Jornalistas Premiados -

Revista que combateu censura ao 180 é homenageada pela OAB do Rio Grande do Sul

 

Do Portal 180 Graus

_______________

_Entrega do prêmio ocorrerá próximo dia 12 de dezembro na sede da OAB no Rio Grande do Sul

___________________

 

A OFENSIVA DO DIREITO A TER LIBERDADE DE EXPRESSÃO

A revista Pensamento, do Rio Grande do Sul, cujo publisher, Tiago Lobo, em sinal de protesto, sustentou em sua página eletrônica todas as matérias do jornalista Rômulo Rocha censuradas em meio à cobertura do escandaloso caso de corrupção denominado de Caso Idepi, será homenageada pela OAB do Rio Grande do Sul.

Após a polêmica envolvendo o jornalista do Portal 180graus, titular do Blog Bastidores, a Pensamento produziu uma edição especial denominada de Censura Jamais, e dedicou mais de 100 páginas a combater a censura no Brasil imposta entre outros, pelo poder judiciário.

Nomes como Tiago Mali, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), Marco Antônio Villa Lobos, Luiz Cláudio Cunha, Elmar Bones, participaram da publicação.

Nela foram expostos os números da censura no Brasil, quem tenta calar a internet, artigos sobre a censura no país e seu histórico de calar e intimidar a imprensa, além do uso da truculência, entre outros artifícios para censurar.

_Uma das fortes imagens usadas pela publicação...

 

RÔMULO ROCHA TRATOU DO POLÊMICO CASO IDEPI E ATAQUES DA EX

O jornalista do Portal 180 Rômulo Rocha em um artigo de 7 páginas, disponibilizado abaixo, evidenciou na publicação premiada como um casal de empreiteiros vencedores de licitações milionárias e suspeitas – incluindo uma ex-namorada do jornalista, usou o aparelho estatal para perseguir e difamar o profissional de imprensa - que cobre unicamente o chamado Caso Idepi, esquema de desvios de milhões de reais em recursos públicos através de estradas vicinais no ano eleitoral de 2014, no apagar das luzes do governo Zé Filho. Também expôs a censura imposta pela juíza Lygia Sampaio.

CASO IDEPI

O esquema é investigado pelo Ministério Público (MPE) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Já há quebras de sigilos telefônicos e bancários.

O caso é conduzido pelo conselheiro Delano Câmara na Corte de Contas e o pelo promotor Fernando Santos no MPE.


______VEJA A ÍNTEGRA DO ARTIGO DA REVISTA PENSAMENTO PUBLICADA PELO JORNALISTA DO 180

A trama para calar: revista do Rio Grande do Sul dedica sete páginas à censura imposta ao 180

Comentários

Trabalhe Conosco