Geral

Mobilidade Social · 16/05/2011 - 02h12

Semana de Arquitetura e Urbanismo apresentou projetos para Teresina

O evento contou, ainda, com a presença do Prefeito de Teresina Elmano Férrer


Compartilhar Tweet 1



Finalizada com êxito mais uma edição da Semana da Arquitetura e Urbanismo, que foi organizada pelo ICF e apresentou discussões importantes para Teresina, sobre os projetos de relevância social, como o patrimônio histórico da cidade, a Acessibilidade nas ruas, a formação profissional; construindo, assim, para a cultura e a consciência preservacionista em todos que participaram do evento.

Com o tema Mobilidade Social, a semana trouxe importantes assuntos para a realização de suas palestras. Um deles, Acessibilidade, proporcionou aos participantes a oportunidade de vivenciar a situação por qual passam pessoas com necessidades especiais ao se locomoverem pela cidade. Na vivência programada para este tema, eles fizeram uma trajetória da faculdade, local onde estava acontecendo o evento, até o Shopping Riverside em cadeiras de rodas, muletas e vendas nos olhos (representando os cegos), com o objetivo de verificar se as ruas e locais de visitação pública estão com seus espaços e áreas adequados para a movimentação desses portadores de deficiência física.

Para a coordenadora do curso de arquitetura, professora Ana Lúcia, o principal objetivo da Semana foi despertar o interesse dos futuros arquitetos pelos problemas sociais, sob a ótica da profissão. “Com as vivências adquiridas em um evento como a este, chegamos ao propósito de ultrapassar o campus e alcançar a população. Estreitamos as relações com alunos, professores, profissionais da área e dividimos conhecimento com a sociedade”, destacou a professora.

O evento contou, ainda, com a presença do Prefeito de Teresina Elmano Férrer, que falou sobre “Projetos Estruturantes para Teresina”, temática explorada em seguida pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e professor do ICF, João Alberto. O gestor municipal ressaltou a importância das instituições de ensino superior em se tornar “Centros de Excelência” na formação de profissionais capazes de contribuir com a administração pública, de forma que possam atender às aspirações da população. Sua declaração foi reforçada durante a palestra do Secretário de Desenvolvimento que ratificou a importância de se compreender que, o desenvolvimento urbano pede uma parceria entre gestor público e população.

No encerramento, houve a apresentação do projeto Urbanização para a Vila da Paz, de conclusão de curso do ex-aluno do ICF, Anderson Mourão, que teve seu trabalho premiado pelo concurso Habitação Popular da Caixa Econômica Federal, e que também será financiado pela prefeitura de Teresina, para execução na cidade.

Após 04 dias de discussões em palestras, vivências, oficinas ministradas por especialistas como engenheiros e arquitetos, os participantes saíram satisfeitos com as informações adquiridas. A estudante de arquitetura, Conceição Veloso, afirmou que a semana serviu para atualizar seus conhecimentos e proporcionou interação com a população da cidade, debatendo temas de interesse público, além dos vários trabalhos apresentados. Segundo a aluna, foi uma ótima forma de se aprender com a prática.

A Semana de Arquitetura e Urbanismo já faz parte da agenda da cidade e do calendário acadêmico da faculdade, que salta os muros para viver a extensão como prática de aprendizado.


Fonte: Ascom