Mais de R$ 3 milhões -

Seduc libera recursos para manutenção de escolas estaduais

As escolas da rede estadual do Piauí vão receber, ainda nesta quarta-feira (1°), o repasse financeiro do Pactue, Programa de Autonomia, Cooperação e Transparência das Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino do Piauí. A medida visa assegurar as condições mínimas de funcionamento e manutenção durante a vigência do decreto de n° 18.913, que prorroga, até o dia 30 de abril, a suspensão das aulas da rede.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai liberar recursos na ordem de R$ 3.669.033,00 para as escolas, com base no resultado oriundo do levantamento da situação da rede escolar, consolidado na Unidade de Gestão e Inspeção Escolar e conforme checklist apontando as necessidades para o início do ano letivo de 2020.

Para o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, o repasse financeiro dará celeridade em ações pedagógicas dessas escolas. “Com o decreto expedido pelo Governo do Estado, que dá seguimento ao isolamento social, as escolas continuarão fechadas, mas a Seduc destinou o Pactue às escolas, com prioridade para reprodução de material como roteiro de estudo e atividades relativas à educação a distância e, assim, aos alunos que tenham maior dificuldade de acesso à internet para que consigam ter o acompanhamento dos professores neste período”, disse o gestor.

O repasse financeiro destina-se à cobertura de despesas com o valor básico, a ser aplicada na manutenção regular da escola, manutenção de anexos vinculados à escola, entre outros itens listados que compreendem aquisição de gás, água e utensílios.

“Liberamos o Pactue para ações como pequenas reformas após o período da chuva, dedetizações e eventuais reparos para que as escolas estejam bem cuidadas e estruturadas quando as aulas presenciais retornarem”, disse Ellen Gera.

O secretário informou ainda que, nas situações de distribuição nas unidades escolares do material didático para acompanhamento das aulas remotas, a equipe gestora deverá priorizar a aquisição de equipamentos de proteção individual.

“Como em eventuais situações em que necessitam se dirigir às escolas para distribuição do material pedagógico, será aconselhado aos gestores a compra de materiais, com prioridade de execução em itens de prevenção ao coronavírus, como álcool gel, máscaras, material de limpeza e outros insumos de proteção individual”, pontua Ellen Gera.

Fonte: Com informações da Ascom

Comentários

Trabalhe Conosco