Compartilhar Tweet 1



A propaganda começa nesta sexta-feira (09/10), com o horário destinado aos candidatos ao cargo de prefeito e vice-prefeito. Os programas serão veiculados das 07h às 7h10min e das 12h às 12h10min. As informações são do Portal Cidade Luz.

O juiz da 46ª Zona Eleitoral que abrange os municípios de Guadalupe e Marcos Parente, Dr. Marcus Antônio Sousa e Silva, ao lado do chefe do cartório Antônio Jorge dos Santos Filho, reuniu na quinta (08/10), os advogados das coligação “O PROGRESSO CONTINUA (PSD), e do MDB “JUNTOS COM A FORÇA DO POVO” , meios de comunicação local, assim como os representantes das coligações da Marcos Parente, para definição do inicio da propaganda eleitoral, com os respectivos tempos para cada coligação.

Ficou definido em sorteio que o MDB da Chapa Majoritária iniciaria o primeiro programa nas emissoras de rádio, desta forma, a coligação PSD, seria a segunda, se alternando nos dias seguintes, até o final no dia 12 de outubro.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A população de Guadalupe sofre sem o abastecimento regular de água tratada, os moradores se veem obrigados a passar a noite em claro, para tentar aparar um pouco de água durante a madrugada e na maioria das vezes, sem sucesso. As informações são do Portal Cidade Luz.

Recentemente, moradores chegaram a ficar o dia inteiro sem o abastecimento. “Isso é um verdadeiro absurdo, o forte calor que faz essa época do ano e ficar sem água?” questionam os moradores.

Infelizmente a estação de captação de água e a rede que abastece a cidade, já não oferece capacidade para atender com qualidade e quantidade suficientes a população do município que cresce a cada dia.

Nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, não há um dia na cidade que uma rua ou até mesmo um bairros inteiros não reclame do serviço oferecido pela Agespisa.

As imagens abaixo são dos arquivos do Portal Cidade Luz, que mostra a tubulação e o sistema precário para captar a água para ser tratada:

    Reprodução/Portal Cidade Luz
    Reprodução/Portal Cidade Luz
    Reprodução/Portal Cidade Luz
    Reprodução/Portal Cidade Luz
    Reprodução/Portal Cidade Luz
    Reprodução/Portal Cidade Luz

 

Comentar
Já teve 13 pastores · 28/09/2020 - 14h34 | Última atualização em 28/09/2020 - 14h43

Assembleia de Deus comemora 50 anos em Guadalupe com vasta programação


Compartilhar Tweet 1



    Reprodução/Portal Cidade Luz

A Igreja Assembleia de Deus finalizou na noite desse domingo (27/09), as comemorações dos 50 anos da denominação evangélica no município. O Jubileu de Ouro foi comemorado por uma semana de Cruzadas Evangelísticas em todos os bairros da cidade. E na noite do domingo, foi encerrado no templo sede, com igreja lotada. As informações são do Portal Cidade Luz.

A Assembleia de Deus hoje é pastoreada pelo pastor João Batista de Sousa.

A igreja tem cinco décadas no município, e um dos momentos mais emocionantes, principalmente para os assembleianos raízes, foi a homenagem prestada aos líderes que pastorearam os fiéis, desde a sua fundação até os dias atuais.

Ao todo foram 13 pastores nos últimos 50 anos.

No encerramento, além de vários convidados e membros da denominação, a noite foi de apresentação, homenagens e a pregação da Palavra, com cantor: Jerferson Yuri e o preletor Olivoandes Júnior.

    Reprodução/Portal Cidade Luz
    Reprodução/Portal Cidade Luz
    Reprodução/Portal Cidade Luz
    Reprodução/Portal Cidade Luz
    Reprodução/Portal Cidade Luz

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Em nota oficial, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, na manhã deste sábado (18/07) foi registrado o primeiro óbito por coronavírus (Covid-19) do município. O óbito trata-se de um paciente idoso de 85 anos, hipertenso e acamado por sequelas de AVC, morava no bairro Coqueiro, e nos últimos dias apresentou febre e falta de ar. O paciente foi transferido para o Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, onde foi realizado o teste rápido, com resultado positivo para o Covid-19, no dia 16. As informações são do Portal Cidade Luz.

O mesmo recebia cuidados hospitalares na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e veio a óbito em Floriano. A equipe de saúde seguindo todos os protocolos, está monitorando os familiares e outras pessoas que tiveram contato com o paciente.

 


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar

Compartilhar Tweet 1



As dez usinas hidrelétricas que tiveram melhor desempenho no âmbito do Grupo Eletrobras, seis são da Chesf – Boa Esperança (PI), Sobradinho (BA), Luiz Gonzaga (PE), Paulo Afonso II (BA), Xingó (AL/SE) e Paulo Afonso I (BA). As informações são do Portal Cidade Luz.

A partir dos resultados alcançados na avaliação realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em 2020, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) apresentou excelente desempenho, com três de suas usinas entre as 50 melhores do universo de 148 empreendimentos avaliados, com destaque para a Usina Hidrelétrica de Boa Esperança, localizada no estado do Piauí, que ficou em primeiro lugar entre as instalações do Grupo Eletrobras, e em décimo quarto lugar no ranking nacional.

A Hidrelétrica de Boa Esperança em Guadalupe (PI) obteve o melhor desempenho no âmbito da Holding.

    Portal Cidade Luz

 


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar
Em uma caminhonete · 23/06/2020 - 08h38 | Última atualização em 23/06/2020 - 08h58

Homem é preso em flagrante com grande quantidade de explosivos em Guadalupe


Compartilhar Tweet 1



Um homem foi preso em flagrante com uma grande quantidade de explosivos, na manhã desta segunda-feira (22/06), na cidade de Guadalupe no interior do Piauí. Polícias militares abordaram o homem e encontraram o material.

Segundo informações da Polícia Militar, uma viatura da Força Tática estava fazendo rondas na cidade, quando a equipe visualizou em atitudes suspeita uma caminhonete Hilux de placa HLA – 1571.

A guarnição realizou a abordagem ao motorista, durante a revista, foi encontrado no veículo diversos materiais explosivos sem a devida licença, conforme consta na portaria n• 147 do Exército Brasileiro que legisla sobre transportes de materiais explosivos.

De imediato a equipe de serviço fez a condução do homem e dos materiais apreendidos para a delegacia de polícia civil da cidade, a fim de ser realizado os devidos procedimentos legais cabíveis.

Confira as imagens do material apreendido: 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Guadalupe emitiu uma nota informando que um paciente realizou o exame na rede particular, onde detectou a presença de IgG positivo e IgM negativo. Ou seja, o paciente esteve exposto ao vírus a um tempo atrás, e hoje encontra-se sem sintomas, curado, e provavelmente imune ao vírus. As informações são do Portal Cidade de Luz.

Confira o boletim atualizado.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), elevou a vazão do Reservatório de Boa Esperança, em Guadalupe no Piauí, para 1.000 metros cúbicos por segundo, desde a meia-noite desta segunda-feira (24/03).

    Portal Cidade Luz

 

A medida está em consonância com as regras e procedimentos operacionais estabelecidos e se deve diante da incidência de chuvas na Região, que elevaram o nível do reservatório para 84% de seu volume útil nesta segunda-feira (23/03). A vazão defluente praticada até então era de 809 m³/s.

A situação hidrológica está sendo permanentemente monitorada, podendo haver alteração no valor da vazão mencionada acima, em virtude das condições de chuvas e vazões no Rio Parnaíba.

    Reprodução

 

Fonte: Portal Cidade Luz


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar

O pároco do município de Guadalupe comunica que as missas irão ser realizadas somente através da Rádio Cidade Luz FM 104,9Mhz e páginas no Facebook. Padre Nylfranio Santos informou que a medida deverá se estender até do dia 02 de abril, se a situação se normalizar.

A notícia foi dada a reportagem do Portal Cidade Luz, após conversa com a direção da rádio. As adequações vem complementar a nota que foi datada na terça-feira (17), onde estipulou-se 15 dias de suspensão das reuniões pastorais, assembleias paroquiais, catequese de crianças, adolescentes e jovens, as concentrações de fiéis para as missas dominicais.

    Reprodução

 

Confira a matéria completa no Portal Cidade Luz

 


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O jogo das estrelas que aconteceria no Estádio Júlio César em Guadalupe, no próximo dia (29/03), com a participação de Marcelinho Carioca e Túlio Maravilha será remarcado para uma nova data. Afim de evitar aglomeração de pessoas em eventos públicos.

    Reprodução

 

 


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar
Grande jogo · 05/03/2020 - 16h10 | Última atualização em 05/03/2020 - 16h13

Túlio Maravilha e Marcelinho Carioca irão fazer parte de Jogo das Estrelas no Piauí


Compartilhar Tweet 1



No município de Guadalupe será realizado um grande jogo de futebol que contará com a presença dos ex jogadores Marcelinho Carioca e Túlio Maravilha, o jogo será realizado no estádio Júlio César no dia 29 de março às 16h. A entrada será gratuita.

 

    Reprodução

 

 


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O nível do reservatório de Boa Esperança no município de Guadalupe sobe de forma gradativa. Em 18 de janeiro o volume útil era de 27,81%. Agora, um mês depois, segundo a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), esse número já chega a 45,74%.

Segundo a Chesf, historicamente Boa Esperança atinge todos os anos 100% de sua capacidade, já que o período chuvoso no Sul e médio Parnaíba do Piauí é regular e previsível.

    Reprodução

 


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar
Problema é existente há anos · 18/02/2020 - 11h13

Município de Guadalupe enfrenta falta d'água e Agespisa não se manisfesta


Compartilhar Tweet 1



O município de Guadalupe está enfrentando falta d'água constantemente. Neste sábado (15/02), o problema se agravou e as reclamações da população só aumenta.

O problema já é existente há anos e não existem previsão para solucioná-lo. A Agespisa, responsável pela manutenção d'água na cidade, não se manifesta de forma alguma sobre o assunto.

    Reprodução
    Reprodução

 


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar
Quatro são menores de idade · 07/02/2020 - 09h00 | Última atualização em 07/02/2020 - 10h40

Cinco jovens deram entrada no Hospital de Guadalupe com suspeita de intoxicação por produto químico


Compartilhar Tweet 1



A reportagem do Portal Cidade Luz, foi informada que no final da tarde desta quinta-feira (06/02), quatro menores de idade e um maior deram entrada no Hospital Pedrina Silveira, todos com vômitos e náuseas, com suspeita de terem sidos provocados pelo manuseio ou inalação de produtos químicos, sem a devida proteção.

De acordo com as informações, a polícia foi acionada, e o comandante da 2ª Cia da cidade, informou imediatamente o Conselho Tutelar, pois o caso envolvia menores trabalhando, e o que é mais grave, sem nenhuma proteção.

 Segundo declarações dos menores envolvidos no caso, eles são do bairro Bela Vista, e saem de casa para este trabalho às 05 horas da manhã, já levando seu almoço, e ficam no local até às 16 horas.

No hospital eles foram medicados e estão em observação. A Polícia Militar e o Conselho Tutelar estão atuando no caso.

 


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar

A Igreja Assembleia Deus “Missões” de Guadalupe, realizou o batismo de novos irmãos, no último domingo, (03/11). Foram 24 pessoas ao total, entre jovens, adultos e idosos. As informações são do portal Cidade Luz.

O evento foi conduzido pelo pastor presidente da igreja na cidade, pastor A. Filho, acompanhado pelos missionários Carlos Eduardo e Clemilson França, novos batizados, seus familiares e convidados, além de vários membros da igreja que prestigiaram a cerimônia religiosa.

A Assembleia Deus “Missões” tem se notabilizado pelo grande crescimento que vem alcançando dentro do município e região onde atua. São congregações em todos em quase todos os bairros. Este crescimento em grande parte se deu, desde a chegada do Pastor A. Filho, que conseguiu abrir a igreja para a população, levando o evangelho para os quatro cantos do município, aliado a isso, vem trazendo para a cidade grandes eventos ao nível estadual e de nordeste.

 


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um grupo de motoristas guadalupenses organizaram o fechamento da PI-135 no km 32, a cerca de 2 km, após a entrada que dá acesso à cidade de Marcos Parente, na manhã desta quinta-feira (31/10). As informações são do Portal Cidade Luz.

O ato era em prol da recuperação imediata da PI -135, antes que o inverno chegue. Recentemente foi publicado uma nova data para a licitação da recuperação da estrada, agora marcada para o dia 05 de novembro.

