Geral

JORNALISMO e Transparência · 27/08/2021 - 14h14 | Última atualização em 27/08/2021 - 15h23

Jornalista Rômulo Rocha foi um dos homenageados pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí

Profissional de imprensa é árduo defensor da liberdade de imprensa e da transparência dos gastos públicos


Compartilhar Tweet 1



_Conselheiro Olavo Rebelo e o jornalista Rômulo Rocha (Foto: Divulgação)
_Conselheiro Olavo Rebelo e o jornalista Rômulo Rocha (Foto: Divulgação) 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) homenageou na manhã desta sexta-feira (27) inúmeras personalidades, dos mais variados ramos, pelo trabalho prestado ao desenvolvimento da sociedade como um todo, nas mais diversas áreas, e principalmente ao controle externo.

A solenidade era em comemoração aos 122 anos do Tribunal, motivo pelo qual 29 personalidades foram agraciadas com o Colar do Mérito TCE-PI Conselheiro Jesualdo Cavalcanti. No rol de agraciados o ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo o Tribunal, trata-se da maior homenagem que a Corte de Contas confere às pessoas e entidades pela excelência nos serviços prestados à causa do controle externo da administração pública, à sociedade e ao próprio TCE. E que “por isso ganham notoriedade e se tornam dignas de gratidão, admiração e reconhecimento por parte dos cidadãos e desta instituição”. 

Um dos homenageados, em meio a tantos outros (relação abaixo), foi o jornalista Rômulo Rocha, desse portal 180graus.com, titular do Blog Bastidores, que tantos documentos já trouxe à tona, alguns deles considerados sigilosos, e que já causaram embaraço a diversas autoridades. O jornalista atua de Brasília, do próprio estado e às vezes até de fora do país, através, também, de jornalismo de dados, pesquisas e sua rede de fontes - muitas anônimas.

Entre os colegas de profissão homenageados estavam Cínthia Lages e Marcelo Magno. O trio de jornalistas integrava o grupo composto por nomes de outras áreas.

Árduo defensor da liberdade de imprensa - num estado onde acredita que setores da imprensa são fracos e comprometidos - e árduo defensor da transparência dos gastos públicos, o jornalista Rômulo Rocha já se arriscou em extremos para ver publicadas informações que julgava ser de interesse público, não sendo incomum ser alvo de processos no âmbito cível e até criminal (alguns com amplo estardalhaço), de modo que há tempos em que lida mais com advogados do que com a própria redação - o que o levou a ingressar e concluir recentemente o curso de Direito no tempo em que passou a escrever para o 180graus.com.

O jornalista vê no TCE um profícuo produtor de conhecimento e informações de qualidade em todas as áreas e considera um lugar que a população como um todo, qualquer cidadão, jornalista, pode recorrer para ter acesso ao que é produzido e assim vigiar o poder público ou embasar melhores decisões ou posturas de cobrança. Mas até mesmo a instituição, em algumas ocasiões, é alvo de críticas do jornalista.

Acredita também que hoje em dia qualquer pessoa com um simples blog, conhecimento, dedicação e uma rede de bons informantes, pode mudar o lugar onde se vive para melhor, nas mais diversas áreas.

A solenidade de entrega da honraria pelo Tribunal de Contas pode ser revista clicando  AQUI

VEJA A LISTA DE HOMENAGEADOS:_______________

Antônio Francisco Félix de Andrade

Carlos Henrique Nogueira

Carmelina Maria Mendes de Moura

Cinthia Maria Lages Neves

Fabrícia Barbosa de Oliveira

Francisco Lucas Costa Veloso

Francisco Meton Marques de Lima

Gardênia Maria Braga de Carvalho

Gerusa Nunes Vilarinho Lira de Melo

Heraldo da Costa Reis (In Memoriam)

João Luís Cardoso Figueiredo Júnior

João Orlando Ribeiro Gonçalves

José James Gomes Pereira

José Lira Mendes Filho

Kássio Nunes Marques

Luciano Nunes Santos

Luis Batista Sousa Júnior

Luiz Ayrton Santos Júnior

Marcelo Magno Ribeiro Barbosa

Marcos Conde Medeiros

Maria da Conceição Pinheiro Gomes Lima

Maria Valéria Santos Leal

Paulo Márcio Sousa Nunes

Raimundo Nonato da Costa Alencar

Rômulo Rocha Macêdo

Samuel Robson Moreira Rêgo

Tiago Modesto Carneiro Costa

Vilmar Barros Miranda

Zulmira Lúcia Oliveira Monte

Matéria Relacionada:___________

- Personalidades, entre elas jornalistas, receberão “maior homenagem” do Tribunal de Contas do Piauí

Comentários