Geral

Prioridade aos pedestres · 06/12/2019 - 13h03

Obra de acessibilidade no centro inicia pela Rua Álvaro Mendes

O principal objetivo do projeto é transformar a área em um espaço com total acessibilidade, onde o pedestre seja o protagonista


Compartilhar Tweet 1



    Imagem: Divulgação/PMT

Com a chegada do tradicional período de festas do final de ano, a expectativa dos lojistas é o aumento considerável nas vendas com o maior fluxo de pessoas e veículos na região central. Para evitar a interferência e contribuir para que essa expectativa do Sindilojas se concretize, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano – SDU Centro Norte – resolveu iniciar as obras que promoverão a acessibilidade na área central pela Rua Álvaro Mendes, entre a Avenida Maranhão e Rua João Cabral.

O principal objetivo do projeto é transformar a área em um espaço com total acessibilidade, onde o pedestre seja o protagonista. Passarão por requalificação as vias públicas que estão localizadas no quadrante composto pelas ruas Álvaro Mendes, Paissandu, Barroso e a Avenida Maranhão.

No primeiro momento a construtora está fazendo a escavação para a substituição do asfalto por um pavimento especial, em placas cinemáticos de cor clara, que reduzirá a absorção de calor proporcionando a redução da temperatura no microclima local. O pavimento de asfalto comum absorve entre 80% e 95% da luz solar, enquanto o revestimento claro a reflete, diminuindo a temperatura do solo significativamente.

A coordenadora especial da área central, Constance Jacob, informa que a decisão de iniciar por esse trecho tem como objetivo evitar conflitos com a movimentação de pessoas no centro da cidade. “Neste início estamos fazendo alargamento das calçadas em alguns pontos, atendendo as normas técnicas de acessibilidade, e fazendo a retirada do asfalto velho para colocar o novo pavimento na via”, disse.

Constance enfatiza que a obra está acontecendo com muita celeridade. A expectativa é concluir a obra dentro do prazo previsto. “As calçadas estão passando por uma requalificação ganhando piso tátil para garantir acessibilidade para as pessoas com deficiência visual”, explica.

A obra tem investimento no valor de R$ 2.287.970.77, com prazo de conclusão de 12 meses. Outras ruas do centro irão receber melhorias visando a acessibilidade, como é o caso das ruas Coelho Rodrigues e da Rua Simplício Mendes. Essas serão objeto de uma nova licitação que acontecerá no dia 9 de Janeiro.


Fonte: Com informações da PMT

Comentários