Compartilhar Tweet 1



Um homem identificado como Raimundo Nonato Rodrigues, 45 anos, conhecido com Pedim, de Hugo Napoleão Piauí, foi esfaqueado na cidade de Ipuã, no estado de São Paulo, na noite desse domingo (12/05). Ele foi socorrido com vida e levado para um Pronto Socorro e depois transferido para o Hospital de Franca, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

De acordo com informações da Polícia Militar, esta foi acionada para atender uma ocorrência de uma briga em um bar, onde uma pessoa tinha sido esfaqueada. A vítima foi encontrada no fundo de uma residência com corte na cabeça e no pulso esquerdo.

Testemunhas relataram que uma ambulância foi acionada para socorrer a vítima e fez o atendimento de primeiros socorros ainda no local. Ele foi levado para uma unidade e depois para o hospital, mas não resistiu à gravidade das lesões e morreu.

Um homem de 26 anos foi preso acusado de ser o autor do crime. As suspeitas são de que o crime estar relacionado a uma rixa.

    Fotos: Reprodução

 


Fonte: Canal 121
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um homem identificado como Enivaldo Ribeiro e a sobrinha Maria Gabriele Ribeiro dos Santos, de apenas 4 anos, ficaram feridos após sofrerem um acidente na zona rural de Hugo Napoleão, na manhã desse domingo (14/04). Os dois sofreram fraturas. O caso aconteceu na localidade Veado Branco. Uma servidora pública do município identificada como Maria Selma também ficou lesionada em consequência do acidente.

De acordo com informações repassadas por familiares de uma das vítimas, os três estavam em uma motocicleta retornando da comunidade Riacho II quando, nas proximidades da localidade Veado Branco, se chocaram de frente com um carro que seguia em sentido contrário, que era conduzido pelo comerciante Antônio Unias. O condutor do carro pediu a moradores próximos do local para ajudar socorrer as vítimas.

Maria Gabriela sofreu fratura em uma perna e também lesão pelo corpo. O condutor da moto, Enivaldo Ribeiro, sofreu fratura exposta. 

 


Fonte: Canal 121
Comentar
Sábado (23/02) · 21/02/2019 - 09h12 | Última atualização em 21/02/2019 - 22h23

Instituto Galxay recebe prefeito Jonas Moura para encontro "O que eu aprendi com a vida"


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Água Branca e presidente da Associação de Municípios (APPM), Jonas Moura, estará em um encontro especial no Instituto Galaxy, em Teresina.

Este irá presidir uma palestra no momento "O que eu aprendi com a vida", neste sábado (23/02), contando como conseguiu superar os obstáculos da vida.

Nascido na localidade Unha de Gato, quando jovem, trabalhou na agricultura junto com o pai até os 18 anos, e quando podia, vendia doces e balas em frente as escolas da cidade. Foi vendedor de sandálias havaianas na feira. Em seguida trabalhou em uma loja de tecidos.

Quando veio para Teresina, concluir o Ensino Médio, estudou no colégio Monsenhor Bozon, e aos 20 anos, em 1981, conseguiu emprego no Banco Itaú. Aos 36 anos ingressou na faculdade de Administração, depois de casado e já com filhos. Hoje ele tem pós-graduações em Gestão de Empresas e Marketing, funcionário do Itaú, de licença, é prefeito reeleito em Água Branca e presidente da APPM.

 

Comentar
Segundo caso em três dias · 02/01/2019 - 09h40

Motorista perde controle da direção e capota carro em Hugo Napoleão


Compartilhar Tweet 1



Um acidente ocorrido na estrada que liga Hugo Napoleão à BR 316 por volta das 5h da manhã desta terça-feira, (1°/01), por pouco não terminou em tragédia. O motorista de um veículo modelo Chevrolet Celta, preto, placa ISC-2796, perdeu o controle da direção e capotou o carro, que ficou com os quatro pneus para cima.

Os ocupantes são do povoado Bebedouro, município de Elesbão Veloso. Eles foram socorridos com ferimento leves e levados para o hospital de Água Branca.

 

 

Comentar

Maria Cláudia Silva Alves, aluna da Escola Municipal Cícero Lino do Nascimento, conquistou uma medalha de bronze na III edição da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa. Com o gênero textual poema, está é a primeira vez que a rede municipal recebe uma medalha nesta competição.

A ganhadora estuda o 7° ano do Ensino Fundamental na rede de ensino municipal, e ficou orgulhosa por ver tantos envolvidos no trabalho que foi desenvolvido para chegar até o prêmio.

A olimpíada piauiense de Língua Portuguesa é um concurso de redação dirigido as escolas de educação básica do estado e foi criada com o objetivo de incentivar e qualificar a escrita de textos vinculados a diversidade dos saberes e das vivências dos estudantes do estado do Piauí. O tema central da edição 2018 foi "tecendo saberes do nosso povo".

 


Fonte: Canal 121
Comentar
Por volta das 2h da madrugada · 04/12/2018 - 08h44 | Última atualização em 04/12/2018 - 09h04

Força Tática apreende menor e recupera moto tomada de assalto em Hugo Napoleão


Compartilhar Tweet 1



A Polícia Militar, através da Força Tática de Regeneração recuperou, neste domingo (02/12), uma motocicleta tomada de assalto durante a madrugada na cidade de Hugo Napoleão. A moto foi encontrada na localidade Mangabeira, zona rural de Jardim do Mulato, em poder do menor identificado pelas iniciais D. S. A., que foi apreendido em um matagal próximo. Ele é natural de Regeneração e já foi apreendido outras vezes pelos crimes de furto e roubo.

De acordo com informações do sargento Jeferson, que participou da operação policial, o crime aconteceu por volta das 2h da madrugada deste domingo, quando a vítima identificada apenas como Camila, que estava em frente a sua residência foi abordada pelo menor com uma faca na mão. 

O menor foi apreendido, juntamente com a moto e a faca utilizada no assalto, foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Água Branca para os procedimentos cabíveis.


 


Fonte: Canal121
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Wellington Dias teve a maior quantidade de votos para o Governo do Estado com 1.923 votos e 66,82% dos votos válidos.

Para o senado, Ciro Nogueira teve 1.581 votos e 30,78%. E Jesus Rodrigues teve 1.078 votos e 20,99% dos votos válidos.

Para deputado federal, Merlong Solano teve 1.069 votos e 36,56% dos votos válidos.

Para deputado estadual, Flora Izabel teve 911 votos e 30,79% dos votos válidos. 

Veja o resultado completo 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Reavivar a fé cristã. Reviver memórias. Inspirados pela busca do autoconhecimento, piauienses de Aroazes e Valença realizaram a Cavalgada da Missão neste 29 de setembro de 2018.

A cavalgada reúne uma série de eventos que tem objetivo maior conhecer e divulgar como se deu a formação de nossa sociedade nos anos de 1600 e 1700. A partir deste período, a presença dos bandeirantes, os conflitos com os índios, a chegada dos jesuítas, a formação das fazendas de gado, a vinda dos africanos escravizados para a mão-de-obra, certamente promoveram a transformação da região criando um palco de acontecimentos sociais que, apesar de tão marcantes, foram se apagando com o tempo e que precisam ser resgatados.

Com o envolvimento da população, a Cavalgada da Missão ganha sua importância no calendário turístico do Piauí. É uma festa religiosa que ajuda a colorir a cidade de Aroazes em um clima de confraternização.

Confira a matéria completa aqui

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Rio São Vitor. Você conhece este rio? Segundo pesquisas e o testemunho dos organizadores da Cavalgada da Missão este é o nome original do que hoje conhecemos por Rio Sambito. O nome atual, portanto vem a ser uma corruptela popular de São Vitor, ou seja, ao longo dos anos o nome foi se transformando até chegar ao atual Sambito.

Pois bem, no vale do Rio Sambito habitavam as sete aldeias dos índios da etnia Aroaque. A entrada dos Bandeirantes para a ocupação da região causou o massacre e a quase extinção dos índios da região. Os sobreviventes que habitavam estas sete aldeias, tidos como “pacificados” foram unidos no mesmo povoamento pela ação da Missão Jesuítica liderada pelo Padre Gabriel Malagrida.

Para ocupar e tornar a colônia produtiva, a coroa portuguesa mandou instalar as primeiras fazendas de gado na região. Daí a necessidade de “catequizar” os índios para formar a mão de obra.

Veja a matéria completa 

Comentar
Resgate histórico e religioso · 26/09/2018 - 18h14

Entenda a Cavalgada da Missão que será realizada em Aroazes


Compartilhar Tweet 1



Capitaneado pelo desembargador federal Dr. Carlos Brandão, os piauienses estão “escavando” o passado histórico do Piauí de 300 anos atrás. Portugueses se embrenhando nas profundezas dos sertões nordestinos se depararam com os “índios”.

O enfrentamento foi brutal por décadas até que, por volta de 1729, o Padre Gabriel Malagrida, numa missão jesuítica, aldeou os índios Aroazes às margens do Rio Sambito, promovendo um período de pacificação, podendo assim, dar-se o início da instalação as primeiras fazendas de gado que viriam a transformar o Piauhy no maior produtor de carne bovina do Brasil Colônia, segundo informações do desembargador José de Ribamar Oliveira, um dos apoiadores do movimento.

Os jesuítas ergueram na região vários templos sendo que, de um deles, ainda existe uma pedra que está no centro do hoje município de Aroazes.

Conheça mais da história clicando aqui

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Cavalgada da Missão será realizada pelo município de Aroazes, nos dias 27, 28 e 29 de setembro. Toda a população de Francinópolis e cidades do entorno estão convidadas para o momento.

O evento celebra a formação de um dos primeiros aldeamentos do Piauí, marcada pela presença do bandeirante Domingos Jorge Velho, por volta da segunda metade dos anos 1600, na ocupação dos vastos sertões nordestinos.

O evento traz a marca da religiosidade do povo piauiense. É um resgate da transformação do aldeamento, em 1725, em um Missão Jesuítica, por obra do Padre Gabriel Malagrida, quando os religiosos instalaram-se no lugar com a finalidade de catequizar os habitantes da região.Resistem ao tempo muitos vestígios dessa história adormecida. Uma pedra do templo construído pelos jesuítas está no centro da cidade. Mas, o que se há de mais valioso é a imagem de Nossa Senhora da Conceição, esculpida e conservada.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Hugo Napoleão receberá neste sábado (22/09) o Baile Amor de Verdade.

Com organização do Serginho, no Oásis Balada Show, às 22h, com DJ Marcelo.

Mulheres têm entrada grátis a noite toda.

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



De acordo com testemunhas, dois homens que deram entrada no Hospital de Água Branca na última quinta-feira (26/07), teriam travado uma briga após uma bebedeira, na localidade Jacaré, em Hugo Napoleão. Os envolvidos foram identificados apenas com Gato de Gessi e Lourival.

De acordo com informações, os dois envolvidos estavam bebendo juntos antes do início da confusão. “Uma das vítimas (Lourival) pegou um facão, enquanto que o outro envolvido (Gato), estava com um trinchão. Os dois travaram uma briga, sendo que o Gato sofreu ferimentos na altura do rosto e Lourival sofreu ferimentos grave, no rosto, no pescoço e nas duas mãos, inclusive teve um osso e nervo cortado de um dos polegares”, disse uma testemunha que não quis se identificar.


Uma das vítimas foi levada para o hospital na cidade de Água Branca pela ambulância de Hugo Napoleão. A outra foi vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e também encaminhada para o hospital em Água Branca.

A polícia foi acionada e está apurando o caso.

Local da briga
Local da briga    Canal 121


(Equipe de Municípios)


Fonte: portal Canal 121
Comentar
Em Hugo Napoleão · 14/07/2018 - 09h07

Summer Reggae acontece neste sábado em Hugo Napoleão


Compartilhar Tweet 1



A edição julho 2018 do Summer Reggae acontecerá nesta sábado (14/07), no Oásis Balada Show, no município de Hugo Napoleão.

Entre as atrações estão DJ Bibi e DJ Paulinho, a partir da 22h30, confira a programação abaixo:

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Hugo Napoleão irá receber nesta sexta-feira (06/07) a 11ª jornada da Caravana Lula Livre, que acontece pelo interior do Piauí. A comitiva, composta por militantes petistas e representantes de movimentos sociais e sindicais, seguirá agenda por mais 13 municípios, neste final de semana.

O roteiro seguirá por Pio IX, Fronteiras, Vila Nova do Piauí, Campo Grande, Monsenhor Hipólito, Francisco Santos, Santo Antônio de Lisboa e Bocaina, na sexta (06/07). No sábado (07/07) continua por Aroeiras do Itaim, Jaicós, Francinópolis e Hugo Napoleão.

