Geral

Projeto Conexões Ibram em THE · 05/05/2012 - 13h21

Teresina recebe projeto da área museológica nos dias 16 e 17/05

As discussões girarão em torno de temas-chave para a atual política dos museus


Compartilhar Tweet 1



O Piauí recebe, nos dias 16 e 17 de maio, o Conexões Ibram, projeto de pactuação das políticas de Cultura na área museológica envolvendo todos os estados brasileiros. As discussões girarão em torno de temas-chave para a atual política dos museus e elaboração de agendas de trabalho específicas. Os interessados em participar poderão se inscrever no Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes, ou pelo telefone 32221-6027.

Serão debatidos temas como o Programa iMuseus – construção de rede de informações do setor museal, o Estatuto de Museus, o Plano Nacional Setorial de Museus, a integração de ações públicas voltadas para o patrimônio cultural em risco, o Programa Pontos de Memória e as estratégias de fomento e financiamento aos museus, além da pauta do legado cultural dos megaeventos esportivos para o setor museal.

Já foram contemplados com o projeto a Bahia, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Paraná e Alagoas. Em junho, as reuniões serão em Pernambuco e Goiás. Em agosto é a vez de Pará, Santa Catarina e Maranhão. O Rio de Janeiro recebe o Conexões em setembro.

A iniciativa é do Instituto Brasileiro de Museus, instituição vinculada ao Ministério da Cultura (Ibram/MinC), com o objetivo de estender as políticas públicas do setor para museus estaduais e municipais, mediante a construção de uma agenda comum de trabalho.


Fonte: Com Informações Da Fundac