Compartilhar Tweet 1



O carro da filha de um ex-vereador do município de Inhuma, Odilon Cardoso, foi roubado na manhã deste sábado (10/11) na zona sul da capital Teresina. O veículo modelo, Hyundai HB20S, placa PIA 6525 da cidade de Inhuma, de cor branca.

De acordo com informações, ela estava acompanhada com outra mulher ao saírem do apartamento e ao entrarem no veículo foram surpreendidas por dois meliantes que estavam em uma moto. Armados com um revólver e encapuzados eles tomaram o veículo e fugiram. A polícia foi acionada e está em diligencia no sentido de recuperar o mesmo.

 


Fonte: Portal V1
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 4.229 votos e 54,08% dos votos válidos, em Inhuma. 

Para o Senado, Ciro Nogueira teve 4.027 votos e 30,12%. E Wilson Martins teve, 3.913 votos e 29,27% dos votos válidos.

Os três primeiros colocados para deputado federal, foram: Assis Carvalho com 1.841 votos (22,39%). Júlio César com 779 (9,47%) e Capitão Fábio Abreu com votos 536 (6,52%).

Os primeiros colocados para deputado estadual, foram: Lucy 1.685 votos (19.99%); Severo Eulálio com 764 (9,06%); e Dr. Francisco Costa teve 382 votos (4,53%).

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Rio São Vitor. Você conhece este rio? Segundo pesquisas e o testemunho dos organizadores da Cavalgada da Missão este é o nome original do que hoje conhecemos por Rio Sambito. O nome atual, portanto vem a ser uma corruptela popular de São Vitor, ou seja, ao longo dos anos o nome foi se transformando até chegar ao atual Sambito.

Pois bem, no vale do Rio Sambito habitavam as sete aldeias dos índios da etnia Aroaque. A entrada dos Bandeirantes para a ocupação da região causou o massacre e a quase extinção dos índios da região. Os sobreviventes que habitavam estas sete aldeias, tidos como “pacificados” foram unidos no mesmo povoamento pela ação da Missão Jesuítica liderada pelo Padre Gabriel Malagrida.

Para ocupar e tornar a colônia produtiva, a coroa portuguesa mandou instalar as primeiras fazendas de gado na região. Daí a necessidade de “catequizar” os índios para formar a mão de obra.

Veja a matéria completa 

 

Comentar

Capitaneado pelo desembargador federal Dr. Carlos Brandão, os piauienses estão “escavando” o passado histórico do Piauí de 300 anos atrás. Portugueses se embrenhando nas profundezas dos sertões nordestinos se depararam com os “índios”.

O enfrentamento foi brutal por décadas até que, por volta de 1729, o Padre Gabriel Malagrida, numa missão jesuítica, aldeou os índios Aroazes às margens do Rio Sambito, promovendo um período de pacificação, podendo assim, dar-se o início da instalação as primeiras fazendas de gado que viriam a transformar o Piauhy no maior produtor de carne bovina do Brasil Colônia, segundo informações do desembargador José de Ribamar Oliveira, um dos apoiadores do movimento.

Os jesuítas ergueram na região vários templos sendo que, de um deles, ainda existe uma pedra que está no centro do hoje município de Aroazes.

Conheça mais da história clicando aqui

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Pelo segundo ano seguido, será realizada a Cavalgada da Missão em Aroazes. O evento acontecerá neste sábado (29/09), com aclamação de Nossa Senhora, a representação do Auto da Imaculada, a Virgília das Luzes, com percurso feitos em hinos e hosanas até o largo da Matriz, onde ocorre o encontro entre Nossa Senhora e sua mãe Santa Anna, sob inspiração do Divino Espirito Santo.

A cavalgada é, ao mesmo tempo, uma jornada religiosa e a rememoração dos eventos históricos que ocorreram no período do Brasil Colônia. 

Segundo o desembargador Carlos Brandão, um dos entusiastas da Cavalgada, trata-se de "uma espécie de levante do sertão brasileiro, e de resgate das nossas tradições. A região dos Aroazes (região valenciana) guarda como um sacrário do patrimônio imaterial brasileiro, tradições militares e espirituais do catolicismo dos séculos XVII-XVII. Estamos revivendo nossa história. Daí, a grande importância da Cavalgada".

Clique e veja mais

 

Comentar
Cavalgada da Missão · 24/09/2018 - 14h27 | Última atualização em 24/09/2018 - 17h10

População de Inhuma está convidada para participar da Cavalgada da Missão


Compartilhar Tweet 1



A Cavalgada da Missão será realizada pelo município de Aroazes, nos dias 27, 28 e 29 de setembro. Toda a população de Francinópolis e cidades do entorno estão convidadas para o momento.

O evento celebra a formação de um dos primeiros aldeamentos do Piauí, marcada pela presença do bandeirante Domingos Jorge Velho, por volta da segunda metade dos anos 1600, na ocupação dos vastos sertões nordestinos.

