'CACIQUE' NO Guia Você S/A -

Empresa piauiense está entre 150 melhores pra se trabalhar no país

A empresa Cacique foi classificada na avaliação nacional realizada pela Editora Abril, com uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. O anuário 2010 está na 14ª edição e traz pela primeira vez uma empresa piauiense.

Fundada em 1968, a Cacique é conhecida pela atuação nos ramos de combustíveis e pneus e tem como pilar estratégico a valorização das pessoas. Por esse motivo, se habilitou para avaliação das suas práticas de gestão de Recursos Humanos, buscando oportunidades de evolução, através de avaliação isenta e especializada das práticas realizadas pela empresa, de acordo com a diretora da Cacique - Patrícia Freitas Rodrigues.

A proposta da Editora Abril ao lançar o Guia é valorizar as empresas que são referência na gestão de pessoas, disseminar as melhores práticas e, contribuir para a evolução dos índices de felicidade no trabalho, na realidade brasileira. De acordo com Juliana De Mari – Diretora de Redação do referido Guia, “o objetivo da equipe de redação da Você S/A é contribuir para que a gestão de pessoas no Brasil seja cada vez melhor, mais profissional e mais integrada à estratégia de negócios.”


Guia Você S/A Exame traz Cacique, empresa piauiense, como uma das 150 melhores para se trabalhar no país

O Guia Você S/A - Exame é a maior pesquisa de clima organizacional do país. Este ano, participaram da pesquisa mais de 137 mil profissionais de empresas, em todas as partes do Brasil. As empresas eleitas no ranking anual ganham posição de referência no mercado, atraem e retêm os melhores talentos e ganham a admiração de clientes e fornecedores. O referido anuário também se torna fonte de pesquisa para vários cursos de graduação e pós graduação, para análises de casos de estudo e exemplos de melhores práticas.

A metodologia e a coordenação técnica da pesquisa foram feitas por dois especialistas em recursos humanos: os professores Joel Dutra e André Fischer, da Fundação Instituto de Administração (FIA), ligada à Universidade de São Paulo (USP). Ambos têm mais de 20 anos de experiência como professores, consultores e pesquisadores do tema gestão de pessoas.

A seriedade da pesquisa é garantida pelas várias etapas que compõem o processo de avaliação, como: a habilitação da empresa com o preenchimento de questionários e confecção de relatório com evidências de práticas; a realização de uma pesquisa de clima respondida pelos colaboradores, via internet, com a utilização de senhas individuais enviadas pela Editora Abril, o que garante sigilo e anonimato, nas opiniões fornecidas sobre satisfação, motivação, aprovação dos líderes e oportunidades de desenvolvimento.


Funcionários da Cacique comemoram posição no Guia Você S/A Exame

Uma equipe da FIA – Fundação Instituto de Administração - avalia as informações e participa do processo de análise das organizações candidatas. Após essa etapa são selecionadas 200 empresas que devem receber a visita de um jornalista da Editora Abril. Os funcionários são escolhidos pelo jornalista de forma aleatória e compõem grupos para entrevistas em três níveis: operacional, gerentes/ supervisores e os responsáveis pela área de RH. Essa etapa avalia tudo o que a empresa apresentou no questionário e relatório, envolvendo: remuneração, benefícios, políticas de promoção e de saúde, perspectivas de carreira, cidadania empresarial, entre outros.

A nota final da empresa é composta de três índices: a percepção do funcionário, que resulta no Índice de Qualidade do Ambiente de Trabalho (IQAT); as práticas da empresa, representadas pelo Índice de Qualidade na Gestão de Pessoas (IQGP); e a nota dada pelo jornalista após a visita. A primeira vale 70%; a segunda, 20% (sendo 10% referente ao questionário respondido pela empresa e os outros 10% à avaliação das evidências enviadas pelas organizações); e a terceira, 10%.

De acordo com os organizadores do Guia, há uma tendência de investimento em pessoas pelas empresas brasileiras, como forma de alcançar um diferencial competitivo. No grupo seleto de empresas classificadas, nota-se resultados acima da média de mercado, confirmando que investir em pessoas é antes de tudo uma estratégia de resultados.


Loja Cacique Pneus localizada no bairro Jóquei Clube e Posto Cacique

A CACIQUE representa o Piauí ao lado de empresas reconhecidas internacionalmente, como Google, 3M, Embraer, Caterpillar, Volvo, Gerdau, dentre outras, reforçando que o Piauí também merece destaque nos cenários empresariais nacionais. Representantes da diretoria da Cacique participaram da premiação e lançamento oficial do Guia Você S/A – Exame 2010 e devem estar presentes em um encontro promovido pela Editora Abril, para estimular a troca de experiências entre as empresas classificadas.

Confira maiores informações e os resultados da 150 melhores empresas para trabalhar no site http://www.150melhoresempresas.com.br/.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco