Atendimento à população -

Fundação Municipal de Saúde: Novo modelo de gestão dinamiza

Construção, reforma e ampliação de pelo menos dez centros de saúde, modernização das unidades de saúde já existentes, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com obras já iniciadas. Além de dois concursos públicos gerais: um em plena etapa de convocação dos aprovados e outro em andamento para cadastro de reserva. São algumas das ações que demonstram, em apenas um ano, o novo modelo de gestão da Prefeitura de Teresina na Fundação Municipal de Saúde (FMS), presidida pelo médico Pedro Leopoldino.

“Sobre as obras, podemos assegurar que tanto as reformas como o aumento no número de unidades de saúde responde hoje por uma cobertura de mais de 97% da Estratégia Saúde da Família, colocando Teresina na liderança desse ranking entre todas as capitais do Brasil. E podemos citar algumas dessas obras que já foram entregues à população, como o Centro de Saúde do Parque Universitário e Piçarreira (Zona Leste), que atende a uma comunidade que há muito tempo lutava para ter esse direito reconhecido”, revela Pedro Leopoldino. “Temos outras já inauguradas e em pleno funcionamento como as reformas e ampliações do Centro de Saúde do Mafrense e do povoado Bela Vista, ambos na Zona Norte”, acrescenta ele.

De acordo com Leopoldino, outras obras vão beneficiar a comunidade do Promorar (Zona Sul), Angelim e da área do Hospital do Monte Castelo com a reforma dos centros de saúde desses locais. Também devem ser reformados os centros de saúde do povoado Chapadinha Sul, em processo de licitação, e a Unidade de Saúde da Família da Cerâmica Cil, que já está em construção. A região Leste-Sudeste também ganhará um Centro de Saúde em Santa Luz, além da UPA, no Renascença.

“Vamos construir uma UPA em cada uma das três zonas da cidade, justamente para melhorar o acolhimento e desafogar o pronto atendimento das unidades de saúde do município e do Hospital de Urgência de Teresina”, assegura Leopoldino.
Modernização – “Temos hoje o mais moderno Laboratório de Diagnósticos por Exames da região – o Raul Bacelar –, que realiza mais de 150 mil exames por mês e a maioria dos resultados é liberada em menos de 24 horas, via online. Os equipamentos são os mesmos que podem ser encontrados nos melhores laboratórios de países desenvolvidos”, assinala Leopoldino.

Outra prioridade é a modernização do quadro administrativo da FMS, que hoje conta com cerca de 9,5 mil servidores. “Estamos instalando um laboratório para análise de águas, que vai melhorar a qualidade da água de consumo humano, e um moderno laboratório de informática com equipamentos de última geração, o que também implica na informatização de todos os setores é órgãos da Fundação”.

“Podemos ainda destacar cerca de 20 cursos de capacitação, que beneficiaram desde o médico aos cuidadores espalhados pelas comunidades de Teresina”, ressalta o presidente. Os profissionais médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e de endemias estão hoje melhor qualificados por conta dos treinamentos que a Prefeitura promoveu em várias áreas, como dengue, pronto atendimento, hepatites virais, influenza, doenças sexualmente transmissíveis, entre outras, em apenas um ano de gestão.


Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco