Geral

Na sede do Tribunal de Justiça · 05/04/2013 - 12h59

Piauí se torna o 6º estado brasileiro a realizar o casamento homoafetivo

Quatro duplas femininas participaram da solenidade em Teresina


Compartilhar Tweet 1



Nesta quarta-feira (05/04) o Tribunal de Justiça do Piauí, na região central de Teresina, foi palco do primeiro casamento civil entre pessoas do mesmo sexo em território piauiense.

A inédita cerimônia começou por volta das 11h40 e contou com a participação de quatro duplas femininas que tiveram a relação oficializada pela juíza Zilnéia Barbosa.
Para Marinalva, diretora do Grupo Matizes, o acontecimento trás muita alegria. “Estamos felizes e gratificados com essa conquista”, disse ao 180graus.

SENSAÇÃO DE CONQUISTA
De acordo com o Grupo Matizes, a cerimônia de casamento civil homoafetivo é um avanço na luta dos direitos LGBT no Brasil, uma vez que o Piauí se torna o sexto estado a regimentar esse tipo de casamento. “É um acontecimento marcante no Piauí, que dizem que está sempre atrasado, mas foi um dos primeiros a conquistar esse direito. É uma solenidade histórica, um divisor de águas esse momento”, destaca a noiva Virginia.

Durante discurso, a juíza Zilneia Barbosa abordou o fato de que, a partir de agora todos os pedidos para a realização de casamentos homoafetivos que chegam aos cartórios piauienses deixam de depender do entendimento individual de cada juíza, passando a obedecer os critérios estabelecidos pelo Provimento nº 24/2012.

A CERIMÔNIA
O evento contou com o apoio de vários grupos, além do Matizes, que militam no movimento LGBT em outras cidades e outros estados do Brasil. Várias autoridades políticas e civis piauienses estiveram presentes, como o presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Rodrigo Martins (PSB), acompanhado da, também vereadora, Graça Amorim (PTB). O deputado estadual petista Fabio Novo também foi um dos parlamentares que compareceu à solenidade.

VEJA AS FOTOS


Lenilda e Sandra Marques ficaram felizes em poder se casar


Dupla Sandra Jenifer e Natalia Gomes participam do inédito casamento no estado


Maria de Lourdes e Rosa receberam presentes ao se casarem


Desembargador Paes Landim discursou no início da cerimônia


Marinalva, diretor do grupo Matizes acompanhou tudo


Autoridades estiveram presentes como Rodrigo Martins (PSB) e Graça Amorim (PTB)


Deputado estadual Fabio Novo (PT) também marcou presença na solenidade


Desembargador Paes Landim e juiza Zuneia se cumprimentam ao fim da cerimônia 


Desembargador recebe os cumprimentos de Fabio Novo


Virginia e Maria Alexandra foram a quarta dupla a se casarem

Momento em que elas assinam o termo de casamento