 

    Reprodução
    Reprodução
    Reprodução
    Reprodução

 


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar
Sem dinheiro em espécie · 31/10/2019 - 16h13 | Última atualização em 31/10/2019 - 16h51

Guadalupe | Agência não permite realizar saques e pagamentos por conta de assalto


Compartilhar Tweet 1



A quantidade de dinheiro, em espécie, que circula no município de Guadalupe, está reduzida desde que a agencia do Banco do Brasil da cidade foi assaltada, por esse motivo, não é mais permitido realizar saques e pagamentos. 

Já se passaram dois meses e segue sem previsão da normalização da agência do município.

Assista a reportagem feita pela TV Clube:

 


Fonte: Portal Cidade Luz / TV Clube
Comentar
Missa · 31/10/2019 - 15h01 | Última atualização em 31/10/2019 - 15h14

Paroquia de Nossa Senhora de Guadalupe divulga a programação para dia de finados


Compartilhar Tweet 1




A Paroquia de Nossa Senhora de Guadalupe, divulgou a programação para o próximo sábado, dia de finados (02/10), no cemitério do município de Guadalupe.

Confira a programação completa:

Das 06h às 07h – Santa Missa – Ministros, Cantores e Tocadores.
Das 07h às 09h – Catequistas, Apostolado da Oração e Grupo das Joias.
Das 09h às 11h – Pastoral da Esperança, Mãos Ensanguentadas de Jesus, RCC e Grupo de Adoração.
Das 11h às 13h – EJC, Pascom, PJ e Pastoral do Idoso.
Das 13 às 15h – ECC e Pastoral Familiar.
Das 15 às 16h – Terço dos Homens e Pastoral do Dízimo.
Das 16h às 17h – Terço das Mulheres e Pastoral Litúrgica.
Das 17h às 18h – Santa Missa – Ministros, Coroinhas, Cantores e Tocadores.


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar
Guadalupe · 10/10/2019 - 08h56 | Última atualização em 10/10/2019 - 09h52

CHESF informa interdição na crista da barragem da Usina de Boa Esperança, a medida afeta o trânsito


Compartilhar Tweet 1



A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), informa que durante os dias 09, 10 e 11 de outubro, a crista (paredão) da barragem da Usina de Boa Esperança, localizada na cidade de Guadalupe, será interditada para a realização da manutenção preventiva das comportas do vertedouro. 

Por esse motivo, a passagem de carros, motos e pessoas, será reduzida em dois pontos: no trevo de acesso à Vila Boa Esperança e no Posto Fiscal do Maranhão.Previsão dos dias e horários em que a rodovia será interditada: 

Quarta-Feira (09/10) - 15:00h às 17:00h
Quinta-Feira (10/10) - 09:00h às 11:00h / 14:30h às 16:30h
Sexta-Feira (11/10) - 09:00h às 11:00h / 14:30h às 16:30h

Obs: Horário sujeito a alteração.

    Reprodução

 


Fonte: Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar
Perícia foi realizada no local · 27/08/2019 - 12h01

Banco do Brasil de Guadalupe é alvo de ação criminosa


Compartilhar Tweet 1



A agência do Banco do Brasil na cidade de Guadalupe, foi alvo de ação criminosa, na manhã desta terça-feira (27/08), quando os funcionários do banco chegaram ao local. O gerente ao ser questionado não relatou a natureza do crime. As informações são do Portal Cidade Luz.

De acordo com informações do gerente Dalton Torres, após os funcionários chegarem, constataram a ação e comunicaram imediatamente as autoridades, que isolaram o local para perícia.

A gerência informou ainda que não haverá o funcionamento da agência nesta terça-feira (27/08), e ao ser questionado sobre qual tipo de crime havia ocorrido o mesmo alegou que não poderia dar mais informações e que estaria esperando o resultado da perícia e o posicionamento de seus superiores.

Ainda não foi divulgado a natureza do crime, a polícia fez a perícia no local.

    Foto: Portal Cidade Luz
    Foto: Portal Cidade Luz
    Foto: Portal Cidade Luz
    Foto: Portal Cidade Luz
    Foto: Portal Cidade Luz
    Foto: Portal Cidade Luz

 


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Uma guarnição da Força Tática da 2ª Cia/10º BPM com sede em Guadalupe, liderada pelo comandante Tenente Kelson, recuperou na última sexta-feira (09/08), após uma blitz na Av. Manoel Ribeiro, uma moto HONDA/NXR 150 BROS MIX ESD ano 2010, de cor preta e sem placa, que estava sendo conduzida por Cicero Pereira dos Santos.Com informações do Portal Cidade Luz.

No momento da ocorrência  o mesmo informou aos policias que não tinha documento da moto, e que havia comprado o veículo de um terceiro, o qual lhe informou que o documento da motocicleta havia sido extraviado.

Cicero informou ainda, que só possuía o registro do BO, do município de Floriano-PI, do 1º DP, datado do dia 30 de janeiro, informando da perca dos documentos da referida moto.

Após busca no sistema Integrado de Segurança Pública, foi obtido a informação de que a moto possuía um registro de ROUBO. A motocicleta foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.

    Foto: Reprodução / Portal Cidade Luz
    Foto: Reprodução / Portal Cidade Luz

 

 


Fonte: Reprodução / Portal Cidade Luz
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O corpo de um homem foi encontrado com pescoço e pulsos cortados na tarde dessa segunda-feira (05/08) em campo de futebol, no bairro Cruzeta, em Guadalupe, no Piauí. Com informações do portal Velho Monge.

Alguns populares foram jogar bola como fazem todas as tardes, e ao chegar no campo se depararam com o corpo do senhor conhecido como Domingos, de aproximadamente 50 anos.

O corpo estava com o pescoço e os pulsos cortados, que possivelmente teria sido cortado com um objeto similar a uma faca. 

A vítima estava morando na cidade há algum tempo.

A Polícia Militar foi chamada para ocorrência. Equipe do Instituto Medicina Legal (IML) foi acionada para fazer a remoção do corpo.

 


Fonte: Portal Velho Monge
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Plataforma Solar Flutuante no Reservatório de Sobradinho (BA), já está em fase final de implantação, o próximo projeto será no reservatório de Boa Esperança em Guadalupe, no Piauí. Com Informações do Portal Cidade Luz.

Com investimentos de R$ 420 milhões, até 2023 a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) está desenvolvendo projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I), com recursos da Aneel na Região Nordeste, com foco no avanço dos estudos de tecnologias em geração solar.

    Foto: Reprodução Portal Cidade Luz

 

O principal destaque do Cresp é a instalação da Plataforma Solar Flutuante no Reservatório de Sobradinho (BA), que está em fase final de implantação de 1MWp para energização este ano e deverá ter, em 2020, mais 1,5 MWp instalados, totalizando os 2,5 MWp.

A Chesf prevê também a instalação de 1,25 MWp de fotovoltaica flutuante no reservatório da Usina de Boa Esperança (PI) para 2020.

 


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Segundo informações passadas ao Portal Velho Monge, nesta quarta-feira (31/07), aconteceu um pequeno acidente na cidade de Guadalupe no Piauí, por volta de meio dia, na rotatória próximo ao SAMU. Um carro modelo celta colidiu com uma kombi que transportava os funcionários de uma empresa em Guadalupe, felizmente não ouve feridos e todos que estavam nos carros estão bem. 

As pessoas envolvidas no acidente preferiram não se identificar e nem dar mais informações sobre o fato ocorrido.

Podemos ver pela a situação que a kombi  ficou que todos passaram por um grande susto.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: Portal Velho Monge
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Morreu o irmão do deputado federal Júlio César, o senhor Sebastião Martins de Carvalho Neto, na madrugada deste sábado (27/07), na cidade de Guadalupe. Ele sofreu um infarto enquanto estava com a família.

Sebastião Martins era conhecido na cidade como 'Bião', ele estava com a família quando passou mal e teve que ser socorrido. Bião não resistiu e morreu antes de chegar ao hospital da cidade. 

Segundo informações da assessoria, o deputado federal Júlio César foi informado sobre a morte do irmão ainda pela madrugada, ele cancelou toda a agenda e foi para Guadalupe acompanhar a família. O deputado estadual Georgiano Neto que é sobrinho de Sebastião também se fez presente no município. 

Sebastião foi velado na residência da mãe, a senhora Maria de Lourdes Lima, a missa de corpo presente aconteceu na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Guadalupe. 

O sepultamento aconteceu às 17h, no cemitério municipal do bairro Bela Vista. 

    Foto: Assessoria

 

Comentar