“Chegamos a 100 cidades e queremos chegar a todo o estado do Piauí. Eles não poderão silenciar a nossa voz, enquanto essa injustiça, que é a prisão política do ex-presidente Lula, não for corrigida. Então, à luta, Lula Livre para o Brasil ser feliz de novo.”, pontua Assis Carvalho, presidente do PT Piauí.

 

 


Fonte: AsCom / PT Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Hugo Napoleão e mais 57 municípios do Piauí, entre os dias 4 e 8 de julho equipes de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realizarão visitas técnicas para validar as informações obtidas através do questionário do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM).

Neste ano foi definido pela Rede Indicon que as dimensões a serem validadas no exercício 2018/2017 serão Educação e Saúde. Uma equipe composta por 9 Auditores de Controle Externo e 6 Técnicos realizarão procedimentos in loco para conferir os documentos solicitados e efetuar entrevistas e visitas a, no mínimo, 1 Unidade Básica de Saúde e 1 unidade escolar em cada município.

O Tribunal de Contas do Piauí aplicou, entre os dias 01/03/2018 a 30/04/2018 (prorrogado até o dia 11/05/2018), questionários do IEGM para avaliar os municípios do Estado relativos ao exercício de 2017. Ao final do prazo, 100% dos municípios responderam os 7 questionários.

 

 


Fonte: Cidades em Foco
Comentar
Ensino superior no interior · 22/03/2018 - 10h48 | Última atualização em 22/03/2018 - 16h10

Secretária Rejane Dias inaugura novo polo de UAPI em Hugo Napoleão


Compartilhar Tweet 1



A Secretária de Estado da Educação e deputada federal, Rejane Dias, e comitiva, estiveram nessa quarta-feira (21/03), representando o Governador Wellington Dias, na inauguração da reforma do Polo da Universidade Aberta Piauí (UAPI) , região centro do município.

A secretária foi recebida pelo prefeito Hélio juntamente com a deputada Flora Izabel e o deputado Merlong Solano onde inauguraram o Polo da UAPI na Unidade Escolar Antônio Freitas.

Também estiveram presentes na solenidade o secretário Estadual para Inclusão das Pessoas com Deficiência, Mauro Eduardo, o controlador-geral do Estado o auditor Nuno, o ex-prefeito de Hugo Napoleão Joaquim Alves, o prefeito de Jardim do Mulato Airton Alves, o prefeito de Demerval Lobão Junior Carvalho, o prefeito de Água Branca Jonas Moura, o prefeito de Monsenhor Gil João Luiz, presidente da Câmara de vereadores Marques Cardoso, a secretária municipal de educação Antônia.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Na rodovia PI-236, O ex-vereador do município de Hugo Napoleão, Raimundo Nonato Vieira da Cruz, ficou ferido em um acidente na manhã da última quinta-feira (04/01). O acidente aconteceu na comunidade Santo Antonio, rodovia que liga a cidade de Água Branca a Hugo Napoleão, envolvendo uma motocicleta modelo Honda Titan e um veículo modelo Gol.

Segundo informações, o ex-vereador seguia de Água Branca para Hugo Napoleão, e teria perdido o controle da motocicleta em uma curva, chocando-se frontalmente com o veículo que seguia em sentido contrário. Com o impacto, o ex-vereador bateu com a cabeça do para-brisa, passou por cima do carro e caiu do outro lado. Os ocupantes do carro não ficaram feridos.

 


Fonte: Canal 121
Comentar
Seguem as investigações · 12/06/2017 - 11h49

Em Hugo Napoleão, dupla assalta supermercado a mão armada


Compartilhar Tweet 1



Dois homens armados assaltaram na última quinta-feira (08/06) o Mercantil 3 Irmãos na cidade de Hugo Napoleão.

Os criminosos estavam em uma motocicleta Honda de cor preta e usavam capacetes. Cerca de 1.900 reais foram levados pelos bandidos.

De acordo com informações, os criminosos já chegaram com a arma em punho e anunciaram o assalto. Os bandidos entraram com um revólver em punho e ordenaram que os homens fossem para o fundo do comércio, deixando no local somente as mulheres.

Na ação, os bandidos levaram o dinheiro que estava no caixa e ainda um colar de ouro que estava no pescoço da vítima, além de um anel de uma outra atendente. A vítima disse que a arma usada pelos bandidos parece ser um revólver calibre 38.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Canal 121

O prefeito Hélio Rodrigues está participando de inaugurações, visitas para entrega de materiais e desenlace de fita de obras do Governo do Estado, em Água Branca.

