Preservação da floresta fóssil -

Reunião técnica na Câmara propõe ampliação do Parque Floresta Fóssil de Teresina

A Câmara Municipal de Teresina realizou, no mês de novembro, uma reunião técnica para tratar sobre a preservação da Floresta Fóssil de Teresina, localizada na Avenida Raul Lopes, à margem do Rio Poti.

O evento, proposto pelo vereador Antonio Aguiar (PROS), foi marcado por uma palestra ministrada por Claudiana Cruz dos Anjos, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Piauí.

Em sua explanação, Claudiana defendeu uma maior integração entre os órgãos municipais, estaduais e federais na preservação da Floresta Fóssil, o que, segundo ela, facilitará a execução do Plano de Manejo e Conservação do local, elaborado pelo Iphan.

A gestora observa que, embora seja tombado pelo Governo Federal, e também tenha a preservação assegurada por leis do município e do Estado, a Floresta Fóssil continua extremamente vulnerável a ataques de vândalos e, inclusive, à degradação resultante das intempéries climáticas. "O ideal seria abrir o parque à visitação do público e restringir o acesso a algumas áreas, que precisam de um cuidado maior. A Floresta Fóssil é um verdadeiro museu a céu aberto situado na região central de Teresina. E em que pese a situação de abandono, ela tem sido profundamente estudada por pesquisadores brasileiros e estrangeiros", pondera Claudiana Cruz.

A superintendente esclarece que o Plano de Manejo e Conservação da Floresta Fóssil já foi encaminhado pelo Iphan para todos os órgãos interessados. Porém, ela avalia que ainda falta uma maior articulação para que ele seja executado de forma satisfatória.

Márcio Freitas, assessor técnico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), afirmou que a Prefeitura de Teresina está disposta a estreitar a relação entre os órgãos envolvidos na proteção da Floresta Fóssil. "A partir das provocações do Iphan, dos demais órgãos públicos e da sociedade como um todo, a Semam tem procurado desenvolver uma série de ações destinadas à preservação da Floresta Fóssil - desde ações emergenciais até ações de médio e longo prazos", afirma Márcio Freitas.

Carlos Antonio Moura Fé, superintendente de Meio Ambiente do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), afirma que a prioridade é ampliar a área do parque. Segundo o gestor, além de possibilitar a preservação de uma quantidade maior de espécimes fósseis, a medida permitirá, também, que a Floresta Fóssil receba mais investimentos federais, bem como do Estado e do município. "O ideal é ampliar a área do parque municipal, abrangendo tanto as áreas tombadas pelo Governo Federal quanto pelo Governo do Estado. Depois disso, é preciso fazer com que todos os órgãos envolvidos na questão participem ativamente do conselho gestor. Desta forma, a minha sugestão é que a Câmara Municipal apresente um indicativo para que o prefeito Firmino Filho abra um processo de ampliação do Parque Floresta Fóssil, paralelamente à execução do plano de manejo e à implantação imediata do conselho gestor. A partir desse primeiro passo será possível se desenvolver as parcerias necessárias à preservação do parque", opinou Moura Fé, que teve seu posicionamento endossado pela superintendente Claudiana Cruz.

O vereador Antonio Aguiar se comprometeu a apresentar o indicativo sugerido pelos gestores da Conama e do Iphan, e ressaltou a importância de que o tema continue sendo tratado com atenção por todos os órgãos envolvidos.

"Essa mobilização é necessária para garantir a preservação desse patrimônio localizado no coração da cidade, e que se encontra a cada dia sendo mais degradado e desrespeitado", afirmou Antonio Aguiar.

O evento na Câmara ainda contou com a presença de representantes de outros órgãos públicos e entidades de classe, como o arquiteto Olavo Pereira da Silva; Matias Augusto de Oliveira Matos, coordenador do Plano de Desenvolvimento Sustentável Agenda 2030; o técnico Francisco Vasconcelos, também da Agenda 2030; a arquiteta Daniele Bezerra, da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), dentre outros.

Fonte: Com informações da assessoria

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco