Compra Certa -

Os 10 carros de manutenção mais confiáveis e baratos do Brasil

Mecânico consertando carro.
Mecânico consertando carro.


Na hora de comprar um veículo, principalmente se for um usado, é preciso considerar os possíveis gastos, tanto os custos da manutenção, o combustível, o preço do seguro do carro, entre outros. Neste ponto, é importante considerar os defeitos mais comuns que possui um modelo e quanto pode custar.

Lamentavelmente, não existe um carro perfeito, mas alguns apresentam defeitos que são de rápida solução, além de não exigir investimentos importantes por parte do proprietário. Assim, a busca pode ser mais simples se considerarmos os veículos que não geram muitas dores de cabeça aos seus proprietários. Entre eles, encontramos os seguintes modelos:
 

1. Chevrolet Onix

2. Fiat Palio Fire

3. Honda Fit

4. Hyundai Creta

5. Hyundai HB20

6. Nissan Versa

7. Renault Logan/Sandero/ Duster

8. Toyota Etios

9. Toyota Yaris

10. Volkswagen Up!


O Chevrolet Onix de primeira geração (2012-2021) é um dos automóveis mais revendidos no país, mesmo sendo um dos veículos mais utilizados por motoristas de aplicativos e um dos mais escolhidos pelas locadoras.

Os modelos fabricados entre 2012 e 2016 podem apresentar ruídos no sistema de direção hidráulica. Outro problema que o comprador deve verificar antes de fechar o negócio é o desgaste do atuador da embreagem que pode endurecer o pedal.

Em 1996, foi lançado no país o Fiat Palio Fire. Com o passar dos anos e as atualizações, as versões deste modelo foram ficando cada vez mais simples, porém continuou sendo um veículo robusto e econômico de manter.

Em geral, pode oferecer problemas no corpo de borboleta (TBI), pois se não tiver uma limpeza adequada, a sujeira obstrui o sensor de pressão e consequentemente o carro perde força. Também é importante verificar o desgaste das velas, o estado das bobinas e dos cabos da vela. 

O Honda Fit de segunda geração (até 2014) também é um veículo bastante procurado, o comprador deve prestar atenção às válvulas do motor e ao estado da suspensão para não ter inconvenientes após a compra.

Mesmo sendo um veículo de maior valor em relação aos indicados aqui, o Hyundai Creta é uma boa opção dentro do mercado de veículos usados. O futuro proprietário deve verificar o funcionamento do ar-condicionado e o desempenho do variador de fase do motor, caso as válvulas não funcionem com sincronia, o conserto pode custar caro, mais de R$ 10 mil.

Há 10 anos no mercado, o Hyundai HB20 é um dos veículos favoritos dos brasileiros. Desde seu lançamento, as novas versões não mostraram grandes modificações mecânicas. 

Mesmo assim, é frequente que os proprietários reclamem da imprecisão do indicador de combustível, de defeitos na bobina de ignição que trazem falhas no motor e no comportamento da suspensão traseira. Mas, ao ser de fabricação nacional, os novos proprietários conseguem as peças por valores acessíveis.

Outro veículo que é bastante usado pelos motoristas de aplicativos é o Nissan Versa, por isso vale a pena conferir a quilometragem e o estado geral de conservação do veículo antes de fechar a compra. O desgaste do revestimento do volante é um problema crônico deste veículo. Também pode apresentar desgaste da embreagem, mal funcionamento nos engates das marchas e na suspensão.

No caso dos Renault Logan, Sandero e Duster 1.6 MT (primeira geração), na hora de comprar é preciso considerar chiados estranhos, pois podem indicar um mal estado da correia dentada e o de seu tensionador, que geram problemas no funcionamento das válvulas do motor. Também é importante verificar se as marchas engatam de forma suave e precisa, e o desempenho do conjunto de suspensão e direção.

Com o Etios, a Toyota alcançou o objetivo de oferecer um veículo simples e barato ao mercado. E de fato, com poucos problemas. Um deles é o barulho da suspensão ao andar, que é solucionado com a troca dos embuchamentos. Outro é o desgaste da embreagem de forma prematura nos modelos fabricados entre 2012 e 2015.

O Toyota Yaris está mais equipado e modernizado que o Etios, porém como tem a mesma base e os mesmos motores, não registra reclamações graves. Os problemas que apresenta estão vinculados ao desgaste do volante, a quebra da capa do motor e a falhas no alternador que provocam pane elétrica.

Com o Volkswagen Up!, o comprador deve prestar atenção principalmente ao motor, que pode ter vazamento do fluido de arrefecimento por falhas em outras peças. Se o veículo tiver mais de 50 mil km rodados é importante verificar o funcionamento da embreagem e dos freios. E lembrar que as versões TSI apresentam vazamentos de óleo nas turbinas e que podem ter sido remapeados, para oferecer mais potência. 

Além de levar em conta os possíveis problemas que podem apresentar os veículos usados, é conveniente pedir a um mecânico de confiança que revise o veículo antes de fechar a compra, para evitar problemas graves.

Comentários

Trabalhe Conosco