutal por décadas até que, por volta de 1729, o Padre Gabriel Malagrida, numa missão jesuítica, aldeou os índios Aroazes às margens do Rio Sambito, promovendo um período de pacificação, podendo assim, dar-se o início da instalação as primeiras fazendas de gado que viriam a transformar o Piauhy no maior produtor de carne bovina do Brasil Colônia, segundo informações do desembargador José de Ribamar Oliveira, um dos apoiadores do movimento.

Os jesuítas ergueram na região vários templos sendo que, de um deles, ainda existe uma pedra que está no centro do hoje município de Aroazes.

Conheça mais da história clicando aqui

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Pelo segundo ano seguido, será realizada a Cavalgada da Missão em Aroazes. O evento acontecerá neste sábado (29/09), com aclamação de Nossa Senhora, a representação do Auto da Imaculada, a Virgília das Luzes, com percurso feitos em hinos e hosanas até o largo da Matriz, onde ocorre o encontro entre Nossa Senhora e sua mãe Santa Anna, sob inspiração do Divino Espirito Santo.

A cavalgada é, ao mesmo tempo, uma jornada religiosa e a rememoração dos eventos históricos que ocorreram no período do Brasil Colônia. 

Segundo o desembargador Carlos Brandão, um dos entusiastas da Cavalgada, trata-se de "uma espécie de levante do sertão brasileiro, e de resgate das nossas tradições. A região dos Aroazes (região valenciana) guarda como um sacrário do patrimônio imaterial brasileiro, tradições militares e espirituais do catolicismo dos séculos XVII-XVII. Estamos revivendo nossa história. Daí, a grande importância da Cavalgada".

Clique e veja mais

 

Comentar