SENAR- Piauí -

SENAR-PI: Órgão Destaca trabalho no Piauí Agroshow

Presidente Dr. Caú falou sobre as ações desenvolvidas com os municípios

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - (SENAR) esteve presente, de 15 a 18 de junho no Piauí Agroshow, eventode agronegócio que acontece uma vez por ano na cidade de Bom Jesus, no sul do estado. O evento promove palestras, exposições, shows culturais, mostras, entre outros.

O presidente do órgão no Piauí, Dr. Carlos Augusto (Caú) destaca o trabalho desenvolvido nos municípios. “O Senar tem prestado um grande serviço para os produtores e trabalhadores rurais, capacitando-os nas diferentes áreas agrorurais do Piauí. Assim, eles podem usufruir do desenvolvimento tecnológico empregado no ramo do agronegócio”.


Presidente Dr, Caú durante a realização do Piauí Agroshow

Criado em 23 de dezembro de 1991, o Senar é uma institui-ção de direito privado, paraestatal, que é mantida com recursos provenientes da contribuição compulsória sobre a comercialização de produtos agro-silvo-pastoris vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA.

O vice-presidente da Confe-deração, Fábio Meirelles também esteve presente no evento e destacou a participação do Senar para o desenvolvimento do negócio agrorural. “Ele é o único órgão de formação rural aprovada pelo governo com uma legislação específica, que treina e produz uma melhoria significativa para o desenvolvimento tecnológico do setor da agropecuária”, disse.

Ainda segundo Meirelles, a qua-lificação estabelecida pelo Senar agrega valores de exigência mundial, tanto quantitativa como qualitativamente no que diz respeito a produtividade. “O trabalho do Senar torna o Brasil o único país capaz de atender as necessidades de longo, médio e curto prazo. Essas qualificações visam cada vez mais o mercado interno e 200 milhões de brasileiros, que correspondem a 40% do PIB nacional à frente dos demais setores”.

Durante o Piauí Agroshow, o stand do Senar levou aos visitantes um pouco do trabalho do órgão, como os programas “Útero é Vida”, de prevenção do câncer do colo do útero da mulher rural e o Ensino à Distância Senar, além de produtos de soja, como empadinhas, creme e strogonoff.

Dr. Caú recebe abraço do amigo, senador Ciro Nogueira

Vice-presidente do CNA, Dr. Fábio Meireles e a esposa, Ângela Meireles

Equipe do SENAR e presidente César Marafon

Equipe do SENAR instrui visitantes na feira

Dr. Caú em conversa com o presidente do Sindicato Rural de Bom Jesus, César Marafon

Dr. Caú recebe visita do senador João Vicente Claudino

FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL

O SENAR ministra eventos de Formação Profissional Rural – FPR em oito linhas de ação, sendo: conjuntos de áreas ocupacionais pertinentes aos sub-setorespró-prios da economia do meio rural; agricultura, pecuária, silvicultura, aqüicultura, extrativismo, agroindústria, atividades de apoio agro-silvo-pastoril, atividades relativas à prestação de serviços e 163 ocupações.
A Formação é um processo educativo, não formal, participativo e sistematizado, que possibilita aos cidadãos do campo a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes para o exercício de uma ocupação. As programações para a Formação Profissional Rural classificam-se em função do nível, abrangência e intensidade com que os conteúdos são desenvolvidos.

OBJETIVOS DO SENAR

• Organizar, administrar e executar em todo território nacional a Formação Profissional Rural e a Promoção Social do Trabalhador Rural;
• Assistir as entidades empregadoras na programação e elaboração de programas de treinamento no próprio emprego;
• Estabelecer e difundir metodologias de Formação Profissional Rural;
• Coordenar, supervisionar e fiscalizar a execução dos programas e projetos de Formação Profissional Rural e Promoção Social;
• Assessorar o governo federal em assuntos de Formação Profissional Rural e Promoção Social;
• Assistir o pequeno produtor rural, ensinando novos métodos para a execução de seu trabalho;
• Estimular a permanência do homem no campo, despertando o seu interesse e incentivando-o a produzir mais, trabalhando melhor.


Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco