Está internado em Floriano · 17/04/2019 - 17h29 | Última atualização em 17/04/2019 - 18h02

Jovem é golpeado com machado pelo irmão durante briga em Guadalupe


Compartilhar Tweet 1



Uma briga entre irmãos quase termina em morte no bairro Cruzeta, no município de Guadalupe, por volta do meio dia desta quarta-feira (17/04).

Segundo informações do Cabo César Augusto repassadas ao Portal Cidade Luz, os irmãos José e Francisco, discutiram e entraram em luta corporal, e durante a briga José golpeou a cabeça de Francisco com um machado.

    Foto: Reprodução

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e levou a vítima ao hospital Pedrina Silveira, onde recebeu cuidados médicos e em seguida foi encaminhado para o Hospital Tibério Nunes em Floriano.

A Polícia Militar segue à procura do suspeito, que fugiu do local.

    Fotos: Reprodução

 


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar
XXII Marcha a Brasília · 11/04/2019 - 11h37 | Última atualização em 12/04/2019 - 08h02

Prefeita de Guadalupe participa de homenagem a Wellington Dias


Compartilhar Tweet 1



A prefeita Neidinha, de Guadalupe, participaram nessa quarta-feira (10/04) da programação do terceiro dia da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

A prefeita compareceu à solenidade de homenagem ao governador Wellington Dias, que recebeu o troféu "Carnaúbas" e o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha, filho de piauienses, que recebeu a medalha "Ordem do Mérito Municipalista", feita pelos prefeitos e a Associação Piauiense de Municípios (APPM).

No momento, estiveram vários prefeitos piauienses, a deputada federal Rejane Dias, deputado federal Júlio César e deputado estadual Georgiano Neto.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) descartou nesta quinta-feira (4) abrir as comportas da barragem de Boa Esperança, localizada no município de Guadalupe, a 352 km ao Sul de Teresina.

O reservatório da barragem atingiu ontem a marca de 85,02% da capacidade de armazenamento.

"Não há programação de se executar essa ação para os próximos dias”, informou a Chesf em nota.

Segundo a Chesf, a elevação no volume do Rio Parnaíba se dá por conta da chuva abaixo da barragem. O mesmo acontece com o Rio Poti, em Teresina.

 


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Dados da pesquisa entomológica do Aedes aegypti apontam que aumentou o número de municípios que estão com alta infestação do vetor. São 108 cidades no Piauí que estão em alerta e têm risco para ocorrência de surto em Guadalupe doenças relacionadas ao mosquito, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), referente aos meses de fevereiro e março deste ano. O município de  está entre eles.

O boletim também aponta a diminuição na redução dos casos de arboviroses em relação ao ano passado.

Os municípios devem manter a vigilância, pois dados da pesquisa apontam que 25 municípios do Piauí estão com Índice de Infestação Predial (IIP) acima de 4%, ou seja, alta infestação com risco para ocorrência de surto de arboviroses. Em estado de alerta, IIP de 1% a 3,9%, estão 83 municípios e 109 estão com o IIP satisfatório, menos de 1% de infestação.

 


Fonte: CCOM
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O engenheiro Edson Rodrigues dos Santos, 45 anos, foi uma das vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho (MG). Natural da cidade piauiense de Guadalupe ele foi morar na cidade mineira com a esposa há alguns meses para trabalhar em uma obra de uma terceirizada da Vale. As informações são do portal Cidade Luz.

O corpo foi identificado apenas na tarde desta terça-feira (12/03). O desastre ocorreu em 25 de janeiro de 2019 e provocou a morte de várias pessoas.

O corpo de Edson Rodrigues dos Santos foi encaminhado para a cidade mineira de Conselheiro Lafaiete para sepultamento.

Edson é filho do Senhor Passos, um dos comerciantes mais tradicionais do bairro Cruzeta, em Guadalupe. A morte do engenheiro causou muita comoção na família e na cidade.

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Igreja Assembleia de Deus “Missões” deu início, na noite desse sábado (02/03), a sua programação especial para quatro dias de muito louvor e adoração. Para isso, a organização convidou para ser o pregador destes dias, Pastor Tiago Bernardo de Fortaleza/Ceará.

Durante a abertura, o pastor presidente da igreja de Guadalupe, A. Filho, agradeceu a presença dos presentes, tanto dos membros da sua igreja, como de outras denominações evangélicas e convidados.

 


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Nesta segunda-feira (25/02) completa um mês do rompimento da Barragem 1 da Vale, em Brumadinho, e as buscas seguem no sentido de localizar o restante dos desaparecidos.

Edson é natural de Guadalupe, a 336 Km de Teresina, onde seus pais e seus três irmãos residem. A família do piauiense contou que o último contato que fez com ele foi cerca de uma hora antes do rompimento. Desde então, o aparelho celular de Edson encontra-se desligado e sem sinal.

No último dia 04/02, o nome de Edson Rodrigues entrou para a lista de doações da Vale, ou seja, sua família deverá receber uma indenização em torno de R$ 100 mil. O valor é pago pela mineradora em caso de fatalidades e desaparecimento. 

 

 


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Acusado de não comparecer ao expediente na Coordenadoria do Programa de Recursos Hídricos, do Governo do Piauí, o ex-prefeito de Guadalupe, Wallem Rodrigues Mousinho, acabou por contribuir para que, pelo menos em tese, essa coordenadoria passe a acompanhar a frequência dos seus servidores.

Isso porque após a denúncia de que ele ganhava do governo sem atividade laboral, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), pelo menos é o que está proposto pelo Ministério Público de Contas (MPC), deve obrigar o órgão a instalar em suas dependências o ponto eletrônico. A coordenadoria não tinha qualquer tipo de controle de frequência dos seus funcionários.

Nem Mousinho, que ocupa o cargo de gerente técnico, nem muito menos o coordenador Roberto de Oliveira dos Santos Filho apresentaram a frequência do político. O máximo que apresentaram foram atas de reuniões onde constariam a assinatura do ex-prefeito.

Confira matéria completa aqui

 


Fonte: Política 180
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O jovem empresário Sandeson Alves Martins, de 32 anos, sofreu um grave acidente de moto na manhã de domingo (27/01), nas proximidades da localidade Limoeiro, na zona rural de Guadalupe. As informações são do Portal Francinaldo Publicidades.

Sandeson, estava internado há mais de uma semana no Hospital Tibério Nunes, em Floriano, onde veio a óbito na noite desta segunda-feira 04/02.

A família comunica a todos que seu corpo está sendo velado ao lado de sua residência na avenida Manoel Ribeiro da Fonseca, em Guadalupe, até às 12h, e em seguida seguirá para sua cidade natal Marcos Parente, onde será sepultado.

    Fotos: Reprodução

 


Fonte: Francinaldo Publicidades
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Os Meninos de Barão se apresentarão em grande show no município de Guadalupe.

A Santana Clube promove o mega evento no sábado (09/02), a partir das 22h.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O jovem empresário da cidade de Guadalupe, Sanderson Alves Martins, de 33 anos, não resistiu aos ferimentos de um grave acidente ocorrido na manhã do domingo (27/01), e teve morte cerebral diagnosticada.

O acidente envolveu duas motos, que bateram frontalmente, dentro da área dos Platôs de Guadalupe.

Levado para o Hospital Tibério Nunes, em Floriano, onde lá foi internado, e ainda na noite do domingo sofreu uma parada cardíaca, e na manhã desta segunda feira, 28, teve a morte cerebral confirmada.

As informações foram passadas para a redação do Portal Cidade Luz, pela sua irmã, Adonilda, que está na cidade de Floriano, que informou que apesar da morte do cérebro, os aparelhos não foram desligados e o coração ainda bate.

Sanderson é casado com Mara Rocha e tem dois filhos.

    Foto: Reprodução

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O presidente da Câmara de Vereadores de Guadalupe Tharlis Santos Sousa representou a prefeita do município Maria Jozeneide Fernandes Lima ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).


Confira a matéria completa aqui

Prefeita de Guadalupe é denunciada ao TCE pelo presidente da Câmara de Vereadores


Neidinha, como é conhecida, não teria repassado ao Legislativo municipal os cálculos de previsão de gastos do Poder, em suposto descumprimento à Instrução Normativa do TCE Nº 001/2014, que prevê o repasse desses cálculos até o dia 10 de janeiro de cada ano.

A representação foi encaminhada à Corte de Contas em 16 de janeiro, um dia depois da data de envio de ofício à prefeita do município.

 


Fonte: Bastidores 180
Comentar
Para profissionais da educação · 12/01/2019 - 12h55 | Última atualização em 13/01/2019 - 14h11

SENAR-PI vai credenciar profissionais da Rede e­-Tec em Guadalupe e mais 4 cidades


Compartilhar Tweet 1



O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Piauí (SENAR-PI) abriu inscrições para credenciamento de profissionais no desenvolvimento de Ações de Tutoria Presencial da Rede e­Tec para integrar o cadastro de Prestadores de Serviços do SENAR AR/PI, nos polos de Teresina, Campo Maior, Guadalupe e Parnaíba.

Poderão participar deste procedimento pessoas físicas ligadas à área de educação, experiência em docência que comprovem qualificação técnica e habilitatória. Para se inscrever no processo de credenciamento o candidato deverá enviar o currículo e suas respectivas comprovações até dia 20 de janeiro de 2019.

 


Fonte: Com informações diretas da Ascom FAEPI e SENAR-PI
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Uma idosa de Guadalupe, conhecida como Izídia Maria da Silva completa, nesta sexta-feira (11/01), 114 anos de vida. As informações são do Portal Cidade Luz.

Dona Izída reside no bairro Bela Vista.  Com muita saúde e em perfeito estado de lucidez, a idosa é motivo de orgulho para seus 10 filhos, 41 netos, 66 bisnetos e 05 tataranetos.

    Fotos: Reprodução

 


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A equipe da Associação de Moradores do Bairro Cruzeta, em Guadalupe, irão realizar mais um grande evento, desta vez a Noite do Blackout, que será realizada na noite da próxima sexta-feira (11/01).

 


Fonte: Reprodução / Francinaldo Publicidades
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O advogado e líder político de oposição do município de Guadalupe, Dr. Amadeu Júnior, concedeu entrevista na manhã desta sexta-feira (04/01), ao radialista Gleison Fernandes da Rádio Cidade Luz FM.

Amadeu foi o candidato a prefeito em 2016, representando naquela época o grupo que governava o município durante os últimos anos. E na disputa perdeu as eleições para a prefeita do município, Neidinha Lima.

Em sua entrevista ele foi enfático a afirmar que os comentários e boatos que surgiram na cidade, tanto em rodas de conversas, como nas redes sociais, são falsos. Ele disse que em momento nenhum autorizou ninguém a propagar notícias a seu respeito, dando conta que ele estaria indo para o lado da situação (Base governista).

 


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A falta do transporte escolar para levar alunos que fazem cursos superiores e técnicos na cidade de Floriano, tem causado muita revolta entre os estudantes. Muitos desses alunos não têm como arcarem com as despesas do transporte diário, e estão perdendo aulas.

O problema surgiu depois que o ônibus que é cedido pela prefeitura parou, e inicialmente não foi dado nenhuma explicação por parte da gestão da prefeita Neidinha Lima, logo que o assunto passou a ser cobrado pelos alunos, surgiram várias informações sobre a parada do ônibus, uma delas dava conta que era o problema de pneus, em seguida soube-se na última sessão da câmara municipal, que os pneus haviam sidos comprados, mais que a prefeitura não tinha dinheiro para mandar reparar o ônibus.

 

 


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar
Em Guadalupe · 15/11/2018 - 13h44 | Última atualização em 15/11/2018 - 13h47

População cobra iluminação pública nas ruas de Guadalupe


Compartilhar Tweet 1



A População cobra iluminação pública nas ruas de Guadalupe e prefeita Neidinha Lima faz vista grossa.
Iluminação pública é direito da população e obrigação da prefeitura. Cada município recolhe o valor da CIP ou COSIP, Contribuição de Iluminação Pública, cobrada dos moradores nas faturas de energia elétrica.

 

 


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria do Tesouro Nacional – STN divulgou a relação das cidades que estão com o FPM bloqueado. E a Prefeitura de Guadalupe está entre as 16 cidades da lista. O bloqueio foi efetivado nesta terça-feira (13/11), o que impede a liberação dos recursos dos dias 20 e 30 deste mês até a regularização.

A causa do bloqueio, na maioria dos casos, são débitos por inadimplência no Regime Geral de Previdência Social (RGPS), ou por inadimplência do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), na Receita Federal do Brasil. Os municípios que estiverem na lista devem procurar a Superintendência da Receita Federal e providenciar a regularidade do débito.

 

 


Fonte: Com informações do Portal Cidade Luz
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Durante a sessão solene nesta segunda-feira (15/10), o vereador Odair Holanda, de Guadalupe, apresentou indicação cobrando controle de frequência dos servidores comissionados. Segundo o Vereador foi detectado nas prestações de contas enviada à Câmara Municipal que há vários servidores comissionados recebendo horas extras, havendo necessidade de controle de horário destes servidores para que não haja desperdício de dinheiro público.

O vereador falou ainda que no mês do servidor público este não tem muito o que comemorar, pois está há vários anos sem aumento e que o servidor público efetivo deveria ser mais valorizado.

Por fim o vereador Odair Holanda cobrou melhorias no hospital local de Guadalupe, já que as informações são de que as condições do hospital local são de verdadeira calamidade, faltando até materiais básicos para procedimentos simples.

    Fotos: Reprodução / Francinaldo Publicidades

 

 


Fonte: Francinaldo Publicidades
Comentar
Eleições 2018 · 11/10/2018 - 08h54 | Última atualização em 11/10/2018 - 09h19

Júlio César e Georgiano Neto saem na frente na votação em Guadalupe


Compartilhar Tweet 1



Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 3.305 votos e 63,18% dos votos válidos.


