Gestão de recursos hídricos -

Semar promove debate sobre Segurança de Barragens

A segurança das barragens no Estado do Piauí foi tema de reunião entre Auditores da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semar) e bolsista da Agência Nacional de Águas (ANA). Durante o debate, o engenheiro civil, Pedro Benjamin Carreiro, bolsista do Ipea/ANA apresentou a equipe de Recursos Hídricos da Semar, um Plano de Trabalho relativo ao Aperfeiçoamento de Ferramentas Estaduais de Gestão de Recursos Hídricos no âmbito do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão).Esse trabalho é um reforço ao cumprimento das metas de Segurança de Barragem elencadas no “Pacto Progestão II ANA-Semar”.

Segundo o pesquisador, o projeto visa melhorar e fortalecer as ferramentas e instrumentos de gestão de recursos hídricos dentro do Estado. "O foco é o órgão gestor, no caso a Semar, mas os objetivos também se estendem a empreendedores e a sociedade civil como um todo”, ressalta.

O projeto financiado pela ANA/Ipea, desenvolvido dentro da Semar, deve nortear as ações relativas ao tema Segurança de Barragens no Estado do Piauí nos próximos anos. “Ele envolve a elaboração de um manual de procedimentos e padronização de fiscalização e inspeção. Estabelecendo práticas e procedimentos para que a fiscalização seja mais eficaz, determinando diretrizes claras a se seguir na área de segurança de barragem”, acrescenta Pedro Benjamin.

Na ocasião, o auditor fiscal ambiental André Nogueira apresentou um protótipo do "Portal Barragens do Piauí", uma ideia do próprio auditor para melhorar a transparência em relação aos reservatórios do estado, com identificação de todos os dados relevantes para conhecimento da sociedade e empreendedores.

Fonte: Com informações da Ccom

Comentários

Trabalhe Conosco