Comunicação por satélite -

Governo instala internet gratuita em comunidades de União

O Governo do Piauí, por meio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), instalou, nessa segunda-feira (9), no município de União, localizado a 60 quilômetros de Teresina, dois pontos de internet livre do projeto Piauí Conectado. As localidades Davi Caldas e Novo Nilo foram as beneficiadas com os pontos de wi-fi livre da rede de dados do Governo do Estado.

Os pontos de acesso wi-fi de comunicação por satélite estão instalados na Unidade Escolar Celsa Lemos, no povoado de David Caldas, e Unidade Escolar Dr Ezequias Costa, em Novo Nilo, com capacidade média de 2 mbps de velocidade cada um.

De acordo com o diretor-geral da ATI, Antônio Torres, a implantação dos pontos de internet livre nas escolas permite acesso rápido e seguro para alunos e docentes, possibilitando o acesso a serviços educativos. “Atendemos ao pedido feito pelo deputado Franzé Silva que solicitou a inclusão de pontos de internet na região e prontamente enviamos os nossos técnicos que atestaram a viabilidade. Ganham alunos e docentes que poderão usufruir da rede para trocas de informações, dados, pesquisas, experiências entre outras ações”, disse o gestor.

Ainda segundo o diretor, a ATI disponibilizou acesso de internet livre durante os festejos do município. “Disponibilizamos dois sinais durante o festejo para que a população pudesse navegar na rede e compartilhar bons momentos na festividade, agora, estamos disponibilizando de forma definitiva os pontos de internet nas escolas”, explicou Torres.

Piauí Conectado

Vários municípios já contam com o serviço de wi-fi livre do projeto Piauí Conectado, entre eles Teresina, Paes Landim, Miguel Alves, Canto do Buriti, Parnaíba, Luís Correia. Com a modalidade de Parceria Público-Privada (PPP), o Estado está montando uma rede de dados para tráfego de voz e imagem, que amplia o alcance desse serviço por meio de tecnologia de fibra ótica. De acordo com o contrato, serão 96 municípios contemplados com o projeto.

Fonte: Com informações da Ascom

Comentários

Trabalhe Conosco