Compartilhar Tweet 1



A Câmara Municipal de Inhuma emitiu uma nota de pesar pelo falecimento de Raimundo Rufino da Silva, conhecido carinhosamente por Raimundo Rufino.

Teve sua vida dedicada a cidade e ao inhumenses, no papel de vice-prefeito e também como vereador, compondo a primeira legislatura da Casa. Em sua trajetória pública prestou relevantes serviços à toda população.

Confira.

 


Fonte: Reprodução/Instagram
Comentar
Desaparecido desde o dia 23/05 · 26/05/2020 - 00h10

Homem é encontrado morto na zona rural de Inhuma


Compartilhar Tweet 1



Um homem identificado como Oscar Moura da Silva que estava desaparecido desde o último sábado, dia 23, foi encontrado na manhã desta segunda-feira (25/05). As informações são do Cidades na Net 

Oscar saiu de casa no sábado pela manhã às 09h, em sua moto, e foi visto durante a tarde, às 15h.

Somente na manhã desta segunda-feira (25/05), por volta das 11h foi encontrado já sem vida na estrada que dá acesso a localidade Banguilim, zona rural de Inhuma.

A causa da morte ainda não foi revelada.

    FOTO: Reprodução / Cidades na Net

 

Comentar
Condenado há mais de 10 anos · 06/05/2020 - 07h33 | Última atualização em 06/05/2020 - 07h43

Foragido acusado de estuprar criança de 13 anos no Piauí é preso em São Paulo


Compartilhar Tweet 1



Foi preso na tarde desta segunda-feira (04/05), em São Mateus, estado de São Paulo um piauiense foragido pelo crime de estupro de vulnerável. As informações são do Canal 121.

L.J.L.S (45) foi condenado pelo crime de estupro de vulnerável na cidade de Inhuma, o crime ocorreu no ano de 2012, tendo como vítima uma adolescente de 13 anos de idade.

O suspeito foi condenado há 10 anos e 03 meses pelo magistrado da comarca de Inhuma e até então seu paradeiro era desconhecido.

Após levantamos e troca de informações entre equipes de inteligência da Força Tática de Valença e a Polícia Militar de São Paulo, o foragido foi localizado e na tarde de hoje capturado e apresentado no distrito policial de São Mateus.

Comentar
08 óbitos e 48 altas médicas · 16/04/2020 - 20h23

Inhuma tem 1º caso de coronavírus, no Piauí já são 102 casos


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) informou, na noite desta quinta-feira (16/04), que o Piauí possui 102 casos confirmados de coronavírus. Não há novos óbitos registrados nas últimas 24 horas. Até agora, oito pessoas morreram pelo novo coronavírus.

Foram confirmados 11 novos casos, sendo um em Demerval Lobão, um em Inhuma e o restante de Teresina. 5 são mulheres e 6 homens, com idades que variam de 22 a 55 anos.

Com isso, 12 municípios do Piauí passam a ter casos confirmados de Covid-19. Das notificações registradas, 1.801 foram descartadas.

A Sesapi informou ainda o número de pessoas internadas com suspeita de Covid-19. São 106 no total, sendo 73 em leitos clínicos e 33 em UTI. O número de altas médicas ficou em 48.

    FOTO: Reprodução

 

Comentar
Inhuma · 06/04/2020 - 00h03 | Última atualização em 06/04/2020 - 00h13

Vigilante noturno é preso por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo


Compartilhar Tweet 1



Na noite desta sexta-feira (03/04), por volta das 22h30, o Grupamento de Polícia Militar de Inhuma recebeu a informação que um vigilante noturno na cidade teria efetuado disparos de arma de fogo contra as vítimas que se encontravam na praça Monsenhor Lopes.

De acordo com a PM, ao chegar no local foi constatada a veracidade dos fatos e que após efetuar dois disparos não conseguindo acertar o alvo, o vigilante fugiu do local. Com as informações apuradas os policiais saíram em diligência no intuito de localizar e capturar o acusado.

    FOTO: Reprodução

 

“Tivemos êxito em encontra-lo homiziado no interior de sua residência e após cercar o local mediante breve negociação com o acusado este veio a se entregar”, informou a PM.

Após o cerco, o acusado capturado com arma calibre 32, 04 munições, uma moto CG 150cc Titan de cor vermelha e placa LVM-6781, foi conduzido juntamente com as vítimas para a Delegacia Regional de Valença para os procedimentos cabíveis.

    FOTO: Reprodução

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar
Festejo de São José é suspenso · 18/03/2020 - 10h42

Prefeitura de Inhuma decreta medidas para o enfrentamento do coronavírus


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Inhuma emitiu uma série de medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus.