Estão presentes as autoridades: governador Wellington Dias e secretaria Dona Rejane, deputado Merlong Solano, deputado Fábio Abreu, secretário Guilhermano Pires, deputado Flávio Nogueira, deputado Marcelo Castro e Júlio César. Prefeita Neta de Angical, prefeito de Água Branca, Jonas Moura; prefeito de Santo Antônio dos Milagres, Dr Adalberto Filho; Prefeito de Lagoa do Piauí, Antonio neto; Prefeito de Lagoinha, Dr Alcione; Prefeito de São Pedro, Junior Bill; Prefeito de São Gonçalo do PI, Junior Ribeiro e Prefeito de Palmeirais, Reginaldo Junior.

(Equipe Municípios)


Compartilhar Tweet 1



Três crianças, de 8 e 10 anos de idade, foram assaltadas a mão armada na noite dessa quarta-feira (19) no centro de Hugo Napoleão. Um aparelho de telefone celular foi levado pelos bandidos.

As crianças estavam em frente a residência de uma delas brincando com o aparelho de telefone celular quando dois homens em uma motocicleta Brós, se aproximaram, apontaram uma arma para elas e anunciaram o assalto. As crianças entregaram o telefone de imediato. Um dos criminosos tinha uma mecha branca no cabelo, segundo relataram as crianças assaltadas.

Após praticaram o assalto, os criminosos saíram normalmente pela rua como se nada tivesse acontecido. Os bandidos não usavam capacetes no momento do crime.

(Equipe de Municipios)


Fonte: Com informações do Portal Canal 121

Compartilhar Tweet 1



Com objetivo de orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, o CGU realizou na manhã desta segunda-feira (06/02), o Encontro Município Transparente. O prefeito do município de Hugo Napoleão, Hélio, esteve no evento que é regionalizado, nos 26 Estados do país, que reúne prefeitos para esclarecer iniciativas de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência.

O encontro acontece na APPM, que já tem um trabalho de destaque na área. A programação inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública.

Os prefeitos receberam um pen-drive que contém orientações da CGU.

Gestão de 2017/2020 · 27/01/2017 - 17h34 | Última atualização em 27/01/2017 - 17h36

Hugo Napoleão é convidada para capacitação na APPM dia 06/02


Compartilhar Tweet 1



Com objetivo de orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União realizará no Piauí, no dia 6 de fevereiro, o Encontro Município Transparente. Eventos regionalizados, nos 26 Estados do país, vão reunir prefeitos e prefeitas para esclarecer iniciativas de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência.

O encontro acontece na APPM, que já tem um trabalho de destaque na área, e deve reunir prefeitos e técnicos. A programação inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Adm Pública.
(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da APPM

Compartilhar Tweet 1



O município de Hugo Napoleão, na presença do prefeito Hélio Rodrigues conquistou o Selo Unicef 2013-2016. Foram quatro anos de muito trabalho para garantir o direito a saúde, educação, proteção e participação social às crianças e aos adolescentes de centenas de municípios do Semiárido brasileiro. Hoje, 308 municípios de 10 Estados são certificados com o Selo UNICEF Município Aprovado, reconhecimento internacional pela redução das desigualdades sociais e garantia dos direitos dos nossos meninos e meninas. São 308 municípios certificados em todo o Brasil.

Foram 1.502 municípios convidados em 2013, dos quais 1.134 se inscreveram e 658 seguiram na iniciativa até 2016.

(Redação Teresina)

Selo Unicef · 02/12/2016 - 17h04 | Última atualização em 02/12/2016 - 17h22

Município de Hugo Napoleão consegue Selo Unicef. Cerimonia de entrega será dia 16 de dezembro


Compartilhar Tweet 1



O município de Hugo Napoleão conquistou o Selo Unicef 2013-2016. Foram quatro anos de muito trabalho para garantir o direito a saúde, educação, proteção e participação social às crianças e aos adolescentes de centenas de municípios do Semiárido brasileiro. Hoje, 308 municípios de 10 Estados são certificados com o Selo UNICEF Município Aprovado, reconhecimento internacional pela redução das desigualdades sociais e garantia dos direitos dos nossos meninos e meninas. São 308 municípios certificados em todo o Brasil.

Foram 1.502 municípios convidados em 2013, dos quais 1.134 se inscreveram e 658 seguiram na iniciativa até 2016.

(Redação Teresina)