Devido a acidentes e agressões -

HUT registra aumento de 18% no atendimento durante feriado

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) realizou 632 atendimentos e 159 cirurgias durante este último final de semana prolongado. Se comparado com o mesmo período do ano passado, o aumento foi de 18% e 12%, respectivamente. O diretor geral do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque, disse que esse aumento já era esperado, principalmente por conta dos acidentes de trânsito e agressões físicas.

“Nos feriados prolongados temos registrado um aumento significativo no número de atendimentos. Apesar de sempre alertarmos a população para ter mais cuidado no trânsito, o número de acidentes está cada vez maior, sobretudo motocicletas. Os acidentes com motocicleta são o nosso primeiro motivo de entrada, representando 20% do total de atendimento”, ressaltou.

Pedro Gabriel, 28 anos, deu entrada no HUT por conta de um acidente com motocicleta. Ele disse que foi desviar de um cachorro e perdeu o equilíbrio. “Tive muita sorte, pois não estava usando o capacete. Fraturei a perna e já passei por cirurgia. Vou ficar mais atento no trânsito e usar sempre o capacete”, relatou Pedro.

O número de cirurgias também é crescente. As cirurgias ortopédicas, por exemplo, são as mais realizadas, pois a maioria das vítimas de acidentes de trânsito apresenta fraturas em diversas partes do corpo. “Recebemos muitos casos de fraturas por conta de acidentes de trânsito. Os mais comuns são fraturas de fêmur, bacia e membros superiores e inferiores”, comentou Dr. Gilberto.

Por mês, o HUT realiza uma média de 4.500 atendimentos e 1.200 cirurgias. As cirurgias ortopédicas representam quase 60% do total, ocupando sempre a primeira posição na lista de procedimentos. Em segundo lugar vem a cirurgia geral, com 17%, e em terceiro a vascular com 7%. “Essas cirurgias são as mais realizadas porque são as especialidades que compõem a equipe do trauma”, explicou o diretor.

Até o mês de setembro deste ano o HUT atendeu 7.948 pessoas vítimas de acidentes de trânsito. Dentre estas, 6.704 foram vítimas de acidentes com motocicleta, 737 vítimas de atropelamento, 393 vítimas de acidentes de carro e 114 de outros veículos.

Fonte: Com informações da PMT

Comentários

Trabalhe Conosco