Para o Senado, Marcelo Castro teve 2.565 votos e 28,98%. E Ciro Nogueira teve, em Guadalupe, 3.168 votos e 35,79% dos votos válidos.


Os três primeiros colocados para deputado federal, em Guadalupe, foram: Júlio César com 2.068 votos (37,63%). Rejane Dias com 932 (16,96%) e Flavio Nogueira com 660 votos (12,01%).


Os três primeiros colocados para deputado estadual, em Guadalupe, foram: Georgiano 2.203 votos (39,12%); Zé Santana com 890 (15,80%); e Wilson Brandão teve 412 votos (7,32%).

 

 

Comentar
Recadastramento biométrico · 07/10/2018 - 16h33

Juiz eleitoral visita locais de votação Guadalupe


Compartilhar Tweet 1



O juiz eleitoral Dr. Marcus Antônio Sousa e Silva, visitou na manhã deste domingo (07/10), os locais de votação em Guadalupe, na oportunidade, ele ouviu o resumo do início e andamento da votação pelos presidentes de mesas e demais membros de cada seção eleitoral, aproveitou para reforçar a questão que não poderão votar os eleitores quem tiveram seus títulos eleitorais cancelados, por não terem feito o recadastramento biométrico.

 


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Diretoria da Associação de Moradores do Bairro Cruzeta, em Guadalupe, lançou recentemente uma campanha para arrecadar fundos para a reforma e ampliação do prédio.

 

Com isso, será realizado no dia 14 de Outubro, grande Bingão Solidário, com sonorização do Paredão do Danilo.

 

O  presidente Raimundo Alves, ressaltou que a AMBC, é uma entidade civil, cujo principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores do bairro. Nesse sentido, por não ter fins lucrativos, torna-se imprescindível para o bom funcionamento da associação, a parceria e colaboração com o poder público e demais entidades civis e também de doações de pessoas físicas. 

 

 

 

 


Fonte: Euclides Alves
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Município: 10898 - GUADALUPE

 

Local: ALEXANDRINO MOUSINHO

Endereço: RUA FRUTUOSO JOSÉ S/N CENTRO

Seções: 2, 5, 26, 28, 42, 44.

 

Local:  CÂMARA MUNICIPAL

Endereço: PRAÇA CESAR CALLS S/N CENTRO

Seções: 1, 39.

 

Local: CENTRO EDUCACIONAL EBENÉZER GUEIROS

Endereço: VILA PARNAÍBA S/N CENTRO

Seções: 13, 14, 15, 23, 43.

 

Local: NUCLEO DE ENSINO SUPLETIVO CARLOS FRANCO

Endereço: AV. ENGENHEIRO JOSE CAVALCANTI S/N CENTRO

Seções: 9, 10, 33, 61*, 37, 38, 40.

 

Local: POSTO DE SAÚDE MARIA OLIVEIRA

Endereço: RUA MARIANO DE CASTRO S/N COQUEIRO

Seções: 7, 8.

 

Local: PREFEITURA MUNICIPAL

Endereço: PRACA CESAR CALLS 1300 CENTRO

Seções: 4, 41.

 

Local: SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Endereço: PRAÇA CESAR CALLS S/N CENTRO

Seções: 24, 32*, 35, 25*.

 

Local: UNIDADE ESCOLAR JOÃO PINHEIRO

Endereço: QUADRA 15 S/N CENTRO

Seções: 3, 6, 27, 36.

 

Local: UNIDADE ESCOLAR PROF. HIPÓLITO ARARIPE

Endereço: BAIRRO CRUZETA S/N CENTRO

Seções: 11, 12, 34.


Fonte: Euclides Alves
Comentar
Prestação de Serviçp · 05/10/2018 - 10h36

Eleições 2018 - Informações sobre o momento do Voto


Compartilhar Tweet 1



Domingo, dia 7 de Outubro de 08 às 17 horas serão realizadas as eleições gerais de 2018.

Nesta eleição duas observações precisam ser feitas.

1 - O primeiro voto esse ano é para Deputado Federal.

2 - Nesta eleição podemos votar para dois Senadores.

O eleitor deve comparecer a sua sessão levando carteira de identidade ou qualquer outro documento com foto.

Se quiser pode levar o título, mas onde ouve biometria como Guadalupe não é obrigatório.

Existe ainda o aplicativo é-título do TSE que fornece todos os dados do eleitor e é aceito na hora do voto, detalhe: O aplicativo não precisa de Internet para funcionar, desde que esteja baixado em seu celular.

Não será aceito pessoas acompanhando o eleitor até a cabine de votação.

O eleitor pode levar o número do seu candidato escrito em uma folha de papel, mas atenção não deixe essa folha no local de votação.

Qualquer dúvida pode ser esclarecida pelo mesário.

 


Fonte: Euclides Alves
Comentar