Geral

255 apreensões de drogas · 25/09/2019 - 17h31

Semcaspi apresenta resultados do programa Vila Bairro Segurança

O objetivo do Vila Bairro Segurança é promover a inclusão social dos setores mais vulneráveis para reduzir índices de violência e aumentar a segurança


Compartilhar Tweet 1



O prefeito Firmino Filho recebeu, nesta quarta-feira (25), o secretário Samuel Silveira, autoridades e representantes dos diversos órgãos envolvidos no programa Vila Bairro Segurança para a primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI). Na ocasião, foi apresentado o monitoramento dos resultados obtidos em 18 meses da vigência do Programa, que é articulado pela equipe de assistência técnica de Políticas Integradas da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e diversos parceiros.

O objetivo do Vila Bairro Segurança é promover a inclusão social dos setores mais vulneráveis para reduzir os índices de violência e aumentar a sensação de segurança em Teresina. O prefeito Firmino Filho ressaltou a importância das parcerias e da divulgação dos dados do projeto no intuito de prestar contas à população.

    Ascom/Semcaspi

“É um aprendizado institucional que ajuda os envolvidos nesse problema, que não tem uma causa única, é multissetorial. Não devemos ficar omissos diante dos novos desafios, temos que mostrar nossa iniciativa embasada em evidências e experiências. Estamos criando um bom trabalho que deverá marcar a história de muitas comunidades da cidade de Teresina”, afirmou o prefeito.

O Secretário Samuel Silveira destacou os resultados obtidos a partir das articulações de políticas públicas entre a Semcaspi e os órgãos que atuam no desenvolvimento de frentes de proteção e prevenção à violência, como Strans, SDU Centro Norte, Guarda Civil Municipal, I Vara da Infância e Juventude, Conselho Tutelar e Polícia Militar.

“Com base nessas análises dos dados e resultados positivos apresentados, visamos a expansão do Vila Bairro Segurança, ampliando os projetos já em execução e também criando o Observatório da Violência, que servirá para pesquisas, monitoramento do impacto das ações de prevenção e melhoramento das políticas públicas de segurança no município”, disse o secretário.

Dados do relatório

O programa Vila Bairro Segurança foi lançado em 2018 e já alcançou a marca de 92.016 mil habitantes atendidos em 13 bairros da zona Norte de Teresina. Nas ações da frente de prevenção, a Semcaspi com diversas parcerias possibilitou a revitalização de 5 praças, onde 3.075 populares participaram de atrações culturais com o projeto “Meu Bairro é Vivo”, 125 jovens foram capacitados para o mercado de trabalho através do projeto “Sou Capaz”, 101 servidores participaram de capacitação em prevenção da violência através do “Teresina Pela Paz”, 2.259 alunos do 6º ao 9º ano participaram de oficinas de prevenção da violência com o projeto “Paz na Escola” e 3.774 alunos do 1º ao 5º ano estiveram em oficinas de prevenção às drogas com o programa “Educando para prevenir”.

A Guarda Civil Municipal que é responsável pela operacionalização do programa já realizou 255 apreensões de drogas, 1.281 notificações por infração de trânsito, 493 remoções de veículos, 6 apreensões por armas de fogo, 176 abordagens a crianças e adolescentes em bares, 9 veículos recuperados, 132 notificações, auto de infração de bares e 14.163 abordagens.


Fonte: Com informações da PMT

Comentários