Compartilhar Tweet 1



O vereador de Gilbués-PI, Henrique Guerra, realizou no dia (11/06), visita de rotina na sede do conselho Tutelar do Município. Na ocasião, conversou com as conselheiras  para saber quais são as metas, e os principais problemas enfrentados por elas e o que pode ser feito para melhorar ainda mais o desempenho. Foi conversado sobre o processo unificado para escolha dos membros titulares do Conselho Tutelar que irá acontecer no dia 06 de outubro 2019.

    Ascom/ Câmara Municipal

 


Fonte: Ascom/ Câmara Municipal
Comentar
Substituindo Léo Matos · 27/05/2019 - 10h14 | Última atualização em 01/06/2019 - 10h24

Vice Manin é empossado como novo prefeito de Gilbués


Compartilhar Tweet 1



O novo prefeito de Gilbúes, Paulo Henrique Nogueira Mascarenhas, conhecido por Manin (MDB), assumiu o cargo nesta segunda-feira (27/06). Ele foi empossado após o então prefeito Léo Matos (MDB), ter o mandato extinto pela câmara, sob acusação de desempenhar função administrativa em empresa privada.

A posse foi realizada na Câmara Municipal, e participaram do ato os seis vereadores que foram favoráveis a denúncia. Três não compareceram. O prefeito fez o juramento e assinou o documento de posse . Ele fica no cargo até 2020. Parlamentares e populares desejaram boa sorte ao novo gestor, e declararam apoio ao mandato.

    Fotos: Reprodução

 


Fonte: Repórter Alessandro Guerra
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O presidente da Câmara Municipal de Gilbués, Dimas Rosa Medeiros, marcou para a próxima segunda-feira (27/05), a posse do novo prefeito do município de Gilbués. O então prefeito da cidade, Leo Matos, foi afastado do cargo e assume então o vice, Paulo Henrique Nogueira Mascarenhas, o Maninho. As informações são do Portal Monte Alegre

Através da edição do decreto legislativo nº 02/2019, de 22 de maio de 2019, o presidente da Câmara Municipal de Gilbués,  Dimas Rosa Medeiros, fez convocação  para a sessão extraordinária de posse que vai acontecer no plenário Juracy Carvalho.


Leia a matéria completa clicando aqui e veja as notas que afirmam suspensão de serviços públicos, devido ao caos político vivido na cidade

    Foto: Reprodução

 


Fonte: Portal Monte Alegre
Comentar
Pela Câmara Municipal · 23/05/2019 - 08h54

Prefeito Léo Matos é afastado da prefeitura de Gilbués


Compartilhar Tweet 1



A Câmara Municipal do município de Gilbués, no Sul do Piauí, realizou sessão ordinária nesta segunda-feira (20/05) que teve como pauta um processo  administrativo contra o prefeito da cidade, Leo Matos, e decidiu afastá-lo do cargo. A sessão foi polêmica, teve presença da polícia e até faltou energia, mesmo assim, o resultado saiu na madrugada desta terça.

Há informações que a queda de energia teria sido proposital e a polícia identificou uma pessoa que teria causado o curto-circuito.

Os vereadores trataram de uma denúncia acerca da infringência à Lei Orgânica Municipal por parte do gestor. Na sessão estava prevista a leitura da defesa e em seguida a decisão terminativa, que acarretou na extinção do mandato e a declaração de vacância do cargo.


Leia a matéria completa:

Câmara decide afastar prefeito do cargo após denúncias e sessão polêmica


 

Léo Matos, prefeito de Gilbués
Léo Matos, prefeito de Gilbués    Foto: Reprodução

 

 


Fonte: Na Política 180
Comentar
Servidores municipais · 04/04/2019 - 07h59 | Última atualização em 04/04/2019 - 15h05

Gilbués: vereador cria Projeto de Lei que garante folga do servidor em seu aniversário


Compartilhar Tweet 1



Foi aprovado na sessão da Câmara de Vereadores de Gilbués na quarta-feira (20/04) um Projeto de Lei que garante folga aos servidores municipais no dia do aniversário do próprio servidor.

De acordo com o autor do projeto, o vereador Henrique Guerra, a medida tem como objetivo valorizar os servidores públicos.

Terão direitos aos benefícios servidores do Executivo e Legislativo concursados. Caso o aniversário seja em finais de semana ou feriados, o servidor poderá receber a folga no primeiro dia útil antes ou depois do aniversário. 

Vereador Henrique Guerra
Vereador Henrique Guerra    Foto: Reprodução


 


Fonte: Portal Corrente
Comentar

A paróquia de Nossa Senhora Divina Pastora, de Gilbués, comunica aos pais de crianças e adolescentes de 6 a 14 anos que as inscrições para a catequese acontecem neste sábado (30/03), das 8h às 121h e das 14h às 17, no salão paroquial.

 

Comentar

Um grave acidente envolvendo uma motocicleta e um carro deixou uma vitima fatal e outra gravemente ferida na tarde desta quarta-feira (27/03), na BR-135, conhecida como ‘Rodovia da Morte’. As informações são do portal PontoX.

O acidente ocorreu no trecho entre as cidades de Monte Alegre e Gilbués, região Sul do estado do Piauí.

De acordo com informações de testemunhas, um jovem, identificado como Pedro Elias, seguia em um carro sentido Monte Alegre a Gilbués quando invadiu a contramão e colidiu frontalmente com uma motocicleta, ocupada pela mãe e filha,   identificadas como moradoras de um ferro-velho próximo a cidade de Monte Alegre.

 

 


Fonte: Ponto X
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Uma colisão frontal registrada na tarde deste sábado (19/01) na BR-135, próximo ao perímetro urbano do município de Gilbués, tirou a vida de Delma Castro de Oliveira Pereira, 36 anos, moradora da localidade Cacimbas, município de Barreiras do Piauí. As informações são do Portal Corrente.

O caminhão Volvo, placa NWD 0615, conduzido por C.E.V, 49 anos, colidiu frontalmente com a motocicleta CG 125 Fan, conduzida por Delma, por volta das 16h. A vítima faleceu no local do acidente.

Segundo o Major Hortêncio, Comandante do 7º BPM, a ocorrência foi atendida inicialmente pela Polícia Militar (PM) e posteriormente pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

    Fotos: Reprodução

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



 Segundo informações atualizadas do programa Mais Médicos no Piauí, além das 24 vagas em aberto para atividades em 15 municípios,10 médicos não se apresentaram para assumir o cargo. Os dados foram informados nesta terça-feira (15/01) pela Coordenação Estadual do Programa, da Secretaria de Estado da Saúde.

O município de Gilbués está dentre esses municípios e tem duas vagas a serem preenchidas.

Na próxima etapa do processo, os médicos brasileiros formados no exterior devem escolher as vagas disponíveis nos dias 23 e 24 de janeiro. Já os médicos estrangeiros formados no exterior têm entre os dias 30 a 31 de janeiro para se inscreverem.

 


Fonte: Ascom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um grave acidente na BR-135, deixou uma pessoa morta e cinco ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (10/01), no trecho entre as cidades de Gilbués e São Gonçalo do Gurgueia, região sul do Piauí. A vítima fatal era o motorista do Fiat Uno com placa do Piauí, que morreu ainda no local. A PRF foi chamada para atender a ocorrência e controlar o trânsito. As informações são do Canal 121.

De acordo com informações, dois carros se chocaram frontalmente. Três adultos e duas crianças que estavam no outro carro, um Ford Fiesta. Eles ficaram feridos e foram socorridos e levados para o hospital na cidade de Corrente. O estado de saúde deles não foi informado.

 

Comentar
Investimento que cresce no PI · 09/01/2019 - 08h12 | Última atualização em 09/01/2019 - 08h37

Empresa prevê instalação de projeto de energia solar em Gilbués


Compartilhar Tweet 1



O desenvolvimento de novos projeto que podem trazer investimentos em energias renováveis foram sinalizados em reunião nesta segunda feira no Palácio de Karnak. A Omega Energia, que foi pioneira no Piauí com torres eólicas no litoral, prevê um projeto de energia solar na região de Gilbués.

O projeto encontra-se em fase de estudos e deve ser lançado no segundo semestre deste ano. O projeto anunciando para Gilbués tem previsão de 250 megawatts em duas etapas, podendo assim chegar a casa de 500 megawatts.

Para o governador Wellington Dias o potencial energético natural do Piauí é um atrativo para empresas do setor. “A cada ano, entre outubro, novembro e dezembro, quando ocorre o pico do melhor vento nessa região, o Piauí bate recorde no fator de potencial aproveitável na casa dos 90%. Tudo isso gera emprego, gera renda, coloca o Piauí cada vez mais como exportador de energia”, destaca.

    Fotos: Reprodução

 


Fonte: CCOM
Comentar
Deverá gerar 300 empregos · 01/12/2018 - 11h21 | Última atualização em 01/12/2018 - 11h57

Mineradora começará extração de diamantes no município de Gilbués


Compartilhar Tweet 1



Após uma década de estudos na busca por jazidas de diamantes, o município de Gilbués será palco de um novo marco da mineração no Piauí. Com as devidas liberações legais e licenças ambientais aprovadas, a previsão é que sejam extraídos cerca de 10 mil quilates do minério por mês.

De acordo com o secretário de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, André Kichadá, os diamantes do Piauí possuem aspectos únicos que podem ser identificados em qualquer lugar do mundo.

A empresa investiu U$ 25 milhões (mais de R$ 95 milhões) em equipamentos no empreendimento que deverá gerar 300 empregos de forma direta e indireta. 

Mais detalhes: https://180graus.com/noticias/mineradora-vai-iniciar-extracao-de-diamantes-em-cidade-do-piaui

 


Fonte: CCOM
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Gilbués mais uma vez aparece no topo da lista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) das maiores temperaturas registradas no país.

Nesta segunda-feira (22/10), os termômetros marcaram 44ºC. O valor é bem próximo do recorde de temperatura do país registrado em novembro de 2005, quando fez 44,7ºC em Bom Jesus (PI).

Na lista, aparece ainda a cidade de Piripiri, que alcançou os 38ºC.

Para esta terça-feira, a previsão é que o tempo amenize na cidade de Gilbués, com probabilidade de 80% de ocorrência de chuva, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). A máxima prevista é de 29ºC.

    INMET

 

Comentar
Formada pela chuva · 17/10/2018 - 15h51 | Última atualização em 17/10/2018 - 16h21

Carro cai dentro de cratera em frente ao Banco do Brasil em Gilbués


Compartilhar Tweet 1



Ao tentar estacionar na frente do Banco do Brasil, nesta terça-feira (16/10), no município de Gilbués, um carro popular caiu numa cratera que havia se formado por conta da chuva.

A motorista, que não visualizou o buraco, acabou conduzindo o veículo a cair dentro do mesmo.

O sul do estado do Piauí está tendo nos últimos dias chuvas fortes e constantes. Na cidade de Gilbués desde domingo que se chove e com o acúmulo da água e a falta de drenagem nas vias principais da cidade o solo acaba ficando enfraquecido e sujeito a criações de crateras.

A motorista que era a única passageira não se machucou e passa bem, o carro já foi retirado do buraco.

 

 


Fonte: Portal B1
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 3.534 votos e 70,65% dos votos válidos.


Para o Senado, Marcelo Castro teve 2.958 votos e 35,79%. E Ciro Nogueira teve, em Gilbués, 3.125 votos e 35,79% dos votos válidos.


Os três primeiros colocados para deputado federal, em Gilbués, foram: Paes Landim com 1.307 votos (25,44%). Iracema Portella com 928 (18,07%) e Capitão Fábio Abreu com 663 votos (12,91%).


Os três primeiros colocados para deputado estadual, em Gilbués, foram: Henrique Pires 1.127 votos (21,30%); Júlio Arcoverde com 702 (13,27%); e Lucy teve 416 votos (7,86%).

 

Comentar

A prefeitura de Gilbués tornou pública a realização de procedimento licitatório, nesta quarta-feira (01/08), na modalidade pregão presencial, tipo menor preço por lote e adjudicação de lote para contratação de serviço de hospedagem (com alimentação) no município, para atender as necessidades da prefeitura e suas secretarias.

De acordo com informações do edital, o valor unitário cobrado pelas diárias deve variar de R$ 150 a R$ 230 reais, durante 1 ano, totalizando R$ 56.100,00 (cinquenta e seis mil e cem reais).

 

 


Fonte: Tribunal de Contas do Piauí
Comentar

O município de Gilbués e mais 30 outros do estado do Piauí entraram na lista de municípios com menos de 50% na cobertura de vacinação contra a poliomielite, segunda o Ministério da Saúde.

As baixas coberturas vacinais, principalmente em crianças menores de cinco anos, acenderam uma luz vermelha no país. Em reunião com representantes de estados e municípios, o Ministério da Saúde alertou o risco que 312 cidades.

Vale destacar que a pólio é uma doença já erradicada no país. O dado foi divulgado pela coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI), Carla Domingues, durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), na última quinta-feira (28/06).

 

 

 


Fonte: Ministério da Saúde
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Mesmo com a contínua redução no número de casos de dengue, zika e chikungunya, dados da pesquisa entomológica do mosquito Aedes aegypti apontam que alguns municípios estão com alta infestação do vetor e têm risco para ocorrência de surto dessas doenças.

A pesquisa, realizada no mês de maio pelos municípios, foi apresentada nesta quinta-feira (28/06), pela Sala de Controle à Arboviroses, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Segundo o boletim da 25ª Semana Epidemiológica, houve uma redução de 92,3% dos casos de chikungunya em relação ao mesmo período de 2017, aonde foram notificados 3.714 de casos prováveis e este ano foram 285. Os casos de dengue também reduziram: ano passado houve 4.206 e em 2018, 1.206 casos notificados, representando uma redução de 70,5%.

 


Fonte: CCOM
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um grave acidente ocorreu entre os municípios Gilbués e Monte Alegre na madrugada dessa terça-feira (12/06), na BR-135, na região extremo-sul do estado. O acidente deixou duas vítimas fatais.

Segundo informações da Polícia Militar, o condutor da picape invadiu a pista contrária e colidiu de frente com o caminhão. Os dois motoristas ficaram presos nas ferragens e morreram no local.

O condutor da picape era Antônio Francisco de Souza Neto, açougueiro e morador da cidade de São Gonçalo do Gurgueia.

    Fotos: Divulgação/Portal Corrente

 


Fonte: Portal Corrente
Comentar

O prefeito de Gilbués, Leo Matos, marca presença em jantar na casa do senador Ciro Nogueira e da deputada federal Iracema Portella, em Brasília na noite desta quarta-feira (23/05).

Na ocasião estiveram presentes 83 prefeitos, presentes o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia, deputados federais Rejane Dias, Mainha, Júlio César, Paes Landim, ministro das Cidades, Alexandre Baldy, vice-governadora Margarete Coelho, deputados estaduais Júlio Arcoverde, Flora Izabel, Firmino Paulo, Georgiano Neto, Arão Martins, do Detran, vereador de Teresina, Venâncio, e o ex-presidente da APPM, Carlão, entre outros.

Os parlamentares aproveitaram a presença dos prefeitos na XXI Marcha à Brasília, realizada pela Confederação Nacional de Municípios – CNM, para organizar a confraternização.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um homem foi preso no município de Gilbués pelo Grupamento de Polícia Militar,na tarde dessa quarta-feira (07/02), após tentativa de homicídio contra a ex-companheira. O suspeito foi identificado por Carlos Augusto Pereira Ferreira, vulgo Corcunda de Notre Dame.

Segundo informações, a polícia foi acionada pela própria vítima após ter sofrido uma facada na lateral do abdômen. Durante a diligência, o agressor chegou a fugir, mas entrou em uma residência, onde foi capturado. Transferido  para a 10ª Delegacia Regional de Corrente, o acusado encontra-se preso.

Com ele foi encontrado o facão com o qual ele agrediu a vítima.

 


Fonte: Portal Gurguéia
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um trecho da BR-135 localizado no município de Gilbués está prestes a romper devido às fortes chuvas que caíram nos últimos dias, várias manilhas que compõem o sistema de escoamento de águas pluviais foram arrastadas.

Com isso, foi comprometido todo o processo normal do fluxo da água, com isso a cratera aberta avança, e com a continuação das chuvas esse trecho pode romper, principalmente pelo tráfego intenso de carretas e caminhões.

É necessário uma intervenção urgente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), no sentido de reparação desse bueiro para que se possa evitar um dano maior no local.

 


Fonte: Portal Gilbués
Comentar
Flagrados com maconha · 08/01/2018 - 10h46

Dois jovens são presos por tráfico de drogas em Gilbués


Compartilhar Tweet 1



Dois jovens foram presos em flagrante na manhã do último sábado (06/01) por tráfico de drogas. Os jovens foram identificados por Ruberlan e Chirley. A açãi foi realizada pelo Grupamento de Polícia Militar (GPM) de Gilbués, sob o comando do Sargento J. Carlos.

Segundo o Sargento J. Carlos, com eles foram encontrados com uma considerável quantidade de maconha, dinheiro e outros objetos, provavelmente provenientes da venda de drogas.

Ambos foram encaminhados para a 10ª Delegacia Regional de Corrente.

 


Fonte: Portal Corrente
Comentar

Municípios piauienses, localizados no sul e extremo sul do estado, deverão comparecer ao cartório eleitoral ou posto de atendimento próximo, para realizarem o recadastramento biométrico.

Os eleitores devem levar o título eleitoral , documentos originais e copias com foto e o comprovante de residência.

Foto:Portal SRN

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal SRN
Em Gilbués · 12/07/2017 - 13h01 | Última atualização em 12/07/2017 - 17h37

Dotação orçamentaria da secretaria municipal de turismo é aprovada


Compartilhar Tweet 1



Na última segunda-feira (10/07), a dotação orçamentária para a secretaria de turismo do município de Gilbués foi aprovada na Câmara municipal.

Com a aprovação desta matéria o município de Gilbués fará o cadastramento junto à secretaria de turismo do Piauí e ministério do turismo, inserindo Gilbués no Mapa do Turismo Brasileiro, projetos importantes para a cidade como pista de cooper ao redor do brejo, reforma da rodoviária e construção de praça poderão a partir de agora serem pleiteados pelo município de Gilbués.

Foto:Portal Gilbués

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Gilbués