FIM DA PARCERIA COM A BAND -

TV Meio Norte começará com a \'programação local\' em agosto

Os meios de comunicação piauienses têm passado por mudanças significativas nos últimos anos. A intenção é ter uma programação cada vez mais local, aliando mais qualidade, entretenimento e velocidade na informação. As TVs Cidade Verde e Meio Norte, por exemplo, foram as que mais investiram neste conteúdo mais, digamos, regionalizado.

Seguem o conceito de TV piauiense, feita por piauienses e para piauienses. Neste sentido, deve sair já no próximo mês de agosto a primeira emissora com programação toda local, isto é, sem ser filiada ou depender do conteúdo nacional das grandes redes de televisão. É a TV Meio Norte, que hoje já ocupa quase todo o dia com programas feitos aqui, \'por cima\' de programas da Band.

A partir de agosto (data ainda não confirmada) a TV Meio Norte deverá se tornar a primeira emissora do Piauí a ter a sua propria programação, por todo o dia, com conteúdo independente. A informação foi confirmada pela coordenadora de produção da TV Meio Norte, jornalista Shirley Evangelista. Ela concedeu entrevista ao 180grausexplicando como vai ser essa programação local, completamente regionalizada.

\"\"/

Lívia Guimarães (diretora do Sistema Meio Norte) e Paulo Guimarães (dono da TV MN)

\'TV DO PG\'

A TV Meio Norte pertence ao empresário Paulo Guimarães e faz parte do Sistema de Comunicação Meio Norte. Ganhou, carinhosamente o apelido de \'TV do PG, ainda na década de 90. No ano de 1995 chamava-se TV Timon, inicialmente afiliada do SBT. Teve sua concessão na cidade manhense vizinha de Teresina, sempre no canal 7 (TV aberta em Teresina e em Timon-MA). A sua sede, hoje localizada no bairro Monte Castelo, zona Sul de Teresina, foi fundada em 1º de Janeiro daquele ano.

Em 9 de janeiro de 2000, a emissora troca a programação nacional do SBT pela programação da Rede Bandeirantes. A TV MN teria o contrato de afiliação não renovado pelo SBT, por conta das divergências entre as emissoras. Começava aí a polêmica da programação local. Por causa da exibição da programação toda feita no Piauí, o SBT reclamava que a MN teria de deixar os piauienses assistrem seus filmes, programas nacionais e etc. A MN teria se recusado e nem exibia, por exemplo, os filmes das tardes no meio da semana. É que a TV do PG não queria diminuir a grade de programação local. Rompido o contrato, a emissora conseguiu assinar com a Band e teve mais espaços, apesar de ainda hoje ser criticada por isso.

\"\"/

Sede da TV Meio Norte, na zona Sul de Teresina

PROGRAMAÇÃO LOCAL

A TV Meio Norte tem conhecimento das críticas, mas tem apostado em ter conteúdo todo local e vencer a concorrência nacional as poderosas Globo, Record, SBT etc no Piauí. Para se ter uma ideia, um programa como o do Beto Rego, o Ronda Policial, que inicia as 10h30 e vai até as 12h30 de segunda a segunda (são três horas de espaço) é campeão de audiência. Só em Teresina os picos ultrapassam a média da Globo, que está passando neste momento programas como Globo Esporte. É algo semelhante ao que faz a TV Diário, em Fortaleza (CE), que aplica sonoras goleadas na TV Globo no Ceará.

É por isso que a emissora aposta numa programação completamente local. No início dos anos 2000, a TV MN estreou vários programas, até mesmo de auditório, como o Sábado Show. Hoje tem mais programas jornalísticos do que de entretenimento. Só policiais, são três: além do Ronda Policial, tem o Bom Dia Meio Norte (apresentado por Ieldyson Vasconcelos) e o Patrulha (inaugurado há menos de um mês, apresentado por Pádua Araújo). Além disso, programas como o \'70 Minutos\', uma espécie de resumo dos principais assuntos do dia, o \'Olé\', esportivo da emissora, e o \'Revista Meio Norte, revista eletrônica, têm alcançado bons picos de audiência.

\"\"/

Estúdios da TV Meio Norte mostram redação ao fundo

COMO FUNCIONA HOJE

Shirley Evangelista diz que  a TV Meio Norte hoje funciona com quase todo o dia de programação local, mas respeita os horários da Band, que tem sua programação nacional. \"As atrações da nossa programação agregam valor a grade da emissora, que exibe produções locais as 6h30 e a vai até a noite, mais extamente às 19h20, que é quando começa o Jornal da Band\". Esse é o único programa da rede nacional é que é exibido diariamente. A regionalização já é fato, e deve acontecer até o segundo semestre deste ano. Segundo ela, a empresa está se estruturando e se articulando para que isso aconteça de forma mais tranquila possível, em agosto.

“Mas fechado programas e horários, a gente ainda não fechou. A programação ainda não tem dada certa para regionalização, a gente sabe que vai ser no segundo semestre, mas ainda não sabemos o dia. Para a TV se regionalizar vai precisar de toda uma estrutura diferenciada, por que vamos precisar de 24 horas de programação local, apesar de já termos uma programação local de 6h15m da manhã até 7h20m da noite. Mas para fechar a grade teremos que ter programas 24hrs e inclusive nos finais de semana, onde inclusive já temos programas terceirizados, que também são necessários para fechar a grade”, disse a coordenadora.

 \"\"

Tv Meio Norte e Band: fim da parceria

TELESPECTADOR QUER O CONTEÚDO NACIONAL

De uns tempos para cá, não são poucos os telespectadores que reclamam da falta de alguns programas da rede nacional da Band.  Em 2009, a emissora não exibiu o concurso Miss Brasil 2009, transmitida pela Rede Bandeirantes, por exemplo. Em vez disso a TV MN preferiu reprisar o programa Planeta Show, apresentado por Vanusa Coelho e Maia Veloso. A não exibição provocou revolta dde muita gente, que reclamou através de emails, cartas e comentários via Twitter. O sucesso em audiência da Band, o programa CQC (Custe o Que Custar) chegou a ser exibido gravado, com duas horas de atraso da rede nacional. Mais pessoas reclamaram.

E por aí vai: programas como a \'Liga\', \'Brasil Urgente\' e tantos outros não são exibidos no Piauí. O telespectador fica na bronca. A TV Meio Norte prefer fazer vista grossa para as críticas e aposta alto na programação local. Shirley Evangelista explica que o objetivo de regionalizar a TV é justamente mostrar a cara dos piauienses. Segundo ela, a maioria das pessoas concordam com uma TV 100% regional. “Acho que a maioria da população concorda em ter uma TV que mostra nossa gente, nossos talentos. Acho que se você for fazer uma pesquisa a maioria das pessoas concorda com essa regionalização, claro que existem aquelas pessoas que gostam de algum outro programa da rede nacional mas acho que isso é uma minoria”, disse.

\"\"

Programas da TV Meio Norte: programação local

MUDANÇA AINDA É GRADUAL

Shirley Evangelista disse que atualmente a TV Meio Norte é a única no Piauí com uma grande programação local. \"Não existe nenhuma outra TV do Piauí com uma grade de programação tão grande quanto a da Meio Norte. E agente viu que existe mercado. É um desafio que o nosso presidente (Paulo Guimarães) resolveu encarar, enfrentar. Não teve uma briga, uma quebra de contrato, um conflito (com a Band). Pelo contrário, a gente foi tomando o espaço, preenchendo a programação e percebemos a necessidade, que tem a procura das pessoas. O telespectador gosta\".

Mesmo em meio a reclamações de telespectadores , o contrato de afiliação entre a TVMN e a Band foi mantido. Seria até o fim da Copa de 2010,  mas segue até que a MN se organize para dar início ao grade projeto de regionanlizar-se. Shirley disse que a Meio Norte e a Band não vão acabar a parceria. A emissora nacional passará a ser exibida no canal 19 (TV aberta - Teresina) e a piauiense, com todo conteúdo local, será exibida no canal 7. Mas ela deixa bem claro: não é para agora esta mudança Vai ser gradual.

\"\"/

Redação da TV Meio Norte

E AS MUDANÇAS JÁ COMEÇARAM

Como forma de começar a investir na regionalização da TV. A emissora está trabalhando para instalar o sistema digital e alguns programas de maior audiência como o \'Ronda do Povão\', apresentado por Beto Rêgo, já ganham cenário novo. A jornalista que apresenta o programa ‘70minutos’, Maia Veloso, já anunciou que também terá um novo cenário para seu programa. O novo programa da casa, o Patrulha, estreou com cenário feito todo no computador.

A emissora está com um projeto de trocar todos os cenários, “não só o do Ronda, ou 70minutos, mas também o estúdio da Revista Meio Norte, o Agora e muitos outros, como parte da mudança que está sendo feita”. As alterações devem iniciar até o fim deste mês de julho. Shirley explicou que é normal que se tenha atrasos devido às datas de entrega do material. \"Por isso não dá para  a gente prever algo pra agora, o dia, o horário\", argumentou.

\"\"/

Programa de Beto Rego, o Ronda, foi o 1º a ganhar cenário novo

CONTRATAÇÕES E GRADE DE PROGRAMAÇÃO

Ainda por conta de regionalização e do aumento do número de programas produzidos dentro e fora da emissora, a TV MN irá contratar mais profissionais. Por enquanto está sendo feito um banco de dados, com os currículos que estão sendo recebidos. Shirley não quis adiantar, mas a direção da empresa tem tentado contratar outros novos e conhecidos nomes do jornalismo local. Também novos nomes têm aparecido na emissora. É o exemplo dos jornalistas Marcos Melo, Wrias Moura, Raquel Dias e Suyane Pessoa. Na direção geral quem comanda ´a filha de Paulo, Livia Guimarães. Como diretor de jornalismo está José Osmando.

A seguir, todos os programas da grade atual da TV Meio Norte:

* Dicas do Ela, vendas. Todos os dias, durante a programação,com Vanusa Coelho.

* MN Ofertas, vendas. Todos os dias, durante a programação, com Diógenes Macêdo e Ieldyson Vasconcelos.

* Bom Dia Meio Norte. De segunda à sexta, 7hs, com Ieldyson Vasconcelos.

* Revista Meio Norte. variedades. De segunda à sexta, 8h40, com Vanusa Coelho.

* Ronda. De segunda à sexta, 10h35, com Beto Rêgo.

* Agora. De segunda à sexta, 12h30, com Silas Freire e Elizabeth Sá.

* Super Top. De segunda à sexta, 14h30, com Wrias Moura.

* Olé.com. De segunda à sexta, 16h40, com Beto Rêgo.

* Patrulha. De segunda à sexta , 17h10 com Pádua Araújo

* 70 Minutos. De segunda à sexta, 18h10, com Maia Veloso.

* Inside TV*. Terça, 22h, com Rivanildo Feitosa.

* Canal Saúde*. Quinta, 22h, com Karla Berger.

* Em Cena. Sexta, 22h, com Cinthia Lages.

* TV Auto Show. Sábado, 9h, com Beto Rêgo.

* 100 Milhas*. Domingo, 10h, Kerly Soares e Maria Elvira.

* BLITZ TV. Domingo ao meio dia. Quinta e Sábado, 20h30.

* Caminhos e Trilhas*. - com Juarez França e Vicente Júnior.

* Kalor na Noite. - com Guilherme Pacheco, Aline Noleto, Suyanne Pessoa e Elayne Leonel.

\"\"/

Auditório Carlos Jansen: TV MN vai voltar a exibir programas aqui

QUAIS OS PROJETOS PARA O FUTURO

Shirley Evangelista garantiu que nenhum programa deve sair do “ar” até a mudança para a programação local e que ainda não há nada definido para novos programas. “O sistema Meio Norte, está aberto a parcerias com programas terceirizados, claro, passando pelo nosso nível de padrão. Mas vai ter muitas parcerias, muitos programas da casa”.

O Auditório Carlos Jansen, que foi usado para um dos sucessos da história da TV Meio Norte,  que já foi apresentado, entre outros, pela simpática Maia Veloso, voltará  a ser usado. Localizado na Avenida Barão de Castelo Branco, na zona Sul de Teresina, foi palco de grandes programas e na semana  passada foi usado para o primeiro debate com os candidatos a governador do Piauí. O espaço, inclusive, passou por uma reforma. Na fachada do prédio foi instalada uma nova logomarca. O local está sendo reativado. \"Carlos Jansen era um estúdio voltado para programas de auditório, e será utilizado quando a regionalização da emissora se efetivar. No local haverá programas de auditório, para que o espaço seja utilizado nos finais de semana. O debate realizado no auditório foi para começarmos com o pé direito\".

REPÓRTER:Katylenin França

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco