Irregularidades apontadas -

Ministério Público inspeciona clínica nefrológica do Hospital Getúlio Vargas

Na manhã dessa quinta-feira (14/03) o promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes, que responde pela 12ª Promotoria de Justiça de Teresina, inspecionou a clínica médica nefrológica do Hospital Getúlio Vargas (HGV). O membro do Ministério Público conversou com os médicos, Celina Castelo Branco, coordenadora da clínica nefrológica; Ricardo Mangueira, plantonista da unidade, e Fátima Garcêz, diretora-geral do HGV. A clínica nefrológica do Hospital Getúlio Vargas existe há 15 anos e atende 44 pacientes renais crônicos em programa de hemodiálise e seis em diálise peritoneal. Outras 280 pessoas que já fizeram transplante de rim são acompanhadas pelos profissionais da nefrologia com atendimento ambulatorial e de internação.

Durante a inspeção, os profissionais relataram alguns problemas na clínica especializada. Entre as deficiências apontadas estão: irregularidade na distribuição de insumos e medicamentos; falta de um sistema eletrônico para gerenciar os prontuários dos pacientes; equipamentos quebrados; poltronas inadequadas para o usuários do serviço; dificuldades no pagamento do laboratório que faz exames para a nefrologia; demora na marcação de consultas; e outros. Apesar dos problemas, os responsáveis pela clínica informaram que a unidade tem conseguido atender aos pacientes.

Na próxima quinta-feira, 21 de março, acontece uma audiência pública para discutir o serviço de nefrologia do HGV. As discussões serão coordenadas pelo promotor de Justiça Eny Pontes, na sede do Ministério Público, na zona leste de Teresina, a partir das 8:30h da manhã. Para a reunião estão sendo convidadas autoridades de saúde, profissionais que atuam na área e os cidadãos. A todos será dada oportunidade de manifestação.

Fonte: Com informações da Ascom/MP-PI

Comentários

Trabalhe Conosco