Resultado cada vez melhor -

Medalhas da OBMEP crescem quase 25% no Piauí

Os resultados da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) no Piauí só crescem. Divulgada na terça-feira (03), a relação de premiados na competição nesta edição de 2019 mostrou um aumento de quase 25% no número de medalhas de estudantes piauienses de escolas públicas. Foram 24 medalhas a mais que o ano de 2018, uma de ouro, dez de prata e treze de bronze. 

O crescimento, no entanto, não foi tão bem acompanhado pelas escolas privadas do estado, que, mesmo com maior número de pratas e bronzes, ficaram sem medalhas de ouro nesta edição, enquanto que em 2018 conseguiram cinco. 

Ao  todo foram 1.142 premiações em escolas públicas da Olimpíada em 2019 no Piauí, das quais 119 são medalhas e outras 1023 são menções honrosas. No Nível 01, foram registradas 02 medalhas de ouro, 13 de prata e 40 de bronze; no Nível 02, obteve-se 07 medalhas de ouro, 12 de prata e 23 de bronze; já no Nível 03, foram 02 medalhas de ouro, 09 de prata e 13 de bronze. 

Para o professor da Universidade Federal do Piauí, Jefferson Leite, coordenador estadual da OBMEP, o resultado foi excepcional. “Tivemos um resultado muito bom. O Multiplicando Talentos teve um papel importante nestes números, como também o trabalho de preparação que já tem acontecido ao longo das edições e que já garante bons resultados”, afirma. 

Caras novas

Uma novidade de 2019 foram as premiações de alunos em cidades que até então não haviam aparecido entre medalhistas. É o caso da aluna Arliane Mendes de Oliveira, que conseguiu a primeira medalha de prata da cidade de Sebastião Leal, no sudoeste piauiense. 

O mesmo aconteceu no município de Vera Mendes, onde o aluno Jefferson Xavier Paulo foi pioneiro ao conquistar uma medalha de bronze. 

A OBMEP

A olimpíada distribuiu  nesta sua 15ª edição, entre os estudantes de escolas públicas, 522 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.508 de bronze e 42.432 certificados de menção honrosa. 

Estudantes de instituições particulares receberam 76 medalhas de ouro, 246 de prata, 675 de bronze e 5701 certificados de menção honrosa. Também foram premiados professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacaram em virtude do desempenho dos alunos.

A OBMEP é um projeto realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), e conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Fonte: Com informações da Ascom

Comentários

Trabalhe Conosco