Geral

Mudança para até 14 anos · 06/04/2021 - 12h03

HUT amplia idade para pronto atendimento pediátrico

A ampliação faz parte de um projeto de qualidade e melhoria dos serviços de pediatria do Hospital


Compartilhar Tweet 1



As crianças e adolescentes são seres em crescimento e desenvolvimento com peculiaridades biopsicossociais, que requerem uma metodologia própria no seu atendimento conhecida da especialidade Pediatria. Baseado nessa afirmação o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) ampliou os cuidados assistenciais de crianças e adolescentes para até 14 anos, anteriormente esse serviço era oferecido até os 12 anos de idade.

A ampliação faz parte de um projeto de qualidade e melhoria dos serviços de pediatria do Hospital, que inclui uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusiva para o atendimento infanto-juvenil. “Estamos criando condições para promover a integralidade do cuidado de urgência e emergência dessa faixa etária também”, disse o diretor geral do HUT, Fábio Marcos de Sousa.

Antônio Lopes, gerente médico da clínica pediátrica comemora a decisão do HUT, “Há algum tempo tentamos estabelecer essa ampliação, pois o pediatra tem em sua formação as particularidades das transformações na adolescência e o ganho é enorme para os pacientes que chegavam ao nosso pronto atendimento e não eram direcionados de forma específica. Apoio que esta ampliação seja estendida para todas as unidades de saúde do município para trabalharmos de forma unânime e integrada nessa faixa etária que vai até os 14 anos, 11 meses e 29 dias”. Avaliou.

A Unidade de Terapia Intensiva infantil do HUT já funcionava até esse limite de idade, restando à emergência pediátrica promover essa ampliação de forma a promover a complementação do cuidado apoiado nas recomendações da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).


Fonte: Com informações da Ascom

Comentários