Geral

Tecnologia em destaque · 06/10/2014 - 06h16

Testamos o Positivo S380, o smart Android com preço surpreendente

Tivemos a oportunidade de testar o aparelho, e você confere as primeiras impressões agora


Compartilhar Tweet 1



O Positivo S380 é um smartphone Android de entrada com preço surpreendente. Custando R$ 299, ele conta com especificações bastante razoáveis. Tivemos a oportunidade de testar o aparelho, e você confere as primeiras impressões agora. Afinal, vale a pena desembolar esse valor pelo S380?

Para fazer uma avaliação justa, devemos colocar o aparelho em perspectiva. Em matéria de custo-benefício, é difícil bater o S380. Estamos falando de um aparelho dual-chip com Android 4.4, câmera traseira com flash e frontal VGA, e processador dual-core de 1 GHz. Na mesma faixa de preço, temos o Galaxy Young Plus Duos TV, o Nokia Asha 500 e o LG L1 2, e todos ficam atrás da novidade Positivo em um quesito ou outro.

A experiência de uso, à primeira vista, também não ficou lá muito atrás. Ele é um aparelho pequeno, com tela de 3,5 polegadas de baixa resolução (é possível ver todos os pixels), bem menor do que a maioria dos lançamentos atuais. Não tem um dos designs mais primorosos, mas está longe de ser feio. Na parte inferior, aliás, um detalhe quadriculado, ao estilo da traseira do Nexus 4, chama a atenção.

Ele encaixa bem na mão, apesar de ser ligeiramente "gordinho". A traseira é de um plástico poroso que impede que ele escorregue facilmente. Ela, aliás, é bem simples, com destaque apenas para a câmera de 3,2 megapixels com flash - o que é impressionante para um smartphone dessa faixa de preço -, e o logo da Positivo. A câmera frontal tem qualidade apenas VGA, o que não deve resultar nos melhores selfies do mundo.

Testamos o sistema na transição de telas e ao rodar alguns aplicativos. O Positivo S380 não fez feio na navegação, e em parte isso se deve à presença do Android 4.4 KitKat, que é notoriamente mais leve que seus antecessores. Ele deu umas leves engasgadas na hora de rodar vários aplicativos simultaneamente em segundo plano, mas nada que já não estivéssemos esperando.

Fecham as especificações do S380 os 4 GB para armazenamento de arquivos (mesma capacidade do Moto E, da Motorola), que podem ser expandidos via cartão microSD. Além do processador dual-core, ele tem 512 MB de RAM, o que garante o desempenho razoável em tarefas cotidianas.

Em linhas gerais, podemos dizer que o Positivo S380 é uma das melhores opções do mercado quando o assunto é celulares de até R$ 300. Trata-se de uma boa escolha para quem procura seu primeiro smartphone, e não é tão mais caro do que celulares comuns. Ele é capaz de rodar os principais apps do mercado, como Facebook, WhatsApp e Instagram, o que deve ser suficiente para muita gente.


Fonte: Com informações do Tech Tudo