Geral

Determinação é imediata · 02/04/2020 - 14h02

Operação conjunta da PM, Guarda Municipal e SDUs fechará estabelecimentos abertos irregularmente

"Sabemos que é um momento difícil para todos, mas precisamos pensar no coletivo, na saúde de milhares de cidadãos”, disse o coronel


Compartilhar Tweet 1



Em reunião no Comando Geral da Polícia Militar na manhã desta quinta-feira (02), com representantes da PM, Guarda Civil Municipal e Secretaria Municipal da Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), ficou decidido que, a partir de hoje, equipes destes órgãos farão operações conjuntas para fechar estabelecimentos que não estão autorizados a funcionar de acordo com decreto municipal expedido durante período da pandemia de coronavírus em Teresina.

De acordo o coronel John Feitosa, da Assistência Militar da Prefeitura de Teresina, a determinação é que esses estabelecimentos sejam fechados imediatamente. “Esses estabelecimentos que não se configuram como serviços essenciais não podem estar abertos. Sabemos que é um momento difícil para todos, mas precisamos pensar no coletivo, na saúde de milhares de cidadãos”, pontua.

O coronel também explica que as operações de fiscalização começam a partir desta quinta-feira (02) e serão realizadas em conjunto com a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e representantes das SDUs. “Serão operações diárias, com o objetivo de manter abertos apenas os serviços essenciais, pois precisamos evitar aglomerações de pessoas”, afirma John.

Interdições

A Guarda Civil Municipal de Teresina vem fiscalizando, desde o dia 21 de março, o cumprimento dos decretos de prevenção ao contágio da Covid-19. Desde o início das atividades já foram registradas 2.084 interdições de estabelecimentos comerciais funcionando irregularmente.

O decreto municipal determina a suspensão do funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais, de serviços e industriais, bem como as atividades da construção civil, com exceção apenas de alguns serviços essenciais, e estabelece que fica permitido o funcionamento de setores administrativos de alguns estabelecimentos, desde que seja realizado remoto e individualmente. Farmácias, supermercados e serviços de saúde permanecerão abertos, assim como os deliverys. Os postos de gasolina deverão funcionar das 7h às 19h, com a suspensão do funcionamento das lojas de conveniência instaladas nesses locais.

O cidadão pode denunciar estabelecimentos que estejam funcionando irregularmente através dos números 153, (86) 3215-9317 ou falar diretamente com o WhatsApp da Guarda Municipal, por meio do número (86) 99438-0254. Além disso, a plataforma online Colab também está disponível para o recebimento das denúncias.


Fonte: Com informações da PMT

Comentários