Para definição de ações -

Monitor de Secas aponta seca moderada a longo prazo no sudeste do Piauí

Buscando entendimento comum sobre as condições de seca, a Agência Nacional de Águas (ANA) divulga, mensalmente, desde 2014, o Monitor de Secas. O principal produto do monitor é um mapa que retrata a seca na região nordeste dividindo em cinco categorias indo desde seca fraca até a excepcional. O dados mais recentes atestam seca fraca na região centro norte do mapa, com impactos a longo prazo na hidrologia e ecologia; seca moderada na região sudeste e região centro norte do mapa, sem seca relativa.  

Os dados finais apresentados pela ANA são baseados nos dados de temperatura e chuva que são publicados mensalmente pela Gerência de Hidrometeorologia da Semar. A partir deste acompanhamento, é possível integrar o conhecimento e as ações de instituições estaduais e federais para o atendimento à população.

Todos os estados participantes se reúnem para elaborar o mapa conforme a base de dados do monitor, classificando a severidade da seca de acordo com níveis de intensidade. “A Hidrometeorologia da Semar está em contato, todo mês, com a ANA, por meio de vídeo conferência, para que haja precisão nos dados e nas interpretações, porque acontece, por exemplo, de haver alguma chuva pontual, mas o município continua seco, necessitando de carro-pipa”, explica Sônia Feitosa, gerente de Hidrometeorologia da Semar.

A Agência Nacional de Águas (ANA) é a responsável pela coordenação do Monitor de Secas, a nível federal e também, pela articulação com os estados da região, assim como, sua expansão para outros estados.

O Monitor de Secas é um processo de acompanhamento regular e periódico das condições de seca: a severidade, evolução espacial e no tempo. Importante ressaltar que o  mapa do Monitor de Seca apresenta um “retrato”, uma “fotografia” da seca atual, no nordeste, e não uma previsão.

Fonte: Com informações da Ascom

Comentários

Trabalhe Conosco