Geral

10 barragens serão avaliadas · 23/04/2019 - 09h00

Piauí deve contar com usinas de energia solar em barragens; será feito um estudo

A ideia é aproveitar melhor a reserva de água, gerando energia para abastecer arranjos produtivos


Compartilhar Tweet 1



O Governo do Piauí vai encomendar um estudo de viabilidade para implantação de usinas fotovoltáicas (energia solar) em barragens espalhadas pelo estado. O governador Wellington Dias discutiu o tema nessa segunda-feira (22), em audiência com o deputado estadual Francisco Costa (PT). A ideia é aproveitar melhor a reserva de água, gerando energia para abastecer arranjos produtivos. 

“A barragem de Boa Esperança, em Guadalupe, foi escolhida para um projeto diretamente com o governo federal, que abriu a possibilidade com esse mesmo know how, tratarmos por meio de parceria público-privada, as barragens de Salinas e Poço de Marruás”, pontuou o governador.

Existem cerca 10 barragens de maior volume no Piauí. Elas serão avaliadas tecnicamente antes de qualquer definição. Francisco Costa sugeriu a barragem de Salinas, em São Francisco do Piauí, para o projeto piloto.

“Estaríamos consorciando a geração de energia agregado a um projeto produtivo na área de irrigação, viabilizando uma estrutura como essa, gerando emprego e oportunidades”, explicou o parlamentar. 

O estudo de viabilidade do projeto deve ser desenvolvido pela Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc).


Fonte: Com informações da Ascom

Comentários