Geral

Saúde em destaque · 04/08/2020 - 14h00

PMT oferece atendimento exclusivo para servidores da rede hospitalar com suspeita de Covid-19

Uma equipe acompanha a evolução da melhora dos sintomas ou necessidade de reavaliação médica para que o servidor possa retornar as suas atividades


Compartilhar Tweet 1



Profissionais da rede hospitalar de Teresina que estão trabalhando no enfrentamento da Covid-19 e apresentem sintomas gripais agora contam com uma unidade exclusiva para atendimento. O Núcleo de Assistência ao Servidor – NAS, montado pelo Hospital do Satélite e SAMU de Teresina, prevê o diagnóstico precoce da doença para dar apoio médico, psicológico e promover a reinserção segura dos profissionais ao trabalho após a alta médica.

De acordo com Gina Nogueira, diretora do Hospital do Satélite, as ações do NAS auxiliam na redução da transmissibilidade, prevenção e controle da disseminação do coronavírus entre servidores e familiares. As consultas médicas são realizadas no Ambulatório do Hospital do Satélite, de segunda à sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, após agendamento através do telefone 86 8139-1289.

“Os servidores que apresentarem sintomas gripais devem entrar em contato via WhatsApp, relatando data do início e quais sintomas apresentados, seus dados pessoais e cartão SUS para agendar consulta. No NAS, eles recebem atendimento médico e de enfermagem, suporte psicológico e, caso seja necessário, realizam exames e recebem a medicação”, explica.

Após o atendimento presencial, os profissionais são incluídos no telemonitoramento. Uma equipe acompanha a evolução da melhora dos sintomas ou necessidade de reavaliação médica para que o servidor possa retornar as suas atividades laborais com segurança.

“Se os servidores apresentarem sintomas gripais no turno da noite e finais de semana, eles também podem se dirigir à uma Unidade Básica de Saúde direcionada a este tipo de atendimento ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima de sua residência”, acrescenta Gina Nogueira.

O NAS é formado por equipe Médica, Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros e Psicólogo. Também conta com serviço de suporte para realização exames laboratoriais e raio x.


Fonte: Com informações da PMT

Comentários