O evento traz a marca da religiosidade do povo piauiense. É um resgate da transformação do aldeamento, em 1725, em um Missão Jesuítica, por obra do Padre Gabriel Malagrida, quando os religiosos instalaram-se no lugar com a finalidade de catequizar os habitantes da região.Resistem ao tempo muitos vestígios dessa história adormecida. Uma pedra do templo construído pelos jesuítas está no centro da cidade. Mas, o que se há de mais valioso é a imagem de Nossa Senhora da Conceição, esculpida e conservada.

Clique aqui e confira a programação

 

 

Comentar
O crime ocorreu no domingo · 06/09/2018 - 20h51

Presos suspeitos de matar professor em Inhuma


Compartilhar Tweet 1



O juiz Expedito Costa Junior da Vara Única da Comarca de Inhuma, decretou a prisão preventiva dos envolvidos no latrocínio do professor Reginaldo Gonçalves Moura, conhecido por 'Dará', ocorrido no último domingo (02/09) em uma estrada vicinal naquela cidade.

Após as diligências, foram presos pela Força Tática de Valença do Piauí Robson Sobrinho Silva, Rafael dos Santos Lima e Carlos Batista Dias Sousa. Nesta terça-feira o delegado regional Dr. Maycon Braga definiu a participação de cada envolvido no latrocínio.

Confira a matéria completa no Ronda 180.

    Fotos: Reprodução

 


Fonte: Portal V1
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A professora Adamir Leal ex-reitora da UESPI no governo Hugo Napoleão, foi uma das homenageadas pelo Congresso Nacional pelos 75 anos da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) da qual é conselheira. A sessão foi realizada na manha desta quarta-feira (08/08) em Brasília.

A inhumense foi professora do ginásio e em seguida foi diretora abraçando a educação que é sua paixão. Logo após foi morar em Teresina e foi professora da universidade federal do Piauí no curso de história.

    Fotos: Reprodução

 

 


Fonte: Portal V1
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O governador Wellington Dias visitará o município de Inhuma nesta quarta-feira (04/07). Na oportunidade irá fazer uma visita às obras de pavimentação poliédrica do bairro Araxá, inaugurará da Academia de Saúde e dará a ordem de asfaltamento da Avenida Duque de Caxias e Castelo Branco.

 

 

Comentar
Em Inhuma · 26/06/2018 - 12h00 | Última atualização em 26/06/2018 - 16h05

Inhuma recebe 'Caravana Lula Livre' nesse final de semana


Compartilhar Tweet 1



A Caravana Lula Livre percorreu, no último final de semana, a região centro-sul do estado e passou no município de Inhuma e mais outras 8 cidades.

Segundo João Pereira, secretário de Organização do PT Estadual e coordenador da Caravana Lula Livre, a atividade tem tido um papel importante no estado do Piauí.

“Chegamos a 100 cidades e queremos chegar a todo o estado do Piauí. Eles não poderão silenciar a nossa voz, enquanto essa injustiça, que é a prisão política do ex-presidente Lula, não for corrigida. Então, à luta, Lula Livre para o Brasil ser feliz de novo.”, ressalta Assis Carvalho, presidente do PT Piauí.

 

 


Fonte: AsCom / PT Piauí
Comentar
Irregularidades nos serviços · 20/06/2018 - 10h34

CRO-PI realiza fiscalização em consultórios odontológicos de Inhuma


Compartilhar Tweet 1



Os consultórios odontológicos do município de Inhuma receberam a visita da equipe de fiscalização do Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO/PI), que constatou diversas irregularidades na prestação dos serviços.

Em Inhuma, os Centros de Saúde Curral Velho, Baixas, Buriti Comprido, Hermínio Borges Leal, Forte, João Antônio de Sousa e unidade de saúde Sossego foram notificadas por causa da constatação de irregularidades, como pontos de ferrugem na mesa do profissional caixa de perfurocortante em local inadequado e sem suporte adequado, esterilização inadequada, pontos de ferrugem na base e na parte interna da cadeira odontológica e falta avental de chumbo.

A partir da notificação, os referidos municípios possuem 30 dias para resolver as irregularidades. 

 

 

 


Fonte: Com informações da Assessoria
Comentar
Evento na APPM · 05/07/2017 - 15h17 | Última atualização em 05/07/2017 - 16h02

Prefeito Silva Júnior participou da Assembleia Geral Extraordinaria


Compartilhar Tweet 1



Foi realizada na manhã desta quarta-feira (05/07), no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM), uma Assembleia Geral Extraordinária que contou com a presença do Silva Júnior, da cidade de Inhuma.

