Baixão das Canoas devastado -

Serra da Capivara | "Perda inestimável da biodiversidade", lamenta secretário sobre incêndio

Por Apoliana Oliveira

O incêndio que no fim de semana atingiu a região do Parque Nacional Serra da Capivara, foi controlado pelas equipes do Corpo de Bombeiros, brigadistas e voluntários, que trabalharam durante toda a madrugada, para evitar que áreas de preservação fossem alcançadas pelas chamas. Contudo, o secretário de Meio Ambiente de São Raimundo Nonato, Andre Santos, afirmou que a situação ainda é de alerta, principalmente neste início de tarde, devido às altas temperaturas e o vento forte. As equipes permanecem no local de prontidão, e fazendo rescaldo de áreas cujas chamas já foram controladas.

Segundo o secretário, o local mais atingido fica entre a Serra Vermelha e a Serra dos Gringos, região conhecida como Baixão das Canoas. Segundo ele, toda a área, uma das mais visitadas por turistas, foi reduzida a cinzas. “Uma perda inestimável da biodiversidade”, lamentou André Santos.

Ainda não há uma dimensão exata de toda a área atingida pelas chamas. O secretário informou que as equipes sobrevoam a região com a ajuda do fotógrafo André Pessoa, que também ajuda com drones, sobrevoando os locais do incêndio e fazendo registros da destruição causada pelo fogo. Aeronaves do governo do Maranhão também foram cedidas para auxiliar nos trabalhos.

São pelo menos 50 pessoas trabalhando incansavelmente. Uma viatura dos Bombeiros foi deslocada para a ocorrência, mas serviu apenas para o transporte dos militares. O local onde o incêndio foi registrado é de difícil acesso, e bombeiros e brigadistas têm de andar até 18 km para combater as chamas.

Foto de arquivo de André Pessoa mostra a exuberância da região do Baixão das Canoas, boa parte consumida pelo incêndio
Foto de arquivo de André Pessoa mostra a exuberância da região do Baixão das Canoas, boa parte consumida pelo incêndio 

Além da prefeitura de São Raimundo Nonato, as equipes tem ainda o apoio da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), do ICMBio e do Iphan. “Gostaria também de agradecer o apoio da população e de todos os que se disponibilizaram a ajudar neste momento, fornecendo água, alimentos, para os brigadistas que estavam atuando no combate às chamas”, agradeceu o secretário.

Comentários

Trabalhe Conosco