Geral

Para expressar as necessidades · 16/09/2020 - 12h01

Usuários de barcos na travessia Teresina-Timon são ouvidos em pesquisa de transporte

Várias pesquisas ainda serão realizadas para levantar dados de como o sistema de transporte de pessoas e cargas funciona em Teresina


Compartilhar Tweet 1



Os usuários do sistema de transportes em barcos que fazem a travessia de Teresina a Timon estão sendo entrevistados nesta quarta-feira, 16, para a pesquisa de elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Sustentável de Teresina (PDMUS). A Prefeitura de Teresina está ouvindo os envolvidos no sistema de transporte para elaborar o PDMUS, principal instrumento de planejamento que vai nortear toda a política de transportes na capital pelos próximos 20 anos.

Várias pesquisas ainda serão realizadas para levantar dados de como o sistema de transporte de pessoas e cargas funciona em Teresina. Os levantamentos abordam as principais características dos deslocamentos, incluindo origem e destino, motivo da viagem, tempo de percurso, conexões com outros modos, facilidades e dificuldades na viagem.

Para o assessor técnico da Strans, Ricardo Freitas, as etapas de pesquisas são as mais importantes nessa fase de diagnóstico. “A população está sendo ouvida para poder expressar as suas necessidades e, com esses dados, teremos um diagnóstico real para subsidiar o planejamento de ações”, diz.

No processo de obter dados junto à população já foi realizada consulta pública com entidades, usuários e empresários do setor; pesquisa de origem destino nos terminais de integração e com ciclistas e caminhoneiros. Na pesquisa domiciliar foram levantados dados de 11 mil domicílios e ainda estão previstas as pesquisas de sobe e desce com usuários dos transportes coletivos; de origem e destino nos terminais de integração e de contorno com os motoristas nas BRs que dão acesso a Teresina.

Helder Paixão, coordenador da pesquisa, explica que a coleta de dados é analisada para compor o PDMUS. “Nossos formulários constam as formas de uso de cada tipo de transporte para compreender como cada um é utilizado. Esta semana iremos fazer outra pesquisa nas BRs de entrada da cidade com caminhões, carros e motos para identificar origem e destino”, adianta.

Plano Diretor
O Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável de Teresina (PDMUS) está sendo desenvolvido pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) desde outubro do ano passado. Nesse plano, sob forma de lei, irão constar os objetivos, metas e ações relacionadas à mobilidade urbana, a curto, médio e longo prazo (5, 10 e 20 anos).

O PDMUS irá abranger todo o município de Teresina, zona urbana e rural, considerando a inserção da cidade na Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) da Grande Teresina.


Fonte: Com informações da Ascom

Comentários