Dentre as pautas que foram discutidas estão: o endividamento dos municípios com precatórios TRT, TJ, FGTS, parcelamento do INSS conquistado na XX Marcha, RTPS.Na oportunidade, foi também foi lançado o serviço de monitoramento e assessoria municipal e inaugurada a sala de atendimento aos prefeitos.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município de Inhuma realizou na segunda feira, 26 de junho de 2017, no Salão Paroquial Paula Frassinett, o IV Seminário Municipal do PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, com o tema: Instrumentos Facilitadores da Aprendizagem na Sala de Aula.

Na oportunidade, as escolas municipais apresentaram trabalhos de leituras, dos Cantinhos de exposição da ambiência da sala de aula, e apresentações culturais das escolas. Merecendo destaque os cerimonialistas Ana Clara e José Henrique, alunos do 5º ano da Escola Municipal Tia Neném Brito, fruto do PNAIC.

(Da equipe de Municípios)


Fonte: Portalmeionorte.com

Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta quinta-feira (01/06), o prefeito do município de Inhuma, Silva Júnior esteve reunido com a deputada federal e Secretária de Educação do Estado do Piauí, Rejane Dias.

Na oportunidade foi encaminhado ações para a educação da região, como reforma de unidade escolar, ajustes no polo da UAB e transporte escolar.

Foto: Raoni Barbosa

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Facebook/Rejane Dias

Compartilhar Tweet 1



Teve início na manhã desta quarta-feira (31/05) no CEEP João de Deus Carvalho e na Unidade Escolar Manoel Macedo de Inhuma a aula inaugural dos cursos técnicos através da mediação tecnológica do estado.

Os cursos ofertados são de Técnico de Vendas, Cooperativismo e Administração que será concomitante com o ensino regular normal, os mesmos terão carga horária de 800 horas e duração de 18 meses onde o certificado desses cursos serão entregue junto com o certificado de conclusão do enino médio, ou seja, o aluno terá que ficar aprovado tanto no ensino médio como no técnico para poder receber os certificados.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal InhumaNews

Compartilhar Tweet 1



Corrida de pedestre fará parte das comemorações alusivas de 63 anos de emancipação política do município de Inhuma.

Atenção as Categorias da Corrida Pedestre:

Categoria Adulto (masculino e feminino) – poderão participar atletas nascidos de até 2001;

Categoria Juvenil (masculino e feminino) – poderão participar atletas nascidos de 2002 à 2004;

Categoria Infantil (masculino e feminino) – poderão participar atletas nascidos de 2005 à 2008.

As inscrições vão até (09/06). Participe!

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Facebook/Inhuma

Compartilhar Tweet 1



O encerramento da 15° Semana Nacional dos Museus aconteceu na noite deste sábado (20), na praça João de Deus – praça da prefeitura, com apresentação cultural e show de humor do Projeto Risos de Maio, apoio AFAI – Associação dos Filhos e Amigos de Inhuma, Secretária de Estado de Cultura do Piauí, Prefeitura Municipal de Inhuma, e organização Centro Cultural Francelino S. Araújo.

Na abertura do evento o cordelista Inhumense Mauricio Martins recitou cordéis cômicos de sua autoria, o show de humor ficou por conta do Ex - Zorra Total o humorista Guiga Ferreira, o evento contou com um grande público, e foi prestigiado pelo prefeito Silva Junior, a secretária de assistência social Maxshuellma Rufino, e o secretário de Educação Marcos Antônio Rufino.

(Equipe dos Municípios)


Fonte: Com informações da Prefeitura de Inhuma

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura municipal Inhuma, cidade que fica localizada no sudeste do estado, divulgou nesta terça-feira (23/05) o resultado do processo de licitação que visa contratar uma empresa para executar o serviço de construção de caneletas em vias públicas.

Para o certame é estimado investimento na ordem de R$ 13.319,16.

O contrato tem como objeto a contratação de empresa que executará obras que ajudarão no escoamento da água. A fonte dos recursos é o FPM,ISS,ICMS e outros.


Fonte: Diário Oficial dos Municípios

Compartilhar Tweet 1



O diretor do EGC/TCE - PI, Delano Câmara, em entrevista ao 180graus, alerta aos gestores dos municípios sobre o IEGM, que tem prazo até dia 31 de maio para ser enviado ao TCE.

É um fator que dá todos os índices de como anda a gestão, mas principalmente a governança do município. Passou a ser exigido por todos os tribunais de contas do país e exige que todas as prefeituras devem preencher o formulário, caso contrário terão suas contas bloqueadas.

É tão importante quanto a prestação de contas, ou o não pagamento da previdência. Segundo o Dr Delano, as prefeituras não estão atentas que devem preencher esse formulário. O tribunal já fez vários treinamentos para instruir o preenchimento dos formulários que estão disponíveis no site do TCE.

(Equipe de Municípios)

Seguem as investigações · 22/05/2017 - 15h45 | Última atualização em 22/05/2017 - 15h47

Caminhão é roubado em Inhuma e encontrado em matagal no interior do PI


Compartilhar Tweet 1



Um caminhão modelo Worker, de cor branca e placa LVL-4931 de Oeiras foi encontrado abandonado no matagal, próximo ao povoado Bentivi, na divisa dos municípios de Geminiano e Santo Antônio de Lisboa. O veículo foi encontrado por criadores de abelhas e acionaram a polícia no último domingo (21/05).

De acordo com o comandante do GPM de Geminiano, sargento Rodrigues, o veículo foi roubado há poucos dias na cidade de Inhuma. “Cinco elementos em um Fox vermelho roubaram o caminhão”, completou o sargento.

O sargento informou ainda que o caminhão foi encontrado depenado sem os pneus e outras peças. A proprietária do veículo já foi informada da recuperação do mesmo.

(Equipe Municípios)


Compartilhar Tweet 1



Agentes de saúde e de endemias de Inhuma irão realizar nessa segunda-feira (08/05) uma manifestação pelas ruas da cidade alertando a comunidade para uma paralização de 72 horas.

De acordo com o Sindicato Estadual dos Agentes de Saúde e de Endemias (SINDEACS), a paralização se deve pela falta de entendimentos entre os Agentes e a gestão municipal.

A manifestação dessa segunda-feira terá como base a feira publica do município e a paralização acontecerá em todo o município. A comunicação da manifestação e da paralização será enviada ao Ministério do Trabalho e Emprego para ações posteriores contra a gestão municipal.


Fonte: Com informações do Portal V1
Agentes comunitários · 06/05/2017 - 09h15 | Última atualização em 06/05/2017 - 09h29

Servidores de Inhuma pedem atenção e podem paralisar suas atividades


Compartilhar Tweet 1



Os servidores públicos municipais de Inhuma mais especificamente os Agentes Comunitários de Saúde - ACS e Agentes Comunitários de Endemias - ACE estão inconformados com a posição do prefeito.

Segundo o agente Wallinsson Abreu seus colegas e mais a categoria de ACS podem paralizar suas atividades em toda região Inhumense, pois no período de 04 meses foi encaminhado ao gabinete do prefeito ofícios para tratar de assuntos dessas categorias em relação a reajuste de salário, ponto eletrônico e atualização salarial dos ACS.

Segundo Wallinson foi encaminhado ao prefeito três ofícios contando o apoio do sindicato dos servidores municipais e até o momento não foram atendidos de pelo menos receber os representantes para um possível dialogo e tentar sanar o problema.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Inhuma News

Compartilhar Tweet 1



A secretária de Assistência Social de Inhuma, Maxshuellma Rufino participou na manhã desta terça-feira (24/04), do encontro sobre o Processo Conferencial 2017 para gestores e conselheiros municipais de assistência social, realizado no auditório da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc) para discutir as orientações acerca das conferências de assistência social que serão realizadas neste ano de 2017.

A programação teve início na segunda-feira (24/04), para municípios piauienses da região norte e segue até terça-feira (25/04) para os municípios da região sul. Este ano, as conferências irão explanar sobre “Garantia de direitos no fortalecimento do Suas”.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações de Ascom
Festividades no município · 20/04/2017 - 16h26

Inhuma terá 4° edição de Vaquejada no parque Joaquim Branco


Compartilhar Tweet 1



O Parque Joaquim Branco, em Inhuma, recebe nos dias 20, 21, 22 e 23/04 a vaqueirama de todo o Brasil para mais uma edição da Vaquejada com premiação de R$110 mil reais.


Sexta-feira dia 21:

Naiara Azevedo
Forro Envolvente
Mulleke Forrozeiro

Sábado dia 22/04:

Robson Farra
Taty Vaqueira
Fafá Santana

(Equipe Municípios)

Seguem as investigações · 10/04/2017 - 10h57

Em Alegrete, PM recupera motocicleta roubada da cidade de Inhuma


Compartilhar Tweet 1



Uma equipe da PM do GPM de Alegrete do Piauí, recuperou, na tarde do último sábado, (08/04), uma motocicleta Honda Bros, vermelha, que havia sido roubada na cidade de Inhuma-PI.

De acordo com o comandante do GPM de Alegrete que comandou a operação o fato se deu após um Agente da Polícia Civil do município de Inhuma, procurar o GPM de Alegrete com a informação de que a moto em questão estava na cidade.

Ainda de acordo com o cabo Cruz ao ser questionado, José Orlando disse que comprou a moto sem saber que era roubada. O mesmo juntamente com a motocicleta e o proprietário do veiculo foram encaminhados à Delegacia Regional de Polícia Civil de Simões, para serem adotados os procedimentos de praxe e a motocicleta foi devolvida ao dono que reside em Inhuma no Piauí.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Portal Cidades na Net