Ficam suspenso durante 15 dias as aulas da rede pública de ensino; a realização de eventos, de qualquer natureza, que exijam licença do Poder Público superior a 30 pessoas;  atividades coletivas de qualquer natureza. O festejo do padroeiro da cidade, São José, foi suspenso e a missa de encerramento será online. 

Em entrevista ao 180graus o prefeito de Inhuma, Silva Junior, comentou que o nordeste não teria estrutura para enfrentar o vírus caso houvesse uma epidemia, dessa forma a prevenção é a melhor forma de combate. 

O gestor pontuou que as ações de conscientização estão sendo realizadas nos principais pontos da cidade como rodoviárias e postos de saúde, orientando a população que o melhor é ficar em casa e seguir as orientações do Ministério da Saúde.

 

 

Comentar
Cantou "Dona de Mim" · 28/02/2020 - 09h04 | Última atualização em 28/02/2020 - 17h52

Piauiense Natielly Rocha avança para próxima fase no The Voice Kids


Compartilhar Tweet 1



Natural da cidade de Inhuma, a piauiense Natielly Rocha, de 13 anos, arrasou em mais uma participação no programa The Voice Kids, da Rede Globo, neste domingo (22/02) e passou de fase.

Junto com Cybeli Cardoso e Laura Luna ela deu um show com a música "Dona de Mim", da Iza, pelo time Simone e Simaria.

Assista aos vídeos:

Confira a matéria completa.

 

 

 

 

Comentar
Piauiense Natielly Rocha · 27/01/2020 - 13h47 | Última atualização em 27/01/2020 - 22h02

"Desde a primeira edição que tenho vontade de participar do The Voice"disse piauiense


Compartilhar Tweet 1



A Filha do meio entre três irmãs, a piauiense Natielly Rocha, nascida em Inhuma, distante 246 km de Teresina, capital do Estado, veio ao mundo no dia 03 de março de 2006. Desde muito nova a adolescente sonha com a vida de artista musical. Segundo ela, esse foi um sonho que nasceu naturalmente. As informações são do portal Cidades na Net.

“Desde muito pequena sempre gostei de cantar. Quando eu morava em São Paulo e era bem menor, aos três anos de idade, mais ou menos, meus pais foram ao shopping comigo comprar uma boneca para mim, mas vi uma guitarra e quis ela. Então eles a compraram no lugar da boneca. Em casa ficava o tempo todo cantando com a guitarra de brinquedo. Aos nove anos pedi um violão e fiz o curso por um ano”, contou ela.

A adolescente disse ainda que desde a primeira edição do The Voice Kids tem o desejo de participar do programa, mas que seu pai incentivou-a a entrar apenas quando possuísse uma maior maturidade vocal.

    FOTO: Cidades na Net
    FOTO: Cidades na Net
    FOTO: Cidades na Net

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar
Interpretou a música 'Saudade' · 20/01/2020 - 00h01 | Última atualização em 20/01/2020 - 08h34

Inhuma | Adolescente de 13 anos encanta no The Voice Kids e garante vaga no time de Simone & Simaria


Compartilhar Tweet 1



Natural da cidade de Inhuma, a piauiense Natielly Rocha, de 13 anos, fez uma bela participação no programa The Voice Kids, da Rede Globo, neste domingo (19/01).

A adolescente interpretou a música 'Saudade', de Chrystian & Ralf

, numa versão que arrepiou os jurados. Simone e Simária, além de Carlinhos Brow, viraram a cadeira, mas a piauiense escolheu ficar no time da dupla.

    Reprodução

Natielly garantiu vaga na competiu e através de vídeo no Instagram ela agradeceu a torcida.

    Reprodução

 


Fonte: Portal 180graus
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A deputada estadual Lucy Soares (Progressistas) voltou a flagrar o transporte irregular de estudantes no interior do Piauí. As informações são do Blog da Apoliana Oliveira.

O registro desta vez foi na cidade de Inhuma, onde a parlamentar realizou visita às escolas da rede estadual de ensino.

No vídeo compartilhado nas redes sociais de Lucy, é possível ver estudantes sendo transportados na carroceria de caminhonetes e em uma Kombi. Ela denunciou ainda que o transporte é feito por motoristas sem habilitação.

"Os jovens estão sendo desrespeitados e expostos ao perigo e desconforto, sendo levados por motoristas sem nenhum tipo de carteira de habilitação. Lamentamos que continue a acontecer casos como estes no Piauí", contou.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: Blog da Apoliana Oliveira
Comentar
60 mil processos digitalizados · 06/11/2019 - 17h37

Corregedor Hilo de Almeida visita comarca de Inhuma


Compartilhar Tweet 1



O Corregedor Geral de Justiça, desembargador Hilo de Almeida Sousa, fechou a semana visitando mais dez comarcas através do projeto Corregedoria Itinerante. Depois de visitar Inhuma a comitiva da CGJ-PI fechou a semana em Picos, onde participou da inauguração da nova sede do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e da Audiência de Custódia.

    Foto: CGJ PI

 

Desembargador Hilo de Almeida ainda comemorou a chegada de 60 mil processos cíveis digitalizados em todo estado, o que corresponde a 45% do total. “Temos visto a motivação e o empenho não só da nossa equipe da Corregedoria através do Núcleo Central de Distribuição, da Distribuição e do CEAS, mas também de todos das unidades por onde temos passado. Todos entendem a importância da digitalização para a modernização do nosso Tribunal e para uma prestação Jurisdicional muito mais ágil e eficiente”, ressalta o Corregedor.

 


Fonte: CGJ PI
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A inhumense Aryane Sousa de 09 anos com ajuda dos familiares publicou um vídeo na internet oferendo parte do seu cabelo para crianças com câncer. No vídeo gravada por seu pai, ela comunica seu desejo de doar o cabelo e mostra todo o processo. As informações são do Portal V1.

De acordo com a narração, o cabelo será entregue para pessoas que estejam passando pelo tratamento quimioterápico. Para isso, a pequena Aryane Sousa pede que seja enviado para o celular 89 9947 8277, um laudo medico mostrando a necessidade do uso do cabelo.

Em geral, o tamanho mínimo que pode ser doado a fim de dar forma a uma prótese é de dez centímetros, Aryane Sousa irá doar 30 centímetros de um cabelo virgem sem tinturas ou outras químicas. “A decisão de doar o cabelo foi dela própria. Ela sempre se comove vendo vídeos de crianças em hospitais” disse o pai dela o professor Francisco de Assis.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: Portal V1
Comentar
Nota de Esclarecimento · 14/09/2019 - 16h05 | Última atualização em 14/09/2019 - 17h05

Prefeitura de Inhuma se manifesta sobre desabafo que estudante fez em vídeo


Compartilhar Tweet 1



Um vídeo gravado por um garoto de 12 anos de Inhuma, denunciando a falta de transporte escolar no município e relatando dificuldades para se deslocar para a escola, gerou grande repercussão.

Além da falta de transporte escolar, o estudante também relata  no vídeo o atraso de pagamento de professores e servidores públicos.

A prefeitura enviou uma nota de esclarecimento ao Portal 180 Graus, dizendo que o aluno que fez o vídeo, não é usuário do sistema e que ele mora à uma distancia de aproximadamente 35 m da escola. Ressaltou ainda que, tem 46 veículos regularmente licitados e 06 veículos da frota própria do município.

Sobre o atraso nos salários de funcionários, a prefeitura disse que não é verdade, pois o pagamento está sendo feito regularmente no último dia útil do mês.

Por último, a prefeitura disse que vem sempre adotando medidas para sanar alguma impropriedade no sistema.

Secretário de Educação comenta o caso

Veja o vídeo:

 

Relembre o caso

Comentar

Um garoto de 12 anos, aluno da rede municipal de Inhuma, chamado Herbert Leal Sousa, gravou um vídeo denunciando a falta de transporte escolar no município e relatando as dificuldades que enfrenta para se deslocar para a escola.

"Agora é 13h43, saí de casa 13h20. Olha a hora que vou chegar na escola a pé, saí da casa da minha avó. Isso é a pior vergonha que tem nesse município", disse o garoto, reclamando do sol escaldante que enfrenta todos os dias.

Além da falta de transporte escolar, Herbert também relata o atraso de pagamento de professores e servidores públicos. 

Ao final do vídeo, o aluno pede que o prefeito Silva Júnior (PT) não se candidate mais, pois segundo ele, o prefeito humilha o município.

Assista ao vídeo:

 

Veja mais

Comentar
Voltou para o município · 19/08/2019 - 14h27 | Última atualização em 19/08/2019 - 14h55

Suspeito de estuprar menina em Inhuma é preso 19 anos após o crime


Compartilhar Tweet 1



Um homem identificado como Francisco de Assis Sousa, foi preso nesse domingo (18/08), no município de Inhuma em cumprimento a um mandado de prisão pelo crime de estupro de vulnerável.

Conforme denúncia do Ministério Público, o crime teria ocorrido em 2000. Francisco era considerado foragido e após levantamentos do serviço de inteligência da Força Tática de Valença do Piauí, o mesmo foi localizado, monitorado e preso à tarde em uma churrascaria.

O homem foi denunciado por estuprar e agredir uma menina. Hoje adulta, a vítima mora na mesma cidade.

    Foto: Reprodução/Facebook
    Foto: Reprodução/Facebook

 


Fonte: Reprodução / Polícia Militar de Valença do Piauí
Comentar
Poda de árvores · 01/08/2019 - 17h27 | Última atualização em 01/08/2019 - 17h31

Manutenção programa da rede elétrica está prevista para a cidade de Inhuma


Compartilhar Tweet 1



A  Equatorial Cepisa divulgou, através do calendário de manutenção programada, que algumas localidades do município de Inhuma ficarão sem energia neste domingo (05/08).

Serão afetadas as localidades: Bairro Araxas, Ruas Antônio de Deus, Eurípedes de Aguiar, Flor Arroz, Joaquim Leal, Lourença Moura, Marcos Parente, Santa Luzia, Carmina Paraíba, Getúlio Vargas, João Gonçalves de Holanda e João Leal de Brito.,  no horário de 08 as 12h.

Segundo a concessionária responsável pelo abastecimento de energia elétrica no Piauí, a suspensão no fornecimento dos serviços ocorrerá para poda de árvores e manutenção na rede elétrica local.

Ainda conforme a empresa, o restabelecimento da energia pode acontecer antes do horário previsto, assim como o calendário está sujeito a alterações e cancelamentos.

 


Fonte: Equatorial Cepisa
Comentar
Atrações nacionais · 17/05/2019 - 10h14 | Última atualização em 17/05/2019 - 10h31

Prefeitura de Inhuma comemora aniversário de 65 anos da cidade com três dias de festa


Compartilhar Tweet 1



O município de Inhuma completa 65 anos de emancipação política nno dia 13 de junho e a prefeitura preparou uma mega festa em comemoração ao aniversário da cidade.

A partir do dia 11 se iniciarão os shows com as bandas locais, e no dia 12 Saia Rodada, João Veloso, Grupo Clave e mais atrações locais fazem uma grande festa para a população. E no dia 13, encerrando co chave de ouro, Waldo e Felipe, Toca do Vale, Luan Estilizado e bandas locais encerram a grande comemoração.

Vai ser um estouro! A prefeitura convida toda a população a participar desta grade festa!

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Inhuma, na pessoa do prefeito Silva Júnior, através da secretaria de Serviços Públicos e Urbanismo, recuperou 55 km de estradas vicinais do município no período 28/04  a 14/05 .

Os trechos beneficiados foram: Tereza-Buritizinho; Alegrete-Cortado até a entrega do Magro; Taboca-Serra-Campestre-Auto da Mesqueira-Amargoso; Beco de Quinquas Borges; Baixão do Soares e Baixas dos Porteiros.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A primeira-dama e secretária de Saúde de Inhuma, Maxshuellma Rufino, em entrevista ao 180graus, falou sobre o trabalho desenvolvido dentro da pasta desde o início de sua gestão.

"Nós estamos trabalhando de acordo com o plano de governo do prefeito Silva Júnior, com toda a equipe administrativa. Procuramos sempre fazer ajuste para melhor atender a população. Neste momento estamos nos reorganizando para fazermos a ampliação de mais uma Equipe de Saúde da Família (ESF), já temos sete e queremos aumentar para oito. Outro projeto é a instalação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). São muitas atividades e estamos sempre indo atrás para dá continuidade aos trabalhos da secretaria e agilizar o processo de trabalho, para melhor atender a população".

Secretária Maxshuellma Rufino no IX Congresso da COSEMS
Secretária Maxshuellma Rufino no IX Congresso da COSEMS    Foto: Reprodução

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O secretário de Obras de Inhuma, Orlando Balduíno, em entrevista falou sobre as obras realizadas no município, após frente a pasta.

"Estamos com 35.000 m² de calçamento poliédrico em andamento. Fizemos a entrada da cidade em malha asfáltica, 2,5 km, também as Avenida Duque de Caxias e Castelo Branco. Reformamos os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), e ampliamos com mais três salas. Construímos a sala de fisioterapia na Unidade Básica de Saúde. E aqui no bairro, já executamos 1.000 metros de calçamento e faltam 1.060, que serão construídos até o fim de maio".

Veja as fotos:

CRAS, reforma e ampliação
CRAS, reforma e ampliação  

 

Comentar
Melhorias na pasta · 25/04/2019 - 09h18

Vereador Rômulo Gonçalves fala sobre segurança de Inhuma


Compartilhar Tweet 1



O vereador Rômulo Gonçalves, em entrevista ao 180graus, falou sobre a melhoria na segurança do município de Inhuma.

Estávamos com sério problema na segurança do município, muitos roubos estavam acontecendo na cidade, casas arrombadas, roubo de celulares, motos. Em consenso, todos nós vereadores procuramos a Secretaria de Segurança para buscar uma solução, conversamos com o delegado geral Luccy Keiko, e ele deu algumas soluções, aumentou o número de policias aqui no município, e disponibilizou mais equipes para estar de 15 em 15 dias fazendo monitoramento. E estamos vendo progressos, atualmente os dados de roubos caíram muito. Estamos com um projeto de implantação de um posto integrado da Polícia Militar e Civil, o município disponibilizou o terreno, e já está em andamento. O legislativo, executivo e judiciário estão engajados no projeto".

 

Comentar

O prefeito de Inhuma, Silva Júnior, em entrevista ao 180graus, falou sobre as expectativas depois de discursos e conversas durante a abertura da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

"Nós viemos a Marcha com esperança de ouvir do novo governo federal o que eles vão fazer pelos municípios. Tivemos uma palestra com o ministro Paulo Guedes muito boa, que se for implantado o que ele falou, já é satisfatório, aí a viagem já valeu a pena. A gente ainda aproveita para visitar o gabinete dos nossos deputados, sempre atrás de recursos", disse o prefeito.

Nesta manhã de terça-feira (09/04) foi realizada a abertura oficial da marcha com a presença do presidente Jair Bolsonaro, Rodrigo Maia, Aroldi Glademir, presidente da Confederação Nacional de Municípios, e várias outras autoridades políticas.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Uma motocicleta modelo CG Titan 150, de cor preta, com restrições de roubo/furto, foi recuperada no bairro Sossego, em Inhuma. Um homem identificado como Marcelino Rodrigues Santos, vulgo “Fifi“, de 36 anos, foi preso suspeito de receptação. As informações são do RiachãoNet.

A prisão foi através de uma ação integrada entre as Forças Táticas de Picos, Valença e VTR do serviço ordinário.  

De acordo com informações da polícia, no momento da prisão o suspeito estava em poder da motocicleta.  

Marcelino Rodrigues já era conhecido das equipes por ações delituosas na região, tendo inclusive sido preso em uma operação recente em Inhuma. 

Marcelino foi conduzido e apresentado na DP de Valença para autuação. 

 


Fonte: RiachãoNet
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O corpo do frentista inhumense Romário Martins, de 26 anos, foi encontrado na manha desta sexta-feira (15/03) no KM 228 da BR 316, entre as cidades de Valença e Inhuma.  s informações são do Portal V1.

Romário Martins estava desaparecido desde a ultima quarta-feira (13/03), quando foi visto pela última vez no Posto Ipiranga de Inhuma, onde trabalhava.

Informações dão conta que na quarta-feira (13/03), ele passou parte da noite brincado com os colegas no posto e por volta das 02h, abasteceu a moto e saiu dizendo que iria a Valença.

Como não apareceu no horário de trabalho, por volta das 18h, colegas entraram em contato com familiares, quando foram informados que o mesmo estava desaparecido.

 


Fonte: Portal V1
Comentar
Ação da Polícia Civil do Piauí · 15/02/2019 - 10h23 | Última atualização em 15/02/2019 - 10h40

Operação policial prende sete pessoas e apreende cinco armas na cidade de Inhuma


Compartilhar Tweet 1



A Polícia Civil do Piauí deflagrou nesta sexta-feira (15/02) operação na cidade de Inhuma, no intuito de cumprir mandados de busca e apreensão representados pela Polícia Civil e concedidos pelo Poder Judiciário, naquela cidade.

Na oportunidade, estiveram presentes equipes da Gerência de Polícia do Interior. Quatro pessoas foram detidas em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, cinco armas foram apreendidas e outras três pessoas foram detidas por posse de drogas. A operação teve a participação da Polícia Militar.

Segundo a Secretaria de Segurança, com o foco de cumprir mandados, a Polícia Civil do Piauí espera cessar práticas criminosas como porte e posse ilegal de armas de fogo e, principalmente, tráfico de drogas naquela microrregião do Estado.

 


Fonte: Com informações da Ascom/SSP-PI
Comentar