Nas regiões mais periféricas -

Teresina terá oito unidades básicas de saúde funcionando até 21h

A partir do mês de setembro, a prefeitura de Teresina irá implementar o funcionamento em terceiro turno nas Unidades Básicas de Saúde. A princípio, oito unidades terão atendimento entre 17h e 21h.

Segundo o prefeito Firmino Filho, no momento será dada prioridade para as unidades que ficam mais distantes dos hospitais existentes na capital, a exemplo dos bairros Irmã Dulce, Portal da Alegria e Planalto Uruguai. 

    Foto: Divulgação/PMT

"Entendemos que as UBSs que devem abrir no período noturno são as mais distantes dos hospitais existentes na cidade. Nós temos 11 hospitais e três UPAs, então é importante que as unidades abertas sejam aquelas onde por perto não tem hospital. Estamos negociando com o Ministério da Saúde que lógica vamos adotar, se adotamos esta lógica local e ao mesmo tempo garantindo que o financiamento federal possa existir também", explica Firmino.

A questão foi debatida na manhã desta quinta-feira (29) no Encontro Municipal para o Fortalecimento da Atenção Básica, que acontece na Fundação Municipal de Saúde. O encontro tem a participação de Otávio Pereira D’ Avila, diretor do Departamento de Saúde da Família da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, que defende a implementação do terceiro turno.

"Vamos apresentar a proposta e discutir possibilidades de readequação de rede. Também vamos apresentar outras agendas do Ministério da Saúde, reformas importantes como a própria questão do financiamento da atenção primária", explica.

Com informações da PMT

Comentários

Trabalhe Conosco