Votação Esmagadora -
EXCLUSIVO: Indicado de Sílvio Mendes para a STRANS é destituído do cargo de síndico por má gestão
Por Rômulo Rocha - Do Blog Bastidores
______________
- Caindo de pé: Inspetor Barros, como é conhecido, é apontado como futuro membro da equipe que comandará a capital Teresina
______________________
A STRANS É MAIOR QUE UM CONDOMÍNIO
O indicado do prefeito eleito Sílvio Mendes para a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) de Teresina, o policial rodoviário federal Manoel de Barros Filho, foi destituído do cargo de síndico do Condomínio Terrazzo Carnaúba por má gestão, segundo os condôminos. A destituição teria ocorrido na última quarta-feira (06) à noite.
O fato ocorreu após a convocação de uma assembleia geral extraordinária e ordinária, por iniciativa de 1/4 dos condôminos, realizada no salão de festas do condomínio com primeira chamada para as 18h30 e segunda chamada para as 19 horas.
A pauta tem temas interessantes, como a necessidade de destituição do síndico e a contratação de um “síndico profissional”.
EM VOTAÇÃO
É o que diz a pauta da assembleia com os pontos para deliberação:
“1. Informar sobre atos de gestão que estariam em desacordo com os interesses da coletividade em especial questões relacionadas à inércia e à ausência reiterada do síndico frente a questões críticas, que afetam diretamente a boa gestão e funcionamento do condomínio; Falta de comunicação eficiente entre a administração e os condôminos; Desordem nas áreas comuns do condomínio; Garantias e Reparos pela Construtora; Contratações de Serviços; Aquisições e outros.
2. Deliberar pela Destituição do Síndico em exercício no Condomínio Terrazzo Carnaúba, afastando-o imediatamente das funções outrora atribuídas.
3. Eleição de Síndico para administrar o Condomínio Terrazzo Carnaúba, mediante aprovação do item 2, com mandato iniciando-se nesta data e findando em 18/07/2025.
4. Deliberação sobre a contratação de um Síndico Profissional para assumir a administração do Condomínio."
Nessa assembleia o síndico viria a ser destituído do posto, isso um dia após a divulgação pelo prefeito eleito de que o Inspetor Barros seria o novo superintendente da STRANS.
"Anuncio Manoel de Barros Filho, mais conhecido como Inspetor Barros, para assumir a Strans. Tem experiência e é um nome bastante respeitado, sobretudo, nos quadros da Polícia Rodoviária Federal", postou Silvio Mendes em rede social.
“DIREITO DE RESPOSTA”
O Inspetor Barros, antes de ser destituído do cargo de síndico, ainda no dia 4 de novembro, e já tendo tido conhecimento do teor da assembleia do dia 6 de novembro, vez que o edital de convocação é datado do dia 1º de novembro, convocou para o dia 11 de novembro uma nova assembleia geral extraordinária para tratar sobre temas que dizem respeito ao próprio síndico e à forma como ocorreu a convocação da assembleia geral anterior.
São os temas da pauta da assembleia convocada pelo [ex] síndico:
"1. Direito de Resposta do Síndico às acusações sobre suas condutas, divulgadas no Edital de Convocação Assembleia Extraordinária e Ordinária Dia 06.11.2024 (Quarta-Feira);
2. Deliberar sobre a legalidade do procedimento de assinaturas e convocação para assembleia de destituição de síndico Edital de Convocação Assembleia Extraordinária e Ordinária Dia 06.11.2024 (Quarta-Feira). Como apresentação de um Parecer Jurídico de Escritório de Advocacia Independente."
VOTAÇÃO TERIA SIDO DE 42 A 8
Informações preliminares apontam que o Inspetor Barros, que estaria há cinco meses no cargo de síndico, recebeu só 8 votos pela sua permanência. E 42 votos pela sua destituição. Votação esmagadora.
Também existiria um abaixo-assinado com mais de 100 assinaturas desfavoráveis à permanência do ex-síndico no posto.
"ESTÁ COMPOSTO E É UMA BELA SURPRESA"
Nesta quarta-feira - dia que o então síndico cairia, Sílvio Mendes, ao falar do seu futuro secretariado como um todo, fez boas referências.
"Está composto e é uma bela surpresa", chegou a afirmou.
COLEÇÃO DE DERROTAS
Em matéria assinada por Sebastian Eugênio, editor do 180graus.com, é informado que o Inspetor Barros não foi bem sucedido em várias eleições.
Segundo a publicação jornalística, Barros já disputou três eleições.
Em 2024 tentou uma vaga na Câmara Municipal de Teresina pelo União Brasil, mas obteve apenas 146 votos, após investir R$ 14.970,00 em sua campanha, quando declarou perante a justiça eleitoral patrimônio de R$ 1.382.870,34.
Antes disso foi candidato a vereador em 2020 em Teresina pelo PTB, disputa em que ficou como suplente.
Em 2008 já havia tentando ser vice-prefeito em Inhuma pelo PSC, mas não logrou êxito.
Há um ensinamento repetido e repassado entre gerações no qual se afirma que alguns candidatos não se elegem nem como síndico. Não é bem assim.
Inspetor Barros provou o contrário.
Às vezes até se elege, só não fica muito tempo no posto.
O OUTRO LADO
O Blog Bastidores, do 180graus.com, tentou entrar em contato com o Inspetor Barros.
No condomínio ele não se encontrava ou não puderam passar o contato do agora ex-síndico.
Um número foi disponibilizado caso o Inspetor Barros queira apresentar sua versão sobre os fatos.
Neste caso a matéria será atualizada ou uma outra será publicada.